O objetivo de qualquer empresário digital é conquistar mais clientes e aumentar a taxa de conversão de vendas. Para fazer isso, é necessário que primeiro alcance eles nos mecanismos de busca e há duas maneiras de fazer isso: tráfego pago ou orgânico.
Ainda há muitas dúvidas sobre qual tráfego digital adotar: alguns preferem o tráfego pago, outros o tráfego orgânico e uma boa parte prefere combinar os dois. A verdade é que ambos trazem vantagens e desvantagens a serem consideradas.
Então, qual tráfego no marketing digital adotar? Prossiga com a leitura do artigo e conheça as suas duas opções!
O que é e como funciona o tráfego orgânico?
“Em média, 71,33% das buscas orgânicas acabam resultando em cliques nos primeiros resultados orgânicos.”
O tráfego orgânico se trata do tráfego digital onde os usuários acessam seu site ou blog através dos mecanismos de busca. Nele, não é necessário investir em anúncios pagos para atrair novos visitantes.
Então, como esse tráfego do marketing digital acontece? Através da construção do seu posicionamento digital na internet. Para construí-lo, é necessário produzir conteúdos ricos e relevantes que ranqueiem bem no mecanismo de busca e que atraiam o público.
Alguns conteúdos que podem atrair o público são postagens de blog, infográficos, vídeos informativos e landing pages.
Além disso, o posicionamento digital depende da otimização do site ou blog através das técnicas de SEO:
- Uso correto de palavras-chave;
- Otimização on-page e offpage;
- Utilização de links internos;
- Otimização do domínio do site;
- Etc.
Todas as técnicas visam melhorar o seu posicionamento no mecanismo de busca, o que lhe torna mais fácil de ser achado por novos usuários.
Quais são as vantagens do tráfego orgânico?
Uma das principais vantagens do tráfego orgânico é o seu baixo investimento, afinal, não é necessário investir em links patrocinados e campanhas pagas. Tudo que precisa é otimizar o seu site/blog e criar conteúdos ricos e relevantes.
Com isso, os resultados são duradouros, pois existem conforme você cria conteúdo e mantém o seu site ou blog. Links patrocinados, por exemplo, só geram resultado enquanto você tem orçamento para pagar pelas campanhas.
E uma das últimas vantagens do tráfego orgânico é que contribui mais para o posicionamento digital e o fortalecimento da autoridade de marca. Sua imagem é atada a um conteúdo informativo de alto valor, o que lhe torna uma referência digital.
E quais são as desvantagens?
A principal desvantagem do tráfego orgânico é que é uma estratégia de longo prazo, ou seja, que demora a entregar os primeiros resultados. Se você tem urgência por visitantes, esse tráfego digital talvez não seja a melhor resposta.
Além disso, ele não é totalmente gratuito, já que existem os gastos com a contratação de equipes para otimização do site e criação de conteúdo.
O que é e como funciona o tráfego pago?
“A principal vantagem do tráfego pago é o fato de gerar resultados imediatos para o seu site ou blog.”
O tráfego pago se trata do tráfego digital onde você investe em links patrocinados ou postagens impulsionadas para atrair novos usuários. Nisso, conteúdos específicos seus serão exibidos com destaque nos mecanismos de busca ou redes sociais.
Para construir esse tráfego, você utiliza de ferramentas para criação de anúncios, como o Google AdWords e o Facebook Ads. Através deles, você pode segmentar o seu público-alvo e direcioná-lo através de um conjunto de palavras-chaves.
O valor a ser investido nesses anúncios depende do objetivo da sua campanha e do orçamento disponível para tal. Há diferentes formas de cobrança, sendo as principais:
- Custo Por Clique (CPC), onde você paga por cada pessoa que clica no anúncio. É possível definir um orçamento máximo, o que limita o número de cliques;
- Custo Por Impressão (CPM), onde você paga a cada mil visualizações do seu anúncio.
Quais são as vantagens do tráfego pago?
A principal vantagem desse tráfego no marketing digital é a sua velocidade em entregar resultados. A partir do momento em que cria a campanha de anúncios, o seu conteúdo logo é destacado para o público.
Além disso, ele é efetivo em impactar leads que já estão considerando a compra de um produto. Os anúncios surgem quando o usuário já está no estágio final do funil de vendas, o que pode aumentar a sua taxa de conversão.
E quais são as desvantagens?
A maior desvantagem é que se trata de um tráfego digital que só se mantém enquanto tiver anúncios pagos. Se o orçamento esgotar, os anúncios param de ser exibidos e você não tem mais esse tráfego.
Além disso, o custo por lead é maior no longo prazo e não são gerados backlinks ou ganhos de SEO. Com isso, seu impacto no posicionamento dentro dos mecanismos de busca não é tão forte quanto o do tráfego orgânico.
Tráfego pago ou orgânico: em qual investir?
Pondo em perspectiva os prós e contras dos dois, a escolha vai depender do seu objetivo. Se você busca resultados escaláveis num planejamento de longo prazo dentro das buscas orgânicas, a melhor opção é o tráfego orgânico.
Agora, se você tem em mente uma campanha específica para um produto ou serviço, a velocidade do tráfego pago lhe será mais útil.
Porém, o recomendado mesmo é quemescle as duas estratégias, usufruindo das vantagens que cada uma carrega. Conforme ocorre o retorno dos dois tipos, você define qual merece mais investimento.
Aqui na Agência Gentileza, você não precisa se preocupar entre tráfego pago ou orgânico. Nós oferecemos diferentes tipos de solução para quem deseja investir em tráfego – consulte um especialista agora!