Hoje em dia o universo das campanhas de marketing avança tão rapidamente que é quase impossível ficar em dia com as novidades que surgem.
Porém, algumas táticas já existem há décadas e continuam infalíveis, como no caso de uma campanha bem feita.
Lembrando que atualmente a produção passa por vários processos e programas que antes não existiam, mas em essência ela precisa respeitar os mesmo princípios.
O principal deles é o desafio de impactar as pessoas certas, na hora certa e do jeito certo.
Neste sentido, uma empresa que vende e instala papel de parede 3D para quarto de casalprecisa criar uma campanha com elementos que impactem casais e famílias dentro desse perfil, em vez de impactar adolescentes que ainda não se casaram.
O mesmo vale para soluções industriais e mais direcionadas, que não podem se pulverizar, uma vez que seus clientes em potencial são agentes muito técnicos, compradores consultivos e pessoas voltadas para o universo industrial.
Muitas pessoas pensam que quem vai determinar essa segmentação é o veículo de mídia escolhido para divulgar a campanha de marketing, é claro que o meio utilizado tem sua importância, mas a segmentação começa já no criativo.
Se a marca lida com etiqueta personalizada para imprimir, seus próprios donos precisam traduzir a missão da empresa e as vantagens da sua solução para o time de marketing, assim elas vão dar a roupagem devida para esse produto em específico.
Com a disseminação da computação, da internet e da tecnologia em geral, muita gente passou a ter acesso a estratégias de marketing.
Contudo, criar uma campanha não é algo tão simples como parece, podendo exigir muito mais de uma pessoa.
Por isso, decidimos escrever este artigo, trazendo aqui os conceitos e conselhos práticos que explicam o que exatamente é uma campanha dessas, como estruturá-las de modo correto e quais são os pontos fundamentais que não podem ficar de fora.
Além disso, é preciso salientar os impactos que isso pode ter no curto, médio e longo prazo, já que não é apenas o fluxo de vendas que está em jogo, mas também o fortalecimento da marca e sua chance de crescer e escalar de modo sustentável.
O mais bacana é que as campanhas de marketing evoluíram tanto em termos de processo, que hoje elas podem ser aplicadas a qualquer segmento, seja para vender produtos mais populares como anel banhado a ouro feminino ou soluções nichadas e industriais.
Portanto, se você quer entender de uma vez por todas como uma campanha bem feita pode mudar a história de uma marca, aprendendo as boas práticas que realmente conduzem a uma realização de sucesso, basta seguir adiante na leitura.
O que é uma campanha?
A confusão que se faz hoje sobre as diferenças entre marketing, branding e publicidade são grandes, o que pode atrapalhar na hora de dar início a uma campanha assertiva.
Na verdade, o branding é a primeira etapa de fundação da marca, ou o momento em que ela decide criar sua identidade verbal e visual, pautando a filosofia do negócio e os famosos pilares de missão, visão e valores.
Já o marketing é quem produz as ações e campanhas que vão traduzir essas ideias e princípios em algo concreto, com começo, meio e fim.
A campanha nada mais é do que a soma de várias ações de marketing, com um tema ou duração mais específicos.
Pontos fundamentais de uma
Por exemplo, fazer um post patrocinado sobre serviço de limpeza em condomínioé uma ação de marketing.
Já se ele faz parte de uma estratégia maior, então se trata de uma campanha, que pode envolver:
- Motores de busca;
- Mídia offline;
- Banners e rede display;
- Redes sociais;
- Comunicação Visual;
- Showroom.
Enfim, a publicidade nada mais é do que o exercício prático e rotineiro de gestão das ações de marketing, representando o aspecto mais imediato e operacional dessa dinâmica que começa no branding, evolui pelo marketing e chega aqui.
1. O papel do planejamento
Um dos maiores motivos de fracasso quando o assunto é campanha de marketing, costuma ser a falta de planejamento, sobretudo no sentido específico do termo.
Não se trata apenas de planejar os resultados almejados, mas todos os fatores envolvidos.
Aliás, isso pode começar com um certo redesign da própria marca, caso o branding de que falamos acima não esteja em dia.
Se ele estiver, então você já tem uma identidade verbal e visual forte o suficiente para começar a aplicar na solução que será explorada agora, seja um produto ou serviço.
Assim, seu logotipo, o slogan, a paleta de cores e todos os demais elementos da marca servem como base para a campanha, que vai crescer a partir daí.
Se o foco é inserir uma novidade da área de usinagem 3D madeira no mercado, já comece a traçar um calendário de metas e uma agenda de ações a executar.
Aqui é preciso ter claro o orçamento disponível, a mão de obra com que sua equipe vai contar e a colaboração de setores transversais (como o comercial e o suporte ao cliente).
Depois, é fundamental criar um briefing de cada ação que será empreendida, garantindo assim que a campanha como um todo esteja coberta em termos de operação e processo.
2. Dialogue com a sua persona
Um erro muito comum no mundo do marketing e da publicidade é a marca se fechar muito em si mesma, esquecendo-se de se perguntar quais são os traços do seu público-alvo.
Na verdade, hoje esse conceito evoluiu e remete à noção de persona do público, que é algo muito mais aprofundado do que o conceito anterior.
Antes bastava perguntar-se qual era a faixa etária do seu público, a formação acadêmica, o poder aquisitivo e não muito mais do que isso.
Hoje é preciso criar dois ou três perfis semi-fictícios, indo muito além na investigação.
Assim, se a marca vende uniformes profissionais femininos ou mesmo roupas comuns, ela precisa entender quais são as expectativas dos seus clientes em potencial.
Isso inclui entender como esse público consome novidades, quais filmes e música ele curte, em quais redes sociais está presente, o que faz nas horas vagas, o que ama e o que odeia na relação com uma marca, e daí em diante.
Ao criar os perfis da persona você deve escolher nomes e até fotos de pessoas reais, tornando o esforço cada vez mais realista.
Assim, as campanhas vão se tornar muito mais assertivas, pois vão se dirigir ao público de modo mais eficiente.
3. A filosofia da marca
Já vimos que a diferença entre ação e campanha de marketing está no alcance da estratégia.
A campanha engloba uma temática com começo, meio e fim, mais ou menos como se fosse contar uma história, em vez de simplesmente vender algo.
Aliás, se você quer fazer uma campanha de marketing realmente diferenciada, esse é um dos grandes segredos: contar uma história, conciliando a filosofia da sua marca com o famoso storytelling, que é um modo de traduzir suas convicções para o público.
A marca lida com a vistoria de transferência veicular? Pode ser, mas no fundo ela precisa mostrar o valor agregado do seu serviço, ou seja, no fundo ela vende uma solução que permite que uma pessoa fique tranquila ao vender um carro.
Imagine que dor de cabeça se ela fizesse a venda de modo informal, e depois tivesse problema com multas indevidas, infrações ou mesmo o risco de o novo condutor cometer crimes que cairiam no seu nome.
Enfim, ao contar uma história a campanha cria uma conexão muito maior com o público.
Falando em filosofia da marca, pode perceber, hoje as maiores marcas do mundo não vendem apenas produtos, mas sim convicções e estilos de vida.
4. O marketing 360 graus
Por fim, vamos lembrar o seguinte: atualmente a palavra da vez é unificação ou mesmo visão holística, que significa ter uma visão de conjunto, em vez de ficar preso a aspectos menores.
Por isso mesmo, é preciso pensar em todos os veículos de mídia ao mesmo tempo, não se limitando a apenas um canal de comunicação.
Assim, se uma empresa de motoboyspode conseguir muitos leads e clientes na internet, por meio de motores de busca, redes sociais e plataformas, também pode fazer isso por meio de panfletagem na região em que atua.
Com o marketing de 360 graus você pulveriza sua campanha, fazendo ela atingir muito mais gente e consagrando sua marca dentro do seu segmento.
Além disso, essa estratégia de tipo multichannel também unifica a experiência do cliente, por não se limitar somente ao online ou ao offline, mas investir nos dois ao mesmo tempo.
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Considerações finais
Com a popularização da internet o marketing se tornou muito mais acessível e democrático para a maioria das empresas, mesmo assim é preciso saber colocá-lo em prática.
Isso passa por pontos fundamentais como distinção entre branding e publicidade, ou entre ação e campanha de marketing.
Sem falar em pontos como planejamento, briefing, persona do público, filosofia da marca e estratégia omnichannel.
Com os conceitos e conselhos práticos que trouxemos acima, vai ficar bem mais você dominar esses pontos e criar campanhas memoráveis, que podem aumentar as vendas e fortalecer sua marca no curto, médio e longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.