Ter bons resultados com um sistema de busca depende de um conjunto de estratégias conhecido como SEO.
Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca é um conjunto de estratégias utilizadas para que páginas de sites e blogs apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa, de maneira orgânica.
A otimização para sistemas de busca é uma das principais estratégias de marketing digital, pois além de aparecer entre os primeiros resultados, seu site ganha autoridade.
É muito importante aparecer na primeira página dos buscadores porque os links que aparecem em primeiro lugar são muito mais acessados.
Quando isso acontece, essas páginas se tornam mais conhecidas, aumentando sua autoridade no mercado e as chances de conversões.
Tudo isso, acontece por meio das estratégias de otimização, sem que você precise investir em mídia paga.
São otimizações na sua página que também aprimoram o relacionamento com outros sites, trazendo uma experiência mais positiva e uma boa navegação para os usuários.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é otimização para sistemas de busca, por que as empresas precisam adotar essa estratégia e quais são as vantagens da otimização nos buscadores.
O que é otimização em sites de busca
A otimização para sites de busca, SEO, são estratégias que devem ser aplicadas em sites, blogs e páginas da internet, para melhorar o posicionamento delas nos resultados orgânicos.
Se você pesquisar por assistência técnica TV, vai encontrar diversos sites sobre o assunto. Isso acontece porque as empresas sabem que os usuários possuem diferentes tipos de dúvidas.
Cada vez que alguém pesquisar alguma coisa, o Google organizar os conteúdos em um ranking, onde nos primeiros lugares aparecem as melhores respostas.
Os 3 primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques de usuários, e cerca de 0,78% das pessoas clicam em algum link na página.
Sendo assim, se o seu negócio aparece na segunda página em diante, as chances de receber algum clique são mínimas.
Também não podemos deixar de dizer que cada pesquisa é uma oportunidade para a empresa oferecer uma boa resposta para as dúvidas dos usuários.
Entretanto, você só consegue isso se provar para o Google que tenha melhor resposta.
Além de investir em bons conteúdos, seu site precisa ter uma boa usabilidade, ter autoridade de mercado e garantir uma boa leitura das páginas, e tudo isso é foco das estratégias de SEO.
Pelo fato de ser uma estratégia 100% orgânica, é capaz de aumentar o retorno sobre investimento (ROI) e reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC).
Por que investir em SEO?
Essa estratégia tem como principal objetivo fazer com que uma página seja mais relevante para uma pesquisa.
Quando uma joalheria que vende anel banhado a ouro feminino quer trabalhar o SEO, precisa ter como foco conteúdos que ofereçam a melhor resposta para as pesquisas.
A importância dessa prática varia de acordo com os resultados que você almeja para o seu negócio na internet.
Supondo que você queira receber mais visitas, fazer com que sua marca seja anotada e se tornar referência em seu mercado, é fundamental investir em SEO.
Essa prática é tão importante que ela pode beneficiar até mesmo o atendimento do seu negócio, é isso acontece porque ela traz muitos benefícios para o público e para a empresa.
Se for bem planejada, fará com que os visitantes atraídos se interessem pelo seu material.
Entretanto, é muito comum que as pessoas cliquem em uma página e encontrem materiais que não correspondem às suas expectativas.
O SEO também promove uma comunicação mais clara na internet, algo fundamental no relacionamento com o público, visto que se não entregamos o que as pessoas procuram, elas vão encontrar em outras páginas.
Se os conteúdos produzidos por um distribuidor de hortifruti sanar todas as dúvidas dos visitantes, terá mais chances de convertê-los. Mais do que isso, eles ainda podem recomendar o seu site para outras pessoas.
As estratégias de SEO suprem as necessidades dos usuários, o que ajuda as empresas a se aproximarem deles. E quanto maior for essa aproximação, mais informações podemos obter para outras estratégias de marketing digital e vendas.
Vantagens do SEO
Além de ser muito importante para os negócios, as estratégias de SEO trazem muitas vantagens para as empresas, dentre elas:
Aumento do número de vendas
As estratégias de utilização em sites de busca melhoram o posicionamento do seu site, fazendo com que ele esteja sempre à frente dos concorrentes, o que aumenta seu tráfego orgânico e a captação de leads.
Isso acontece porque se uma gráfica especializada em impressão cartões de visita aparecer nos resultados antes da concorrência, seus produtos e serviços serão vistos por um número maior de pessoas.
Lembre-se de que os usuários precisam encontrar o seu site quando pesquisam aquilo que você tem a oferecer.
Se a sua página não utiliza as estratégias de SEO, não terá um bom ranqueamento e as pessoas poderão encontrar o site do seu concorrente.
O Google é a porta de entrada para o seu domínio na internet, então precisamos facilitar esse caminho estando bem-posicionado nos resultados de busca.
Ter páginas bem ranqueadas aumenta o tráfego orgânico, fazendo com que os usuários te enxerguem como autoridade no assunto, o que traz mais oportunidades de negócios.
Eleva o tráfego qualificado
Boas estratégias de SU melhoram o ranqueamento do seu site por meio da busca de palavras-chave relevantes.
As palavras-chave são termos utilizados pelos usuários para fazer pesquisas relacionadas aos seus produtos e serviços.
Por exemplo, a palavra-chave do conteúdo de uma gráfica de ser pode “encadernação de livros”, e ela pode ser utilizada em diversos formatos de conteúdo, como:
- Imagens;
- Textos;
- Áudios;
- Vídeos;
- Infográficos.
Por outro lado, clientes que já conhecem o seu negócio vão buscá-lo pelo nome, mas aqueles que ainda não conhecem, vão utilizar palavras-chaves relacionadas à sua solução ou seu mercado.
A escolha dos termos utilizados nos conteúdos e ao longo das páginas influencia o tráfego orgânico e o ranqueamento, já que auxilia os usuários na busca pelas informações.
É importante ter em mente que a porta de entrada para um site nem sempre é sua página inicial, tendo em vista que os buscadores vão ranquear as páginas relevantes para a pesquisa.
Para se ter uma ideia, 51,47% das entradas em sites se dão por páginas internas, por conta disso, todas precisam de títulos e termos utilizados para estarem bem ranqueadas.
Se um fabricante de convites personalizados consegue gerar um bom tráfego orgânico, tem mais chances de aumentar suas conversões e gerar oportunidades de negócios.
Eleva o reconhecimento da marca
Os usuários consideram que os primeiros conteúdos no resultado de pesquisa são os mais confiáveis e que realmente vão responder às suas dúvidas.
Os algoritmos dos buscadores favorecem as páginas que trazem conteúdos ricos e os posicionam entre os primeiros resultados de pesquisa.
No caso do Google, esta é a melhor forma de garantir uma boa experiência de busca e navegação, além de ajudar a organizar todos os conteúdos da web e entregar respostas verdadeiras para as pesquisas.
É dessa forma que a marca vai se fortalecer entre o público-alvo, aumentando a confiança das pessoas, suas vendas e seus próprios resultados.
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Melhora sua inteligência de mercado
Por meio do SEO, um fabricante de banner com ilhós consegue aumentar sua inteligência de mercado.
Para avaliar a demanda do mercado, ou seja, os termos mais utilizados durante as pesquisas, as empresas podem utilizar o Google Trends, e esta ferramenta é 100% gratuita.
Por meio dela conseguimos entender o volume de pesquisas realizadas em relação ao termo que se pretende utilizar, durante um período e dentro de uma região determinada.
Com isso conseguimos avaliar o volume da demanda por determinado produto ou serviço e fazer uma análise do volume de pesquisas.
Conclusão
As estratégias orgânicas são fundamentais para conquistar autoridade na internet e mostrar para os buscadores que o seu site é capaz de esclarecer as principais dúvidas de sua audiência e garantir uma boa navegabilidade.
Nós sabemos que as campanhas pagas trazem resultados mais rápidos, no entanto, elas só vão funcionar enquanto você puder investir e pagar por elas.
Por outro lado, se uma gráfica plotagem investe em otimização dentro dos motores de busca, todos os seus esforços serão mantidos até que ela decida mudá-los.
Em outras palavras, estamos falando de práticas vitalícias que trazem resultados por muito tempo, além de serem extremamente necessárias para os negócios.
Um site bem-posicionado mostra a credibilidade da sua empresa e abre as portas para novas possibilidades, além de fazer com que cada vez mais pessoas conheçam a sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.