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Branding, Estratégia, Gentileza, Marketing Digital, Planejamento

5 dicas para ajudar no processo criativo!

28 de outubro de 202123 de fevereiro de 2022Gentileza
5 dicas para ajudar no processo criativo!

O processo criativo ajuda a estruturar as ideias para um projeto, formando uma espécie de guia que ajuda os profissionais a seguir em etapas e chegar a uma solução.

Além de boas ideias, é fundamental trabalhar o processo criativo para desenvolver diferentes tipos de projetos, independentemente do setor ou segmento do negócio.

A inspiração é algo que não acontece a qualquer momento, principalmente, se você se acomodar e esperar ela aparecer.

É por meio do processo criativo que você vai organizar uma linha de raciocínio e chegar a boas ideias, por meio de conceitos sólidos e valiosos.

Ele cria metodologias divididas em etapas, fazendo com que as ideias surjam prontas e que façam sentido para a campanha. Mas, dentro dele, a organização precisa superar obstáculos e buscar a qualidade.

É desta forma que as empresas inovam em seus processos e conseguem oferecer um produto ou serviço diferenciado para os seus clientes.

A criatividade é muito importante para se destacar e chamar a atenção dos consumidores. É por isso que muitas agências investem no processo criativo para oferecer campanhas únicas e diferenciadas.

Neste artigo, vamos explicar o seu conceito, a importância do repertório cultural e dar algumas dicas para melhorar o seu processo criativo.

Entendendo o conceito do processo criativo

Processo criativo nada mais é do que a estruturação de um pensamento, para estimular a criatividade e colocar em prática as tarefas necessárias.

Durante esse trabalho, os esforços são direcionados com o objetivo de capacitar a equipe e fazer com que os colaboradores tenham boas ideias.

As agências de marketing que criam campanhas para diferentes tipos de empresa, como aquelas que fazem conserto de ar condicionado residencial, trabalham com o processo criativo para ter boas ideias.

Ele também ajuda a superar obstáculos e desafios, independentemente da complexidade do projeto.

Sua eficiência vai muito além da execução, vai se for adotado como prática recorrente, ele se torna cada vez mais compreensível e forte.

As empresas que utilizam essa estratégia são orientadas pelas teorias de Graham Wallas, um psicólogo que desenvolveu uma teoria conhecida como “A Arte do Pensamento”.

O objetivo era implementar um processo, dividido em 4 etapas, de modo que ideias mais embasadas fossem geradas, construindo uma base sólida para solucionar problemas.

E essas etapas são:

  • Preparação;
  • Incubação;
  • Iluminação;
  • Implementação.

A preparação consiste no entendimento da questão, por meio de questionamentos relacionados aos objetivos do projeto, quais os melhores caminhos para ele, quem é o público-alvo, quem é a marca, dentre outros pontos pertinentes.

É nesse momento que o time vai assimilar e estruturar o objetivo principal de uma ideia.

Essa preparação é feita de maneira consciente, preparando o cérebro para o desafio que deve ser superado.

Em outras palavras, podemos dizer que a etapa da preparação é feita de estudos e pesquisas sobre o produto ou serviço.

Na etapa de incubação, a equipe já coletou e estudou todas as informações, sendo desnecessário utilizar muitas ferramentas.

A equipe vai apenas deixar o processo de lado para que assim possa fazer associações concretas em relação às ideias que surgiram. Portanto, ela pode se dedicar a outros projetos e tarefas necessárias.

É na fase da iluminação que uma empresa de monitoramento de câmeras terá novas ideias, provenientes de estudos aprofundados sobre as informações que coletou anteriormente.

Durante esse processo, os pensamentos se tornam mais concretos e as ideias mais claras.

Isso permite que a equipe tenha total controle do que está sendo feito e a criatividade aparece.

Por fim, na etapa de implementação, o time coloca em prática a solução encontrada para o desafio, portanto, é o momento mais operacional do processo criativo.

A ideia é estendida para um produto ou serviço em si, sendo aplicada de maneira que traga resultados para o projeto.

Importância do repertório cultural no processo criativo

A bagagem cultural de cada membro da equipe é muito importante para formar uma base de recursos, que te ajuda a ser mais criativo.

Para um designer de interiores, por exemplo, perceber que uma cortina para sala pequena é a melhor opção para decoração é uma ideia que pode surgir de diversas situações, por exemplo, quando ele assiste um filme.

A criatividade também pode ser enriquecida por meio de outros elementos, como música, falas de personagens, trechos de livros, cenas de filmes, dentre outros.

Ao armazenar essas coisas na memória, o profissional consegue se tornar mais criativo, daí a importância de ter um contato maior com diferentes culturas.

É importante realizar atividades, como ir ao cinema, visitar um museu, fazer um passeio turístico, assistir filmes e séries, ouvir música e assim por diante.

Uma pessoa de mentalidade sistemática e que é orientada para a execução pode até ser produtiva, entretanto, sua percepção é mais limitada, o que impede que ela seja criativa.

Na linha de produção de um fabricante de equipamento para restaurante e de outras empresas, é muito comum que os colaboradores trabalhem ouvindo música.

Isso ajuda a aumentar a concentração, principalmente, se eles utilizarem fones de ouvido, pois eles isolam o funcionário.

Entretanto, lembre-se de que essas atividades não precisam estar relacionadas ao seu trabalho.

É muito importante variar os temas e os gêneros de filmes e livros, pois você será capaz de conhecer uma história totalmente diferente.

Para desenvolver um repertório cultural realmente rico, é fundamental valorizar todo tipo de informação, pois se você tem algum tipo de preconceito em relação ao filme, artista, ou qualquer outra coisa do tipo, deixa de absorver conteúdos que trazem boas ideias.

Como aprimorar o processo criativo

O gestor de um fabricante de galpão estrutura metálica ou um profissional de marketing pode investir em algumas estratégias que ajudam a melhorar o processo criativo.

1.   Evitar o autojulgamento

Procure controlar o seu nível de criticidade com você mesmo e entenda que assim como qualquer outra pessoa, você também pode errar.

Mesmo sabendo que todos os seres humanos são passíveis de erros, muitas pessoas buscam a perfeição constantemente. Entretanto, não é anormal ou incomum que um trabalho tenha defeitos.

Por exemplo, dentro de uma agência de publicidade, o colaborador pode errar na escolha das cores ou inserir um ícone que não combina com a campanha.

São situações corriqueiras e nada graves e que também não definem o valor de um profissional.

A partir do momento em que você compreende essa situação, o processo criativo é enriquecido.

2.  Valorizar o próprio trabalho

Um profissional que está criando um Cobertura de lona ou qualquer outro tipo de produto deve valorizar o próprio trabalho.

Qualquer profissional com bom senso jamais diria ao colega que o trabalho dele está um lixo, e você não deve fazer isso consigo mesmo.

As autocríticas também devem ser construtivas e você não deve criticar de maneira ofensiva o seu próprio trabalho.

Quando fazemos isso, diminuímos nossa autoconfiança, o que mina qualquer possibilidade de criatividade.

Se você quer executar suas tarefas de maneira mais produtiva e elevar a qualidade do seu trabalho, deve estar atento à maneira como se autocritica.

3.    Estimular a criatividade

Quando você adota um alto ritmo de produção, seu cérebro começa a criar alternativas para executar o trabalho.

É a mesma situação que acontece com as empresas, pois se elas não investem em novas soluções, acabam perdendo para a concorrência.

Se você está criando uma campanha para uma empresa de aluguel gerador, por exemplo, pode buscar várias maneiras de se inspirar, como trabalhar em um lugar diferente.

Profissionais que atuam como home office podem alugar uma sala de coworking ou até mesmo fazer uma viagem curta durante a criação de um projeto.

4.    Criar uma rede de contatos excelente

Entretanto, sabemos que o trabalho de profissionais freelancer pode ser um pouco solitário, mas isso não impede que eles mantenham contato com diferentes profissionais.

O LinkedIn é uma excelente plataforma para você acompanhar trabalhos de outras pessoas e trocar ideias com elas.

Ao expandir o seu relacionamento profissional, você tem acesso a novas maneiras de pensar, com pessoas que também buscam inspiração para os seus próprios projetos.

5.    Desenvolver sua própria técnica

Algo que diferencia muito uma empresa da outra, como aquelas que emitem AVCB corpo de bombeiros, é que cada uma tem uma maneira de trabalhar.

Você, como profissional, também pode desenvolver sua própria técnica, quanto mais você trabalha, mais o seu desempenho melhora e isso traz novas habilidades.

 

Conclusão

Em resumo, o processo criativo é fundamental para que você tenha novas ideias e ofereça soluções criativas para o seu público.

Com base em estratégias simples, como as que mostramos ao longo deste conteúdo, você pode desenvolver um bom processo criativo e se diferenciar no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Criatividade, estratégia, ferramentas, Preparação, Processo Criativo
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Gentileza (Gentileza)

Administrador de formação, atuo no mercado de comunicação há quase 16 anos com foco no desenvolvimento de soluções digitais e comunicação digital e mídia performance voltado para vendas e Branding no Google Ads e Facebook Ads, Também como Designer Gráfico e criação de vídeos usando Motion Graphics.

Com conhecimento de diversos setores de uma agência, assim como habilidade em gestão de conteúdo digital, planejamento e mídia online com clientes de vários portes, níveis e estilos.

https://agenciagentileza.com.br/

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