Suponha que você tenha uma concessionária que só trabalha com carros certificados, seminovos ou usados, não importa a marca. Como você faz para vendê-los de maneira consistente e com baixo custo? Uma resposta é aprendendo como usar o Instagram para vender mais carros. Afinal de contas, a rede social é uma das mais populares atualmente e pode trazer ótimos resultados para você.
Para se ter uma ideia, o Instagram tem atualmente cerca de 66 milhões de usuários brasileiros ativos. É menos do que o Facebook, mas as atividades e os engajamentos lá são melhores e maiores do que na rede social azul. Além disso, as ferramentas de marketing são as mesmas, o que faz com que a rede social seja excelente para páginas de empresas de todos os tipos.
Só é necessário saber como usá-la. Quer aprender como usar o Instagram para vender mais carros? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!
Como usar o Instagram para vender mais carros: 5 dicas
1. Entenda como fazer a atração, nutrição e conversão no Instagram
Para conseguir fazer a sua venda no Instagram, você precisa entender 3 estágios no Marketing Digital: a atração, nutrição e a conversão. Esses três pilares ditam o funcionamento de cada interação comercial na Internet atualmente.
Em primeiro lugar, você precisará atrair o máximo de pessoas interessadas o possível para a sua página no Instagram. Isso tem dois objetivos:
- conseguir um grande número de potenciais clientes para converter;
- aumentar o seu alcance orgânico o máximo possível.
Depois de conseguir esse montão de gente, você precisará filtrar essas pessoas com base em seus interesses. É aí que a nutrição entra em jogo, para identificar o que elas querem e poder prepará-las para a negociação de venda.
Por fim, quando transformar as pessoas em leads, você deverá abordá-las para fechar negócio e fazer a venda. A estrutura básica é essa: atraia a pessoa até você, prepare-a para fazer negócio e então aborde-a para vender.
2. Monte a sua persona e entenda sua jornada de compra
Para que a estrutura básica do Marketing Digital funcione, você precisa entender quem é o seu cliente. Ou seja, precisa compreender a sua persona. A persona é um perfil semi fictício que representa o seu cliente ideal.
Além de saber quem ele é (para poder adequar a sua comunicação), você precisa entender as suas dores e sua jornada de compra.
Por exemplo, suponha que você tenha notado que está vendendo muitos carros para jovens que estão em busca de um primeiro automóvel. Isso indica que você tem uma persona específica que pode explorar. Por exemplo:
- quem é esse jovem?;
- o que ele procura em um carro?;
- quais as condições para fechar negócio?;
- qual o processo dele até fazer a compra?
Entenda tudo isso e você estará com tudo certo para fazer vendas no Instagram.
3. Planeje conteúdos orgânicos para todas as fases
Depois que entender quem é a persona (ou as personas) da sua empresa, é hora de começar a planejar conteúdos orgânicos para alimentar todas as 3 fases que mencionamos antes: atração, nutrição e conversão.
A ideia é que você tenha uma estrutura que funcione por conta própria, atraindo, nutrindo e convertendo o público sem precisar investir nada em anúncios.
Por exemplo:
- use os Reels para atrair o público com conteúdos em vídeo divertidos, que sigam a tendência e que encontrem a sua persona online;
- faça vídeos, Stories, lives e posts para tirar as dúvidas e nutrir seus público;
- faça Stories para convertê-los em clientes.
4. Monte estratégias de gatilhos mentais no Instagram
Comprar um carro é uma decisão muito difícil, já que trata-se de um bem de alto valor. Por isso, é vital contar com todo o apoio possível para ajudar o seu consumidor a tomar essa decisão mais rapidamente.
Por isso, use gatilhos mentais para conseguir os resultados que você quer: mostre pessoas comprando carros com você para gerar Prova Social, faça Stories mostrando que a promoção vai acabar ou o estoque está quase no fim e por aí vai.
5. Use anúncios para converter mais pessoas
Por fim, para finalizar, você deverá montar uma estratégia completa de anúncios. É claro que vai sair caro, mas os resultados serão muito significativos. Aproveite todo aquele engajamento gerado para criar um público para os seus anúncios e ter um aproveitamento melhor.
Pronto! Agora você já sabe como usar o Instagram para vender mais carros no mercado. Como deu para ver, as dicas são todas pensadas em como você pode montar uma estratégia completa na rede social, especialmente a baixo custo. Com isso, você poderá ter melhores resultados e apresentará mais faturamento em sua empresa. No entanto, é importante entender que nem sempre você terá sucesso com a estratégia e que é importante ter planos B e C em ação para sua empresa não ficar sem resultados.
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