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Engajamento, Estratégia, Gentileza, Marketing de Relacionamento, Marketing Digital, Vendas

Por que humanizar o atendimento ao cliente?

27 de outubro de 202123 de fevereiro de 2022Gentileza
Por que humanizar o atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente é um dos setores mais importantes de uma empresa, visto que seu papel é se relacionar com os consumidores que compram com ela, veremos então a importância de humanizar o atendimento ao cliente.

Os colaboradores deste setor devem estar preparados para interagir e conversar com os consumidores e leads da maneira certa. Por essa razão, o atendimento humanizado vem sendo largamente discutido e aplicado pelas empresas.

Ele pode estar presente em organizações de qualquer mercado, independentemente de seu segmento ou porte. Inclusive, é por meio do atendimento que a companhia oferece uma boa experiência ao cliente.

O consumidor moderno é muito exigente e prioriza muito mais do que qualidade e preço acessível. Ele quer ter um bom relacionamento com as marcas e sentir que elas se preocupam com os seus interesses e necessidades.

Mesmo que você ofereça os melhores produtos e serviços do mercado por um preço justo, se não caprichar no atendimento, pode perder clientes de maneira irreversível.

Da mesma maneira, é fundamental que os consumidores saibam que estão falando com uma pessoa e não apenas com uma marca.

Pensando nisso, vamos explicar o conceito de atendimento humanizado, como essa modalidade pode ser aplicada e quais são as suas vantagens. Confira!

Atendimento humanizado: entenda o conceito

Humanizar o atendimento ao cliente é um serviço que ajuda a construir uma boa imagem da empresa perante os consumidores, além de estabelecer um vínculo promissor com eles.

Nesse processo, a organização se desfaz de uma comunicação fria e robotizada e passa a demonstrar interesse, preocupação e empatia pelas necessidades de seus clientes.

Um exemplo dessa prática é quando um cliente vai até um estabelecimento procurando por um filtro de ar com regulador de pressão e encontra um vendedor ou atendente preparado para atendê-lo.

O profissional ouve seus questionamentos e explicações com atenção, tendo como objetivo entender o problema e oferecer a solução que vai resolvê-lo.

Ao investir nesse tipo de atendimento, a organização trabalha com um contato e uma comunicação diferentes e que agradam os consumidores.

Além disso, ela se dedica em uma metodologia que ajuda a conhecer melhor o seu cliente e, com isso, estabelece um vínculo de confiança.

A tecnologia ajuda as empresas em vários sentidos, mas apesar de ser muito útil e trazer praticidade, é importante tomar cuidado para não exagerar nos recursos tecnológicos.

Prova disso é que o consumidor moderno, apesar de fazer muitas compras pela internet, não gosta de ser atendido por robôs, pois esse tipo de atendimento é muito impessoal e automático.

As pessoas estão em busca de empresas capazes de personalizarem o relacionamento e valorizar as suas necessidades, e respostas prontas e com excesso de padronização podem não agradar.

Um fabricante de uniforme hospitalar, por exemplo, mesmo vendendo pela internet, pode oferecer um atendimento humano e ágil para seus clientes.

Isso acontece porque existe uma nova demanda de mercado, e quando oferecemos atenção ao cliente, criamos diferencial competitivo, algo que pode ser decisivo para as vendas.

Além disso, optar por um atendimento humanizado não é uma estratégia difícil de ser realizada. Pequenas mudanças podem valorizar esse setor dentro do seu negócio, como:

  • Cordialidade;
  • Empatia;
  • Respeito;
  • Atenção.

Mesmo sendo algo simples de ser executado, é essencial que seu negócio conheça algumas práticas que ajudam a humanizar o atendimento. Veja a seguir.

Dicas para humanizar o atendimento ao cliente

O principal objetivo do atendimento humanizado é valorizar o relacionamento com o cliente. Para surtir efeito, ele precisa fazer parte da cultura organizacional, além de contar com as seguintes estratégias:

Unir diferentes pontos de contato

A união entre diferentes pontos de contato é uma estratégia conhecida como atendimento omnichannel. Ele se tornou uma tendência e está presente entre as organizações que querem oferecer um atendimento humanizado.

Hoje em dia, por conta da tecnologia, é muito comum que as empresas utilizem diferentes canais de atendimento, como telefone, e-mail, chat, redes sociais, dentre outros.

Se uma empresa de moto frete garante que a solicitação feita por um cliente por e-mail continue sendo tratada da mesma forma pelo telefone, ele garante uma conexão entre dois pontos de contato diferentes, sem que o cliente precise repetir a história.

Dessa forma, a companhia conta com um histórico de relacionamento com cada contato, e pode acompanhar suas solicitações e reclamações de maneira ágil. Além de trazer benefícios para a companhia, também agrada o consumidor.

Estar atento aos feedbacks

É fundamental que a sua empresa ofereça um espaço para que os clientes deem seus feedbacks, pois isso mostra que o seu negócio sabe valorizá-los e está atento às suas necessidades.

Um fabricante de mezanino de ferro, por exemplo, pode disponibilizar em seu site um espaço para a inserção de comentários. Mas, além disso, também é fundamental realizar pesquisas de satisfação ao término de cada atendimento.

É dessa forma que a companhia analisa o desempenho do atendente e o nível de atendimento que está oferecendo.

No entanto, não se esqueça de que a coleta de feedbacks não serve apenas para criar uma boa imagem, visto que eles devem ser usados para realizar melhorias no negócio e atender cada vez mais às demandas dos consumidores.

Personalizar a assistência

A organização também deve personalizar o seu atendimento. Para isso, uma opção é trabalhar com os softwares que registram o histórico de contatos, além de informações básicas sobre cada consumidor.

É dessa forma, por exemplo, que eu atendente pode chamar o cliente pelo nome, conversar com ele, de acordo com o seu ritmo de fala, e adotar uma linguagem mais próxima.

Melhorar a proatividade

Dentro de uma empresa de instalação de câmeras residenciais, o atendente não espera que o cliente faça uma exigência. Ele está sempre atento para oferecer soluções completas, com base nas necessidades do contato.

Por exemplo, se a pessoa precisa esclarecer uma dúvida, além de respondê-la, o atendente deve investigar qualquer problema que essa pessoa esteja passando em relação ao produto ou serviço.

Ter conhecimento da jornada do cliente

O atendimento precisa acompanhar a jornada do cliente para oferecer soluções, de acordo com a etapa em que ele se encontra.

É necessário garantir que o atendente tenha fácil acesso ao histórico de compras, dados cadastrais e outras informações, pois isso evita oferecer soluções e entrar em assuntos que já foram esclarecidos.

Apesar de serem estratégias simples, todas elas trazem muitas vantagens para as organizações, como ficará claro a seguir.

Vantagens do investimento no atendimento humanizado

Qualquer empresa, como uma clínica de exame demissional pedido de demissão, tem acesso a várias vantagens ao investir em um atendimento humanizado. São elas:

1 – Aumenta a motivação da equipe

Por meio do atendimento humanizado, a organização melhora seus próprios resultados, o que pode beneficiar as comissões e ganhos dos atendentes.

Quando isso acontece, eles se sentem mais motivados e engajados. É por isso que investir nessa estratégia traz muitos benefícios também para o clima organizacional. Você terá um time mais eficiente e que também procura oferecer um atendimento de qualidade.

2 – Auxilia a fidelização dos clientes

Um fabricante de selo mecânico viton vai tratar cada um de seus clientes como se ele fosse único é insubstituível. Isso atende às demandas dos consumidores modernos, que querem se relacionar com marcas que saibam respeitá-los.

O atendimento humanizado valoriza o cliente como um parceiro, independentemente do valor que ele gasta ou há quanto tempo compra com a empresa.

O público se torna peça fundamental para o crescimento do negócio e, por isso, as pessoas se sentem como parte integrante de sua expansão, o que colabora para a fidelização.

3 – Melhora a credibilidade da companhia

Toda organização precisa conquistar a confiança de seus clientes, mas essa tarefa não é tão simples e leva algum tempo.

Uma empresa de motoboy expresso trabalha em maneiras de fazer com que o cliente se sinta seguro em fazer negócio com ela.

Isso melhora a credibilidade do negócio porque esses clientes vão indicá-lo para outras pessoas, como amigos, familiares e conhecidos.

O atendimento humanizado é a melhor forma de mostrar que a sua empresa se preocupa com as necessidades do público e trabalha para garantir o seu bem-estar.

A companhia se mostra como totalmente capaz de atender às demandas e solucionar os problemas de seus clientes. Ela vai trilhar o caminho necessário para criar laços sólidos e estabelecer um relacionamento promissor, que eleva ainda mais a sua credibilidade.

 

Conclusão

O atendimento humanizado é uma construção que ajuda a posicionar o seu negócio de maneira destacada no mercado em que atua.

Os clientes são valiosos para gerar lucros e por esse motivo precisam ser tratados como tal. Por meio das estratégias que mostramos ao longo desse conteúdo, sua empresa vai melhorar o seu atendimento ao cliente e humanizá-lo por completo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Atendimento, Cliente, equipe, estratégia, feedback, Investimento, mercado, Proatividade, redes sociais, vendas
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Gentileza (Gentileza)

Administrador de formação, atuo no mercado de comunicação há quase 16 anos com foco no desenvolvimento de soluções digitais e comunicação digital e mídia performance voltado para vendas e Branding no Google Ads e Facebook Ads, Também como Designer Gráfico e criação de vídeos usando Motion Graphics.

Com conhecimento de diversos setores de uma agência, assim como habilidade em gestão de conteúdo digital, planejamento e mídia online com clientes de vários portes, níveis e estilos.

https://agenciagentileza.com.br/

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