A landing page, também chamada de “página de aterrissagem”, é um site com um único foco: a conversão. Por esse motivo, ele possui algumas características particulares, diferentes das plataformas convencionais.
Mas, para que serve essa página e como ela pode ajudar na sua estratégia de marketing digital?
Se você ainda não sabe o que é landing page, leia o artigo de hoje e fique por dentro!
O que é uma landing page?
As landing pages são páginas de destino que têm como principal foco a conversão dos visitantes. Em geral, elas possuem poucos elementos e são focadas em apenas um CTA (chamada para ação) principal, evitando distrações e assegurando o objetivo da divulgação.
Por exemplo, um laboratório pode criar uma landing page para conseguir uma lista de contato de e-mails, a partir da oferta de um e-book sobre os principais exames médicos demissionais.
É comum que as landing pages sejam usadas para ofertar um conteúdo relevante, mas elas também podem oferecer outros recursos, como:
- Inscrição em uma newsletter;
- Cupons de desconto;
- Acesso a um webinar;
- Assinatura de um clube de vantagens;
- Entre outros.
O importante é garantir que o visitante se torne lead (potencial cliente), ou até mesmo seja direcionado para uma compra. Assim, temos a conversão desejada.
Quais são os principais elementos de uma landing page?
Para ter a conversão dos seus visitantes, a landing page deve evitar a presença de elementos desnecessários, que possam distrair ou desviar a atenção do usuário.
Por conta disso, ela não está vinculada ao seu site principal. É como se fosse outra página, que pode direcionar o visitante, ou apenas conseguir o contato do lead.
Entre os principais elementos de uma landing page, destacam-se:
Título e subtítulo
De acordo com um levantamento realizado pelo Copyblogger, 8 em cada 10 pessoas que chegam a sua página só leem o cabeçalho. Somente 2 a cada 10 vão ler o restante do conteúdo.
Levando isso em consideração, é importante que a sua landing page tenha um título bastante atrativo, para cativar os usuários e fazer com que eles queiram saber mais sobre a sua empresa, serviço ou produto.
Deixe claro a proposta da sua oferta. Por exemplo, se for oferecer um cupom de desconto para comprar um relógio comparador milesimal, isso tem que aparecer logo no título.
Conteúdo visual
A landing page deve chamar a atenção também em seus elementos visuais. Isso significa que vale a pena colocar uma imagem, ilustração ou fotografia que reflita bem a proposta da oferta, pois isso vai ajudar na conversão.
Evite escolher um conteúdo muito genérico ou imagens de banco de dados, uma vez que isso pode atrapalhar a sua conversão.
Sendo assim, se você está oferecendo um e-book com dicas para eventos, vale a pena colocar fotos do seu espaço para festa de 18 anos organizado. Certamente irá facilitar a compreensão dos visitantes e ajudar a aumentar os leads.
Descrição da oferta
A sua landing page irá precisar de uma descrição objetiva sobre a oferta. Isso te ajuda a vender bem a ideia, além de eliminar possíveis dúvidas dos visitantes. Algumas táticas são:
- Use bullet points para direcionar a leitura;
- Escreva frases curtas e objetivas;
- Destaque termos relevantes;
- Fale dos benefícios da oferta.
Caso o seu conteúdo seja muito complexo, uma dica é usar elementos alternativos, como os vídeos ou uma prévia do material em slide.
Assim, se você está oferecendo uma metodologia muito inovadora na área de marketing em um e-book, dá para publicar um vídeo com o catálogo de empresasque se beneficiaram da sua solução.
Com certeza, essa ação vai chamar a atenção dos visitantes.
Formulário
O formulário é onde a conversão ocorre. Por esse motivo, na hora de construí-lo, vale a pena fazer o balanço entre as variáveis, escolhendo as informações que são realmente relevantes para nutrir os leads.
Em geral, os visitantes não querem preencher formulários muito grandes. Não há uma regra, mas é importante manter a objetividade para não afastar os usuários.
CTA
O CTA, ou chamada para ação, é um dos principais elementos da sua landing page. É ele que irá condicionar a conversão do seu usuário.
Então, se você quer oferecer um cupom de desconto para a compra de um ferro de passar profissional, coloque uma chamada clara, indicando o que o usuário deve fazer para receber a oferta.
Normalmente, o CTA conta com alguns verbos no imperativo, como: “Clique aqui!”; “Baixe agora!”, “Cadastre-se no site”, entre outros.
7 dicas para criar a sua landing page
Como vimos, a landing page não conta com muitos elementos, em comparação com um site convencional. Ainda assim, é importante ter cuidado na hora de construir a sua página, já que ela deve ser atrativa aos olhos dos usuários.
Ao mesmo tempo, a landing page não é apenas umbanner informativo. Ela também oferece conteúdos relevantes e deve compartilhar algo de valor com o público.
Pode parecer que não, mas elaborar uma landing page é algo trabalhoso. Por esse motivo, separamos algumas dicas. Confira!
1 – Crie um título atrativo e diferenciado para Landing Page
Já que o título é a parte que mais chama atenção na sua landing page, nada melhor do que começar justamente por ele.
Crie frases que aguçam a curiosidade do leitor, mas que descreva o que o usuário vai ganhar com a conversão. Veja um exemplo abaixo:
“Saiba tudo sobre fundição de aluminio sob pressão em nosso e-book!”
Perceba que é um título simples, mas com capacidade de atrair os visitantes que estão interessados sobre o assunto. Além disso, também deixa claro qual é o conteúdo (no caso, um e-book).
2 – Escolha um layout organizado para a Landing Page
A sua landing page precisa estar bem organizada para que os visitantes saibam exatamente o que fazer para se converter.
Nada de elementos jogados, cores extremamente fortes e conteúdos bagunçados. Aliás, é importante ter uma página limpa, que não deixe o leitor “sufocado” diante de tanto conteúdo.
Sobre as cores, o ideal é manter a padronização da identidade visual da marca.
Dessa forma, se você é uma empresa de desengraxante biodegradável, os visitantes irão facilmente reconhecer o negócio, o que contribui para a estratégia de brand awareness.
3 – Não use links ou menus na Landing Page
Você já está cansado(a) de saber que as landing pages têm poucos elementos, mas vamos reforçar mais uma vez. Afinal de contas, nada de colocar links ou menus dentro da sua página.
Quanto menor for o número de opções de clique, mais o leitor vai se concentrar no CTA e realizar a conversão desejada. Deixe as informações extras e os menus para o seu site principal.
4 – Determine os campos do formulário da Landing Page
Os campos dos formulários devem ser escolhidos conforme o tipo de oferta e público, considerando o estágio do funil em que o visitante se encontra.
Uma dica é utilizar os progressive profiling, ou formulários inteligentes, que perguntam apenas o que o seu lead ainda não respondeu. Verifique se essa opção está disponível no software de criação da sua landing page.
5 – Crie uma URL otimizada para Landing Page
A sua URL (endereço da página) deve ser otimizada, contendo uma palavra-chave principal e poucos elementos. Isso facilita a indexação nos mecanismos de busca, fazendo com que a landing page seja facilmente encontrada pelos buscadores, como o Google.
Evite endereços com excesso de símbolos, como %, =, ou até mesmo números. Deixe a URL limpa e fácil de entender.
6 – Configure um e-mail de agradecimento
Uma maneira de se aproximar dos leads é agradecendo pela conversão. Por esse motivo, configure o envio de um e-mail automático de agradecimento, logo depois que o usuário baixar a oferta e se cadastrar como potencial cliente.
Hoje em dia, grande parte dos softwares de landing page já contam com essa opção. Ou seja, é uma programação fácil e que faz toda a diferença no relacionamento da marca com os leads.
7 – Acompanhe as métricas
Assim como toda estratégia de marketing, é necessário acompanhar as métricas para avaliar se a conversão está sendo positiva. Caso contrário, você pode ajustar a sua landing page para melhorar os resultados.
Conclusão
As landing pages são grandes aliadas do marketing digital, pois são páginas voltadas especificamente para a conversão de leads e direcionamento dos visitantes, aproximando-os da sua marca e da compra.
No entanto, é fundamental ter uma estratégia assertiva para a construção da sua landing page, para alcançar os resultados desejados.
O artigo de hoje buscou mostrar um pouco sobre as especificações de uma página de conversão, além de trazer dicas de como construir uma landing page eficiente.
Mas, vale ressaltar: faça teste e acompanhe as métricas. Desse modo, você poderá elaborar uma página que realmente conquiste os visitantes!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.