Nos últimos anos, com o crescimento das plataformas digitais, diferentes tipos de marketplace dominaram o comércio eletrônico. Com isso, as empresas que ainda não estavam presentes no mundo digital tiveram a oportunidade de ampliar os seus negócios.
Em 2020, com a pandemia do Covid-19 e as exigências de isolamento social, os e-commerces cresceram ainda mais.
Ao mesmo tempo, as pessoas passaram a comprar mais produtos online, o que contribui para o avanço ainda mais rápido do comércio eletrônico.
Por essa razão, estar na internet tornou-se algo praticamente obrigatório para os empreendimentos que desejam se destacar no mercado, em qualquer segmento – seja na venda de fantasia de carnaval infantil, ou até mesmo em infoprodutos.
No artigo de hoje, saiba como o marketplace pode alavancar sua empresa e algumas dicas para divulgar nesse modelo de negócios. Acompanhe a leitura!
Mas, antes: o que é um marketplace?
De uma forma bem simples, o marketplace pode ser definido como uma espécie de shopping virtual, em que é possível encontrar várias empresas em um mesmo site.
Ou seja, ao contrário de uma loja virtual, em que cada empresa tem o seu próprio site, no marketplace um vendedor de nobreak bateria externa pode divulgar o seu produto ao lado de muitos outros vendedores e empreendimentos.
Isso não quer dizer que quem tem um e-commerce (site próprio) não possa divulgar no marketplace. Você pode ter a sua loja virtual e vender produtos no shopping online, mas não é obrigado a ter uma página única para a sua empresa.
Por esse motivo, o marketplace é uma alternativa extremamente vantajosa para quem deseja fazer parte do mundo online, mas não quer investir na programação de um site – afinal, tudo isso tem um custo.
Quais as principais vantagens do marketplace?
Podemos pensar no marketplace como uma solução mais simples para os lojistas. Ora, quando alguém decide alugar um espaço no shopping, é porque não quer lidar com a reforma loja, bem como todos os outros gastos envolvidos com o estabelecimento.
No marketplace, a lógica é mais ou menos a mesma, já que você não precisa arcar com o custo da construção de um site do zero.
Mas há muitas outras vantagens nesse modelo de comércio eletrônico. A seguir, conheça algumas delas.
1 – Maior visibilidade
Uma das grandes vantagens do marketplace é a sua visibilidade. Isso porque esses shoppings já são conhecidos pelo público, o que facilita na hora de divulgar os seus produtos e serviços.
Além disso, a sua mercadoria fica exposta no site, como uma espécie de vitrine com fechamento de vidro. Assim, basta os usuários entrarem no site do shopping e já se depararem com as suas ofertas.
Como consequência, é mais fácil ganhar visibilidade, além de reduzir significativamente os custos com divulgação e marketing.
2 – Diminuição de custos
Além de reduzir os custos com publicidade, o marketplace também é uma alternativa muito mais barata do que a construção de um site.
Em geral, para ter um espaço na página, você precisa acordar alguns valores, dando uma porcentagem das vendas. Até porque o marketplace está expondo os seus produtos.
Ao mesmo tempo, não é preciso arcar com grandes investimentos em marketing, tecnologia e mídia. Como consequência, a sua margem de rentabilidade tende a ser muito maior.
Inclusive, você não precisa ficar receoso(a). No marketplace dá para vender de tudo: desde uma estrutura galpão, roupas, acessórios, entre outros.
3 – Maior potencial de vendas
Os marketplaces oferecem grande potencial e oportunidade de venda para as empresas. Para termos uma ideia, os maiores shoppings virtuais do Brasil recebem, em média, 40 milhões de compradores.
Isso significa que você pode encontrar inúmeros usuários interessados no seu produto.
Além do mais, há uma grande diversidade de público. Dessa maneira, vários potenciais clientes podem acabar conhecendo a sua marca, o que aumenta a visibilidade.
Como consequência, você pode lucrar mais, o que é bastante vantajoso para o crescimento da sua empresa.
4 – Ser encontrado nos mecanismos de busca
Quando você anuncia nos marketplaces, as chances de aparecer entre os resultados de pesquisa dos buscadores, especialmente o Google, são muito maiores.
Isso porque os shoppings virtuais têm um grande reconhecimento na internet, fato que colabora com o SEO (Search Engine Optimization).
Com isso, você não precisa investir tanto assim em técnicas de otimização, o que também ajuda na redução de custos com o marketing.
Como o marketplace funciona?
Se você quer começar a investir em um marketplace, o primeiro passo é saber como a plataforma opera. De modo geral, basta fazer um cadastro da sua empresa no site e começar a divulgar seus produtos.
Ou seja, é um processo bastante simples. Tanto que vários empreendedores estão optando por essa modalidade de comércio virtual, ao invés do físico, em que é preciso investir no projeto de hotelaria para loja e outros equipamentos, por exemplo.
Porém, é importante ficar atento à comissão cobrada pela marca que gerencia o marketplace. Esse valor corresponde a uma porcentagem das vendas, que pode ser de 9,5% até 30% de cada produto vendido.
A variação será equivalente ao nível de divulgação que você solicita ao fazer seu cadastro. Assim, quanto maior é a visibilidade dos seus produtos, maior é a comissão.
Diante disso, avalie alguns pontos, entre os quais:
- A sua margem de lucro cobre os custos da comissão?
- O aumento de vendas esperado compensa o pagamento da comissão?
- O marketplace irá aumentar a rentabilidade da sua empresa?
- Quanto dinheiro você tem disponível para a comissão?
Importante ressaltar que o marketplace também tem um prazo para a liberação dos valores que você recebe nas vendas, que pode variar de 2 a 45 dias, contados a partir da postagem ou entrega do pedido.
É uma maneira de garantir que você irá atender devidamente os clientes e pagar a comissão ao marketplace.
Por esse motivo, é importante considerar todos esses fatores e realizar uma análise da viabilidade financeira, antes de decidir se vale realmente a pena ou não anunciar a sua empresa em um marketplace.
Também é importante considerar o público do shopping virtual. Hoje em dia, há alguns marketplaces exclusivos, voltados a produtos segmentados. Por outro lado, existem também os sites que vendem de tudo.
Por isso, a dica é se cadastrar em um marketplace que apresenta um tráfego de usuários alinhados com o perfil dos seus clientes e os interesses da empresa.
Por fim, não poderíamos deixar de reforçar a importância de ler as “Políticas e Termos” da plataforma. Todos os lojistas devem se adequar às condições apresentadas, caso contrário, podem receber denúncias dos clientes e serem retirados do site.
Como anunciar em um marketplace para alavancar as vendas?
Apesar de todas as vantagens apresentadas acima, um levantamento demonstrou que 45% das empresas ainda não utilizam o marketplace para a venda de seus produtos.
Segundo a pesquisa, cerca de 39% dos participantes afirmaram que não têm conhecimento dos recursos disponíveis. Inclusive, nem todo mundo sabe que dá para vender de tudo nos marketplaces, até mesmo soluções de aplicação enzima.
Mas, calma! Investir em um marketplace é algo bastante simples e fácil. Sendo assim, se você ainda não está presente em alguma plataforma online, basta seguir o passo a passo:
- Encontre um ambiente virtual seguro para vendas;
- Observe se o marketplace atende aos seus interesses;
- Verifique o carregamento e a velocidade da plataforma;
- Conheça quem são os concorrentes;
- Ofereça soluções satisfatórias aos clientes.
É importante dar uma olhada no que os demais lojistas estão divulgando no marketplace. Por exemplo, se você quer vender uma apostila para aula de bateria para iniciante, vale a pena verificar o preço de produtos concorrentes.
Isso te ajuda a ter uma noção de valores competitivos do mercado, para evitar que a sua loja fique estagnada na plataforma.
Apesar da concorrência, cerca de 80% dos lojistas que têm um espaço nos marketplaces acreditam que essas plataformas se tornarão um modelo relevante de negócio para os próximos anos.
Além disso, 25% das buscas por produtos vão acontecer por meio desse canal, enquanto ⅓ das empresas apostam no potencial de venda pelos shoppings online.
Conclusão
Os marketplaces estão crescendo cada vez mais. Nos próximos anos, acredita-se que muitas empresas farão parte dessas plataformas e grande parte das compras online será realizada através desses sites.
Além do mais, é uma ótima solução para quem não deseja arcar com os custos de programar um site do zero, mas quer fazer parte do comércio online.
Por esse motivo, se você ainda não está em um marketplace, vale a pena verificar a viabilidade do negócio. Dessa forma, você pode fazer parte de uma grande rede de lojistas e aumentar o potencial de vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.