O inbound marketing é uma ferramenta bastante utilizada por empresas para atrair clientes por meio da produção de conteúdos relevantes, que induzam à compra sem parecer apelativas, tendo ainda mais assertividade do que formas tradicionais de venda
Ao longo deste artigo, entenda mais sobre a técnica de inbound que mais funciona na maioria dos negócios, e veja o quão fácil pode ser implementá-la na sua rotina. Acompanhe!
O que é o inbound marketing?
Com as mudanças de mercado trazidas com a popularização da internet, e a possibilidade de compras feitas por plataformas digitais, muitas empresas passaram a modificar suas estratégias de atração, agregando uma melhor comunicação em seus canais.
É com esse objetivo que nasce o inbound marketing, uma ferramenta utilizada para criar e melhorar ainda mais o relacionamento com clientes, além de facilitar a educação desses consumidores por meio de conteúdos, que atraem e despertam o desejo.
Por exemplo, produtoras de eventos em curitiba passam a divulgar seus trabalhos por meio de postagens em redes sociais e e-books com informações sobre a área, contribuindo para que potenciais clientes compreendessem melhor suas formas de trabalho.
Dessa maneira, passa a surgir um interesse maior com a área, além de uma compreensão sobre a necessidade desse serviço. Com isso, uma pessoa que pensa em fazer um evento vê a potencialidade da empresa no setor, e logo procura a empresa para a contratação.
Funil de Vendas no Inbound Marketing
Dentro dessa prática de inbound, uma das mais conhecidas técnicas realizadas por profissionais é o funil de vendas, que nada mais é que o caminho até a ação de compra, onde o consumidor inicia como parte de um público que ainda não conhece o negócio.
Topo do Funil de Vendas
Na primeira parte desse funil, também conhecido como topo, estão os clientes ou interessados por alguma empresa, que seguem a página do negócio nas redes sociais ou até mesmo já demonstraram interesse por meio de canais, como o e-mail marketing.
A partir dessa introdução à empresa, feita de forma pessoal, esse clientes em potencial passam a receber conteúdos e informações sobre o que a empresa produz de eficiente, mesmo que essa produção não induza diretamente à compra.
Por exemplo, uma empresa de confecção de uniformes começa a produzir conteúdos inbound para seu público por meio de postagens no blog da empresa, falando sobre assuntos da área, como a escolha do melhor tipo de tecido para uniformes de futebol.
Essa informação acaba trazendo uma maior curiosidade, além de poder ser útil em algumas ocasiões. Sobre esse último quesito, podemos considerar nessa fase a introdução de interesse de consumidores sobre o que aquele negócio tem a oferecer.
Meio do Funil
No meio do funil é onde estão esses clientes já familiarizados com o que o negócio oferece. Por isso, alguns conteúdos mais específicos podem começar a ser disponibilizados, já que aquela pessoa tem uma compreensão de como o mercado funciona.
Um exemplo prático disso é quando uma empresa ltcat construção civil passa a disponibilizar, por meio de podcasts, entrevistas com profissionais do setor. Esses profissionais falam sobre as melhores formas de investimento, tipos de profissionais e durabilidade de obras.
Perceba que nessa parte é importante frisar tudo o que um possível cliente precisa entender para considerar aquela empresa uma referência do assunto, e que ele pode contar com ela para casos em que seja necessária, criando assim uma relação mais próxima.
É nessa fase que muitos conteúdos são ainda mais produzidos, em uma tentativa de conceder para pessoa algo que tenha uma utilidade específica. Se possível, conversando diretamente com ela, por meio de ferramentas de marketing digital.
No inbound marketing, essa fase é importante para que a equipe responsável por essa produção passe a oferecer conteúdos cada vez mais ricos, se possível, retratando pautas que sejam relevantes e que ainda não sejam tão vistas dentro do ambiente web.
Fundo do Funil
Em seguida, afunila-se ainda mais ao chegar no fundo do funil, onde estão aqueles potenciais clientes que já se interessaram pela empresa, já consideraram que ela pode ser a solução de seus problemas e que agora ela pode ajudá-los com qualidade.
Por exemplo, uma assistência técnica que faz conserto iphone tela quebrada, entre outros, pode implementar serviços mais focados em serviços, considerando fazer contato com esses clientes, oferecendo condições especiais.
O conteúdo deve continuar a ser distribuído com ainda mais rigor em questão de riqueza de conteúdos. Mas é essencial que nessa fase profissionais de vendas estejam por dentro das comunicações, exercendo o papel de transformadores.
Dessa maneira, uma das principais técnicas do inbound marketing acaba sendo realizada, mesmo que no tradicional painel em ps, trazendo ainda mais possibilidades de lucro para uma empresa.
A importância do Inbound Marketing para o crescimento das empresas
A importância do inbound marketing pode ser vista, primeiramente, na quantidade de clientes interessados na compra que acabam surgindo para uma empresa, em comparação com outras técnicas de venda bastante populares no mercado.
No entanto, os benefícios dessa prática são ainda maiores do que apenas vender, podendo ser essenciais para provocar oportunidades interessantes para esses negócios.
Veja a importância do uso dessa ferramenta a seguir:
1. Melhor entendimento sobre o público
Durante o processo de construção de desejo e entendimento do cliente pela necessidade do produto, é possível criar uma relação com públicos ideais. Ou seja, aqueles capazes de se tornarem fiéis e realmente se interessem pela marca.
Por exemplo, nem todos os seguidores de uma empresa que vende papel timbrado de empresa podem realmente se interessar no produto, já que muitos podem apenas contribuir com o negócio dando força às publicações e à página, por exemplo.
Dessa maneira, a construção de conteúdos traz como resultado um tipo de cliente e público mais certo, justamente aquele que busca interesse naquilo que você está oferecendo. Dessa forma, é possível, por meio de análises, retirar o alvo de um negócio.
Contabilizando todas as vendas feitas de uma loja de lanterna decoraçãofez por meio da criação de materiais, por exemplo, é possível encontrar as informações certas sobre aquelas pessoas que mais a empresa conversa, tais como:
- Faixa etária;
- Gênero;
- Classe social;
- Localidade;
- Entre outras.
Dessa forma, além de ter credibilidade com o desenvolvimento de uma técnica de relacionamento e vendas, é possível resgatar essas informações e utilizá-las como auxílio nas futuras criações, focando na especificação do público.
2. Diminui ciclos de vendas
Utilizando as técnicas do funil de vendas, é possível encontrar uma forma mais certeira e menos demorada de vender um produto. Muitas vezes, se realiza esse trabalho sem que aquele cliente entenda que está sendo conduzido para uma compra.
A compreensão de cada pessoa que entrar nos círculos mais fechados de compra faz com que seja possível praticar uma venda menos trabalhosa. Como, por exemplo, no caso de formas de contato tradicionais, como ligações e incômodos por meio de redes sociais.
3. Custos cada vez menores
Por meio de estratégias digitais, você perceberá uma diminuição surpreendente de seus gastos, em comparação com outras formas de comunicação e contato para vendas. Isso acontece porque grande parte das ferramentas na web são acessíveis.
Desde a construção de um site, criação de um blog, até formas de comunicação por meio de e-mail marketing. Todas as partes do processo de aquisição de clientes, incluindo contratação de profissionais da área, valem a pena tanto quanto o uso de flyer de festa.
Como começar a fazer inbound marketing
São muitas as vantagens de se utilizar o inbound marketing como estratégia. Tantas que diversos profissionais têm cada vez mais migrado suas técnicas de venda para o marketing, muitos começando a fazer essas estratégias por conta própria.
Pensando nisso, seguem abaixo as principais dicas para começar a fazer inbound marketing na sua empresa. Elas podem ser práticas de tirar do papel e fáceis de executar, contudo precisam ser bem pensadas e altamente arquitetadas.
Conheça sua persona
Para começar a desenvolver conteúdos focados, a primeira coisa que você deve conhecer é o seu público-alvo e a persona dele. A persona é uma representação semifictícia do público alvo, uma forma mais humana dele.
Escolha os melhores canais
Depois de entender melhor o seu foco em relação à persona do seu conteúdo, saiba onde seu público certo mais gosta de consumir conteúdos. Isso faz com que a distribuição e assertividade seja melhor e mais permanente.
Produza conteúdos ricos
Evite produzir conteúdos que não sejam claros e entreguem informações importantes e ricas, com dados, referências e explicações de qualidade. Seu público vai saber quando a produção for séria ou mal feita. Opte pela primeira opção.
Faça análises
Uma grande vantagem do inbound marketing é a possibilidade de garantir a análise das informações. Dessas informações dá para colher melhorias e até mesmo novas oportunidades de conteúdos. Se possível, acompanhe de perto a construção de conteúdo.
Consideração final
Utilizando todas as formas de produzir conteúdo de qualidade, implemente o quanto antes inbound marketing na sua empresa. E entenda, assim, como essa forma de comunicação com seus clientes pode melhorar o reconhecimento e a produtividade no seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.