Você conhece o potencial do Vendarketing para uma empresa? Vendarketing é uma expressão criada para se referir ao alinhamento estratégico entre os setores de marketing e vendas visando alcançar os objetvos de uma organização. Essa integração pode ser ótima para aumentar a performance das vendas e resultados. Se seu objetivo é vender, não deixe de ler esse artigo sobre Vendarketing: Benefícios e como aplicá-lo em seu negócio.
Independentemente do tamanho da sua empresa ou do segmento do seu negócio, se você aplicar essa estratégia de união, bem provável que alcance seu potencial máximo.
Ou seja, a integração das duas equipes é uma forte aliada para quem deseja aumentar o desempenho dos setores e alcançar o sucesso.
Apesar de atualmente essa estratégia está sendo muito disseminada e aplicada em várias empresas, é muito comum ainda observarmos atritos entre as áreas de marketing e vendas.
Isso acaba prejudicando muito os resultados da empresa.
Dessa forma, é preciso entender que a sintonia entre os dois departamentos é imprescindível, pois tanto o setor de vendas quanto o de marketing e sua empresa, como um todo, sai ganhando.
Com uma boa estratégia de marketing, a empresa consegue tornar o alcance de suas campanhas maior e, com isso, atrair mais oportunidades, gerar maior reconhecimento da marca e promover relacionamentos duradouros e frutíferos. Então isso, se associado de forma alinhada à estratégia de vendas promove um considerável aumento das chances de fechamento de um cliente.
Por esses motivos que a parceria entre marketing e vendas pode ser uma das principais alavancas de resultados e crescimento para o seu negócio.
Quer saber mais benefícios dessa junção? Então, continue lendo que iremos falar para vocês.
Benefícios do Vendakerting
Como vimos vendarketing é a estratégia que visa alinhar os times de marketing e vendas de uma empresa em prol dos mesmos objetivos. Vamos então conhecer alguns dos benefícios dessa estratégia?
1. Metas alinhadas e colaboradores com mesmo objetivo
Um dos principais benefícios da estratégia de vendarkerting é a possibilidade de estabelecer metas claras para as duas equipes.
De acordo com um estudo do Aberdeen Group, empresas com o grupo de marketing e vendas bem integrados alcançaram 20% de crescimento anual de receitas enquanto empresas que possuem esses dois grupos desalinhados tiveram uma queda de receita de 4% ao ano.
Sendo assim, as ações de vendarkerting fazem com que todos os envolvidos tenham seus objetivos alinhados. O marketing irá atrair as melhores oportunidades para o time de vendas, fornecendo leads bons para o time de vendas contatar o potencial cliente e fechar a compra.
2. Melhora a experiência do cliente
Com uma comunicação frequente e objetivos alinhados, as equipes trocam informações importantes promovendo, assim, melhor compreensão das necessidades do cliente e melhor experiência para ele.
Dessa forma, com os dois times “falando a mesma língua”, as chances de sucesso aumentam consideravelmente já que falhas de comunicação reduzem.
3. Maior possibilidade de mensurar o impacto das ações de marketing em vendas
Quando há conexão entre as duas equipes, fica mais fácil mensurar as taxas de conversão de todo o funil de vendas. Após análise dos dados, ficará mais fácil compreender onde estão os GAP´s e quais são as melhores oportunidades.
Além disso, fica mais fácil analisar quais os canais mais adequados para aquisição e quais os melhores perfis para uma abordagem de venda.
4. Aumenta o ROI dos departamentos de vendas e marketing
Com vendarketing, você consegue monitorar as ações e mensurar o impacto delas de forma mais assertiva. Assim, pode perceber de forma clara qual é o retorno sobre o investimento (ROI) de cada estratégia. E Caso o resultado não tenha sido satisfatório, a equipe consegue otimizar as ações para melhorar a campanha.
Isso é possível porque, no decorrer da jornada do consumidor, com vendarketing você pode transformar um contato frio em uma venda praticamente fechada.
E então, gostou desses benefícios?
Como implementar a estratégia de vendarketing
Já deu para perceber como é imporatnte para o seu crescimento o alinhamento proposto pelo Vendarketing, não é mesmo? Por isso, seguem então algumas dicas de como aplicá-lo em seu negócio.
1. Defina uma linguagem universal para as equipes
Se você ainda não inseriu o funil de vendas na sua empresa, então precisa fazer isso agora! O primeiro passo para isso é estabelecer quais oportunidades de negócio serão transmitidas desde o primeiro contato até o final da negociação.
Por isso, a comunicação precisa estar totalmente ajustada para não haver ruídos. Assim, padronize com a sua equipe as nomenclaturas utilizadas em cada estágio, pois é fundamental que os times estejam alinhados à linguagem.
2. Estabeleça um SLA
O Service Level Agreement – SLA – em tradução ‘’acordo de nível de serviço’’, é uma das partes mais interessantes da estratégia de vendarketing. Refere-se à especificação, em termos mensuráveis e claros, do que precisará ser realizado por cada time.
Ou seja, o que precisará ser entregue em termos de quantidade e quais critérios serão estipulados em termos de qualidade.
Por exemplo: A equipe de venda precisará finalizar 15 vendas para bater a meta e o time de marketing precisará entregar 110 leads qualificados. Desse modo, lembre-se de estipular metas possíveis, sempre levando em conta o orçamento destinado para o marketing.
3. Metas e incentivos compartilhados
Difícil pensar em vendas sem metas, não é mesmo? Esse é até um ponto que move muitos profissionais da área. Contudo, essa meta precisa ser responsabilidade de todos, ou seja, como um grande time, o marketing também precisa trabalhar orientado com esses resultados numéricos.
Por isso, você precisa ter números concretos para estipular as metas. Deixe tudo transparente e alinhado para ambos os lados, todas as informações precisam ficar claras.
Além de dividir as metas, você também precisa trabalhar com incentivos para ambas as áreas, o time de vendas costuma receber bonificações quando atingem alguns resultados. É o momento de ampliar essa prática também para o marketing. Lembre-se: O vendarketing precisa estar conectado e não em atrito.
Dessa forma, ofereça as mesma condições para os dois setores.
4. Reuniões de acompanhamento periódicas
Para implementar a estratégia de vendarketing de forma eficiente, é fundamental estabelecer reuniões periódicas entre os times de venda e de marketing. Com isso, eles irão se comunicar sobre os desafios que cada time está percorrendo e sobre possíveis soluções para as demandas.
Além disso, será possível fazer análises frequentes do andamento das metas!
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