Se você está procurando uma forma de aumentar o seu faturamento, sem dúvidas, uma ótima forma de alcançar esse objetivo é apostando em um bom planejamento de marketing digital. Com ele, é possível traçar seus objetivos e definir os indicadores chave de performance que irão te guiar rumo ao sucesso, fazer com que você saiba como aumentar suas oportunidades de vendas.

O consumidor modificou a sua forma de comprar: eles pesquisam, buscam opções, avaliam qual a melhor para sua necessidade para, então, tomar a decisão de compra dele.
Por isso, o universo digital se transformou em um mar de oportunidades para os pequenos, médios e grandes comerciantes. Nesse universo, há espaço para todos os segmentos. Contudo, você precisa de uma estratégia de marketing bem alinhada para não se perder no meio do percurso e alcançar bons resultados.
É necessário então que se elabore uma estratégia capaz de estabelecer uma comunicação efetiva com os clientes e potenciais clientes para atraí-los e guiá-los na jornada de compra dele até a decisão de compra.
Além disso, é preciso fidelizá-los também através do relacionamento para, assim, aumentar cada vez mais suas oportunidades de vendas.
Quer saber como? Continue lendo, vamos te dar algumas dicas para que isso aconteça.
Defina e conheça a sua persona
O primeiro ponto para aumentar suas vendas está no seu cliente. Você precisa conhecer bem o seu público para compreender suas necessidades e desejos bem como saber quais estratégias utilizará.
Com base nesse público, você deve definir sua persona, entender qual é o seu perfil, como é o seu comportamento e qual a sua dor. Isso ajudará a sua comunicação a ser mais assertiva e atrairá mais oportunidades já que você não fará ações aleatórias, mas sim direcionadas. Assim, é possível alcançar sucesso e vender mais.
A internet permite que você fale com quem você quer falar, não segmentar o seu público é um grande erro, você precisa saber como se comunicar para conseguir despertar o interesse de compra. É fundamental, oferecer seu produto para quem tem interesse nele.
A nossa dica é que você dedique um tempo para definir ou revisar sua persona. Aplique uma pesquisa e colete os dados até encontrar um padrão. Dessa forma, você criará uma comunicação adequada e um bom relacionamento com um público.
Além de ser primordial para ter um desempenho melhor nos anúncios pagos. Pois, as vendas online têm grande potencialização, exatamente, por direcionar os anúncios para o seu potencial cliente.
SEO: Tem que estar otimizado!
Um primeiro resultado do Google vale mais que mil palavras! É fundamental que sua empresa trabalhe nessa otimização para que você tenha um destaque e seja encontrado logo nos primeiros resultados de busca.
É preciso ter um conjunto de estratégias para tornar o site mais adequado, com a finalidade de obter um melhor resultado no ranking e aparecer no topo de busca quando os usuários realizarem uma pesquisa na web.
Se você ainda acha que essas estratégias não são necessárias, aqui vão alguns dados para você:
- O três primeiros resultados obtém cerca de 60% dos cliques orgânicos de todas as pesquisas realizadas;
- 69,3% das empresas online no Brasil estão fazendo SEO;
- São 66.000 buscas a cada segundo em todo mundo.
Dessa forma, a todo instante, o seu potencial cliente está pesquisando no Google sobre a dor que ele possui ou como pode solucioná-la e você precisa estar bem posicionado para que ele encontre as respostas dessas questões em você.
Coloque em prática técnicas de Copywriting
Você já compreendeu quem é sua persona, não é mesmo? Agora é o momento de montar uma escrita persuasiva para ela. E é aqui que entra o Copy, uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o leitor a realizar uma ação específica.
O seu site precisa fazer um serviço do vendedor, ele precisa convencer que o seu produto é a melhor opção. Dessa forma, você precisa realizar uma escrita focada em um diálogo com sua persona, destinada para a conversão. Por isso, fique atento aos seguintes pontos:
- Usar títulos claros e objetivos para prender a atenção do usuário. O título precisa comunicar o que é o seu produto ou serviço, e de preferência, apresente um benefício também;
- Divida o texto em parágrafos menores (3 linhas), subtítulos, tópicos e frases curtas para deixar a leitura mais fluida e leve;
- Use gatilhos mentais;
- Usar palavras mais simples. Nada de uma linguagem complexa que, provavelmente, irá confundir o seu usuário. Leveza, lembra?
Utilize CTA´s (Call to actions) que convertam
Caso você não saiba, CTA é uma sigla inglês para Call to Action que é um link textual ou visual (como botões) que faz o visitante realizar uma ação de conversão conforme desejado. Pois bem, você já definiu seu público e otimizou seu site. Mas não para por aí, você precisa de CTA´s que convertam. Não é só usar um CTA “comprar produto”, você também precisa persuadir, também precisa de um bom copy. E como criar um?
- Coloque um texto de ação que traga benefícios caso executado
- Destaque! Use cores de contrastes no botão, caixa alta.
- Seja objetivo ao escrever o CTA, tipo “venda mais”. Direto, persuasivo e traz um benefício.
Garanta que seu site seja responsivo
Hoje, acessamos a internet de diversas plataformas como celulares, tablets. notebooks… Ou seja, você precisa ter uma preocupação também em possuir um site responsivo que se adeque a variados dispositivos móveis.
Assim, é necessário ter a essa adaptação a qualquer formato de tela. Para garantir uma boa experiência do usuário e não perder a venda. Ofereça uma plataforma confortável e agradável para navegação. Além do mais, ter um site responsivo é um fator importante para um bom posicionamento no Google. Para seu SEO.
Planeje o seu funil de vendas
É essencial planejar o seu funil de vendas e ter suas etapas bem alinhadas. O funil é representação de toda a jornada do seu cliente, do momento da educação até a decisão de compra.
Essa estratégia é definida em três etapas, o topo do funil, destinado para aprendizagem e descoberta. O meio do funil com o foco em fazer com que o cliente reconheça o problema e considere a solução. E por fim, o fundo do funil, onde ocorrerá a decisão de compra.
O seu planejamento gira em torno da consciência, da educação, do julgamento, da aprovação e do compartilhamento do cliente. Sendo assim, é necessário proporcionar uma boa experiência para que o potencial cliente percorra pelas fases e finalize a venda.
Invista em anúncio pago
Marketing de conteúdo é eficiente, mas que tal somar essas duas forças e ter uma campanha completa? Lembra da identificação da persona que falamos lá em cima? Ela vai ser super útil aqui para fazer seu negócio crescer mais.
Por meio de plataformas como o Google ADS, Facebook ADS, Instagram, Linkedln e outras, você pode segmentar bem o seu público, para que o seu anúncio seja veiculado para um real potencial cliente. Você pode anunciar de forma mais precisa em qualquer um desses veículos, só precisa sempre avaliar em quais desses canais sua persona está presente. Pois, ao fazer essa análise, será mais fácil planejar um anúncio certeiro.
Com o anúncio pago, você irá aumentar o alcance e as visualizações das suas campanhas fazendo com que aumentem suas chances de conversão.
Mensure seu resultado
O marketing digital tem essa grande vantagem: Tudo pode ser mensurado! É possível ver o número de vendas, quantas pessoas abandonam o carrinho, qual o tempo de permanência em uma página e uma série de outros dados.
Também é possível mensurar os seus leads e sua evolução no funil de compras. Monitorar o desenvolvimento do anúncio pago e fazer ajustes caso necessário. Ou seja, seu dinheiro é bem investido e tudo é feito para lhe dar reais resultados.
Além disso, há métricas presentes no ambiente de marketing bastante sofisticadas e que podem ajudar muito na análise e tomada de decisões.
Portanto, essa análise é fundamental se você procura avaliar qual foi o desempenho atingido ou não por suas estratégias
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