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Por que trabalhar o UX de um site?

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Por que trabalhar o UX de um site?
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12 de junho de 2021

O UX de um site(sigla para User Experience, ou em português, Experiência do Usuário) agrega aquilo que chamamos de evolução dos meios de comunicação com o consumidor, impactando as formas de trabalho e profissões que estão atreladas às novidades tecnológicas.

Estas podem ser o design, a redação e até mesmo à concepção de produtos.

De maneira geral, podemos pontuar que o UX nada mais é do que uma forma mais enxuta de estabelecer uma conversa entre uma empresa e um cliente, atentando para as demandas cada vez mais exigentes de usuários de tecnologias, focadas na experiência.

Assim, podemos entender, que o site de uma empresa de fabricação de peca agrícolas deve estar atento à organização e disposições para que o usuário se sinta mais satisfeito, baseando-se naquela mesma interação com uma tecnologia móvel.

Podemos então dizer que as formas de comunicação tradicionais e cada vez mais clichês entre um negócio e seu cliente estão ficando para trás, dando espaço para uma maneira mais moderna e enxuta de conversa e orientar para ações diversas, como uma compra.

Veremos neste conteúdo mais sobre esse método de experiência do usuário, como ele vem revolucionando a área da comunicação e quais as vantagens de sua aplicação, por exemplo, para uma empresa de selo mecânico bipartido, entendendo sua prática.

UX: uma linguagem do futuro

Com a evolução tecnológica e a popularidade dos aparelhos tecnológicos, os usuários estão progressivamente mais em contato com facilidades, seja para escolher um filme em um aplicativo, comprar um livro online, acessar a página de um banco, dentre outros.

Em todos esses exemplos é possível notar que os sistemas desenvolvidos traduzem aquilo que o usuário deseja, agregando uma usabilidade jamais vista, mas que logo se tornou referencial para a vida no cotidiano e em tudo o que envolve o comportamento humano.

Logo, uma companhia de instalacao de poco artesiano e tantas outras precisam adaptar suas comunicações visuais e verbais no ambiente online para oferecer o conforto e a entrega de um bom serviço, ainda que não trabalhem exatamente com tecnologias.

É o caso de aplicativos de delivery. Certamente, se a experiência na plataforma não for conveniente e fácil de ser manuseada por um usuário, é possível que o mesmo deixe de fazer qualquer tipo de compra ali, preferindo um concorrente que tenha um canal melhor.

Isso dá lugar para o User Experience, que é uma maneira de colocar em prática as melhores formas de interação entre uma parte e outra, como o caso de uma empresa que deseja se comunicar e vender para o seu cliente ideal.

A base dessa reformulação de linguagens é datada pela facilidade, minimalismo e, sobretudo, a usabilidade. Quanto mais fácil for a locomoção em um aplicativo de compras ou em um site de notícias, melhor o usuário vai se sentir, engajando ações diversas.

Por exemplo, uma boa plataforma online de uma empresa manutenção auxiliadora predial deve conter a facilidade de navegação entre páginas, ícones e distribuição de layouts que sejam intuitivos, fazendo o caminho para uma compra ser cada vez melhor.

Toda essa melhora de comunicação envolve especialmente o design, que é a base do UX.

Por meio dele, um site pode ser projetado de modo simples sem ser simplista, entregando a mesma facilidade que vemos em um aplicativo de entregas ou em de streaming.

Na escrita não deixa de ser diferente. Saem as longas frases e palavras confusas que mostram o caminho dentro de um texto ou artigo, e entram colocações mais diretas e práticas, que guiem um usuário sem que ele tenha que pensar muito sobre isso.

Para começar a produzir o UX, a principal dica é passar a notar como funcionam os principais aplicativos do mundo virtual, ou aqueles sites intuitivos de entrega de encomendas com motoboy, facilmente popularizados dentro do ambiente online.

Quais os benefícios da Experiência do Usuário?

Até aqui, entendemos que para além de uma maneira mais prática de fazer uma comunicação com usuários, o UX é uma essencialidade para as empresas dos mais diversos segmentos, colocando-as dentro de uma realidade mais prática no mundo virtual.

Ademais, existem alguns pontos considerados positivos dentro do investimento desta prática. Veja a seguir alguns dos principais benefícios:

1. Maior número de acessos

Provavelmente, você já deve ter recebido alguma indicação, seja de amigos ou até mesmo por meio de especialistas na internet de sites e aplicativos que são práticos, demandam um menor tempo de uso e que entregam diretamente aquilo que propõe, sem enrolações.

Tudo isso faz com que essas plataformas tenham cada vez mais visibilidade, e assim, agregam um maior número de acessos por parte dos usuários.

Para empresas que trabalham com conteúdos em uma plataforma UX, a quantidade de acessos é fundamental.

2. Conversões acima da média

Na linha do aumento de acessos que um site caracterizado pela linguagem de UX, existe ainda o aumento de conversões de leads para vendas, principalmente quando falamos de vendas diretas ou indiretas por um site de uma empresa de aquecedor a gas.

O sonho de qualquer empreendedor são acessos intensificados em sua página, e assim, o UX não poderia fazer um trabalho melhor.

3. Menos gastos

A funcionalidade de um site é o que facilita a poupança de investimentos contínuos, que geram gastos a mais para as empresas.

Isso porque uma boa plataforma, focada em uma usabilidade acima da média, certamente não precisará de correções tão cedo ou gastar com demais estratégias de impulsionamento, como os anúncios pagos.

4. Fidelização do cliente

Claramente, uma boa experiência abre espaço para maiores usos. Basta olharmos para os aplicativos e sites que achamos mais fáceis e práticos, e notarmos que constantemente estamos por lá, tanto pela facilidade quanto pelo prazer de ter uma boa experiência.

Uma companhia que trabalha com plano de mobilidade urbana cicloviario e investe em um site baseado em UX, tanto em design quanto na linguagem, acaba tendo uma maior quantidade de clientes satisfeitos, além de potenciais consumidores em número crescente.

5. Diferenciação da concorrência

Ainda que o UX não seja uma prática nova, essa é uma atualização que ainda não chegou em todos os âmbitos e áreas, o que agrega uma diferenciação da concorrência para aqueles que investem nisso.

Assim, não há melhor escolha senão a aplicação das formas de UX, o que pode levar seu negócio a ser melhor reconhecido e até mesmo utilizado como referência.

Iniciando no UX de forma prática

Não há mistérios quando se trata de UX, apenas um pensamento estratégico, um estudo do seu público e também a prática de algumas técnicas de usabilidade de maior garantia. Para isso, acompanhe tudo o que não pode faltar dentro da sua migração para o UX:

Design responsivo e prático

No momento em que o design do site estiver sendo projetado em formato responsivo, é importante considerar toda a experiência do usuário tal como se ele estivesse com um controle na palma da mão, podendo encontrar o que deseja facilmente e sem erros.

Para isso, é interessante traçar um guia, que imagine as formas de entrada e navegação em um site, de modo que não existam erros, ou uma manipulação ideal de um aplicativo.

Linguagem direta e interessante

É bem comum que sites de empresas tenham longos textos explicativos e nomes em páginas ou categorias principais com olhares mais tradicionais de comunicação.

Tudo isso deve ser esquecido, e o que deve ganhar espaço é a interação direta e inteligente.

Pense em maneiras de comunicação que sejam cada vez menos robóticas, ao mesmo tempo que trazem uma facilidade e coesão de fala, como no caso da explicação dentro de um aplicativo de música sobre playlists, artistas, álbuns e outras abas a serem acessadas.

Site com o máximo carregamento

Como já foi dito, a experiência do usuário não está unicamente ligada com o design ou com a linguagem. Também é possível adequar um site de  elevador hidraulico comercial ou um aplicativo ao UX por meio de um carregamento mais rápido e completo.

Afinal, quanto mais lenta a plataforma for, mais chances do usuário sair de lá e não voltar mais. Se possível, invista também em sistemas de carregamento em nuvem ou até mesmo em um espaço de armazenamento amplamente maior.

 

Adaptação para todos os dispositivos

Não se esqueça que a experiência deve ser constante nos mais diferentes meios de entrada do usuário, seja por:

  • Celular;
  • Computador;
  • Tablet;
  • Relógio inteligente;

Foque sempre na máxima integração e adaptação de uma plataforma para outra, fazendo com que a experiência seja a mesma em todos os tipos de dispositivos.

Considerações finais

Hoje em dia, além de ser uma forma de comunicação futurística, o UX deve ser considerado uma realidade dentro das principais plataformas de comunicação entre empresa e cliente, sendo considerada uma mudança definitiva em todos os segmentos possíveis.

No fim das contas, a experiência do usuário deve ser um fator de relevância a ser levado em consideração na hora de criar ou otimizar sua plataforma na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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