A propaganda via SMS tem sido cada vez mais utilizado no mercado da publicidade, conseguindo oferecer uma conexão rápida e efetiva com os consumidores de uma empresa, que quase sempre estão com celulares em mãos para receber uma mensagem.
Diferente do que muitos imaginavam, o SMS não ficou para trás, ainda que hoje em dia existam técnicas tão eficientes quanto as mensagens em celulares, como os próprios conteúdos nas redes sociais ou até mesmo os envios de e-mail marketing.
Isso porque a pessoa certamente estará mais próxima de um celular do que em um computador, o que faz a leitura da mensagem ser mais rápida e certamente provocar ações imediatas, ainda mais se tratando, por exemplo, de uma promoção de última hora.
Não é à toa que grandes empresas, como uma clínica de cirurgia dentaria estetica, têm utilizado essa ferramentas constantemente tanto em maneiras de verificação de contas quanto em informações valiosas que dispensam qualquer outro meio de comunicação.
Vamos entender um pouco mais sobre o significado do SMS Marketing, e porque ele tem sido tão vantajoso para negócios começarem ou darem continuidade às conversas com clientes, entendendo, ainda, as melhores formas de colocar em prática.
SMS Marketing: entenda mais sobre essa estratégia
O SMS Marketing, como o próprio nome sugere, é uma estratégia em que empresas comunicam seus clientes via mensagens em celulares, resgatando então uma forma de conexão que já foi amplamente popular.
É possível que você se lembre que, com os primeiros aparelhos celulares, uma das principais maneiras de se comunicar rapidamente com alguém era por meio de um SMS, formalizando uma conversa que durasse menos do que uma ligação telefônica.
A prática logo se tornou um ritual dos envolvidos com essa tecnologia, mas rapidamente foi sendo substituído por maneiras cada vez mais avançadas de contato, como por meio de aplicativos de conversa, que oferecem até hoje uma instantaneidade surpreendente.
Porém, especialistas do ramo do marketing passaram a perceber que, ainda que os conteúdos empresariais fossem repassados pelas formas mais populares atualmente, nem sempre aquela pessoa poderia responder a uma ação da forma rápida que era esperada.
Isso porque no dia a dia, ainda que tenhamos o costume de estarmos nas redes sociais, checarmos nossos e-mails diariamente e também ter a ênfase na verificação de publicidades, tanto online quanto de forma presencial, tudo acontece mais devagar.
Em um exemplo prático podemos ver que uma empresa de iluminacao de galpao com LED ao fazer uma comunicação por SMS, terá uma resposta mais rápida do consumidor, já que a mensagem que chega logo é avisada e visualizada por meio de um aparelho celular.
Fica então impossível deixar de verificar uma notificação que chega diretamente ao aparelho, sem nenhuma dependência de um aplicativo baixado, o que nem sempre é uma realidade para públicos, por exemplo, de pessoas mais velhas ou com menos tempo.
O SMS marketing então faz aquela mesma comunicação de uma mensagem enviada de um amigo para outro, mas utilizando estratégias de atenção imediata, com redações cativantes que informam e ao mesmo tempo impõe uma ação em quem visualizou.
É o caso de uma paciente de uma clinica fisioterapia esportiva que recebe uma promoção em suas consultas pelo SMS e se sente atraída naquele momento, o que a faz correr atrás de uma ação de compra ou até mesmo uma sinalização de interesse.
Com as ferramentas adequadas, como o caso de sistemas de automação em envio de mensagens, empresas têm sido mais presentes no dia a dia dos clientes, enviando mensagens que despertam, por essência, uma curiosidade e inquietude.
Quais as principais vantagens desse investimento
Para início de conversa podemos entender que o SMS tem uma função mais próxima com o cliente.
Afinal, quase sempre suas comunicações acontecem envolvendo uma conexão que já havia sido feita anteriormente, trazendo, por exemplo, um chamamento pelo nome.
Assim, no caso de uma empresa de aluguel de andaime com niveladora o SMS pode falar com o cliente de forma personalizada, entregando que de fato conhece o consumidor e está oferecendo algo que pode ser útil para ele naquele momento específico.
Em segundo lugar, a vantagem que o SMS agrega é a facilidade de ser recebido em um aparelho que está constantemente nas mãos do usuário.
Sendo assim, quando o SMS é enviado as chances dele ser aberto naquele instante são bem maiores em comparação com outros.
Isso faz com que os resultados que a empresa terá com a comunicação apareçam mais rápido do que no caso de um envio pelo Instagram, ou em uma postagem de uma loja de alimentacao coletiva empresas dentro de uma rede social voltada aos vídeos.
Logo, toda essa movimentação traz resultados mais rápidos para a empresa, e dependendo do segmento e do foco de atuação, essa qualidade pode ser essencial para que haja metas a serem batidas com mais agilidade, diminuindo o tempo de resposta.
As mensurações de dados e informações sobre essa estratégia, como o interesse em um anel de ouro 18k, se tornam mais fáceis de serem controladas quase que imediatamente, já que a ação rápida pode apressar todas as fases do processo de vendas tradicional.
Sendo assim, ao invés de ter um contato com o cliente, produzir um conteúdo para ele e esperar que ele fique interessado naquela proposta, o SMS consegue resumir muitas fases em apenas uma, entregando um interesse ou um descarte, sem muita demora.
Além disso, o custo benefício dessa ferramenta é um dos mais impressionantes.
Vale muito mais para uma empresa de veículos adicionar a categoria D apostar em SMS para uma série de clientes do que colocar esforços e dinheiro em longas campanhas publicitárias.
Tudo se torna ainda mais vantajoso porque as ações e as vendas podem acontecer mais rapidamente, conseguindo então pagar qualquer tipo de gasto que a empresa tenha na divulgação, cobrindo esse valor com facilidade e em um tempo hábil.
Em todos esses exemplos vimos o quanto o SMS Marketing pode ser importante para um negócio, ainda mais aqueles que não podem pagar por outras estratégias que os façam chegar rapidamente em seus clientes, o que gera maior confiança e crescimento.
Como começar a colocar em prática o SMS Marketing
Tudo que envolve o SMS Marketing pode ser considerado como fácil e prático de ser aplicado, assim que algumas técnicas essenciais são seguidas dentro das conformidades, por empresas dos mais variados ramos, como uma fabricante de afiadora de faca.
Veja a seguir tudo o que você deve se preocupar no momento da implantação e execução do SMS Marketing, conduzindo seu contato com o cliente de forma natural mas altamente estratégica:
Estude seu público-alvo
Assim como em qualquer canal de comunicação a ser utilizado como estratégia de vendas, o SMS precisa ter um público bem definido, e voltado aos interesses da empresa, entregando uma proximidade certa do público consumidor do negócio.
Por isso, antes de investir em um sistema de envio de SMS tenha certeza que seu público está sendo um usuário dessa ferramenta.
Faça isso também para garantir os caminhos de aquisição dos contatos telefônicos dos clientes.
Faça uma captação de dados
A captação de dados para envio de SMS pode ser feita por meio de outros meios de comunicação com o público, como:
- Formulário em sites;
- Campanhas em redes sociais;
- Banco de clientes já existentes;
- Eventos presenciais.
Com essas informações sobre o consumidor em mãos, fica mais fácil da empresa montar sua base, tendo para quem enviar essas comunicações.
Foque em um bom copywriting
Uma mensagem impactante é sempre uma boa opção em momento de agilidade de comunicação.
Por isso, além de considerar frases curtas nos envios, treine também seu copywriting, uma conhecida técnica de persuasão voltada para vendas.
Saiba a hora certa do envio
É importante ter em mente que nem sempre o usuário vai estar disponível para o recebimento de um SMS.
Visto que nem sempre uma pessoa pode estar acordada para ser impactada naquele momento, o que faz do horário comercial um aliado para as empresas.
Considerações finais
O SMS Marketing é uma ferramenta potente para contatos imediatos com clientes, e por isso tem sido cada vez mais implementado no dia a dia das vendas de uma empresa, principalmente em campanhas voltadas para a propaganda do negócio em si.
Assim, seguindo todas as normas relevantes para uma comunicação por mensagens, como conhecimento do público, aquisição de uma boa base de contatos, uma redação impecável e um horário certo de envio, seus resultados vão aparecer mais rapidamente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.