As frases de ação são mais conhecidas no marketing digital como CTA (Calls to Action) e suas aplicações serão demonstradas nesse artigo, bem como suas principais contribuições para uma estratégia de prospecção online.
Títulos bombásticos, geralmente, captam a atenção da audiência na leitura da primeira palavra, que costuma ser um verbo.
A sensação de urgência que certos títulos ou frases trazem é o objetivo de uma chamada para a ação, presente em muitas plataformas.
Esses recursos podem ser usados em vídeos, imagens, inícios de artigos ou botões estampados no site de alguma empresa.
Portanto, seu uso permeia todo o processo de criação e publicação de dados na internet.
Características das CTA
As frases de ação se diferenciam de outras técnicas de criação de conteúdo e por isso, não podem ser definidas apenas como a construção de textos curtos.
Cumprem um objetivo exato e possuem características chave, como as seguintes.
Verbos imperativos
Os verbos imperativos são a parte principal de uma frase de ação, como o nome indica, o recurso deve ter por objetivo instigar o leitor a realizar algo, seja ler um artigo sobre bloco estrutural cerâmico, inscrever-se em um serviço ou cadastrar-se em cursos.
A ideia é extrair o impulso de interagir com aquilo que é consumido, o objetivo da criação de conteúdo para a internet é, atualmente, oferecer uma experiência imersiva, onde o usuário possa sentir que conquistou um benefício real naquela comunicação.
Com a intensificação de discussões como a síndrome FOMO (Fear of Missing Out, medo de ficar fora) e a diminuição crescente do attention span dos usuários da web, cresce a pressão por um relacionamento mais consciente e saudável entre humano e máquina.
As empresas trabalham nessa questão para gerar um valor adicional àquele oferecido pelo produto ou serviço que vendem, como forma de não apenas ganhar clientes, como embaixadores do negócio.
Condensação da informação
Outro fator decisivo para a separação de uma CTA para qualquer outro tipo de produção de conteúdo é a capacidade de condensar informações em uma frase.
Quando se cria um título, por exemplo, é necessário selecionar o coração do assunto.
Títulos mais curtos recebem maior atenção do usuário e por consequência, é melhor ranqueado nos resultados de busca por um produto para limpeza de piso industrial, por exemplo, ou por algoritmos de recomendação em outras plataformas.
As frases de ação possuem um objetivo previamente definido e devem agir de acordo com o estipulado no planejamento estratégico.
A finalidade é garantir que ao final do conteúdo, o cliente realize determinada ação em relação a empresa.
É necessário, contudo, que o tema seja apresentado de maneira interessante.
Uma CTA pode nascer a partir de perguntas comuns entre os usuários de alguns produtos, como em um artigo que propõe responder perguntas sobre remédio manipulado para espinhas.
Por que as CTA são importantes?
As chamadas para ação podem ser incluídas em diversos produtos de marketing digital e publicidade, atuando em conjunto com uma equipe voltada para a identidade de marca, implementação de segmentação de público orgânica e outros aspectos.
Organização de sites
Os sites representam um conjunto vasto de páginas com funções distintas, que devem ser organizadas de modo a facilitar o acesso do usuário.
Esse processo é a construção de um sistema lógico e intuitivo onde um comando leva a outro.
Para uma empresa de injeção plástica que investe em CTA, a criação de um site da marca é um passo importante para a construção da jornada do usuário.
Essa jornada consiste nos locais por onde um potencial cliente passa antes de chegar até o produto.
Com mais de 40% da população mundial conectada à internet, a rede mundial de computadores hospeda uma infinidade de padrões de comportamento, interesses e rastros de navegação a qualquer momento, esses dados formam o Big Data.
Big Data é um fenômeno inédito na História da civilização, a oportunidade de coletar um volume gigantesco de informação sobre como os humanos atuam socialmente, a partir da criação de uma realidade virtual muito próxima às experiências do mundo físico.
Isso expande as possibilidades de atuação de ciências que trabalham com o comportamento humano a partir da coleta de evidências empíricas.
São essas a economia, a psicologia, a antropologia e por fim, a publicidade e a administração.
As empresas são organizações que trabalham em função dos desejos humanos. Sua função principal é suprir uma demanda por aluguel de caçamba de entulho, por exemplo, com qualidade. Portanto, conhecer o que um cliente deseja é um exercício social.
Os sites atuam como canais de coleta de certas informações dispersas em Big Data, estruturando esses dados a fim de extrair conclusões.
A jornada do usuário é o caminho, as condições ambientais que viabilizam esse tipo de experimento.
As páginas de entrada são o ponto de partida para o labirinto que são os sites. As frases de ação são sugestões que indicam o caminho que o usuário deve seguir, a organização de um site é, portanto, iniciada em sua landing page.
Entendendo o papel das landing pages
As landing pages são páginas simples, com um conjunto limitado de comandos que levam a áreas diferentes em um site.
Sua estrutura apresenta imagens de fundo, recursos visuais da marca e botões no seu centro, com descrições curtas e frases de ação.
Essas frases de ação podem levar o usuário a cadastrar-se em uma newsletter, a conferir os artigos de seu blog institucional, a analisar o catálogo ou entrar em contato com um vendedor. São recursos importantes para técnicas como o funil de vendas.
Geração de leads
Os leads são elementos críticos para qualquer estratégia de marketing e publicidade.
As abordagens de vendas se baseiam no contato iniciado pela empresa ou no contato iniciado pelo cliente interessado. Em cada caso, a definição de lead é diferente.
Estratégias que contam com o vendedor como o ponto de partida para a negociação com o consumidor consideram o lead como todo usuário que se encaixa no perfil de cliente ideal para umacaixa kraft personalizada, traçado por meio das pesquisas de mercado:
- Benchmarkings;
- Análise SWOT;
- Criação de persona de marca;
- Índice de satisfação do cliente por setor.
As técnicas marcadas pela atração do consumidor, onde o usuário desenvolve o interesse nos produtos de um estabelecimento gradativamente por meio da pesquisa orgânica, definem o lead como a parte da audiência que cede informações de contato à marca.
Portanto, a geração de leads acontece quando a empresa constrói um canal que ofereça benefícios ao usuário que estabelece comunicação.
O meio mais utilizado nessa prática é o e-mail, por onde é possível enviar mensagens de atualização e informativas.
As frases de ação exercem um papel fundamental no momento de converter um visitante interessado em lead.
Elas aparecem em landing pages, caixas de inscrição e API que permitem a interação do usuário com os itens de tela.
Por isso, as frases de ação são essenciais para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de atração, também conhecida como Inbound Marketing.
Alinhadas ao funil de vendas, essa técnica impulsiona ações de topo do funil.
O topo do funil é a parte inicial e mais extensa do processo, englobando todos os visitantes, sejam eles compatíveis com o público-alvo ou não.
Apenas com a conversão em lead, o consumidor pode avançar para os demais estágios, como em uma catraca academia.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é o conjunto de práticas que aumentam a qualidade e tornam mais atrativas peças geradas na internet.
Publicações para blogs, redes sociais e outros veículos de comunicação online dependem de conteúdo para construir valor.
Considerando que o tempo de atenção médio do usuário na web em cada publicação é menor que 30 segundos, os responsáveis pela criação de peças publicitárias devem conquistar a atenção do público imediatamente.
Condensar informação em uma frase é o que uma CTA faz no marketing de conteúdo, potencializando a capacidade persuasiva de títulos e frases que estampam fotos, desenhos e outros materiais gráficos, além de links em resultados de pesquisa.
Um título atrativo é questão de sobrevivência para o marketing de conteúdo, sendo este o cartão de visita que convencerá o usuário de consumir o resto da publicação referente a uma porta de enrolar com portinhola, por exemplo, influenciando decisões de compra.
UX/UI Design
A qualidade de uma página na web é definida pelo quão fácil e harmonioso é navegar pelo seu conteúdo.
No momento de construir o site, o designer é responsável por estabelecer estruturas UX/UI que conectam todas as partes da melhor maneira.
Como muitos termos em marketing, UX/UI corresponde a duas expressões em inglês: User Experience (experiência do usuário) e User Interface (interface de usuário).
Consiste na aplicação de princípios do design gráfico e da programação para criar sites responsivos.
As frases de ação podem surgir em brainstorms no momento de criação de um “esqueleto” de página.
Elas estampam botões e facilitam a leitura e entendimento de comandos, democratizando o acesso para diversos níveis de maturidade digital.
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Conclusão
Sendo assim, as frases de ação são um recurso valioso de marketing digital por sua versatilidade e alto poder de persuasão na produção de conteúdo publicitário.
Atuando em todo o processo de geração e qualificação de leads, a prática pode ser encontrada em qualquer plataforma.
Essa técnica de escrita é útil também para melhorar a capacidade de comunicação do redator e da equipe responsável pela prospecção do cliente.
O grande segredo das CTA é a sua simplicidade, ou seja, seu poder de transmitir informação de modo acessível.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.