O black hat, expressão utilizada para pontuar vilões do velho oeste que utilizavam chapéus pretos, é uma forma antiética e quase sempre enganosa de otimizar um site na internet.
Visto que funciona enganando os mecanismos do Google e trazendo más experiências para os usuários.
Dentro dessa questão, podemos entender que todas as preocupações do Google ao entender se uma página é de fato importante ou não, acabam sendo mal utilizadas.
Em meio às otimizações, quase sempre feitas a partir de mecanismos como utilização de palavras-chaves do negócio em títulos, descrições e conteúdos, usabilidade máxima de um site e até mesmo a programação que promove uma boa construção, existem as enganosas.
Sendo assim, são empresas e sites que mascaram um bom conteúdo e uma ótima experiência para seus usuários a partir de projeções que são aceitas pela tecnologia do Google.
Afinal, no momento em que a página de uma empresa de protocolo de qualificação de instalação é entendida como eficiente para um consumidor que pesquisa por soluções, tudo acaba sendo feito por meio de robôs e computadores, e não manualmente.
Isso acontece porque dentro da internet são muitas as páginas, e o filtro utilizado pelo Google e outros buscadores, caso fosse manual, não poderia acontecer propriamente.
Dessa forma, as tecnologias utilizam alguns mecanismos de identificação de páginas de qualidade, que incluem as noções de estratégias de otimização vistas acima, bem como a observação do comportamento do consumidor diante do acesso aos sites.
Por meio do black hat, páginas fazem uma camuflagem de um conteúdo de montagem de tubulação industrial, como de fato projetado, entregando apenas o que a tecnologia precisa entender como devida para aparecer em buscadores como resultados.
São muitas as formas de fazer black hat, mas entre suas principais estão a cópia de páginas de qualidade com outros domínios, links que levam a páginas e não a conteúdos que vão sanar dúvidas, conhecidos como spams, programação falsa, dentre outras.
Além disso, é bem comum encontrarmos em páginas de black hat uma inexistência de resolução de problemas, como informações e conteúdos ricos, de autoridade.
É provável que já tenha tido uma experiência do tipo, ao entrar em uma página que dizia resolver seus problemas no anúncio do buscador, mas ao acessá-la para buscar por um produto ou serviço, ou informações, sua experiência foi a pior possível.
Toda essa projeção é feita justamente para captar visitas, e tornar a página ainda mais poderosa, tentando de fato enganar os buscadores e seus mecanismos de análise.
Por que é importante tomar cuidado com a estratégia?
Como explicamos há pouco, o black hat é uma forma de otimização que vai contra os mecanismos ideias de uma página de conserto câmbio automático própria para atender as expectativas do cliente, focando apenas em um crescimento rápido e sem substância.
Em primeiro lugar, esse tipo de ação acaba trazendo um crescimento pouco capaz de reter de fato um cliente, afinal, você estará entregando informações falsas a ele.
Isso pode ser o maior prejudicado para criar de fato uma relação com um consumidor, ou até mesmo projetar uma página que seja genuinamente reconhecida na internet, seja pela venda de um produto ou pelos conteúdos de solução que oferece aos navegantes.
E engana-se quem acredita que o próprio Google não nota essas diferenciações a longo prazo.
A partir de uma análise de experiência desagradável dos usuários, que passam pouco tempo na página, seja ela existente ou não, ocorre o entendimento do black hat.
Isso faz com que o buscador passe a penalizar a página que praticou essa ação enganosa, podendo retirar completamente dos buscadores aquele domínio.
Outro ponto que deve ser considerado antes de tentar utilizar algumas das formas de black hat é a maneira como a página da sua empresa acaba sendo reconhecida como um spam, ou como um espaço onde não existe conteúdo de qualidade ou boa experiência.
Isso acontece porque, hoje em dia, uma das principais formas de entender se uma página na internet é boa ou não, se dá a partir do conteúdo que ela monta aos usuários.
Essa estratégia faz parte da construção de um público de uma empresa de instrutor para habilitados, que não apenas busca por ajuda para algum problema, mas também precisa ter um ponto de segurança em relação a informações relevantes na área.
Para ter a concretude disto, basta olharmos para páginas de informações e dados com as quais temos uma ligação fiel, ou seja, é de fato um espaço de audiência conquistada.
Sem essa preocupação, sua empresa poderá não criar mecanismos para ir além das páginas da internet, diminuindo vendas e estando até mesmo mal faladas dentro das experiências dos usuários, em especial por meio do Google, que sinaliza isso.
Maneiras de evitar cair no black hat
Dito isso, agora que entendemos melhor o que é o black hat e porque ele é tão prejudicial assim.
Seguiremos imaginando que existam pessoas que estejam utilizando as práticas para conseguir aumentar visualizações e garantir um espaço de outro nos resultados de pesquisas.
No entanto, a realidade se dá bem diferente. Muitas vezes pessoas sem experiência na utilização de otimizações e outras estratégias de criação de conteúdo acabam caindo em algumas ciladas, tanto por dicas maliciosas quanto por falta de conhecimento.
Para isso, separamos algumas formas de evitar o black hat, indo em direção contrária a qualquer uma de suas ações e fazendo com que sua página jamais caia nessa situação.
Conteúdos de qualidade
Esses são conteúdos bem estruturados, que potencializam a ligação com o seu público-alvo e de fato tiram dúvidas.
Além de entreguem melhores informações, especialmente vindas de autoridades no assunto, constroem com melhor forma uma boa otimização, que cresce ao longo do tempo.
Otimização em espaços essenciais
A otimização a partir do Search Engine Optimization (SEO) é o formato ideal a ser utilizado pelas empresas, colocando palavras-chaves corretas em mídias, textos e outras formas de confecção de palavras como brinde em acrílico, tendo a noção dos espaços ideais.
Sendo assim, as palavras devem ser utilizadas dentro de contextos próprios, onde haja entendimento, e não direcionando informações e conteúdos vazios.
Alta usabilidade de uma página
A usabilidade de uma página diz respeito à forma como o usuário se relaciona em meio a movimentação na mesma.
Vai desde o acesso de banners e páginas até a qualidade do conteúdo entregue, que agrega satisfação e compreensão.
Ter a compreensão dessa questão e viabilizar a melhor experiência em sua loja online ou site de pacote de cereal pode ser o ponto que faltava para criar um site bem otimizado.
Considerações finais
No texto acima entendemos mais sobre a prática de black hat, e porque ela é tão nociva para a criação de conteúdo online genuíno, que irá proporcionar a melhor otimização possível para sua página, além de um crescimento satisfatório de popularidade.
Por essas e outras, a melhor opção é contar com a projeção de conteúdos bem estruturados, baseados na riqueza de detalhes e no cuidado com a qualidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.