O marketing indireto é uma estratégia de marketing que tem como base a divulgação de um produto ou serviço, de maneira sutil, sem que ela esteja necessariamente dentro de um contexto publicitário.
É possível que já tenha assistido algum filme em que o personagem bebe um refrigerante conhecido ou entra em uma loja famosa para comprar alguma coisa.
Este é um exemplo clássico do marketing indireto, sendo muito comum em filmes, programas de televisão, eventos e até jogos esportivos.
Depois que você descobre do que se trata o marketing indireto, nunca mais assistirá filmes, séries, novelas ou jogará um jogo famoso da mesma forma.
Além disso, vai começar a reparar o quanto esse tipo de ação é comum em produções de todos os tipos.
O marketing indireto são ações sutis, mas que são capazes de trazer excelentes resultados.
Isso porque os consumidores são capazes de comprar um produto ou serviço apenas porque viram a marca em um programa de TV, por exemplo.
Sendo assim, você utiliza todo o potencial de uma produção para mostrar às pessoas as soluções que tem a oferecer.
Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar como você pode trabalhar o marketing indireto nos seus negócios, entender o seu conceito e dar algumas dicas sobre o assunto.
O que é marketing indireto?
Esse tipo de marketing nada mais é do que uma maneira de apresentar uma marca, uma empresa, bem como os seus produtos e serviços, de maneira sutil e totalmente fora do contexto publicitário.
A ideia central não é colocar a solução como destaque, mas, sim, de maneira subliminar e secundária, expondo-a de maneira mais branda.
Por exemplo, um fabricante de bobina térmica para impressora fiscal pode divulgar esse produto durante uma cena de novela em um escritório.
Como podemos observar, trata-se de um marketing que deixa o consumidor menos pressionado, ao mesmo tempo em que faz com que ele tenha uma aceitação maior da solução.
É por isso que o marketing indireto é conhecido como uma maneira mais leve e menos agressiva de impactar o público-alvo.
É importante dizer que o espectador não verá qualquer tipo de verbo imperativo nesse tipo de propaganda, tais como escreva assim compre ou aproveite.
Essas palavras são evitadas porque elas tornam o formato mais direto.
O resultado não é imediato, pelo contrário, a marca vai obter retorno futuramente, quando o consumidor estiver escolhendo os produtos em uma loja ou no supermercado.
Essa estratégia é poderosa para ativar o subconsciente do consumidor, fazendo lembrar de uma ou qualquer outra passagem que a marca se fez presente.
Portanto, estamos falando de uma ação capaz de gerar lembrança e retorno em longo prazo para a companhia.
Embora seja uma estratégia poderosa, uma empresa especializada em fachada de loja moderna ou qualquer outro tipo de organização deve ter em mente que o marketing indireto não substitui ou direto.
Trata-se apenas de uma alternativa para que a marca não fique saturada de ações diretas, convencionais ou agressivas.
É importante pensar que o consumidor é bombardeado por propagandas invasivas e que competem pela sua atenção.
Dentre os exemplos mais comuns que vemos no dia a dia estão:
- Propagandas na TV ou rádio;
- Anúncios nas redes sociais;
- Flyers;
- E-mail;
- Spams.
Veja bem, essas ações são todas muito importantes, entretanto, elas são tão populares que que o consumidor acaba desenvolvendo uma certa resistência.
É bom equilibrar as práticas com o marketing indireto porque ele é feito de maneira subliminar e possui menos rejeição do que as outras estratégias.
Mesmo assim, o marketing direto não pode ser deixado de lado, visto que é capaz de trazer resultados mais rapidamente.
Agora que você já sabe o conceito dessa prática, no próximo tópico, vamos mostrar algumas formas de trabalhá-la. Acompanhe a leitura.
Como trabalhar o marketing indireto
Uma gráfica que faça impressão digital camiseta pode trabalhar o marketing indireto de diversas formas, tais como:
Vídeos na internet
Essa prática é bem parecida com aquelas propagandas subliminares que vemos em filmes e novelas, no entanto, ela é aplicada aos conteúdos na web tendo como base o marketing digital.
Seu negócio pode fazer uma parceria com um youtuber, por exemplo, inserindo o seu logotipo no cenário de fundo usado para gravar os vídeos.
Ações publicitárias em estádios
Durante os jogos transmitidos pela TV, costumamos ver os estádios funcionando como vitrines.
Eles podem ser usados pelos anunciantes como um canal para expor a sua marca em placas publicitárias que ficam na beira do campo.
Também é possível fazer isso em espaços ao redor das arquibancadas. Com isso, o negócio especializado em bolo caseiro de chocolate tem a oportunidade de expor os seus produtos não apenas para quem está no campo, mas também para os telespectadores.
Produções televisivas
Séries e novelas feitas para a televisão são ótimas oportunidades para fazer marketing indireto.
Portanto, se você preferir, também pode expor as suas soluções nos filmes e séries feitos pelas plataformas de streaming.
O ideal é conhecer bem o seu público-alvo para saber o tipo de conteúdo e o canal que eles costumam acessar.
Agora que você já sabe como pode trabalhar o marketing indireto, no próximo tópico, vamos mostrar algumas dicas dessa estratégia. Continue a leitura.
Dicas de marketing direto
Uma gráfica de bloco de pedido personalizado pode trabalhar essa estratégia por meio de diferentes práticas, tais como:
1. Publicações nas redes sociais
Se você construir bem o seu perfil nas redes sociais é um item valioso para trabalhar as estratégias de marketing indireto.
A web é o melhor canal para interagir diretamente com a sua audiência.
Agregue valor aos seus perfis nessas plataformas publicando conteúdos úteis e valiosos para os seus seguidores.
Dessa forma, eles vão interagir e compartilhar, o que aumenta as chances de conquistar mais seguidores de maneira orgânica.
Entretanto, é importante lembrar que nas redes sociais as pessoas não estão interessadas. Assim sendo, o marketing estratégico é uma excelente opção.
2. Fazer parcerias com digital influencers
Atualmente, os influenciadores digitais estão em alta, principalmente em plataformas como Instagram e YouTube. São usuários que possuem um grande número de seguidores em suas contas.
Por serem pessoas influentes, eles são capazes de promover a sua marca de maneira mais assertiva.
Portanto, se eles falarem, por exemplo, sobre uma assistência técnica TV, vão levar essa empresa ao conhecimento de muitas pessoas.
Mas, é importante lembrar que para que o marketing indireto dê resultados, ele precisa ser feito com frequência. em outras palavras, não adianta aparecer em um dia e não aparecer nunca mais.
3. Criar conteúdos ricos
Uma das principais estratégias de marketing de conteúdo, que se refere à produção de conteúdo rico e relevante a determinado público-alvo.
Ele não é centralizado apenas em um produto ou serviço, mas tem foco nos problemas das pessoas e de que maneira a marca pode levar soluções até elas.
A informação pode ser transmitida por meio de blogs, podcast, testes, eventos ao vivo, infográficos, dentre outras possibilidades.
Ao oferecer seus conteúdos, uma empresa especializada em comunicação visual para carros consegue capturar e-mails e outras informações que facilitam a venda.
4. Patrocínio
Outra forma muito inteligente de fazer marketing indireto é patrocinando eventos, feiras, workshops, entre outros do tipo.
Seu negócio terá oportunidade de distribuir de maneira oficial os seus produtos e serviços, por meio de estandes e outras possibilidades.
A marca pode conseguir mais visibilidade nos painéis de patrocinadores, conhecidos como backdrops.
São equipamentos utilizados como plano de fundo para os eventos, apresentando ações, premiações e entrevistas coletivas.
O objetivo dessa prática é expor midiaticamente a pessoa que está sendo entrevistada fotografada.
5. Camisetas de time
Costumamos ver muitas empresas, como uma marca de instalação de internet, fazer suas propagandas em camisetas de times.
É uma forma de ter uma grande exposição, visto que muitos jogos são exibidos pela televisão.
Além disso, seu negócio tem a oportunidade de criar engajamento entre os torcedores do time.
6. Jogos
Também existe a possibilidade de divulgar a sua marca em jogos ou online.
Os games estão cada vez mais populares, o que significa que a sua marca terá uma ótima visibilidade e ainda pode garantir sua credibilidade no mercado.
Não é necessário ser uma empresa grande para apostar nessa prática, entretanto, é importante conhecer bem a sua audiência antes de investir.
Conclusão
Portanto, marketing indireto é uma aposta inteligente para as empresas que querem permanecer na mente dos consumidores.
É tão eficaz que vem sendo usada por organizações dos mais variados setores, pois os canais utilizados podem impactar diferentes tipos de público.
Para variar um pouco as estratégias e ser uma empresa menos invasiva, o ideal é investir nas ações desse tipo de marketing.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.