Não é de hoje que o Storytelling é usado nas campanhas de marketing. É comum nos depararmos com histórias cativantes, inspiradoras e que nos despertam inúmeras sensações. É justamente esse o propósito!
De certa maneira, o trabalho com marketing de conteúdo é muito próximo do que faz um escritor. É preciso ter criatividade, inspiração, saber transmitir mensagens e despertar o interesse de quem lê.
Por isso, o storytelling surge como uma técnica que ajuda a melhorar o seu texto e, desse modo, contribuir significativamente para os bons resultados da estratégia de divulgação.
No artigo de hoje, saiba qual a importância de desenvolvimento um storytelling na sua estratégia de marketing digital e conheça algumas dicas para contar histórias cativantes. Acompanhe a leitura!
O que é o storytelling?
O storytelling significa, literalmente, “contar histórias”. Diante disso, podemos definir a estratégia como a arte de contar, desenvolver, criar e adaptar narrativas, com base em alguns elementos específicos, como:
- O personagem;
- O ambiente;
- O conflito;
- A mensagem.
A intenção é relatar algum acontecimento, com começo, meio e fim, para transmitir o conteúdo de forma inesquecível e, com isso, conectar-se emocionalmente com o leitor.
Vamos imaginar que a intenção da sua empresa é divulgar um novo projeto de sala comercial, por exemplo.
Ao invés de um anúncio tradicional, como estamos acostumados a ver na televisão ou no rádio, pense em uma campanha com storytelling.
Vamos acrescentar um personagem (Ana), que está em busca de uma sala nova (o seu produto/ambientação), porque o seu antigo escritório está com muitos problemas de infiltração (conflito), algo que está afetando a produtividade dos colaboradores.
Com isso, ao fazer um projeto (mensagem da história) e cotar o preço para locação de espaço comercial, Ana percebeu o quanto uma sala bem desenvolvida faz diferença para o seu negócio e contribui para aumentar a rentabilidade da empresa.
Claro que aqui apresentamos um texto bem simplório, somente para mostrarmos como os elementos da história se entrecruzam no enredo, mas já dá para perceber como o storytelling funciona.
Por que usar o storytelling na minha campanha?
Conectar-se emocionalmente com o seu leitor é a chance de conquistar uma venda. Os seres humanos agem muito pela emoção e, por esse motivo, às vezes é preciso cativá-los com um toque de sensibilidade.
O storytelling vai muito além disso. Ele gera uma identificação e a sensação de pertencimento. Os clientes se sentem representados pelo herói, como se aquela história fosse escrita com base em suas experiências pessoais.
Imagine que você está procurando justamente por uma sala de reunião pequena, porque seu escritório está com problemas estruturais e, de repente, se depara com a história de Ana. A identificação é certeira!
Abaixo, confira algumas das principais vantagens de usar o storytelling e o porquê a estratégia é tão eficiente para as campanhas de marketing.
1 – Leva o público em uma jornada
Com o avanço da internet, o usuário tem à sua disposição uma série de informações, apenas com um toque no celular. Por isso, ele busca algo que vá além!
Quando você pensa na experiência do usuário e conta com um storytelling bem desenvolvido, o público se sente envolvido por aquela história e, como consequência, o seu conteúdo vai se diferenciar daquele mundo de informações online.
Afinal de contas, é muito mais interessante ler a história de Ana, em busca do seu projeto ou um projeto de Stand, do que um anúncio publicitário.
2 – Seduz a sua audiência
A comunicação humana sempre foi feita de histórias. Desde pequenos, somos ensinados através de contos de fadas contados pelos mais velhos, ou então, pelas famosas “histórias de vida”, que mostram uma superação.
Por isso, é muito mais fácil transmitir uma mensagem em storytelling.
Acredito que você ainda lembre-se da história de Ana. Isso não acontece com propagandas tradicionais, pois é muito mais fácil esquecer esse tipo de conteúdo.
Claro que isso não quer dizer o abandono total da publicidade comum. Você ainda pode fazer a impressão digital colorida de um panfleto de divulgação, por exemplo.
Mas, no marketing digital, há a possibilidade de explorar novos mundos! Então, por que não fazer isso com uma boa história?
5 dicas para produzir um bom storytelling
Muitas marcas são reconhecidas no mercado pela construção de um bom storytelling. Elas foram capazes de transformar as suas narrativas em histórias contadas em todo o mundo, inspirando pessoas e contribuindo para a geração de leads.
Mas como fazer um bom storytelling? Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas. Confira abaixo!
1 – Concentre-se em uma ação
A história deve mostrar o que acontece com o protagonista, mas envolver algumas ações, como a perseguição de um personagem, conflitos de amor, justiça, amizade, pode ser a “cereja do bolo” para atrair os leitores.
Sem ação, sua história pode acabar ficando muito chata e maçante.
Vamos a um exemplo: na primeira história, durante uma entrega expressa motoboy, o entregador sofreu um incidente e ninguém conseguia contatá-lo. Finalmente, ao conseguir contato, descobrimos que ele não se machucou, mas que o celular dele havia quebrado.
Na segunda, o motoboy somente desviou de um carro e seguiu em frente. Qual das histórias parece mais interessante?
Tenho certeza que você pensou na primeira. Isso porque a narrativa conta com uma ação, conflito e mistério. Ao contrário da segunda, que é simples e parada.
2 – Use um formato adequado
A internet trouxe várias possibilidades para a criação de histórias. Hoje em dia, não precisamos usar apenas um texto corrido, mas mesclar vários elementos e formatos, como áudio, imagem, vídeo, ilustrações, etc.
Por isso, é importante produzir uma história levando em conta o formato. Por exemplo, ao produzir um conto para ser ouvido, é necessário ter atenção ao tom de voz. Já para texto, o formato da linguagem conta muito.
Além disso, é preciso ter atenção à própria estrutura narrativa.
Pense por um minuto: se você vai criar um banner para vitrine, não vai usar o mesmo texto de um artigo de blog, não é mesmo? O mesmo vale para o storytelling!
3 – Tenha sempre um elemento humano
As histórias mais poderosas são aquelas que despertam sentimentos nos leitores. Por esse motivo, é importante trazer elementos humanos para a narrativa, incluindo personagens reais, em situações cotidianas.
Por exemplo, um vídeo de um cego enxergando pela primeira vez após um transplante de córnea é muito mais eficaz do que trazer dados de pesquisas científicas.
É esse elemento humano que irá gerar a identificação, seduzir e atrair o público.
4 – Controle o ritmo do enredo
Uma história muito devagar pode gerar o desinteresse da audiência. Mas, se você também só colocar ação e desenvolver o enredo muito rapidamente, as pessoas não irão acompanhar e nem se identificar com a narrativa.
Por esse motivo, é importante controlar o ritmo da história, conforme os conflitos vão aparecendo e a tensão vai aumentando, para chegar em uma resolução.
Não apenas na estrutura da narrativa, o ritmo também refere-se à forma como se conta, oralmente, uma história. É preciso ficar muito atento a isso quando se trabalha com vídeos ou conteúdos em áudio.
Afinal de contas, ao contar uma história em um projeto de stand ao vivo, por exemplo, é preciso considerar que a voz é o meio. Portanto, ter cuidado no ritmo e na entonação também é fundamental para o storytelling.
5 – Torne a história pessoal
O público se identifica com empresas mais humanas, isto é, que não têm medo de mostrar falhas e problemas. Isso mostra que, por trás da marca, há pessoas trabalhando.
É justamente essa ligação que desperta a identificação do público com o seu negócio, contribuindo para melhorar a imagem do seu empreendimento no mercado.
Sendo assim, use casos reais, acontecimentos da própria empresa e que ocorreram com o seu cliente. Além de ser uma forma de tornar a história mais real, é possível despertar essa sensação de empatia e reciprocidade da audiência.
Conclusão
O storytelling é uma estratégia de marketing digital muito conhecida. Embora não seja uma técnica recente, a internet abriu possibilidades para explorar ainda mais a contação de histórias, introduzindo elementos que despertam ainda por cima a curiosidade do público.
Não se pode esquecer que uma boa história é feita, principalmente, de pessoas.
É o elemento humano que faz toda a diferença, sendo capaz de gerar sensações, emoções e criar laços afetivos da audiência com a sua marca.
Por isso, escreva com emoção e não tenha medo de usar a criatividade. Não vai demorar muito para você perceber o quanto o storytelling vai ajudar no marketing da sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.