Remarketing é uma estratégia muito conhecida entre profissionais e empresas que investem em estratégias digitais. Ele está se tornando cada vez mais importante por conta dos altos índices de conversão que oferece para os negócios.
Mas mesmo diante de sua eficácia, ainda é muito comum ver profissionais e organizações que deixam essa prática de lado. Mas isso faz com que percam muitas oportunidades, principalmente de aumentar as vendas.
O remarketing é uma excelente estratégia para alcançar pessoas que já mostraram interesse pelos produtos e serviços, portanto, deve fazer parte do planejamento de marketing digital.
Divulgar produtos e serviços é necessário para que a marca leve ao conhecimento do público as soluções que disponibiliza no mercado. É assim que ela vai atrair pessoas que estejam procurando aquilo que oferece.
A partir do momento em que um usuário demonstra interesse por um anúncio, mas por alguma razão não realiza a compra, é necessário trabalhá-lo para que finalize esse processo, e é justamente aqui que entra o remarketing.
Mas para aproveitá-lo, é necessário conhecer seu significado, sua importância para as empresas, seus impactos nos negócios e como fazê-lo do jeito certo.
Tópicos do Artigo:
Afinal, o que é remarketing?
Remarketing nada mais é do que uma estratégia de marketing digital que mostra anúncios feitos no Google Ads e outros conteúdos para pessoas que em algum momento demonstraram interesse pelos produtos e serviços.
Seu objetivo é aumentar as conversões, por isso, são anúncios exibidos para os consumidores depois que eles pesquisaram sobre algum produto ou serviço.
É uma forma de melhorar as vendas do negócio porque a maioria das pessoas que visita um site pela primeira vez não costumam comprar de imediato.
Por exemplo, se alguém está pesquisando sobre cuidador de deficiente físico, pode ter várias intenções por trás, desde contratar esse profissional até fazer um curso de cuidador.
O próprio Google divulgou um levantamento de sua plataforma de anúncios mostrando que os indivíduos que não são convertidos na primeira visita correspondem a 97% dos visitantes de uma plataforma de vendas.
Aplicando isso às vendas complexas que possuem uma jornada de compras mais alta, as conversões são ainda menores. É nesse momento que a companhia deve investir em remarketing para que seu anúncio volte a aparecer para o usuário.
Por que o remarketing é importante?
A estratégia é muito eficiente porque se trata de uma ferramenta para as campanhas e ações online das marcas. É por meio dela que a organização vai promover seus produtos e serviços, além de estimular e potencializar as vendas no site.
Consequentemente, o retorno sobre os investimentos (ROI) de um fabricante de concreto pronto para laje vai aumentar, e isso independe do porte ou segmento de atuação.
Um dos maiores benefícios do remarketing é mostrar a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento mais apropriado. Em outras palavras, o negócio alcança indivíduos que estão propensos a comprar os produtos e serviços.
Isso aumenta as chances de conversão e os próprios gestores podem criar anúncios de maneira rápida e prática, segmentando o público com base no perfil dos clientes para aumentar a visibilidade e melhorar os investimentos.
Os impactos do remarketing
Diante da função do remarketing e de sua importância, não é difícil imaginar os impactos que ele pode provocar nos negócios, e entre eles estão:
Reforça a imagem da marca
As pessoas navegam no site sem fazer uma conversão por várias razões, por exemplo, quando estão apenas pesquisando por pura curiosidade ou quando estão comparando preços.
Uma pesquisa realizada pela CMO da Adobe mostrou que 30% das pessoas reagem positivamente aos anúncios redirecionados, contra apenas 11% que reagem de maneira negativa.
Essa estratégia é uma forma de lembrar aos indivíduos sobre seus interesses, usando anúncios direcionados e compatíveis com as soluções procuradas por eles.
Permite focar nos anúncios
Outro grande benefício dessa estratégia é o fato de que ela segmenta diretamente os usuários que de alguma forma expressaram interesse pelos produtos e serviços.
De acordo com o Google, um fabricante de perfil estrutural aço galvanizado pode criar várias listas de remarketing que serão aplicadas em casos específicos, por exemplo, para visitantes que colocaram alguma coisa no carrinho, mas não compraram.
Nesse caso, a marca pode oferecer um desconto especial, além de outras práticas para aqueles que realizaram algum tipo de interação com ela. Isso acaba gerando mais incentivos para que o visitante retorne ao site.
Mais economia
Essa estratégia é uma das mais econômicas que existem, mas a partir do momento em que o negócio atinge alguém que demonstrou interesse naquilo que oferece, acaba gastando menos dinheiro do que ao tentar impactar consumidores do zero.
Para uma escola de jardim de infância, o custo total para essa prática vai depender da estratégia geral de marketing digital, só que existem outras estratégias que ajudam a economizar.
É possível combinar o remarketing com segmentação contextual para garantir que aquilo que está sendo apresentado aos clientes em potencial seja realmente relevante para o momento.
Aumenta as chances de conversão
Quando o usuário encontra o caminho até o site ou aplicativo, a marca já superou a etapa de se conectar com o público. O remarketing vai servir para aumentar as chances de transformar o lead em cliente.
Ele vai incentivar as pessoas a procurarem a marca, antes de partir para a concorrência, e existem casos de negócios que conseguiram aumentar suas taxas de conversão em 60% agindo dessa forma.
Isso porque os anúncios, além de lembrarem as pessoas sobre a empresa, ainda levam o usuário para a página de onde ele saiu, e isso se mostra como uma excelente estratégia para aumentar as conversões.
Amplia o alcance
Ao fazer remarketing, um fabricante de porta versatik 3 folhas não está limitado apenas a internet, pois pode alcançar pessoas que acessam diariamente cerca de 2 milhões de sites e aplicativos, por meio de diferentes dispositivos.
Um exemplo disso é a possibilidade de segmentar visitantes anteriores no YouTube ou pessoas que assistiram aos vídeos na plataforma, por meio de vídeos ou anúncios gráficos que são exibidos enquanto eles assistem outros conteúdos.
A marca também pode usar textos e imagens em seus próprios anúncios na rede de display do Google.
Mas como fazer remarketing?
Alguns acreditam que fazer remarketing é apenas criar novamente alguns anúncios e enviar para quem acessou o site, mas não é bem assim. Também é muito importante seguir algumas dicas para potencializar a estratégia. São elas:
Remarketing na rede display
Uma empresa de locação de tendas personalizadas para eventos pode trabalhar a rede de display do Google, que nada mais é do que um grupo de sites parceiros com espaço para mídia online.
É nesses espaços que a organização vai divulgar banners que vão impactar os usuários certos e que estão presentes em sua lista de remarketing.
O maior diferencial dessa opção é que ela oferece banners de diferentes tamanhos em imagens, ao contrário do que acontece na rede de pesquisa.
Rede de pesquisa
Para criar remarketing na rede de pesquisa, a companhia só pode usar um formato padrão com texto limitado. Quando o usuário fizer uma pesquisa relacionada àquilo que a marca vende, seu anúncio vai aparecer para ele.
O maior diferencial dessa opção é que ela gera impactos para pessoas que estão pesquisando novamente sobre um assunto, algo que aumenta muito as chances de conversão.
Por outro lado, na rede de display, um anúncio sobre cabo de alimentação notebook samsung vai aparecer mesmo quando as pessoas não estão pesquisando nada.
Trabalhar os estágios do funil
Independentemente do tipo de anúncio que a organização vai criar, ela precisa se basear nos estágios do funil de vendas. São eles:
- Consciência;
- Consideração;
- Compra;
- Fidelização.
A consciência é quando o usuário pesquisa sobre o assunto, mas não tem intenção de compra. A consideração fala sobre pessoas que já estão pensando em comprar, enquanto a compra, como o próprio nome sugere, é o fechamento do negócio.
Por fim, uma marca de kit porta de correr drywall também pode trabalhar a fidelização que é quando a intenção é fazer conversões no futuro.
O remarketing precisa seguir essas etapas para levar os usuários para a próxima fase da jornada de compra, e isso se aplica tanto ao Google quanto ao Facebook Ads.
Considerações finais
Uma pessoa que acessou a plataforma de vendas da marca e não finalizou a compra não é um caso perdido, muito pelo contrário, se mostra como uma excelente oportunidade de venda.
O remarketing é uma prova disso, pois é uma estratégia capaz de aumentar as conversões com usuários que em algum momento demonstraram interesse pelos produtos e serviços.
Eles só precisam de um pouco mais de estímulo para finalizarem o processo e para que o negócio alcance seu principal propósito: vender.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.