CRM e ERP são duas ferramentas que trabalham com recursos distintos, mas seu propósito é facilitar a gestão de negócios e trazer mais rentabilidade. Com tudo, existem muitas dúvidas em relação às suas diferenças.
O gestor de marketing precisa ter compromisso com resultados e para que seja possível alcançá-los, é necessário ter um bom relacionamento com os clientes e um dos recursos que auxiliam nesse processo é o CRM.
Mas a organização também precisa fazer a gestão de processos e estabelecer uma comunicação clara entre todos os departamentos, e o sistema ideal para fazer isso é a ferramenta ERP.
Ao longo do tempo, esses processos começam a gerar dúvidas sobre qual ferramenta escolher, mas a verdade é que ambas trazem benefícios para a companhia. Por essa razão, se for possível, o ideal é investir nas duas.
Mas nem todos os negócios têm condições de trabalhar com todas as opções, assim sendo, na hora de escolher, é necessário compreender quais são as diferenças e entender qual melhor se adequa para as necessidades do empreendimento.
Para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, este artigo vai mostrar o que é CRM, quais são suas vantagens, o conceito de ERP e suas vantagens, as diferenças entre eles e por que trabalhá-los juntos.
Conceito e vantagens do CRM
CRM é uma sigla para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Trata-se de um conjunto de práticas, tecnologias e estratégias focadas no relacionamento com o cliente.
Todo o processo usado por empresas de diferentes tamanhos é centralizado na plataforma, permitindo algumas ações, sendo as principais delas:
- Analisar as interações com os clientes;
- Antecipar-se às necessidades e desejos;
- Melhorar a rentabilidade;
- Aumentar as vendas;
- Personalizar campanhas.
Para um fabricante de rádio de comunicação profissional, é uma forma de fazer uma gestão 360° de vendas, bem como atendimento ao cliente, marketing e outros pontos de contato.
Dentre suas vantagens está a organização de processos e isso é possível porque a plataforma possui um conjunto de funcionalidades que ajudam a estruturar o processo, oferece encadeamento lógico e traz mais eficiência para as atividades do setor.
A equipe passa a atuar de maneira alinhada, padronizada e com baixos riscos de erros ao tratar qualquer assunto com os clientes.
Outra vantagem é o aumento da produtividade, visto que a automatização de tarefas e a agilidade de acesso às informações importantes tornam o trabalho mais dinâmico, poupando tempos e recursos e melhorando o relacionamento com os clientes.
O CRM reúne funcionalidades que ajudam a gerir as oportunidades dentro do funil de vendas e os vendedores ficam mais atentos ao que precisa ser realizado.
O sistema emite avisos e lembretes que evitam esquecimentos em relação ao processo de atendimento. Um fabricante de escapamento 4 polegadas caminhão também tem acesso a outras vantagens, como compreender melhor a jornada do consumidor.
Conceito e vantagens do sistema ERP
ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, um sistema amplo que costuma ser integrado à gestão empresarial. Costuma ser formado por módulos que unifica os setores internos da companhia, promove integração e automatiza ações.
Seu principal objetivo é integrar as equipes, trazer mais fluidez para a comunicação, agilizar o trabalho e gerenciar melhor os recursos disponíveis. Tudo isso promove a economia e aumenta o faturamento.
Bem entre suas principais vantagens está a integração de áreas, pois é muito comum encontrar dentro das organizações setores que trabalham separadamente e não possuem uma boa comunicação entre si.
Ao longo do tempo, isso acaba trazendo retrabalhos, tendo em vista a necessidade de buscar os mesmos dados por parte das áreas internas. O ERP integra e distribui as informações para todos e a companhia consegue reduzir gargalos.
Outra vantagem é a redução de custos, uma vez que os recursos e o tempo dos profissionais precisam ser bem aproveitados. Se isso não for feito, os impactos no caixa começam a ser sentidos.
É fundamental trabalhar de maneira eficiente, automatizar tarefas repetitivas e produzir mais sem precisar gastar muito.
Um fabricante de prensa jacaré também consegue aumentar sua produtividade tendo em vista que várias ações manuais são automatizadas, como a busca de dados de outros setores e formatação de relatórios.
A ferramenta também traz relatórios que ajudam a tomar decisões embasadas em números, permitindo que a equipe acompanhe o que está sendo feito e evitando ações que não estão relacionadas com o objetivo da companhia.
Diferenças entre ERP e CRM
As pessoas costumam confundir o conceito e a função dos sistemas ERP e CRM, mas entender suas diferenças é muito simples. ERP é um recurso muito abrangente e voltado para a gestão integrada dos setores empresariais.
Ele é usado para gerar resultados conjuntos e o manuseio de informações de maneira eficiente. Também é focado no aprimoramento da condução interna da companhia, por outro lado, o CRM é voltado para as áreas de marketing e vendas.
Seu maior objetivo é aprofundar a relação com o público do negócio, tendo como foco otimizar uma parte específica da cadeia produtiva para que os resultados sejam mais satisfatórios, além de ajudar a manter os clientes.
O ERP também possui foco interno, visto que seu principal objetivo é a gestão das informações internas que regem a corporação de maneira automatizada, algo que engloba praticamente todos os setores da companhia.
Por outro lado, ao usar o CRM, uma empresa de portaria virtual tem como objetivo melhorar o trabalho dos setores comerciais. Profissionais de marketing e vendas utilizam muito esse recurso para seu plano de ação.
É assim que eles conseguem bater as metas de faturamento ao longo do mês, ademais, tanto o CRM quanto o ERP são ideais para substituir planilhas e blocos de papel que costumam ser usados pelas organizações que gerenciam os negócios manualmente.
Mas ao passo em que o ERP tem foco interno, o CRM tem foco externo, ajudando a buscar novos clientes e a concretizar negócios.
Por que usar os dois recursos?
Uma empresa especializada em laudo técnico pericial de insalubridade e periculosidade deve trabalhar esses sistemas juntos porque ambos são essenciais nas atividades internas da corporação.
A integração entre eles traz impactos significativos no negócio como um todo. Por exemplo, se o setor comercial for integrado ao departamento financeiro, poderá concretizar as negociações de maneira mais ágil e segura.
Sem falar no fato de que o contato com os clientes e potenciais clientes também é muito beneficiado, uma vez que a corporação terá uma estrutura padronizada, capaz de otimizar as rotinas administrativas, como a gestão eletrônica de documentos.
Outro exemplo prático da integração entre CRM e ERP são pedidos de compras feitos para o setor comercial e que precisam ser encaminhados ao estoque.
Nesse caso, um fabricante de esquadrias de alumínio na cor bronze consegue ganhar mais tempo para separar e entregar os itens, por meio de um fluxo de informações muito mais claro e objetivo.
Os indicadores de desempenho e produtividade trazem uma visão ampla para o gestor que poderá acompanhar os pontos positivos e os processos que devem ser melhorados dentro da companhia.
Isso é possível porque todas as estratégias estarão alinhadas às metas da empresa. Dessa forma, as equipes de vendas estarão sempre atualizadas em relação às mudanças internas, precificação, entre outras informações.
Os profissionais também conseguem se adaptar às mudanças e à melhor maneira de atuar para que ocorra uma troca rica e cuidadosa.
Em qual sistema investir
Uma empresa de comodato máquina café pode ter dúvidas sobre em qual sistema investir, mas para resolver essa questão, a coisa mais importante é entender que eles possuem funções distintas.
O sistema ERP é voltado para a integração de processos comerciais, enquanto o CRM tem como foco o relacionamento com clientes e leads.
É fundamental avaliar o momento em que a organização está vivendo, e com base nessa análise definir quais são as demandas mais urgentes, assim, fica muito mais fácil chegar ao sistema adequado.
Para as clínicas de recuperação para alcoólatras, o uso de um CRM vai reduzir seus gastos, otimizar o tempo de busca de informações e documentos, facilitar o treinamento da equipe e aumentar as vendas.
Por outro lado, ao usar um sistema ERP, vai reduzir os custos com tecnologia da informação, aumentar sua produtividade, melhorar a gestão de estoque e fazer um gerenciamento financeiro e tributário mais eficaz.
Considerações finais
Hoje em dia, as empresas contam com diversos recursos tecnológicos para melhorar seus processos internos e alcançar bons resultados, e entre as opções mais procuradas estão os softwares CRM e ERP.
Como visto ao longo do artigo, eles possuem funções e propósitos diferentes, mas ambos são indispensáveis para melhorar as atividades dentro da corporação, reduzir custos e alcançar bons resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.