Comunicação e marketing são duas áreas que costumam ser confundidas ou tratadas como sinônimos, mas cada uma possui suas particularidades e compreendê-las é fundamental para fazer um bom planejamento.
Quando o marketing é bem-feito, trabalha com boas estratégias de comunicação, algo fundamental para que os investimentos sejam um sucesso, independentemente do segmento de atuação do negócio.
Hoje em dia, é muito comum falar sobre a importância de ambos, mas não são todos os gestores e empreendedores que compreendem a relação e a diferença entre eles.
Marketing e comunicação não são sinônimos, visto que cada um possui suas características e elas precisam ser entendidas para que as ações tragam os resultados esperados.
Quando o negócio conhece as diferenças entre esses conceitos, vai direcionar melhor os esforços corporativos para estratégias que realmente fazem a diferença. Assim sendo, o papel dos gestores é buscar conhecimento sobre o assunto.
Eles precisam saber qual é o conceito de marketing, o significado de comunicação, de que maneira eles se relacionam, além de compreender o que é comunicação integrada ao marketing, e é justamente sobre isso que o artigo vai falar.
O que é marketing?
Marketing é uma área que tem como foco gerar valor sobre produtos e serviços, e sobre a própria marca, tendo como propósito conquistar e fidelizar clientes.
Suas atividades servem para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas de valor com os consumidores, clientes e com a sociedade de modo geral. A definição mostra a abrangência e o foco dessa atividade que não é apenas vender produz.
Na verdade, o marketing também deseja gerar valor e melhorar a percepção dos consumidores em relação ao custo-benefício oferecido pela empresa.
Ao investir em marketing, uma lavanderia mais perto de mim consegue identificar desejos e necessidades que ainda não foram preenchidos.
Suas práticas definem, medem e quantificam o tamanho do mercado e o potencial de lucro que ele traz, além de apontar segmentos que são capazes de promover os produtos e serviços mais apropriados para o público.
Em outras palavras, o grande objetivo do marketing é suprir as necessidades das pessoas e gerar lucros para as empresas.
O que é comunicação?
Dentro do universo empresarial, a comunicação é classificada como um dos elementos mais importantes de marketing. Faz parte do escopo de promoção e está relacionada ao cliente e à forma como o produto é apresentado ao público.
Conta com inúmeras ferramentas, trazendo maior destaque para a publicidade e a propaganda, e os profissionais da área de comunicação podem fazer análises do produto, tendo como foco melhorias estratégicas de apresentação.
As estratégias de comunicação de uma empresa de coleta de lixo hospitalar empresas precisam estar de acordo com os planos delineados dentro do marketing, além do mais, pode ser feita tanto em canais online quanto em canais offline.
Dentre os métodos de divulgação fora da internet estão diversas estratégias que já são conhecidas pelo público e pelas marcas, como:
- Propagandas no rádio;
- Propagandas na TV;
- Panfletagem;
- Outdoor.
No que diz respeito às estratégias de comunicação dentro da internet, o processo pode ser realizado nas redes sociais, e-mail marketing, mecanismos de busca, entre outros.
Relação entre marketing e comunicação
Quando o assunto é comunicação, existem diversas dúvidas, visto que ele realmente está bem próximo do marketing e é muito comum ver profissionais de ambas as áreas trabalhando na mesma equipe.
Isso gera dúvidas nos gestores e empreendedores, mas também pessoas que estão interessadas em seguir uma dessas carreiras.
A relação entre eles é que o marketing é responsável pela promoção direta de produtos e serviços, enquanto a comunicação é a forma como essas soluções serão anunciadas para que cheguem até o público-alvo.
São áreas que caminham juntas, visto que só existe comunicação se antes houver um estudo de mercado feito pelos profissionais de marketing.
Quando um fabricante de bateria estacionária 70 amperes investe em marketing, seu foco é a parte de negócios e ele funciona por meio de análises e estudos profundos sobre diversos assuntos.
Por exemplo, o marketing vai tratar de pesquisas de mercado, análises de público-alvo, análises de concorrentes, entre outros temas importantes.
Agora, quanto ao profissional de comunicação, se responsabiliza pelo estudo dos processos que envolvem a comunicação, o que nada mais é do que a maneira como a informação é transmitida, compreendida e percebida pela audiência.
O papel da área de comunicação é fazer com que o cliente se interesse pelos produtos e serviços, influenciando sua decisão de compra.
O que é comunicação integrada ao marketing?
Comunicação integrada ao marketing é uma estratégia que visa promover a mensagem por meio de várias ações que atuam em conjunto e se reforçam de maneira mútua.
Uma empresa de locação de guindaste articulado pode promover um novo logotipo, estratégias em diferentes mídias ou até mesmo um novo slogan, e cada uma dessas abordagens pode ser diferente para os meios específicos.
Entretanto, todas elas vão se relacionar com o público por meio de uma mesma mensagem e existem muitas maneiras de fazer isso.
Estratégias integradas ao marketing são confiáveis porque unem o marketing tradicional e o marketing moderno, fazendo com que toda a comunicação acompanhe esses dois tipos, podendo alcançar todos os interessados.
Além do mais, a comunicação é muito mais eficaz quando as mensagens são transmitidas de maneira clara.
Quando a companhia estiver desenvolvendo um plano de comunicação de marketing integrado, precisa fazer uma análise minuciosa para determinar qual é o público que pretende alcançar, geralmente formado de clientes e potenciais clientes.
Um fabricante de terceirização de serviços de limpeza hospitalar precisa reconhecer as características dos clientes, como:
- Idade;
- Escolaridade;
- Gênero;
- Renda;
- Localização geográfica.
Depois de identificar o público, vai desenvolver uma estratégia de marketing integrada para atender as necessidades das pessoas e suas características de maneira direcionada.
Uma estratégia de sucesso promove o desenvolvimento e manutenção de um bom relacionamento entre empresas e clientes. Também pretende promover a marca para potenciais clientes e convencê-los sobre a necessidade de testar produtos e serviços.
Isso acaba por aumentar as margens de lucro, algo que é objetivo de qualquer tipo de negócio, independentemente de seu tamanho ou segmento.
É importante lembrar que nem todos os planos de marketing são iguais, afinal, é importante variar as estratégias porque objetivos diferentes precisam de planos diferentes.
Entretanto, existem alguns tipos que são mais comuns e estão de acordo com os resultados almejados.
Um deles é o planejamento externo, que é quando uma empresa terceiriza a tarefa de marketing para uma agência ou profissional externo, ao invés de formar sua própria equipe.
Quem foi contratado por um fabricante de injeção direta gasolina comum precisa planejar e desenvolver estratégias eficazes para seu cliente.
A terceirização costuma ser muito benéfica quando a corporação precisa de uma perspectiva diferente e de especialistas que não estejam diretamente envolvidos com seus processos porque costumam ser mais objetivos.
Mas também existe o planejamento interno que é a integração entre a equipe de marketing interna com ações de gerenciamento de alto nível. Assim, o negócio garante que seus colaboradores estejam mais felizes e animados com o lançamento de produtos.
Consequentemente, os funcionários vão falar sobre detalhes de maneira prematura para potenciais clientes, antes mesmo de o produto chegar até o mercado.
Um fornecedor de doces brindes corporativos também pode optar por um planejamento horizontal, tendo como propósito unir diferentes departamentos para trabalhar na mesma iniciativa, mas de maneiras distintas.
É o caso, por exemplo, de um setor que desenvolve um produto enquanto o outro fica responsável pela distribuição. Para trabalhar com essa modalidade existe um fluxo aberto de informações entre os departamentos.
Isso é importante para que exista a sinergia necessária e para construir uma estratégia cada vez mais completa e eficaz.
Por fim, a comunicação em marketing também pode ser vertical, algo que obriga o produto em desenvolvimento a estar dentro das políticas da marca e de sua estrutura.
Em linhas gerais, os produtos desenvolvidos por uma gráfica especializada em banner personalizado com foto vão estar sempre de acordo com as missões, valores e objetivos da companhia.
Considerações finais
Comunicação e marketing são duas áreas muito importantes para os negócios e isso é uma necessidade no mundo inteiro. Mas é importante dizer que embora o marketing integrado não seja uma ideia nova, continua sendo fundamental.
Hoje em dia, as organizações podem contar com canais de comunicação que não existiam antigamente, além de meios que permitem a produção por diferentes pessoas e para diferentes pessoas.
A união entre marketing e comunicação ajuda a posicionar a mensagem em pontos diferentes, sempre de maneira coesa e completa, evitando que as coisas se tornem desconjuntadas ou confusas.
Isso é muito importante nos dias de hoje porque os consumidores são mais exigentes e têm amplo acesso à informação, portanto, o marketing precisa transmitir mensagens coerentes, independentemente do canal usado. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.