O conteúdo evergreen (ou perene) é um método fundamental para alavancar qualquer empresa. Esse tipo de conteúdo se configura como perene, significando que ele acaba permanecendo útil depois de um bom tempo de publicação.
Na atualidade, as estratégias digitais se tornaram cada vez mais essenciais para qualquer negócio que deseja se manter ativo no mercado.
Portanto, para que um conteúdo sobre banho de verniz cabelo cacheado tenha uma boa visibilidade, é importante que ele tenha engajamento.
Existem diversas regras para conseguir engajar seu público, mas uma das principais é a questão de autoridade na internet. Uma empresa que possui esse tipo de autoridade acabará ficando muito mais próxima de explorar esses recursos.
A autoridade é conquistada através de ações que provem sua relevância na internet, bem como a capacidade de sua empresa enquanto figura de referência em um determinado assunto ou nicho.
Os conteúdos perenes podem ajudar muito neste caso, uma vez que eles acabam se estendendo por um longo tempo, provando que você já fala sobre um determinado tema e sabe como lidar com esse tipo de tema.
Então, um material evergreen se transforma na alavanca que sua empresa precisa para realizar ações de marketing de conteúdo, uma poderosa maneira de aumentar seu potencial na internet.
Ademais, é válido lembrar que os conteúdos evergreen não possuem prazo de validade.
Ele não é uma notícia, que precisa ser publicada em um momento de relevância e se torna muito mais imediatista, assim como não é uma ferramenta opinativa, que lida com algum fato que está presente na mídia.
Isso significa que o conteúdo perene é muito mais qualificado e explicativo, podendo ser acessado por seus consumidores de diversas maneiras, em épocas diferentes e com objetivos diversificados.
Quando você cria uma publicação evergreen, está pensando em material de qualidade, normalmente com alto teor educativo sobre uma determinada área ou função.
Dessa maneira, é possível ampliar ainda mais suas capacidades de produção sobre aparelho ortodontico autoligado ou quaisquer outros temas.
Elaboração de conteúdos evergreen
Existem diversas maneiras de elaborar um conteúdo perene. No entanto, para conseguir explorar todo a concepção de continuidade, é preciso estar atento a alguns detalhes que podem fazer a diferença na hora de criar o conteúdo:
Atente-se às datas
Uma maneira muito boa de explorar melhor os conceitos de publicação evergreen é a forma como uma publicação é datada.
Evite termos que remetem a um conteúdo recente, como “hoje” ou “esta semana”. Esse tipo de ação pode informar uma data concreta de seu conteúdo sobre camera de seguranca para condominio.
Ao invés disso, se você tiver a necessidade de colocar uma data, é ideal que a coloque por extenso, se possível, incluindo o ano do acontecido. Ainda assim, o ideal é evitar esse tipo de colocação.
Isso porque as datas tiram de um texto sua perenidade, uma vez que eles colocam um ponto no tempo em que a publicação é relevante. Caso você não pretenda voltar no conteúdo para atualizá-lo de tempos em tempos, é ideal que evite datar este material.
Aproveite as contextualizações
Outro elemento muito comum em textos não perenes é a utilização de advérbios de tempo. Quando você usa um termo como “atualmente”, está tornando a publicação focada no agora, e portanto, datando-a.
O ideal nestes casos é conseguir explorar melhor o conceito de contextos para redigir este conteúdo.
Identifique o que acontece com uma determinada situação para deixá-la daquele jeito, para que o cliente de sua administracao de restaurante corporativo consiga se localizar sem se prender em datas.
Quando você menciona que a mudança do mercado ocasionou a alta na venda de um determinado produto, consegue explicar de uma forma mais contínua o acontecido, sem precisar vincular o texto a um período em específico.
Encontre soluções em seu conteúdo
Uma excelente maneira de tornar seu conteúdo evergreen é encontrando uma solução para um problema ou necessidade de um cliente.
O principal elemento de um conteúdo perene, que o diferencia de outros formatos, é o fato de ele responder perguntas.
Por isso, é fundamental estruturar seu conteúdo contínuo para que ele siga oferecendo uma boa solução para algum tipo de situação.
Como esse formato de conteúdo não tem um prazo de validade, a não ser que se criem novas formas de solucionar um determinado problema, uma simples atualização pode manter a qualidade de uma publicação sobre moldura de gesso no teto.
Essa é uma das principais funções do conteúdo evergreen. Isso porque a maioria das pessoas procura por conteúdos na internet para solucionar problemas e obstáculos que aparecem em seus caminhos.
Quanto mais tempo sua solução estiver disponível e as pessoas acessarem, mais os algoritmos de ferramentas de busca vão identificar a qualidade de sua publicação, fazendo-a subir em ranqueamento e conseguindo cada vez mais novas possibilidades.
Por que produzir esse tipo de conteúdo?
Agora que você já consegue compreender melhor o conteúdo evergreen, é hora de entender o por que esse tipo de conteúdo é fundamental para sua empresa, sobretudo em ações de marketing de conteúdo.
Quanto mais acessos a companhia tiver em seu site, melhor ele ficará, sobretudo em visitações novas, e ao criar um conteúdo perene, garante essa movimentação por anos a fio, possibilitando inúmeras formas de engajamento para seu site.
Para conseguir criar esse material, é possível contar com diversos apoios, que variam em conteúdo de várias formas de publicação, como por exemplo:
- Dicas de atividades;
- Soluções para problemas;
- Estudos de caso;
- Reflexões sobre um determinado fator.
Estes conteúdos podem se expandir por muito tempo, conquistando novos leitores e atraindo mais visitantes para conhecer o seu site.
1 – Melhora nos motores de busca
O conteúdo evergreen tem um grande potencial de engajamento com os motores de busca. Quanto mais tempo seu conteúdo sobre cirurgia da catarata ficar no ar, mais as ferramentas de pesquisa o identificarão como conteúdo de confiança e qualidade.
Entretanto, isso não exime você de trabalhar no SEO de seu site. A sigla, que significa Search Engine Optimization, diz respeito a uma série de elementos realizados para fazer sua página aumentar o ranqueamento junto às plataformas de busca.
Embora o conteúdo perene ajude o SEO de sua página, existem diversas outras ferramentas que precisam ser exploradas para obter os resultados que deseja com relação a esse tipo de material.
Além disso, a autoridade de seu site é medida pela quantidade de buscas e links externos que são realizados neles.
O conteúdo perene tem muito mais chance de aumentar seu potencial de engajamento, pois cada vez mais outros sites utilizarão o link.
2 – Tornar-se autoridade no assunto
Uma outra vantagem importante do conteúdo evergreen é a capacidade de tornar sua empresa de anel de ouro 18k uma autoridade no assunto em questão.
Isso acontece porque, quanto mais tempo passa com seu conteúdo no ar, mais as pessoas o consumirão.
Isso gera um fator de relevância para sua marca quando o assunto está relacionado a esse tipo de conteúdo.
As pessoas confiarão em sua opinião a respeito dessa ação, e levarão a sério qualquer informação a respeito que saia oficialmente de sua empresa.
Por isso, é um excelente passo para se tornar mais conhecido e conseguir conquistar resultados muito mais eficazes de conversão, uma vez que as pessoas já chegarão em seu site compreendendo seu conhecimento e relevância nesse assunto em questão.
O conteúdo evergreen tem um grande potencial de viralização, uma vez que ele fica muito tempo no ar, e a internet muitas vezes funciona de maneira cíclica.
Isso significa que mesmo que, se em um determinado momento suas publicações ficarem mornas, elas tem chance de voltar a ficar em alta.
Quando um consumidor descobre o material que estava procurando e identifica qualidade, ele tem grandes chances de compartilhar.
Consequentemente, quanto mais compartilhamento seu conteúdo sobre iluminacao de led para industria tiver, maior será a relevância dele, independente de a quanto tempo você tenha inicialmente escrito a matéria.
3 – Geração de backlinks
Uma das principais estratégias de SEO off-page, aquela realizada fora de seu site, é a chamada link building.
Trata-se de criar uma estrutura de links externos que direcionam para sua página. Esta é uma importante métrica para avaliar a qualidade das ferramentas de busca.
Os conteúdos perenes são muito bons para explorar esse tipo de conteúdo, uma vez que eles continuam sendo usados como referência independente da época em que foram publicados.
Considerações finais
Ao longo deste artigo, você pôde compreender que o conteúdo evergreen é uma excelente ferramenta de trabalho, e muitas empresas começaram a utilizar esse tipo de conteúdo para aumentar seu engajamento de forma eficaz e natural.
Ao elaborar um conteúdo feito para durar, é essencial ter em mente que a qualidade de seu material deve ser muito boa, para continuar afetando o público mesmo muito tempo depois de sua publicação.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.