Podemos definir tráfego orgânico como as visitas que um site conquista de maneira espontânea, sem que para isso precise fazer anúncios.
Geralmente, a origem desse tipo de tráfego é proveniente de buscadores, como o Google.
Um dos objetivos do marketing digital é atrair as pessoas, portanto, se a empresa não consegue atrair o público certo para os seus canais, não terá bons resultados.
Por muito tempo, as marcas precisavam pagar para atrair clientes, mas devido à expansão da internet, essa realidade mudou e as estratégias se tornaram mais acessíveis.
Hoje em dia, qualquer empresa ou pessoa consegue gerar tráfego em seu site ou blog sem pagar, usando estratégias como anúncios. E isso é o que conhecemos como tráfego orgânico.
É por isso que ele se tornou um dos principais objetivos da companhia, quando o assunto é marketing digital.
Para atrair clientes por outros meios, o custo é mais alto, então, o tráfego orgânico também representa economia.
E só ele é capaz de provar toda a relevância e autoridade de uma marca. Por isso, neste artigo, vamos explicar o seu conceito, como trabalhá-lo e como melhorá-lo em seus canais.
O que é tráfego orgânico?
Todas as visitas que seu site ou blog recebe são chamadas de tráfego. As visitas orgânicas são aquelas que você conquista de maneira espontânea, sem investir em outras ações, como os anúncios.
É comum que elas venham de sites de busca, como o Google, e apesar de ser financeiramente mais acessível, não podemos dizer que esse tráfego é 100% gratuito.
Isso acontece porque qualquer estratégia para atrair pessoas custa tempo e dinheiro.
No entanto, quando uma empresa de conserto de TV Philips investe em tráfego orgânico, vai investir financeiramente apenas uma vez, e obter resultados por muito mais tempo.
Por exemplo, ao postar um conteúdo no blog, você fará um investimento, mas pode continuar colhendo os lucros pelos próximos anos.
Por outro lado, o anúncio só vai durar enquanto você pagar por ele.
Dito isso, agora que você já sabe qual é o conceito de tráfego orgânico, no próximo tópico, vamos mostrar como trabalhar com ele. Continue a leitura.
Melhores práticas para investir em tráfego orgânico
Existem estratégias apropriadas para que qualquer negócio seja capaz de gerar tráfego orgânico, e as principais estão abaixo.
E-mail marketing
É importante construir um relacionamento com cada pessoa que visita o seu site. É assim que os visitantes se transformam em leads, e mais tarde em clientes.
Com o e-mail marketing, um fabricante de sensor indutivo NPN cultiva o interesse do seu público-alvo, levando até eles mais conteúdos relevantes.
Ao construir uma boa lista de e-mails, você vai direcionar as visitas para o seu canal de maneira muito mais frequente do que apenas apostando em anúncios e promoções.
Aplicar em estratégias de SEO
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias que otimizam as páginas dos sites para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
Antes de prosseguir, primeiro é importante que você entenda que o comportamento do consumidor mudou.
Hoje em dia, as pessoas procuram tudo o que querem na internet, mas só os primeiros resultados vão receber atenção.
Sendo assim, se você estiver no final da primeira página ou na segunda, dificilmente vai receber alguma visita.
Portanto, com o SEO, seu site será facilmente encontrado pelo Google e vai estar bem posicionado nos resultados.
Entretanto, apesar de ser uma estratégia excelente e necessária para os seus canais na web, os resultados levam um tempo para aparecer e dependem de muita disciplina.
Dependendo de como o seu site está estruturado atualmente, muita coisa deverá ser alterada.
No entanto, mesmo que você precise fazer muitas mudanças, todo o esforço valerá a pena, já que um site bem posicionado é uma fonte inesgotável de tráfego orgânico.
Aplicar em Marketing de Conteúdo
Dentro do SEO, uma das principais estratégias usadas pelas empresas, como um fabricante de papel de parede para quarto masculino, é o marketing de conteúdo.
Ele é um dos pilares do marketing digital porque se baseia na criação de materiais ricos, atuais e atraentes para o público-alvo da marca.
Portanto, devemos ter em mente que a geração de tráfego orgânico, hoje, depende de uma moeda de troca valiosa: conteúdos relevantes.
Assim sendo, se o seu desejo é atrair as pessoas para dentro do seu site ou blog, sem recorrer aos anúncios pagos, deve investir em marketing de conteúdo.
Sabendo quais são as principais estratégias para gerar tráfego orgânico, no próximo tópico, vamos mostrar como melhorar ainda mais os seus resultados com ele.
Como melhorar o tráfego orgânico dos seus canais
Além de investir nas estratégias para gerar visitas orgânicas, um fabricante de cobertura para carros em lona pode trabalhar em outras ações para potencializar ainda mais seus resultados.
Fazer uma boa descrição do conteúdo para o Google
O Google permite que parte do conteúdo apareça de forma diferente na página de busca, para que assim o proprietário possa atrair o visitante.
Para isso, personalize o título de um artigo ou página, além da meta descrição do que o usuário vai encontrar na sua página.
Além disso, otimize todo o material por meio das técnicas de copywriting para persuadir o visitante e gerar mais cliques.
Invista tanto em produção quanto em promoção
Uma empresa de limpeza de fachada, ao produzir, por exemplo, um vídeo, deve publicá-lo em todas as suas plataformas, não apenas no Google, por exemplo.
Outras opções interessantes para fazer isso são:
- Vimeo;
- Facebook;
- IGTV;
- Site institucional.
Além disso, é essencial dedicar um tempo na promoção de cada conteúdo que você cria, e não simplesmente publicá-los e esperar.
Quanto mais esses materiais forem promovidos, mais pessoas vão tomar conhecimento dele e entrarão em contato com a sua marca, sem que você precise pagar por isso criando anúncios.
Focar na persona
A persona é um persona semi fictício que representa o seu perfil de cliente ideal, e é a base para qualquer estratégia de marketing funcionar.
Ao produzir um conteúdo, por exemplo, sobre painel canaletado, não pense apenas no ponto de vista do Google, mas também considere os desejos de sua persona.
Lembre-se de que seus materiais serão consumidos pelas pessoas no final.
Avalie quais são os desejos e necessidades de sua persona, levando até ela as respostas para suas principais dúvidas.
Em outras palavras, todo o seu planejamento deve ter como base esses dados.
Publicar o mesmo conteúdo em diferentes formatos
O conteúdo deve ser altamente relevante para o público-alvo, e é exatamente por isso que ele deve ser publicado em diferentes formatos, tais como:
- Vídeos;
- Áudios;
- Textos;
- Imagens;
- Infográficos.
Cada formato possui suas particularidades e atende a diferentes gostos e necessidades das pessoas.
Por exemplo, uma pessoa interessada em box truss Q 25 pode não ter tempo de ler um texto, mas ela pode ouvir o conteúdo enquanto realiza outras atividades.
Usar as palavras-chave de maneira estratégica
As palavras-chave são fundamentais para que seu site seja bem ranqueado nos mecanismos de busca.
São elas que ajudam as plataformas a determinarem o que os usuários estão buscando e quais conteúdos atendem a essas demandas.
Para melhorar ainda mais seus resultados, faça uma pesquisa aprofundada sobre as palavras-chave que o seu público usa para pesquisar.
Independentemente do tamanho do seu blog, o uso estratégico dos termos deve ser prioridade.
Por que o tráfego orgânico é tão importante?
Em vista de tantas estratégias que uma empresa de adesivo jateado impresso pode usar para conquistar tráfego orgânico, você deve estar se perguntando por que ele é tão importante.
Em primeiro lugar, ele traz excelente custo-benefício para a companhia, pois ajuda a reduzir os investimentos em marketing.
Como falamos, mesmo que você precise fazer um investimento, o retorno dele pode durar anos.
Outro fato é que a sua marca se torna mais relevante, o próprio Google identifica nos seus resultados quando o link se trata de anúncio.
Mas, tendo em vista a busca incansável das pessoas por informação, quanto menos a sua empresa aparecer dessa forma, mais relevante ela será aos olhos dos consumidores.
Por fim, a duração das estratégias para tráfego orgânico não tem um prazo definido, ao contrário das estratégias pagas, que só vão durar enquanto você investir.
Conclusão
Portanto, o tráfego orgânico, sem dúvida, é muito mais vantajoso, mas conquistá-lo requer trabalho e disciplina.
Assim, seu negócio vai colher frutos promissores, que vão alavancar sua imagem na web.
Sendo assim, você aprendeu um pouco mais sobre esse tipo de tráfego, como trabalhá-lo e de que forma ele pode ser cada vez melhorado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.