O mercado mundial mudou, e junto com ele as formas de comercializar produtos e serviços também foi otimizada, juntamente com a comunicação das grandes empresas. Assim, o bom relacionamento com os clientes ganhou um peso maior.
As últimas fases da revolução digital trouxeram uma capacidade de personalização da entrega de produtos e serviços que não existia antes, fazendo da comunicação um elemento de uma importância extremamente maior do que no passado.
Assim, necessidades básicas como a alimentação ganharam um caráter totalmente dependente da forma de atendimento e relacionamento com os clientes, de maneira que um serviço de café da manhã para empresas precisa de bem mais do que bons alimentos.
O bom relacionamento com os clientes não é só uma maneira de sobreviver neste mercado altamente competitivo, sem desagradar ninguém nem causar problemas com a defesa do consumidor, mas é também um ativo de vendas através da boca do povo.
Um bom atendimento feito até mesmo em uma empresa que trabalha com corte a laser pode proporcionar um crescimento notável no número de clientes e faturamento do negócio, bem como na construção de uma boa fama.
O presente artigo tem como objetivo mostrar cinco formas de trazer credibilidade e confiança ao atendimento dos clientes, por meio da compreensão dos diferentes tipos de relacionamento e a compatibilidade dos diferentes comportamentos.
Por fim, será reforçada a necessidade da boa comunicação, mostrando que ela é indispensável no trato diário com os clientes tanto como é importante durante um procedimento para emissão de um ASO demissional.
Construindo o relacionamento
O relacionamento com o cliente começa no primeiro contato dele com a empresa e se mantém atuante durante toda a jornada de compra.
Está enganado quem imagina que o relacionamento com a empresa acaba ao término de uma venda ou de um atendimento.
Na realidade, acontece justamente o contrário, é preciso garantir a satisfação do cliente com a entrega do que foi fornecido, pois é aqui que as coisas começam.
É como no exemplo daquele cliente que compra um espelho em um saldão de ofertas de uma loja de enxovais por conta da propaganda por trás da oferta.
Uma vez que o que dá luz a um produto é o contexto da oferta, o que atrai o cliente de volta é o bom atendimento.
A criação de um relacionamento mais íntimo com os clientes é a melhor forma de fidelizá-los.
Excelentes relacionamentos interpessoais com os clientes podem tornar uma empresa diferente e mais atraente que a dos concorrentes, configurando uma poderosa vantagem no mercado.
No momento em que uma equipe de trabalho é capaz de criar tal laço com os consumidores, as chances deles voltarem a fazer negócio com a empresa aumentam muito, pois todo mundo gosta de ser bem atendido.
Junto a isso, existe o fato de que clientes muito satisfeitos têm o costume de indicar o estabelecimento para os amigos e familiares.
Este enorme ativo de publicidade gratuita não deve ser desprezado pelos empresários que pretendem alavancar um pequeno negócio.
Formas de criar um bom relacionamento
Tendo estabelecido o que será este relacionamento e o grau da sua importância, existe um bom caminho a se trilhar para transformar um simples cliente em um assíduo consumidor da loja, e até mesmo um fã.
Por isso, é necessário ter em mente que essa transformação não virá da noite para o dia, mas que ela não é nada de outro mundo e é mais fácil do que se imagina para aplicá-la.
Dito isso, cinco são as maneiras para construir um bom relacionamento:
- Transmitindo confiança;
- Conhecendo o cliente;
- Ajudando-o com prontidão;
- Acolhendo feedbacks;
- Estando em constante contato com o público.
O primeiro ponto, e uma das artes mais valiosas para escalar de maneira vasta um faturamento, é a empresa tornar-se uma solução de confiança.
Não tem jeito, a confiança é o fator mais importante uma vez que ela é a base de todos os negócios. Fazer com que um consumidor confie na marca, e não o deixar para trás quando a venda for finalizada é um passo que deixa uma empresa em larga vantagem no mercado.
Por isso, é importante entender o que o público quer e a maneira de mostrar que a forma da empresa entregar isso é segura e livre de armadilhas.
Entender as demandas de um cliente em uma loja de artigos domésticos e escutá-lo com atenção devem ser atitudes prévias, visando suprir as suas necessidades.
Assim, no momento em que ele pedir uma cortina blackout para sala, o que o deixará satisfeito não será somente o produto, mas a entrega de quem esteve atento durante todo o processo de constituição do relacionamento.
Junto a isso, é necessário ter muito cuidado para não pressionar os clientes na compra dos itens, uma vez que isso demonstra desespero e gera desconfiança. Ao contrário, o processo para fidelizar um cliente inclui trabalhos e esforços diários.
Os consumidores do mercado atual querem ser atendidos com gentileza e educação, para terem a certeza de que não serão esquecidos no instante seguinte.
Além disso, quem aposta em um relacionamento, deve investir no conhecimento a respeito daquele com que se relaciona. É preciso ter em mente a necessidade de demonstrar o quanto ele importa para a empresa.
Ao acompanhar de perto tudo o que os clientes dizem, é possível compreender as suas dores e dessa forma estreitar o relacionamento.
É muito útil observar como o público se comporta, quais as preferências dessas pessoas e aquilo que eles dizem sobre a empresa. Manter o histórico de todas as compras realizadas e as interações ocorridas nelas permite que seja oferecido um atendimento personalizado.
Da mesma forma, fornecer soluções imediatas para os clientes traz mais satisfação e reduzem no meio o número de insatisfações e problemas.
Para isso, será útil criar respostas padrão para as principais dúvidas e problemas mais recorrentes, para auxiliar na redução de tempo gasto com esses atendimentos.
O quarto passo diz respeito a um dos maiores erros que impedem as corporações atuais de crescer, que é aquele velho hábito de pedir feedback e não mudar nada a respeito das queixas apresentadas acerca do atendimento, produto ou serviço.
Não dar um retorno sobre o assunto tratado nos formulários de satisfação é algo que testemunha contra a empresa.
Por isso, é necessário trabalhar duro para ser coerente com aquilo que se diz e prega dentro de uma organização.
Por fim, se manter em contato frequente com o público possibilita um maior conhecimento prático das relações, abrindo a possibilidade para os testes.
Fornecer um mousepad empresa para um cliente de longa data de uma loja de informática é um exemplo desses testes. Nesta ocasião, os comerciantes devem buscar entender o efeito de cada ato nos sentimentos e ações dos clientes.
Personalidade e comunicação
É fundamental conhecer os tipos de personalidades com que será preciso lidar diariamente, quando o assunto é atender clientes.
Por esse motivo, é importante conhecer o conceito de relacionamento interpessoal e as suas diferentes formas de aplicação.
O relacionamento interpessoal diz respeito à relação, ligação ou vínculo existente entre dois ou mais indivíduos em um determinado tipo de contexto.
Existe o relacionamento interpessoal de cunho pessoal, que se refere a maneira como se lida com pessoas mais próximas de um convívio social, tal como acontece com familiares, amigos e pessoas próximas.
É necessário ter consciência de quem são essas pessoas mais íntimas, para que não haja confusão com as relações de trabalho, sejam com clientes ou colaboradores.
Dessa forma, a decisão de escolher um item como um aromatizador para um ambiente de trabalho será feita levando em conta o tipo de pessoa que se está lidando, e qual a forma certa de se relacionar.
O relacionamento interpessoal profissional se faz singular no que diz respeito ao modo de tratar os outros, lembrando sempre que se trata de companheiros de trabalho, que merecem ser tratados com profissionalismo e respeito.
Por fim, vem o relacionamento interpessoal no estilo virtual, que agrega tanto o pessoal como o profissional.
Por isso, é muito importante tomar cuidado para que não haja confusão entre esses dois aspectos quando houver uma comunicação pela internet.
Quando o interlocutor é o cliente, é necessário filtrar aquilo que se utiliza na comunicação para garantir que o relacionamento seja construído e se mantenha de forma saudável.
A importância de se comunicar bem
A boa comunicação é essencial para constituir relacionamentos duradouros entre a empresa e os clientes. Portanto, deve haver investimento nos seus aspectos centrais para transmitir profissionalismo e fornecer respostas rápidas e eficazes.
Dessa forma, é muito importante ter atenção ao vocabulário, evitando gírias, vícios de linguagem e palavrões. Além disso, todo o fluxo de comunicação deve ser direcionado à fidelização dos clientes.
Por isso, é obrigatório que haja um padrão definido para o que será dito ao cliente no momento do fechamento da compra, dando continuidade à conversa para além dela.
Pesquisar sobre a sua satisfação, ligar para falar sobre o atendimento e as ofertas e oferecer auxílio personalizado no suporte são obrigação de quem deseja possuir clientes fiéis.
Considerações finais
Portanto, se atentar ao que é comunicado aos clientes é fundamental para se estabelecer bons relacionamentos com eles.
Isso é muito importante, pois o que garante a sobrevivência e a prosperidade de um negócio é a existência desses relacionamentos.
O objetivo deste texto foi mostrar a importância de criar um bom relacionamento até mesmo com um cliente que compre apenas uma bucha de banho em uma loja de conveniências.
Pois, não importa o volume das compras, clientes engajados em um relacionamento duradouro com a empresa são a garantia do sucesso no longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.