As relações interpessoais são essenciais para o meio corporativo, tendo em vista que as operações e negócios acontecem necessariamente mediante a interação entre duas ou mais pessoas. Dessa forma, a comunicação humanizada deve ser uma prioridade.
Entende-se por comunicação mecanismos que permitem o engajamento entre as partes, dispondo de recursos visuais, verbais e não verbais. Esses mecanismos são conhecidos como formas de linguagem.
Assim, durante um projeto de interiores corporativo, a comunicação precisa ser ajustada para que as informações e delegações de tarefas consiga assertivamente atingir o entendimento comum da equipe.
Além do cenário interno das empresas, a abordagem humanizada deve ser um foco, já que através desta é possível potencializar a qualidade do relacionamento com clientes e parceiros.
Os negócios podem ser compreendidos como a manifestação do alinhamento de interesses, isso abarcando não só as transações comerciais efetuadas por multinacionais, mas tratando inclusive dos processos de compra e venda de camiseta azul de gola.
Aliás, em cenários distintos, a interação humana se faz indispensável para que haja a troca de sinergia e que essa posteriormente resulte no fechamento de ações benéficas para todas as partes envolvidas.
Nos últimos anos, a tendência é aprimorar as relações interpessoais com a visão de humanizar processos, métodos e abordagens. Os resultados das medidas adotadas nesse escopo são positivos, justificando sua popularidade no mercado.
Desenvolvendo empatia para o engajamento
Após o entendimento de que as relações interpessoais são um dos pilares dos negócios propriamente ditos, é preciso identificar os motivos observados no andamento dos processos de modo geral, que justificam tal definição.
Em cenários em que há oscilações econômicas exigem que métodos sejam adotados pelas empresas para driblar os obstáculos em prol da própria segurança comercial e financeira.
As medidas tomadas pelas empresas no sentido de aprimoramento das estratégias agregam valor para as vantagens competitivas e comparativas, esferas que são analisadas pelos clientes no momento de decisão de compra.
Dessa forma, recebe a atenção do cliente a organização que estrutura um anúncio bem posiconado e que rapidamente confira informações assertivas sobre determinado problema ou questão.
Entende-se por experiência do cliente toda a jornada que um consumidor percorre, partindo do contato inicial com um fornecedor em potencial até o período de fechamento e pós-vendas.
Para os parceiros, a experiência trata-se do primeiro contato até a dinâmica observada no cotidiano, isso inclui contratos de fornecimento de materiais como cartão de visita firmados entre duas empresas.
Como forma de reforçar o posicionamento no mercado e firmar o ganho de autoridade e relevância, as empresas devem alocar recursos para atribuir melhorias nas jornadas do cliente e de parceiros.
O ajuste da comunicação, tornando-a acessível e não-agressiva é primordial, porque através disso é que as empresas conseguem direcionar estratégias comerciais. Para tal ação, é crucial o levantamento de algumas informações, como:
- Identificação dos interesses;
- Veículos de comunicação utilizados;
- Formas de linguagens;
- Definição dos objetivos gerais e específicos.
Essas são algumas das informações relevantes para que o escopo de comunicação seja ajustado, de modo que permita o engajamento entre duas ou mais partes no contexto comercial e operacional.
Entretanto, para nichos específicos como o da prestação de serviços de acompanhante cuidador de idoso são requeridos dados assertivos que melhor expressem as exigências dos agentes envolvidos.
Logo, previamente à tomada de decisão e adesão de um plano de ação organizacional, as empresas devem dispor de um estudo para identificar as expectativas de clientes e/ou parceiros, e após isso, otimizar a comunicação.
Por que e como humanizar a comunicação?
Se o padrão visto tradicionalmente nas ações empresariais corresponde ao uso de mensagens automáticas e robôs para interagir com outras pessoas, as inovações propostas pelos principais atores do mercado idealizam o contrário.
Por saberem acerca da relevância das relações interpessoais para os negócios, os especialistas em administração de empresas destacam a importância de humanizar processos.
Segmentos específicos exigem a humanização, garantindo que as táticas tomadas sigam em concordância com a moral perpetuada na sociedade. Tal escopo é considerado por fotógrafos na prospecção de clientes para ensaio bebê, por exemplo.
Mas, para os negócios em geral, a humanização é considerada um tabu e entendida como um cenário que resulta na queda da produtividade, o que não é verdade se for analisar a perspectiva dos especialistas.
Conhecendo a confusão de conceitos regularmente encontrada na realidade das empresas, os especialistas em gestão ressaltam as principais vantagens obtidas com a implementação do processo de humanização de processos, incluindo a comunicação.
1. Encantamento de clientes e parceiros
Tendo em vista o peso que a vivência que um consumidor ou parceiro tem durante o contato com alguma empresa, é crucial que este seja o ponto focal no desenvolvimento de estratégias.
A medida tomada por uma autoescola com a finalidade de aumentar as taxas de conversão para potenciais alunos para as aulas de carros para habilitados foi investir em novos recursos de atendimento.
Em adição, o setor de atendimento de uma empresa aponta para a expressão da cultura organizacional, que é capaz de impactar positiva ou negativamente o posicionamento das corporações no mercado, bem como sua confiabilidade.
Treinar as equipes com respaldo de ações empáticas e assertivas para com clientes e parceiros é essencial. Isso porque, nesse sentido, a cultura organizacional idealizada pelos executivos consegue ser disseminada aos colaboradores.
O resultado das medidas tomadas, conforme observado pelos especialistas, certamente é o encantamento de clientes.
2. Encontrando e retendo talentos
Se por um lado a prospecção de clientes tem se tornado uma tarefa complexa devido a fatores como a ampla concorrência, o encontro de mão de obra também tem sido um grande desafio, conforme o relato de profissionais de RH.
Os departamentos de Recursos Humanos, que são responsáveis por atividades como o pagamento de benefícios, folha de pagamento, gestão de pessoas e o recrutamento e seleção, indicam que o relacionamento com candidatos tem sido difícil.
Isso porque os candidatos têm focado no desenvolvimento pessoal e profissional alinhados com a qualidade de vida, dando abertura para a busca de um novo empregador caso não haja o alinhamento de interesses.
Esse cenário é propício para a manifestação do turnover, fenômeno que acontece com frequência atualmente e preocupa os gestores no sentido de encontrar e reter talentos. O termo em inglês condiz com o conceito da rotatividade de funcionários.
Entre as diversas alternativas para fazer frente à rotatividade de funcionários nas empresas, estão as estratégias de endomarketing. Tal competência visa trabalhar ações que sejam positivas para o enriquecimento das relações entre funcionário e empregador.
É recomendado que as empresas trabalhem em métodos para implementar uma comunicação humanizada, dispondo de linguagens verbais e não verbais. A entrega de brindes como mousepad sublimático também é válida nesse sentido.
3. Ganho de autoridade
Trabalhar em técnicas que viabilizam a construção de marca é uma das exigências para empresas que almejam o sucesso comercial e financeiro, aliás, tais práticas são produzidas inclusive por líderes de mercado.
As multinacionais, que em suma são organizações com certa bagagem de experiência, contendo anos de atuação operacional, investem fortemente na criação de marcas desenvolvendo questões como a identidade visual e ganho de autoridade.
Por esse motivo, nota-se que grandes marcas possuem relevância no público ao nível de serem identificadas rapidamente somente com a exibição da paleta de cores, logotipo, produtos e bordões. Esse é o grande desejo de varejistas.
Apesar dessa etapa ter peso maior no varejo, é de interesse comum entre as empresas de modo geral conquistarem a posição de relevância diante do modelo de consumo dos clientes, influenciando diretamente o comportamento destes.
A qualidade de atendimento é a principal característica que permite o ganho assertivo de notoriedade diante do público, indo ao encontro das observações feitas por especialistas sobre a comunicação aplicada no contexto dos negócios.
Logo, é crucial ressaltar que humanizar abordagens acrescenta para os mecanismos adotados pelas empresas que querem ganhar autoridade no mercado e no cotidiano dos clientes por intermédio da construção de marcas.
Considerações finais
Desde os primórdios, os negócios são definidos como a manifestação do alinhamento de interesses entre duas ou mais partes, ou então como a indicação de possível interesse em iniciar o processo de tal alinhamento.
A partir disso, é compreensível então que as organizações contem com recursos para aprimorar o relacionamento com clientes e parceiros. Ainda nesse cenário, dispor de diferentes métodos aumentam as oportunidades de fechamento.
Portanto, a comunicação assertiva e acessível deve ser o ponto focal para recebimento de técnicas de aprimoramento com o intuito de alavancar os negócios.
Por fim, o processo de humanização em processos que envolvam o engajamento de diferentes agentes, sejam eles internos ou externos nas organizações, é indispensável porque promove maiores oportunidades de negócios, para clientes e parceiros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.