Branding é a gestão estratégica da marca do negócio e tem como objetivo fazer com que ela seja mais desejada e positiva na concepção dos clientes e do público em geral.
Também conhecido como brand management, trabalha as ações com foco em um propósito, valores, posicionamento e identidade.
A sociedade é cada vez mais consumista e isso força as empresas a pensarem com muito cuidado em cada passo que pretendem dar. Cada estratégia e ação de marketing precisam impactar o maior número possível de pessoas.
O mercado e todos os seus elementos estão inseridos nesse movimento e eles precisam entender que as coisas não acontecem da noite para o dia. Na verdade, é necessário investir em estratégias coerentes e relevantes de ponta a ponta.
É justamente aqui que entra o trabalho de gestão de marca, conhecido como branding. A estratégia é trabalhada pelas maiores organizações do mundo, mas não é voltada apenas para as grandes marcas.
Na verdade, é um processo contínuo, que traz resultados ao longo do tempo e produz frutos duradouros. Para entender melhor, este artigo vai explicar o que é branding, sua importância, como fazer a gestão de marca, seus benefícios e como construir a marca.
Tópicos do Artigo:
O que é branding?
Branding, em síntese, é um conjunto de ações que têm a finalidade de administrar a marca de uma empresa, o que inclui planejamento de longo prazo e gerenciamento de elementos e sua identidade visual.
Isso vai potencializar a percepção da companhia na mente dos consumidores, trabalhando com o conceito de que uma marca precisa passar por diversos processos para alcançar o sucesso, sendo eles:
- Planejamento;
- Estruturação;
- Gestão;
- Promoção.
São etapas que envolvem várias estratégias, como banner de tecido poliéster para divulgar produtos e serviços, entre outras. Também englobam uma gestão de marca que tem como objetivo assegurar que todos os stakeholders entendam o posicionamento.
Ao longo do tempo, a organização vai aumentar sua relevância no mercado, potencializar sua visibilidade e construir uma boa reputação com o público. Consequentemente, vai crescer de maneira sustentável.
O negócio como um todo vai crescer de maneira inteligente e duradoura, melhorando a maneira como a corporação é percebida.
Importância do branding
A globalização trouxe um aumento significativo na competitividade e as companhias perceberam a necessidade de mostrar seu diferencial. É assim que elas se tornam necessárias e constroem um propósito que vai além do posicionamento.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Ana Couto Branding, quando a marca conecta-se verdadeiramente com o consumidor por meio de seu propósito, a percepção de preço muda.
Isso porque 67% dos entrevistados disseram que podem pagar mais para comprar uma solução de marcas que se conectem com eles, tendo um propósito em comum, afinal, enxergam valor na aquisição.
É por isso que uma companhia de locação servidor nuvem precisa trabalhar seu branding. Ao longo do tempo, vai criar uma marca de personalidade e propósito, criar identificação com o público e mostrar sua história.
Promover boas experiências também é fundamental para gerar recomendações, algo fundamental para conquistar clientes e reduzir os investimentos nesse sentido.
Como fazer gestão de marca?
Uma boa estratégia de branding deve garantir que a empresa seja capaz de promover sua marca e se destacar no mercado em que atua. Para isso, é imprescindível investir nas seguintes estratégias:
Criar uma plataforma de marca
A organização precisa entender do que sua marca é feita, compreendendo suas bases, o que promete entregar para o público e o que faz com que seja única.
A plataforma de marca é um conjunto de componentes que ajudam os consumidores a se conectarem com ela, melhorando a comunicação. Existem alguns pontos que precisam ser trabalhados nesse processo, sendo:
- Propósito;
- Promessa de marca;
- Atributos de marca;
- Posicionamento.
O propósito de uma loja de móveis para mini closet planejado é a razão de sua existência, compreendendo o motivo de sua criação e o que deseja transformar no mercado.
A promessa é de marca é aquilo que é comunicado por ela, enquanto o processo é algo interno para descobrir e entender como a companhia vai impactar o mundo, e é a promessa que torna tudo isso palpável.
Quanto aos atributos, são características e valores que não são negociáveis, visto que eles determinam a maneira como a organização se comunica e como seus funcionários trabalham.
Por fim, o posicionamento é a criação de um entendimento de oferta e imagem que vai definir o espaço do mercado que a organização vai ocupar e a maneira como será percebida pelos consumidores.
Ter uma identidade de marca
A identidade de marca envolve aspectos importantes, como a identidade visual com elementos que ajudam o público a identificar a companhia.
Por exemplo, as cores de uma empresa de laudo de periculosidade para eletricista são maneiras de deixar a identidade mais atrativa, aliando qualquer comunicação e auxiliando o negócio a alcançar seus objetivos.
Outros elementos importantes são os ícones, símbolos e ilustrações porque eles ajudam a criar uma identidade mais coesa, estabelecendo uma comunicação estratégica.
A tipografia costuma ser fontes primárias e secundárias. As primárias costumam ser escolhidas para os logotipos, mas existem outras muito usadas nas redes sociais e em campanhas de marketing.
A companhia também precisa pensar em seu slogan para transmitir seu posicionamento, além de escolher um tom de voz apropriado para se comunicar com o público.
Benefícios do branding
Investir na gestão de marca traz vários benefícios para os negócios, como o reconhecimento imediato e a criação de conexões emocionais. Mas existem muitas outras coisas envolvidas.
Por exemplo, ao fazer uma boa gestão de marca, uma empresa especializada em plano de manutenção preventiva ar condicionado consegue aumentar a confiança do público e ser mais presente na mente do consumidor.
Também vai alcançar maior valor atrelado à marca e atrair um público mais fiel. Mas antes de pensar em branding, é muito importante saber construir a marca do negócio.
Como construir uma marca?
Para construir uma marca de sucesso, conquistar um público fiel e melhorar consideravelmente os lucros, a empresa precisa investir nas seguintes ações:
Analisar o público e os concorrentes
Antes de tomar uma decisão, é necessário entender o mercado atual, quem são os potenciais clientes e quem é a concorrência.
É possível fazer isso de muitas maneiras, e uma delas é a pesquisa no Google para entender um pouco mais sobre a categoria de produtos e serviços e analisar concorrentes diretos e indiretos.
O empreendedor, inclusive, pode conversar com pessoas que fazem parte do mesmo mercado, conferir perfis nas redes sociais e até mesmo fazer compras em lojas físicas e digitais para saber como os clientes procuram as soluções.
Definir foco e personalidade
Seja para abrir uma clínica de estética especializada em camuflagem de estrias na barriga ou qualquer outro tipo de empresa, também é muito importante definir o foco e a personalidade dessa marca.
O gestor precisa se lembrar de que não dá para agradar todo mundo, principalmente quando o negócio está começando agora. Ideal é encontrar um foco utilizado como base para outros elementos durante o processo de criação.
É interessante saber qual é o posicionamento da marca no mercado e quais palavras podem ser associadas a ela.
Escolher o nome da empresa
Não importa se o negócio vai prestar serviços de polimento e cristalização 3m ou vender roupas, ele precisa de um bom nome e que seja fácil de ser memorizado pelo público.
A personalidade, ações e reputação são elementos que significam muito para a companhia no mercado. O nome também vai significar muito nas estratégias de marketing, no logotipo e até no site institucional.
Definir a identidade visual
A identidade visual é um dos elementos mais importantes na construção da marca porque ela precisa ser representada visualmente.
É essencial escolher as cores porque elas transmitem sentimento e definem a aparência da organização. Outro elemento que faz parte da marca são as fontes e é muito importante considerar qual é o tipo de fonte que a empresa deseja usar em seu design.
Quando o cliente procura uma solução, como curso de controlador de acesso valor, também vai considerar a identidade da marca na hora de fazer sua escolha, por isso, todo cuidado é pouco durante esse processo.
Considerações finais
O branding é algo muito importante para as empresas porque ajuda a posicionar a marca no mercado e na mente dos consumidores.
Fazer uma boa gestão de marca é essencial para que ela cresça, seja lembrada pelas pessoas e se torne referência naquilo que faz.
A organização só precisa criar sua marca, com base em algumas considerações, e a partir disso administrá-la para que se consolide e se torne preferência. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.