Turnover é um importante indicador da área de recursos humanos e que traz informações valiosas para os gestores de modo a garantir o potencial inovador da organização.
Quando o assunto é rotatividade de funcionários, mesmo que a companhia ofereça produtos e serviços de primeira qualidade, o que realmente fala sobre ela é o capital intelectual.
Isso acontece, porque as pessoas, ou seja, os profissionais que trabalham na corporação, são as responsáveis por garantir que as ideias saiam do papel para trazer soluções tangíveis, inovadoras e criativas aos negócios.
Uma das principais preocupações das empresas é formar equipes alinhadas com os valores e objetivos, tendo em vista que a admissão de funcionários sem o perfil adequado pode aumentar o índice de rotatividade.
Quando isso acontece, vários problemas começam a aparecer, e uma das situações mais comuns é a perda de bons funcionários por conta de políticas precárias que não são capazes de reter talentos.
É muito importante promover um ambiente acolhedor e que realmente seja capaz de motivar os profissionais, sua produtividade e engajamento.
Abordando esse tema, este artigo vai explicar o que é turnover, como calculá-lo, quais são os tipos, sua importância para os negócios, o que pode provocar um alto índice de rotatividade e dar algumas dicas para reduzir.
Tópicos do Artigo:
Conceito e cálculo de turnover
Turnover é um índice que mostra a alta rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa, de modo que a organização possa entender a frequência com que os funcionários são admitidos e desligados.
As contratações e desligamentos acontecem frequentemente, alguma coisa precisa mudar, pois indica uma falha na gestão que pode custar caro para a companhia.
Os altos índices de rotatividade não acontecem de repente, depois são provocados por fatores que indicam que as condições de trabalho não são boas o suficiente para motivar a permanência dos profissionais.
Por outro lado, se um fornecedor de sementes de capim tamani está sempre atento a isso, faz com que seus funcionários permaneçam mais tempo porque se sentem satisfeitos com o clima organizacional.
Existem vários fatores que precisam ser observados no dia a dia, pois só dessa forma podem ser evitados. São eles:
- Más condições de trabalho;
- Clima ruim;
- Baixa remuneração;
- Insatisfação com o trabalho;
- Perfil inadequado;
- Problemas de gestão.
Essas e outras circunstâncias podem fazer com que o turnover da empresa aumente consideravelmente. Mas, antes de procurar as causas, primeiro é necessário saber calcular a rotatividade.
É importante lembrar que cada empresa possui suas particularidades, mesmo assim, todas precisam calcular o turnover corretamente para evitar o problema ou resolvê-lo.
Para fazer o cálculo, basta considerar o número de funcionários admitidos e a quantidade de demitidos, bem como o total de profissionais que ainda atuam na corporação.
Depois disso, uma loja de esteira academia usada deve somar todas as entradas e saídas e dividir por dois. Feito isso, deve dividir o resultado obtido pelo número de funcionários atuais e multiplicar o valor por 100. Um exemplo do cálculo:
Over = {[(funcionários contratados + funcionários demitidos) / 2] / total de funcionários} x 100
Muitos empreendedores se perguntam se existe um ideal de turnover para que a condição da empresa seja considerada como equilibrada. A verdade é que esse número pode variar muito, entretanto o ideal é que esteja abaixo de 5%.
Se estiver muito acima do que foi estipulado, é fundamental procurar o gargalo e tentar mudar alguns processos do negócio.
Tipos de turnover
Existem várias razões que podem levar ao desligamento de um profissional dentro de uma empresa, e mesmo que abolir a rotatividade seja uma tarefa complexa, é possível evitar essa situação por meio de boas práticas de gestão.
Um dos tipos de turnover é o voluntário, algo muito comum entre executivos e profissionais de nível superior, que nada mais é do que quando o colaborador solicita seu desligamento da companhia.
Uma pessoa pode pedir as contas da organização em que trabalha porque recebeu uma boa oferta de emprego em um fabricante de persiana romana para quarto. São ofertas financeiramente mais vantajosas e que trazem outros benefícios.
Também existe o turnover involuntário, que é o oposto do anterior, visto que a saída do colaborador é causada pela própria empresa.
É uma modalidade que reflete muitos problemas relacionados à falta de gestão financeira, baixa performance do profissional, quebra de cláusulas de contrato, conflitos internos e assim por diante.
Já o turnover funcional está relacionado ao desligamento de um profissional porque não está trazendo rendimentos suficientes no trabalho. Isso evita que a companhia tenha que arcar com gastos referentes a leis trabalhistas por conta de uma demissão.
Só que ela precisa provar que o funcionário não estava apresentando uma boa performance em suas funções, mas se conseguir, pode procurar outra pessoa que esteja pronta para desempenhar o trabalho de maneira eficiente.
Mas um fabricante de mini troféu personalizado precisa tomar todos os cuidados necessários para não passar pelo turnover disfuncional.
Nesse caso, a companhia perde um funcionário que tinha bom desempenho, e isso costuma estar relacionado a problemas na retenção de talentos, relacionados à gestão de pessoas.
Importância do turnover
É importante lembrar que uma mudança de posto pode ser benéfica para o negócio, mas nem sempre é assim que acontece. De qualquer forma, é necessário investir em treinamento para que o novo contratado consiga executar suas funções.
A maior problemática em perder o funcionário antigo e contratar um funcionário novo é que ele leva um tempo para executar suas tarefas da mesma forma como o anterior, e isso gera despesas para a companhia.
O RH precisa aplicar políticas de incentivo e avaliações comportamentais para reduzir o turnover interno e alinhá-lo às necessidades estratégicas da corporação.
Para um restaurante que serve café da manhã para 20 pessoas, a rotatividade vai ser negativa se for fruto da falta de planejamento de inteligência corporativa, caso contrário, é determinante para o sucesso organizacional.
O que pode provocar o turnover
Existem vários fatores que podem aumentar os índices de turnover, como no caso de falhas no recrutamento e seleção. Quando a empresa precisa contratar um novo colaborador, ele precisa ter todas as habilidades e competências para o cargo.
A falta de feedback também não traz o retorno que o profissional precisa para ter um bom desempenho, ao longo do tempo, sua produtividade pode diminuir, o que leva ao desligamento.
A organização precisa de um ambiente de trabalho favorável, com todo o conforto e bom convívio que os colaboradores precisam no dia a dia.
Por fim, a sobrecarga de trabalho também é algo que pode aumentar a quantidade de pessoas que entram e saem da empresa.
A melhor forma de evitar essa situação é fazer como uma clínica de oftalmologista para cachorro e determinar bem as tarefas de cada um, sem sobrecarregar os funcionários.
Dicas para reduzir o turnover
Para reduzir o turnover do negócio, existem algumas estratégias que podem ajudar. Uma delas é fazer pesquisas de clima porque elas dão a oportunidade para a empresa conhecer os problemas e resolvê-los a tempo.
É uma forma de ouvir os profissionais e mostrar que a opinião deles é valorizada pela corporação. Outra coisa muito importante é estabelecer uma política de feedback porque isso ajuda a corrigir situações que não estão indo bem.
Mas além de falar sobre os aspectos negativos de um funcionário, uma autoescola especializada em cnh pcd moto também precisa falar sobre os aspectos positivos de seus colaboradores.
Isso traz mais motivação e ajuda a reforçar os pontos fortes das pessoas. A corporação precisa desenvolver um plano de carreira porque isso traz a possibilidade de crescimento e aumenta ainda mais a motivação.
Quando o profissional percebe que pode crescer na empresa em que trabalha, dificilmente vai procurar outra organização para começar tudo de novo.
Mas todas essas práticas só vão funcionar se houver uma melhoria na seleção e integração de novos colaboradores. O RH precisa melhorar a identificação dos valores dos candidatos para saber se eles são compatíveis com os valores da corporação.
Além disso, um fabricante de tela proteção cachorro retrátil precisa se certificar de que as condições de trabalho são positivas para que os profissionais possam se desenvolver e colocar suas habilidades em prática.
Considerações finais
Lidar com pessoas é um trabalho complexo, e as empresas precisam saber colocá-lo em prática da melhor forma para manter seus talentos internamente e evitar uma grande quantidade de demissões e contratações.
Isso acaba trazendo prejuízos financeiros, além de piorar muito a maneira como os processos internos são realizados. Se a companhia quiser manter seus níveis elevados, precisa cuidar bem de seus colaboradores e da maneira como o trabalho acontece.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.