Vender é um elemento que sempre esteve presente nos mais diversos recursos aplicados pelas empresas no curso da história. Entender, portanto, como fazer uma boa prospecção de clientes pode ser essencial.
Com o passar dos anos, é certo, uma série de possibilidades passaram a fazer parte dos horizontes estratégicos das empresas e isso, em grande medida, deu ao mercado algumas orientações para o seu crescimento exponencial.
Não há como fugir dos grandes imperativos que a venda sempre colocou como perspectiva central nos mais variados segmentos e, por isso mesmo, é necessário entender quais são os elementos que a constituem.
É fato que essa é uma técnica antiga dentro do mercado que, na realidade, precede até essa categoria social mencionada, uma vez que uma é derivada da outra e as possibilidades que foram surgindo tem a ver com isso.
No começo da história das civilizações ,um dos grandes pontos de virada está fundamentado no surgimento da agricultura e alguns pontos essenciais dentro dessa lógica foram reverberados até os dias de hoje.
Nesse caso, vale apontar para o que deu origem a um sistema de trocas que pode ser comparado com o mundo comercial atual e como ele se desenvolveu até os moldes que são fundamentados até os tempos atuais.
Quando as produções passaram a ter um caráter privado, ou seja, a partir de alguns cercamentos de terra, cada terra tinha uma papel importante para a produção de algum insumo que ia ser de grande valia para a sustentação daquela sociedade.
Começa, portanto, uma noção parecida com o que se tem hoje como organização social do trabalho e alguns pontos que foram sustentando, também, elementos de mercado que são notórios e garantem algumas realizações fundamentais.
Todos esses pontos, em grande medida, faziam com que as famílias não tivessem tudo o que precisavam, mas, ao mesmo tempo, excedesse o estoque de determinados insumos produzidos.
Desse modo, a troca passou a condicionar algumas perspectivas incipientes de mercado que fez com que o comércio começasse a se sustentar de uma forma vívida dentro desses espaços.
Esse é um exemplo que é importante formular, uma vez que ele mostra que a própria organização social coloca essa prática no centro de suas relações e, por isso mesmo, não há como fugir de certas possibilidades nesse meio.
Contudo, foi com o advento da modernidade que algumas perspectivas passaram a se consolidar e deu origem ao florescimento do mercado moderno que, via de regra, deu ao marketing uma razão de existência.
Diante desses avanços, termos como prospecção de clientes a anúncios ganharam uma notoriedade que foi fundamentando o mundo comercial de forma cada vez mais amplificada e, assim, constituiu o que se conhece hoje.
Se, porventura, há uma lógica de aluguel de coworking por hora para psiquiatras dentro do ambiente digital, é porque existe uma perspectiva essencial que fundamentou o marketing como elemento de conexão com o público.
Não há como evitar esse tipo de estratégia, uma vez que é ela que garante algumas possibilidades importantes dentro do mercado e, nesse sentido, é essencial que alguns pontos sejam levados em consideração.
O surgimento dessa prática, na verdade, está muito sustentado em uma lógica de atração e prospecção de novos clientes dentro de uma ambiente empresarial.
Sendo assim, uma empresa especializada em vender um uniforme avental personalizado pode consolidar algumas dinâmicas importantes de orientações de mercado em seu segmento de atuação.
Todos esses pontos tiveram um aspecto muito bem fundamentado em uma lógica midiática que foi crescendo na medida que as tecnologias desse meio foram se desenvolvendo e ganhando penetração no público.
Se, diante dessa estrutura de comunicação, a intenção fosse vender uma churrasqueira gourmet externa, isso seria possível dentro de uma dinâmica essencialmente televisiva, por exemplo.
Logicamente, esse tipo de impacto foi ganhando algumas traduções importantes no curso do tempo e, hoje em dia, é possível entender que a mídia mais importante para esse tipo de incursão é, justamente, o meio digital.
É importante frisar, no entanto, que chamá-lo por esse termo pode ser uma forma de reduzi-lo, uma vez que suas possibilidades estão inseridas em diversas formas midiáticas que vão sendo criadas e se sofisticando dentro desses contextos.
O importante, nesse caso, é entender que, por exemplo, uma pesquisa por emergência canina pode colocar as empresas e seus clientes frente a frente e de forma bastante ampla.
Redes sociais e vendas
Há uma avanço significativo das ferramentas digitais dentro das mais diversas instâncias da sociedade, o que tem garantido que algumas realizações fossem possíveis de forma bastante ampla.
Esses elementos, via de regra, conseguem dialogar com as mais diversas empresas em seus aspectos estratégicos mais específicos.
Para que isso ocorra, basta que as pessoas responsáveis por essas incursões consigam ter um perfil analítico para inserir a marca dentro de uma possibilidade exata de atuação.
Se, porventura, a empresa estiver buscando vender mais jukebox bar, as ferramentas digitais podem se desdobrar em diversas possibilidades.
No entanto, há um elemento que se destaca e que, por essa razão, precisa ser considerado que são as redes sociais.
Elas possuem um potencial de integração com o público-alvo que é bastante importante e faz com que uma venda mais complexa, como é o caso de um ferro de passar industrial com caldeira, seja facilitada.
Lead e prospect: diferenças
As estratégias digitais trouxeram a prospecção de cliente para uma lógica ainda mais qualificada de contato.
Essa é uma prática que sempre existiu e tem como objetivo entrar em contato com possíveis clientes de uma marca para fechar negócio.
No entanto, essa poderia ser uma tarefa um pouco árdua e, por isso mesmo, é importante entender como que o lead modificou essa questão.
Essa nova categoria de mercado tem a ver com algumas possibilidades que se relacionam com um possível cliente que fornecer alguns dados dentro de uma plataforma empresarial.
Assim, torna-se mais fácil identificá-lo e buscar um contato mais apurado para prospectá-lo dentro de uma lógica de marca.
Desta forma, uma empresa que faz locação de sala comercial por hora pode consolidar ainda mais aspectos positivos em seu mercado.
Pré-venda e prospecção em redes sociais
Diante de todas essas potencialidades, há um caminho bastante importante entre duas possibilidades empresariais.
Logicamente, existem redes que conseguem fazer a mediação de compra também, mas, via de regra, há dois pontos que são comuns a todas.
Nesse caso, o trato com o cliente, seja através de uma lógica de público recorrente ou de anúncio é fundamental para consolidar um público.
Quanto mais qualificado for o conteúdo daquela rede, maior será o grau de interação que irá fundamentar o pré-venda dentro de uma perspectiva de prospecção.
Um seguidor de uma página de uma loja que vende estação de trabalho 8 lugares pode, em grande medida, fornecer alguns elementos para sua prospecção.
Redes sociais e prospecção
Antes de qualquer coisa, é preciso entender, também, que há alguns formatos diferentes disponíveis dentro desse universo de atuação.
Por esse motivo, é imprescindível entender a respeito de cada dinâmica possível de prospecção dentro delas. Alguns modelos de redes importantes são:
- Redes de vídeos curtos;
- Redes de imagem e vídeos;
- Redes profissionais;
- Redes de textos.
Logicamente, há algumas outras manifestações importantes dentro dessas dinâmicas. No entanto, vale entender um pouco mais a respeito delas.
Redes de vídeos curtos
Normalmente, essas redes são mais dinâmicas e possuem algumas orientações a respeito do impacto instantâneo no público.
É imprescindível entender, também, que elas são orientadas por uma lógica de público mais jovem. Por essa razão, o contato tem que ser mais descontraído.
Redes de imagens e vídeos
Existem algumas possibilidades dentro desse meio, mas a interação via comentários e mensagens diretas são possíveis.
Além disso, o stories pode ser uma forma de fundamentar um impacto e entender quais clientes que interagiram com aquele post.
Redes profissionais
Normalmente, a abordagem dentro dessas redes são mais sérias e possuem algumas perspectivas importantes.
Essa é uma ótima oportunidade para trabalhar com o comércio B2B e criar algumas conexões dentro dessa lógica.
Redes de textos
Existem algumas modalidades de redes nesse sentido. No entanto, é preciso focar nas híbridas (que misturam os itens acima) e nas de textos curtos.
Algumas delas já possuem uma área de social selling, mas é importante entender que é preciso criar uma conexão com o público.
Isso é possível a partir de interações com postagens do dia a dia, dando à marca alguns insumos para entender a respeito desses leads.
Considerações finais
Com o passar dos anos, uma série de possibilidades passaram a fazer parte do mundo comercial. Entender como efetuar uma boa prospecção dentro das possibilidades do mundo das redes sociais é essencial.
Diante de uma heterogeneidade importante que elas propõem, os hábitos de consumo são elementos importantes.
Nesse caso, vale apontar para alguns aspectos que orientam uma boa estratégia e, assim, tornam as empresas mais integradas ao seu mercado. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.