Marketing de produto é uma estratégia que ajuda a encontrar, atrair e converter os consumidores para determinado produto. Mas é muito importante conhecer os estágios, ciclo de vendas e como utilizar o conceito para aumentar as vendas.
É fato que o marketing possui muitas vertentes, por exemplo, é possível investir em marketing de conteúdo, e-mail marketing, marketing tradicional, entre outras possibilidades.
Todos esses tipos estão relacionados de alguma maneira, por isso é sempre válido falar sobre diferentes maneiras de fazer marketing e como isso pode contribuir com as estratégias do negócio.
Uma das opções que mais crescem é o marketing de produto, mas poucos gestores e empreendedores conhecem essa maneira de divulgação. No entanto, quanto mais as organizações puderem expandir seu trabalho de marketing, melhor.
Como falado, as diferentes vertentes estão relacionadas, por isso existe um trabalho que complementa o outro e com isso a divulgação das soluções é muito mais ampla.
Para esclarecer as dúvidas sobre o assunto, este artigo vai explicar o que é marketing de produto, qual é sua importância, o que é posicionamento de produto, qual é o ciclo de vida que ele possui e dar alguns exemplos desse tipo de marketing.
Em que consiste o marketing de produto?
Marketing de produto é um tipo de marketing que tem como foco conectar as soluções e os consumidores. O objetivo é encontrar pessoas certas para determinado produto e criar uma maneira interessante de vendê-lo.
Entretanto, para encontrar uma estratégia de vendas interessante para a audiência da marca, primeiro ela precisa conhecer o perfil de comprador que atrai. Por isso, as funções do marketing de produto são:
- Desenvolver o posicionamento do produto;
- Alinhar vendas e marketing;
- Criar diferencial competitivo frente aos concorrentes;
- Desenvolver a mensagem sobre o produto.
Para uma empresa de pressostato de compressor, esse tipo de marketing é essencial durante o lançamento de uma nova solução no mercado.
Ele também é crucial quando o produto já existe e precisa ser introduzido em um novo mercado que ainda não é conhecido pelos consumidores.
Ademais, pode ser usado para testar como determinado grupo de consumidores vai receber uma nova solução, antes de liberá-la para o público em geral.
Importância do marketing de produto
Esse tipo de marketing é muito importante para diferenciar as soluções no mercado e gerar destaque competitivo para a marca. Cada vez que alguma coisa é lançada, a organização pode usar a comunicação segmentada para fugir dos padrões.
Isso acaba gerando um valor a mais para o cliente e, a partir do posicionamento, o marketing também consegue estabelecer relações entre a necessidade de uso e o produto em si, destacando seus diferenciais para clientes e profissionais internos.
Quando uma marca está prestes a lançar sua nova coleção de moveis planejados para banheiro de apartamento, vai usar a estratégia para personalizar a comunicação e o posicionamento de seus produtos.
Isso é feito por meio de ações segmentadas e direcionadas para as necessidades específicas do usuário, tendo em vista que o que torna uma abordagem interessante é oferecer uma experiência única e pessoal.
Uma boa estratégia de marketing é capaz de reforçar as fases de crescimento e maturidade de um produto, e quando a empresa trabalha bem a mensagem que quer transmitir, estabelece seus diferenciais e soluciona dúvidas e objeções.
Consequentemente, consegue manter um produto sólido por mais tempo e evita diversas crises e problemas.
O marketing de produto, basicamente, é uma ótima alternativa para precificar melhor as soluções, além de ser muito vantajoso na distribuição e no design. Os preços cobrados podem ser ajustados e reajustados, dependendo da demanda e do estudo de mercado.
Até mesmo a distribuição é otimizada, visto que a companhia consegue disponibilizar o produto com base em indicadores. Como resultado, fica mais fácil desenvolver peças publicitárias e fazer divulgações coerentes com o design da solução.
Para uma empresa especializada em disco para polimento automotivo, o marketing de produtos também é importante porque ajuda a alinhar as equipes de marketing e vendas, fazendo com que os setores falem a mesma língua e busquem os mesmos resultados.
O que é posicionamento de produto?
Posicionamento de produto é uma estratégia que aprimora o marketing da organização, para identificar o público-alvo e direcionar as estratégias para essas pessoas.
A companhia pode encontrar a direção e a diferenciação que precisa no mercado para encaixar melhor o seu produto.
Em linhas gerais, o posicionamento é a base de uma boa estratégia de marketing e é necessário descobrir esse ponto de vista antes de seguir outras etapas do planejamento, uma vez que ele define a direção das ações.
Qual é o ciclo de vida do produto?
Qualquer tipo de produto existente no mercado, como avental personalizado feminino, passa por quatro etapas do ciclo de vida, mas a duração de cada etapa varia de um produto para outro.
A primeira etapa é a introdução no mercado, que compreende o período de lançamento e vai até o momento em que começa a gerar uma taxa maior de lucros. É nessa fase que o marketing de produto vai gerar visibilidade para o item.
A segunda etapa é o crescimento, momento em que ocorre um aumento na demanda e as vendas são bem-sucedidas. Os lucros da empresa aumentam ao passo que a mercadoria se torna comum e depende apenas de um bom marketing para durar.
Então, o produto entra na fase de maturidade e ganha regularidade nas vendas, e é nessa etapa que a demanda se torna mais consistente, bem como as entradas de lucro.
Por fim, a quarta fase é o declínio, ou seja, quando ocorre uma queda nas vendas e os consumidores começam a procurar outros produtos ou adotam uma postura diferente.
Exemplos de marketing de produto
Para investir na estratégia, um fabricante de corrimão de escada alumínio e vidro pode seguir alguns exemplos. São eles:
Nolt
Nolt é uma plataforma que serve para coletar feedback dos clientes e solicitar recursos em nome da empresa, ajudando a definir as tarefas de maneira estratégica, ao mesmo tempo em que fortalece o vínculo com os consumidores.
Demonstrar o produto fornecendo um walkthrough detalhado, simples e interativo é uma forma de incentivar os usuários a criarem uma conta na ferramenta.
O walkthrough conta apenas com alguns gatilhos para os usuários, sendo uma forma abrangente para que os leads possam conferir os recursos antes de fazer um cadastro.
Intercom
Uma confecção de camisa ciclismo com bolso também pode seguir o exemplo da Intercom, é um software que ajuda as equipes a se conectarem com os clientes de maneira instantânea para manter seu engajamento durante a jornada de compra.
Trata-se de um sistema de engajamento que funciona por meio de um aplicativo de mensagens para as empresas. Para divulgar esse produto, a ferramenta investe em marketing conversacional com chatbot em sua página inicial.
O widget ajuda os usuários e tem o foco em mensagens curtas, considerando o campo escolhido durante a conversa e gerando um tipo de marketing que impacta os clientes certos.
Baremetrics
Baremetrics é um sistema de analytics por assinatura que foi desenvolvido para negócios com produtos que operam em um modelo de assinatura.
Por exemplo, uma plataforma na internet que vende por assinatura bebidas com rótulo de cerveja personalizado terá acesso a informações relacionadas ao seu próprio crescimento.
Antes de oferecer um teste grátis, a plataforma oferece uma amostra real que os leads podem conferir para entender como o recurso funciona, transformando a oferta do produto em uma estratégia na página inicial.
Familiarizar as pessoas com a solução e fazer com que elas verifiquem se o recurso responde às suas necessidades antes mesmo de solicitar um cadastro é uma excelente estratégia de marketing, da mesma forma que a amostra grátis.
Hubspot
Hubspot é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente que gerencia o contato da companhia com os compradores. Também ajuda a gerar leads qualificados e retêm clientes por meio de estratégias de Inbound Marketing.
Por meio dele, um fabricante de laje H8 isopor consegue coordenar melhor as equipes de marketing e vendas.
Uma das formas que o Hubspot tem de gerar leads é oferecer ferramentas gratuitas que ajudam seus potenciais clientes em diversas necessidades, algo que ajuda a atrair mais pessoas porque elas precisam fornecer seu endereço de e-mail.
Depois, a marca só precisa entrar em contato com elas para falar um pouco mais sobre seus produtos e apresentar os recursos.
Considerações finais
O marketing de produto é uma excelente estratégia para divulgar itens que estão sendo lançados no mercado e chamar a atenção do público para esse lançamento.
As organizações podem seguir os exemplos mostrados anteriormente ou desenvolver suas próprias estratégias, mas de qualquer forma o marketing de produto é indispensável para melhorar os resultados. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.