Os consumidores valorizam muito as empresas que lhes proporcionam uma boa experiência, e para isso devem se engajar no chamado marketing de experiência, também conhecido como marketing experiencial.
Mesmo que a pessoa afetada pela estratégia decida por não finalizar a compra de um produto ou serviço na loja, provavelmente ainda se lembrará de uma experiência positiva ou negativa que teve ao ser atendido.
Além disso, fornecer um serviço excelente ajuda qualquer empresa a manter uma reputação positiva na mente do público que procuram uma clínica de fonoaudiologia medicina e reabilitação, por exemplo.
Para tanto, este artigo discutirá o que é marketing experiencial, como funciona, por que é usado e quais são seus três princípios.
Além disso, discutirá como uma empresa pode participar do marketing de experiência, como fazê-lo e quais são seus benefícios.
Entendendo o que é o marketing de experiência
O marketing de experiência é uma das muitas abordagens de marketing, esse método é empregado por quem deseja incutir sentimentos positivos em seus clientes.
Ou seja, uma empresa de limpeza predial que oferece serviços gerais e que deseja proporcionar aos seus clientes a maior experiência possível.
Nesse método, é fundamental reconhecer os desejos específicos dos clientes para que suas expectativas não sejam apenas atendidas, mas também superadas.
Para facilitar essa experiência positiva, a equipe deve ter um profundo conhecimento de vendas, incluindo a apresentação da marca ao cliente, o processo de venda e o atendimento pós-venda.
Como resultado, todo o processo de compra e venda de produtos ou serviços é documentado, o que beneficia a empresa com feedback positivo dos próprios clientes.
Como funciona e por que utilizá-lo?
A forma como o marketing de experiência funciona é extremamente direta e lógica, o processo começa avaliando o negócio na hora de vender acessórios para caminhão Scania.
A corporação analisa tudo o que uma pessoa faz no PDV (Ponto de Venda), bem como a relação entre a atividade e o produto ou serviço.
Depois disso, a equipe de marketing analisa possíveis formas de melhorar essas experiências, tornando-as mais positivas do que são atualmente, removendo aspectos negativos.
Pode parecer muito, mas é muito mais do que um procedimento técnico ou burocrático, até porque sentimentos, emoções e sentidos também fazem parte do marketing experiencial.
Inclusive, o uso do marketing experiencial pode trazer muitas vantagens para as marcas de forro acústico residencial.
Um dos motivos de seu uso é a capacidade de gerar um sentimento de associação entre o cliente e a marca, o que aumenta a probabilidade de fidelização.
Além disso, uma experiência positiva tem um impacto significativo no relacionamento e facilita o desenvolvimento de vínculos entre a empresa e seus consumidores.
Existem muitos outros benefícios mencionados ao longo deste artigo que irão auxiliar um empreendimento a entender mais sobre os motivos pelos quais um empreendedor deve investir no marketing experimental.
Como as pessoas percebem as experiências?
Seja para comprar jeans novos ou obter laudo ppra pcmso, um cliente pode precisar do suporte de uma empresa. Nesse caso, o cliente pode ter alguma perspectiva durante o processo.
Na verdade, é importante observar que a experiência que o cliente tem com uma marca pode ter um impacto significativo. Além disso, existem cinco experiências diferentes que os consumidores podem ter, que incluem:
- Sensorial;
- Emocional;
- Cognitivo;
- Comportamental;
- Identificação.
A experiência sensorial do corpo humano é significativa, um cliente pode recordar, por exemplo, o aroma que experimentou numa determinada loja. Emocionalmente, podem ser frustrantes ou positivas, dependendo da marca.
A experiência do pensamento é significativa, aborda inovação e quebra de paradigmas. O procedimento envolve a execução de campanhas e estratégias promocionais que atingem o público e o processo de identificação é a transmissão dos mesmos valores ao cliente.
Quais são os 3 Vs do marketing de experiência
Ao discutir o marketing experimental, uma empresa que vende bancada porcelanato Portinari deve considerar seus três Vs:
Valor
O primeiro V é valor, que é simplesmente a avaliação do cliente sobre o valor de sua experiência de compra e do próprio negócio.
É aproximadamente o sentimento de pertencimento que ele experimentou quando comprou um produto ou serviço da marca ou quando se envolveu com ela, e o valor que atribui a ela.
A comunicação deve ser direta e os valores da empresa devem ser comunicados, para que o objetivo de tornar pública a identificação seja alcançado.
Verdade
Em todo processo de compra, os fatos sempre devem prevalecer, não importa o que esteja sendo vendido. Porque ninguém gosta de ser enganado.
Portanto, é de extrema importância que um vendedor seja sempre honesto e sincero com o cliente em todas as negociações com o cliente.
Quando uma marca se mantém fiel aos seus valores e à sua retórica, a probabilidade de que o público ressoe com ela aumenta drasticamente.
Vontade
O crescente interesse do consumidor em adquirir um item ou serviço de marca está diretamente relacionado à verdade que lhe é comunicada.
Para fazer isso, a chave é estar presente para que os clientes se sintam apoiados em cada etapa de sua jornada de compra:
- Aprendizados e descobertas;
- Reconhecer os problemas;
- Considerar soluções;
- Ajudar na decisão de compra.
Quando uma empresa está presente em todas essas etapas, fica mais fácil fornecer tudo o que o cliente precisa para atender às suas necessidades.
Quais os principais benefícios?
Com a aplicação desse marketing, algumas das vantagens já citadas ao longo do artigo podem ser percebidas e mais informações sobre elas podem ser encontradas a seguir.
Fidelização de clientes
A fidelidade do cliente os torna apaixonados por uma marca e, eventualmente, se tornam clientes regulares dessa marca.
Através do marketing experiencial, a oportunidade de fidelizar as empresas que vendem muda de girassol preço é enorme.
Aproximação do público com a marca
A aplicação do marketing experiencial ajuda a marca a mostrar o seu próprio valor e a despertar maior reconhecimento do público.
As pessoas acabam se sentindo mais próximas não só do produto ou serviço oferecido, mas da ideia que o negócio está vendendo.
Captação de mais consumidores
Finalmente, usar o marketing experiencial, especialmente fora do PDV, pode ajudar a alcançar mais pessoas que podem ser os futuros clientes da sua marca.
Por exemplo, se uma empresa mostra algo memorável para as pessoas que passam pela praça de alimentação de um shopping, isso pode ter um grande impacto.
Isso fará com que ela seja conhecida por mais pessoas, atraindo-as ao ponto de venda para conhecer melhor a marca e aumentar as chances de se tornar um futuro cliente.
Como uma empresa pode usar essa estratégia?
Para as empresas que prestam serviços de grua para obra, para poder realizar o marketing experiencial, é necessário seguir algumas habilidades básicas, como:
Inovar nos processos
Para uma empresa se destacar no marketing de experiência, a equipe deve pensar “fora da caixa”, ou seja, inovar.
Não há necessidade de inventar algo novo, mas desenvolver novas abordagens e abordagens pode fazer uma marca se destacar.
Focar em experiências originais
Existe também a necessidade de considerar como o ponto de venda será utilizado e como serão realizadas as ações fora do ponto de venda, seja em um site, e-commerce ou outro local.
Ao investir em novos pontos de venda, as marcas podem criar experiências totalmente novas para mostrar seus serviços ou produtos.
Explorar novas formas de contato com o cliente
Uma ferramenta de relacionamento funcional pode ter um impacto significativo na personalização de experiências para os clientes.
Existem várias ferramentas no mercado que podem ajudar nisso, tanto online quanto offline, algumas delas como chatbots, email marketing, sistemas de CRM e muito mais.
Evitar a padronização de vendas
Não é necessário ou recomendado manter o mesmo padrão de vendas para uma empresa, isso é ainda mais verdadeiro se a empresa decidir se atualizar e vender também online.
Muitas empresas acabam mudando a forma de vender por diversos motivos, e o marketing de experiência ajuda muito nesse sentido, pois mostra todo o potencial dos serviços de uma marca.
Seja em uma pequena empresa ou em uma grande organização, essa ideia pode ser aplicada aos negócios e aumentar ainda mais as oportunidades de vendas.
Englobar toda a corporação nas estratégias
Essa estratégia deve ser bem-sucedida para funcionar corretamente. Para isso, marketing e vendas devem abraçar o conceito e colaborar para torná-lo um sucesso.
Para fazer o público acreditar na marca, os funcionários também devem acreditar que as soluções da marca são benéficas para o mundo.
Quando uma empresa contrata funcionários que acreditam em seu local de trabalho, as chances de sucesso da empresa aumentam muito.
Considerações finais
A experiência do cliente é cada vez mais uma prioridade no desenvolvimento das estratégias de vendas de uma empresa, seja uma startup ou uma empresa estabelecida.
No entanto, para que isso ocorra, as equipes de marketing e vendas devem se concentrar em todos os aspectos do marketing experiencial.
Com isso, as ações são melhor formuladas e as chances das estratégias serem bem aplicadas e funcionarem aumentam exponencialmente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.