O mundo comercial tem passado por uma série de modificações importantes, o que, em grande medida, impulsionou uma nova cultura dentro do ambiente digital. Entre essas possibilidades, uma das que mais se destaca é o Mercado Ads.
É certo que falar a respeito desse tipo de estratégia de anúncio tem muito a ver com as funcionalidades das mais diversas plataformas no mundo digital, uma vez que elas vivem de consolidar alguns aspectos que corroboram nesse sentido.
No entanto, há algumas perspectivas diferentes que cada uma delas conseguem sustentar que podem funcionar como um arcabouço estratégico bastante diverso em uma lógica de impacto em um segmento de mercado.
Seja como for, esses elementos têm uma descendência direta das perspectivas iniciais do marketing e todos os seus desdobramentos do ponto de vista de mídia que foram se consolidando dentro do século XX.
Para entender a respeito dessa possibilidade, é preciso atrelar esse ponto ao mundo do comércio que, via de regra, ganhou uma grande expressão a partir dessas estratégias que se fizeram necessárias depois das industrializações.
Essa prática, na verdade, tem uma origem bastante fundamentada em termos antropológicos, uma vez que a possibilidade de variedade de consumo está diretamente relacionada ao comércio e seus desdobramentos.
Todos esses pontos são importantes e carecem de algumas possibilidades históricas para acontecer. Essa foi uma regra que, inclusive, foi se desenvolvendo no curso da história de forma cada vez mais ampla.
No início dessas relações, o que a humanidade detinha como ímpeto de consumo e sustentação de novas possibilidades de venda era a troca de produções excedentes feitas, ainda, em uma lógica familiar.
Com o passar dos anos, é claro, essa técnica foi ganhando algumas sofisticações e teve na idade média uma espécie de apogeu que deu sustentação, inclusive, a uma nova classe que estava emergindo dessas novas relações produtivas: a burguesia.
Esse foi um momento importante para a humanidade, uma vez que esse fator histórico teve uma influência muito grande nas produções econômicas e sociais que sustentaram a modernidade e, também, a pós-modernidade.
Não há como fugir desses imperativos comerciais, sobretudo do ponto de vista das estruturas econômicas, e, por isso mesmo, é preciso agir de forma cada vez mais categórica dentro dessas instâncias.
Do ponto de vista internacional, esse ponto consegue ter uma realização determinante para a balança comercial dos países e colocá-los em lugares de poder ou não a partir desses pontos.
Essa é a importância fundamental dos sistemas comerciais dentro de uma lógica contemporânea e, por essa razão, o marketing evoluiu para sustentá-los cada vez mais sob os mais diversos aspectos de interação
Ele, na verdade, teve seu surgimento baseado na necessidade de se vender mais, uma vez que as produções industriais tinham aumentado o seu volume e, por isso mesmo, não havia como se sustentarem dentro de um mercado de consumo baixo.
Com isso, o século XX teve o seu início baseado em um produção mercadológica que ia conseguindo criar algumas formas de impactar o público-alvo para orientar algumas realizações importantes.
Então, se, hoje em dia, há uma possibilidade bastante ampla de se vender uma barita mineral de forma qualificada no ambiente digital, isso se dá, sobretudo, por conta da integração do marketing e do mundo comercial de forma mais ampla.
Não existiria uma sociedade de consumo pautada em um costume de impacto e produção de desejo sem que as empresas precisassem criar uma nova possibilidade e se aliassem às estratégias que são conhecidas hoje.
A venda, por exemplo, de um vidro temperado 6mm em uma revista especializada nesse assunto foi o que deu ao público uma possibilidade de enxergar o mundo digital como mais uma etapa para uma compra segmentada e de qualidade.
Quanto mais aprofundadas foram as estratégias, maior eram seus impactos sociais e isso, em grande medida, tinha a ver com as possibilidades midiáticas que cada tempo sustentou de forma ampla.
Há elementos, nesse caso, que se mantêm até os dias de hoje, só que em uma lógica muito mais intensa, uma vez que o comércio digital possui algumas possibilidades de controle essenciais para uma empresa.
Então, se há uma necessidade de contratar uma manutenção em pc e notebook, é fundamental estruturar uma comunicação assertiva com um público específico, o que é absolutamente possível dentro desse meio.
Por essa razão, urge a necessidade de apontar para algumas das possibilidades maiores importantes que esse novo universo comercial aliado ao marketing trouxe para as empresas de uma forma geral.
Comércio digital: um novo patamar
Com o passar dos anos e o aprofundamento das ferramentas digitais dentro de um universo cada vez mais amplo no mercado consumidor, o comércio passou a se estruturar de forma muito ampla dentro desse contexto.
Partindo de diversas possibilidades estratégicas, alguns elementos começaram a fazer parte de forma bastante ampliada do mundo das vendas.
Essa relação tem uma conexão com um mercado de produtos, como no caso de venda de comida, e de serviços, por exemplo, manifestado em um dia da noiva.
Seja como for, todos esses aspectos estão subordinados a uma facilidade bastante grande do público encontrar suas empresas.
Por essa razão, não há como fugir, uma vez que todas essas possibilidades funcionam como grandes vitrines em centros movimentados.
Esses aspectos precisam de uma fundamentação estratégica, já que as possibilidades de objetivos são amplas.
No entanto, se uma empresa de transporte e remoção de máquinas estiver buscando uma consolidação nesse sentido, isso pode ser traduzido em algumas ferramentas.
Independentemente do modelo empresarial, é importante apontar para alguns elementos que podem exemplificar essa questão. São eles:
- Marketplace;
- E-commerce;
- Social selling.
- Apps de vendas.
Seja qual for o objetivo da empresa, é sempre importante ter em mente algumas manifestações a respeito dessas questões.
Nesse caso, por exemplo, uma empresa que vende forro de gesso quarto pequeno pode criar uma relação profunda com o seu público através do social selling, isto é, vendas pelas redes sociais.
O que é Mercado Ads?
Diante da alta complexidade que esse tipo de abordagem tem ganhado dentro do mundo digital contemporâneo, é importante orientar algumas ferramentas que podem auxiliar nessa lógica.
Uma delas é o Mercado Ads, também conhecida como anúncios de mercado, que é uma funcionalidade da plataforma Mercado Livre para impulsionamento de vendas.
Diferente de outras plataformas que utilizam o modelo Ads, nesse caso há uma orientação interna bastante grande para a venda e a fundamentação da marca dentro de um mercado.
Ou seja, por se tratar de um marketplace e, por vezes, o cliente pode nem prestar muita atenção no vendedor de uma bomba para aspirar piscina. No entanto, existem algumas funcionalidades que podem auxiliar nessa relação.
Como funciona o Mercado Ads?
Essa é uma plataforma que se muniu de uma grande complexidade, mas de forma bastante intuitiva para as empresas.
Há algumas possibilidades essenciais que a plataforma disponibiliza para seus anunciantes que precisam de considerações.
Nesse caso, é importante fazer alguns apontamentos a respeito de algumas delas para orientar esse uso. São elas:
- Brand lift;
- Brand lab;
- Ad manager;
- Dados.
Essas são algumas das funcionalidades que o Mercado Livre coloca para os seus anunciantes, o que pode fazer com que uma empresa que vende produtos para impermeabilização de fachadas cerâmicas possa ter um bom desempenho.
O brand lift diz respeito a uma série de possibilidades que vão orientar alguns insights para o crescimento da marca.
Já a dinâmica lab tem como base alguns elementos importantes para que haja uma construção da marca da empresa.
O gerenciador de anúncios (Ad manager) atua em uma frente importante para entender a respeito de cada ponto que a empresa atinge.
E, por último, os dados são o que vão garantir que a marca consiga obter um bom desempenho de mercado.
Como ter um bom desempenho no Mercado Ads?
Todo mundo que já entrou no Mercado Livre sabe de algumas praticidades que a plataforma oferece para seus usuários.
Por esse motivo, vale apontar para algumas perspectivas essenciais dentro dessa lógica que vão orientar algumas incursões.
Entender os requisitos
É importante dizer que o Mercado Livre é uma plataforma séria e que, portanto, coloca as suas vendas sob uma lógica criteriosa.
Nesse caso, é preciso que a empresa tenha no mínimo 20 vendas e possua uma perspectiva de boas avaliações.
Isso é importante para que haja uma maior credibilidade do ponto de vista dos impactos de cada anúncio.
Orientar-se por dados
Os dados são fatores fundamentais quando se fala de Ads, uma vez que eles conseguem sustentar alguns pontos importantes.
Por essa razão, é fundamental que a empresa esteja em consonância com uma boa análise dentro do ambiente do Mercado Livre.
Considerações finais
Passam-se os anos e o mundo comercial vai ganhando algumas novas sofisticações importantes dentro de seus meios.
Esses pontos são essenciais, e uma das grandes manifestações disso nos dias atuais é o Marcado Ads.
Saber a respeito das possibilidades dessa ferramenta pode ser um fator essencial para boa realizações em um segmento.
Por essa razão, é fundamental que alguns pontos sejam colocados em destaque dentro dessa lógica.
A partir desses elementos, há uma grande possibilidade de elevação de desempenhos nesse universo. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.