Um dos combos mais usados frequentemente no marketing é o Google Ads e o inbound Marketing, parceria que se tornou bastante popular em 2009 e que continua a ganhar espaço nas estratégias de quem deseja conquistar clientes.
Podendo ser utilizado por empreendimentos de qualquer tamanho e nicho, esse conceito também é uma poderosa ferramenta de engajamento para a atração de novos consumidores.
A plataforma de anúncios trabalha juntamente ao Inbound de forma que impacte ainda mais a audiência principal do empreendimento, seja ele uma loja de bolsas, seja um empreendimento especializado em sorvete em atacado, por exemplo.
O que é Inbound Marketing?
Quando traduzido para o português, o termo Inbound Marketing significa marketing de atração. Isto é, ele é aquele marketing que deseja conquistar consumidores, encantá-los por meio de uma experiência personalizada e que atenda às suas necessidades.
Diferente do mais famoso e tradicional Outbound Marketing, que apesar de ter o mesmo objetivo e de trabalhar de forma contrária, o Inbound faz com que o cliente procure a marca, e não que a marca vá até ele, como o faz o Outbound.
Porém, para que essa procura ocorra, é necessário que a empresa crie um caminho atrativo, atingindo o consumidor de forma consciente para que ele tenha o interesse de consumir ou pelo menos entrar em contato com o negócio.
As ações para que isso ocorra são diversas, mas todas têm o mesmo intuito: levar o potencial cliente para o blog ou site do empreendimento para que a captação comece de fato e o relacionamento entre ambas as partes surja.
Para exemplificar, suponha-se que um médico especialista em disfunção erétil deseja atrair mais clientes para a sua clínica. Para isso, ele deve apostar na produção do marketing de conteúdo como textos para blogs.
Quando um potencial consumidor procurar sobre o tema na internet, ele irá encontrar o blog do médico com o desenvolvimento do assunto e, dessa forma, pode ficar interessado em marcar uma consulta com o especialista.
É claro que nem sempre todos os visitantes da página irão agendar um horário, mas mesmo que isso não ocorra, o profissional estará construindo a sua reputação no mercado, tornando-se autoridade no assunto e, dessa forma, ganhando popularidade.
O Inbound Marketing é um campo repleto de vantagens que leva o empreendimento a alcançar voos maiores, tudo isso quando for aliado a outras estratégias que intensificam ainda mais o seu papel dentro do campo da comunicação.
Os principais benefícios de fazer uso do Inbound Marketing são:
- Maior destaque para o empreendimento;
- Aquisição de clientes com menor custo;
- Atração de potenciais consumidores;
- Construção de autoridade;
- Melhoria do processo de vendas.
Todas essas vantagens acima são o segredo de um bom posicionamento de mercado de melhor faturamento.
Maior destaque para o empreendimento
Com a produção de conteúdo, automaticamente o nome do empreendimento estará espalhado em diversas esferas da internet tornando-se conhecido pelo público-alvo ou até mesmo pelo mercado em geral.
Por exemplo, se uma manicure realiza peeling para as mãos e quer ganhar mais destaque na sua área de forma que se aumentem as vendas, ela poderá usar o Inbound para alcançar essas metas.
Não importa o ramo, qualquer profissional poderá trabalhar com esse conceito para conseguir o destaque que deseja.
Aquisição de clientes com menor custo
Como será o cliente que buscará pela empresa, e não o contrário, automaticamente o custo para essa aquisição será bem menor.
Um dos grandes benefícios do Inbound Marketing é que todas as ações que são feitas a partir dele podem ser avaliadas. Com isso, as campanhas que serão criadas serão mais assertivas e terão um ROI mais positivo (Retorno Sobre o Investimento).
Atração de potenciais consumidores
Uma coisa é certa sobre o Inbound Marketing: ele não será um tiro no escuro. Pelo contrário, ele joga a rede e pesca aqueles consumidores que já têm um certo interesse pelo produto ou serviço, mesmo que inicialmente não queiram comprá-lo.
É como se uma pessoa que pesquisou sobre cobertura de vidro para varanda encontrasse uma postagem sobre o assunto e já ficasse com aquela ideia martelando na cabeça até entrar em contato com a empresa responsável pelo trabalho.
Construção de autoridade
Como dito anteriormente, o grande volume de conteúdo criado pelo empreendimento o faz se tornar mais conhecido pelo público.
Com isso, ele se torna uma autoridade no assunto. Um empreendimento que conhece o serviço como ninguém, como é o caso de uma empresa de auto elétrico a domicílio, faz-se presente em todas as redes sociais, plataformas de áudio, vídeo e em blogs.
Melhoria no processo de vendas
Realizando a captação de potenciais clientes por meio do Inbound, a empresa terá um processo de vendas mais fluído, já que estará dialogando com alguém que realmente tem interesse em consumir o produto. Assim, fica mais fácil concretizar a venda.
Para fortalecer todos os benefícios do Inbound, uma ação que pode ser realizada é combinar o conceito com o uso do Google Ads.
Como funciona o Google Ads?
Sendo uma plataforma de anúncios, o Google Ads, antigo Google Adwords, ajuda a melhorar o posicionamento de um site na internet de modo a promover, assim, esse endereço.
Ele está presente na internet na forma de links destacados na hora da pesquisa, de banners com anúncios dentro de blogs e sites e anúncios no meio de vídeos do Youtube, por exemplo.
Além disso, pode ser utilizado por qualquer tipo de empreendimento, seja aquele que faz locação de rolo compactador pequeno, seja aquele que faz bolo para casamento.
Tendo como principal vantagem a promoção de um anúncio para um público segmentado, o Google Ads é o modo com o qual as empresas encontraram para atingir o seu público-alvo e otimizar o processo de busca e de venda.
Porém, a plataforma não é gratuita, e se a empresa deseja anunciar, ela precisa ter um orçamento que é definido nas próprias configurações do site. Mas o ponto positivo é que a empresa só paga se o usuário clicar no anúncio.
Utilizado por grandes empresas, ele é um grande aliado ao Inbound Marketing e se torna uma ferramenta importante para colocar em prática o novo conceito de vendas.
Como utilizar o Google Ads no Inbound Marketing
Como foi dito anteriormente, existem ferramentas para aplicar o Inbound Marketing como o marketing de conteúdo, SEO e anúncios (anúncios na pesquisa, anúncios em banners e anúncios nas redes sociais).
Nos dois primeiros tipos de anúncio é utilizado o Google Ads, que tem o papel principal nessa ação de divulgação.
Para exemplificar, é interessante supor, por exemplo, que uma empresa deseje divulgar o seu novo produto, piso tipo paver. Para isso, ela pode criar banners (imagens em movimento ou não) e colocá-los dentro de sites que estão relacionados com o assunto.
É exatamente assim que o Google Ads funciona. Ele deixará o produto ou serviço em maior evidência, instigando o consumidor em potencial a clicar no que está sendo divulgado e, com isso, fazê-lo procurar a empresa.
Isto é, ele é justamente a ferramenta que casa perfeitamente com o Inbound Marketing, pois proporciona a essência do conceito, que é o cliente ir à procura do empreendimento.
Além disso, outra vantagem de utilizar o Google Ads é que ele proporciona a visita para o site, blog ou canal de YouTube de forma mais rápida, já que deixa o conteúdo em evidência.
Após a captura desses potenciais clientes, a empresa agora trabalhará em outras etapas do funil de vendas, como a conversão e, se possível, a fidelização desses consumidores.
Outros benefícios de realizar a junção do Google Ads com o Inbound são:
- Segmentação do tráfego;
- Alto retorno do investimento;
- Informações ricas sobre os consumidores;
- Conversão de vendas.
Todos esses pontos podem ser conquistados com uma boa aplicação no Google Ads por meio do empreendimento, que deverá se atentar para o público que deseja atingir.
Considerações finais
A captação de clientes não é um processo fácil. Requer bastante pesquisa para que os potenciais consumidores sejam identificados em meio à multidão. E para que esse encontro ocorra, muitas vezes há necessidade de bastante tempo e energia do empreendimento.
É por isso que utilizar o Inbound Marketing em parceria com o Google Ads é um bom caminho. Tanto o conceito quanto a ferramenta diminuem os obstáculos que aparecem no meio do caminho a fim de que o processo de atração seja mais fluido.
É como se uma clínica que realiza exame toxicológico admissional clt conquistasse, em um mês, 10 clientes por meio do seu site sem ir atrás deles, algo que só ocorreria se telefonasse diariamente para diversas empresas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.