Com os avanços comunicacionais e principalmente comportamentais do consumidor, o cross-media surgiu permitindo com que empresas pudessem transmitir suas mensagens, em especial formatos de vendas, nos espaços onde de fato seus clientes estão presentes.
Porém, podemos dizer que essa estratégia conseguiu alcançar um feito ainda maior, fazendo com que a marca pudesse ser reconhecida e estar presente em diversos canais.
Por exemplo, uma campanha para uma loja de redes de proteção para piscinas que antes era feita apenas em meios televisivos, hoje conta com a ajuda de redes sociais para espalhar um conteúdo, podendo muitas vezes estar interligada com outras comunicações.
Colocar o cross-media em prática, então, é muito mais do que estar onde quer que seu cliente esteja, da maneira que ele quer consumir, mas também permitir com que sua empresa consiga o reconhecimento necessário em todo o mercado que está atuando.
Entender sua prática, e principalmente, as formas de colocar em funcionamento uma campanha cross-media pode trazer inúmeros benefícios para as marcas.
Sendo essencial para melhores resultados e também o alcance da autoridade e reconhecimento desejado.
Por isso, no texto a seguir vamos entender um pouco mais sobre esse conceito aplicado em empresas de display de acrílico para parede, pontuando como você deve começar.
Conheça mais sobre cross-media
O cross-media, apesar de ser um termo popular nos dias de hoje, acontece desde os anos 90, quando marcas passaram a transmitir uma comunicação ao público por diferentes meios de comunicação, e não apenas por um único, o que limitava muito a estratégia.
Por exemplo, uma aula de tênis para iniciantes poderia ser colocada em um anúncio de televisão, ao mesmo tempo que passava em uma rádio e estava presente em um jornal.
Dessa forma, podemos entender que uma empresa poderia estar presente onde quer que seu cliente estivesse, conseguindo se comunicar com este da maneira própria desses canais. E de fato isso mostra o que é o cross-media, uma comunicação sem barreiras.
Porém, um dos pontos que mais tornam essa estratégia reconhecida, é a maneira como ela demanda às marcas uma preparação não apenas de conteúdo, mas de linguagem.
Ao percebermos os tempos de hoje, por exemplo, são muitos os canais onde uma empresa de licenciamento ambiental CETESB consegue chegar até seu público-alvo:
- Anúncios de televisão;
- Matérias em jornais;
- Rádios;
- Redes sociais;
- Internet.
Em todos esses meios que citamos acima existem não apenas diferenças de plataformas de acesso, mas também um público diferenciado que as utiliza, mantendo não somente características diferentes, mas também linguagens próprias dentro daquele espaço.
Por exemplo, uma comunicação nas redes sociais feita por uma empresa será altamente diferente daquela feita pela mesma companhia em um anúncio de televisão.
Isso porque além das ferramentas comunicacionais serem diferenciadas, como o uso ou não de vídeo, de vozes, de imagens e até mesmo links que direcionam a outra página, existe a forma certa de atingir um micro nicho que está naquele espaço.
Entender melhor esse assunto é mais potente quando vemos jovens que se comunicam por meio de notebook novo, utilizando linguagens diferenciadas, memes, gírias, entre outras.
Sendo assim, hoje o cross-media não se preocupa apenas em viabilizar a passagem de uma comunicação com uma mesma mensagem ou propósito, mas também se adequa a cada um dos canais presentes, estando sempre a par das melhores escolhas a serem feitas.
Além disso, é bem comum que empresas que façam um cross-media permitam uma integração entre seus principais meios de contato com o cliente, possibilitando uma independência desse consumidor na hora de procurar por uma compra, por exemplo.
É o caso de uma empresa de locação de iluminação, que além de fazer um anúncio na televisão mostrando mais sobre o serviço, disponibiliza um QR Code, que dá acesso a mais informações no site da marca, sendo acessado pelo celular dos possíveis clientes.
Quais suas principais vantagens em empresas?
Até aqui, pudemos entender que o cross-media, como o próprio nome indica, é uma forma potente de colocar uma empresa em múltiplos canais, falando de um mesmo assunto e focando em um só objetivo, que varia de empresa para empresa.
A prioridade dessa estratégia é justamente estar visível e conversar com seu cliente onde quer que ele esteja, trazendo como prioridade a satisfação do cliente diante de uma venda.
É o caso de uma loja de locação de andaime, que consegue alcançar o cliente onde quer que ele esteja, trazendo informações para as redes sociais, para o caso dos que preferem o seu uso, mas também levando o mesmo conteúdo para uma transmissão em rádio.
Assim, vemos que a prioridade é justamente estar onde quer que o cliente esteja, provendo recursos para que ele escolha uma compra em seu tempo e da melhor forma possível.
Seguindo a lista de vantagens que essa prática agrega, podemos falar sobre o aumento das vendas, já que antes a empresa concentrava suas formas em apenas um espaço, e agora, estando em diferentes lugares, o alcance de maiores resultados quase que dobram.
Isso mostra como a limitação e a falta de consideração em criar conteúdos diferenciados para cada canal pode vir a prejudicar uma empresa, especialmente no seu reconhecimento.
Falando nisso, um ponto interessante do uso do cross-media por empresas de adesivo para van e em outros segmentos é a forma como a marca se torna muito mais reconhecida no mercado.
Afinal, o público está vendo em diferentes lugares e esferas de comunicação.
Claramente, é uma jogada que traz muito mais vantagens em comparação com marcas que se limitam a atuar em apenas um plano, como as redes sociais ou até mesmo a televisão.
Tudo isso contribui ainda para que um produto ou serviço não deixe de estar presente na cabeça do consumidor, criando aos poucos uma importância essencial dentro de um viés de compra. Notar isso é mais fácil quando pensamos em marcas que aparecem na mídia.
Ainda que não tenhamos o atual desejo de comprar algo da marca, existe um interesse genuíno em entender o que ela tanto diz, e em casos de necessidade, por que não escolher aquele produto e entender se ele cabe em nosso uso e rotina?
De que forma é possível desenvolver essa técnica?
Dito isso, abaixo vamos entender de que forma desenvolver uma excelente estratégia de cross-media, garantindo a máxima eficiência e contato com o público-alvo, conseguindo trazer os resultados esperados para a marca.
Objetivo como prioridade
Ter definido um objetivo para sua estratégia nada mais é do que a base de toda a campanha cross-media.
Afinal, é esse ponto que vai unir todas as estratégias nos lugares onde de fato vai haver uma idealização da comunicação.
Por exemplo, se o foco são vendas, entenda como é possível trabalhar, em canais diferentes, as melhores formas de engajar o público à compra, sempre utilizando as ferramentas desses espaços em favor da sua empresa.
Conhecimento pleno de público-alvo
Se é o objetivo que é o guia da sua empresa ao fazer cross-media, o público-alvo será a base dos seus trabalhos dentro da campanha.
Pois, é a partir do conhecimento deles que questões como linguagem e canais corretos poderão ser dispostos.
Faça esse reconhecimento, mas lembre-se sempre de como colocar a melhor comunicação para a pessoa certa, que vai comprar o seu produto e de fato tem interesse nele.
Planejamento de campanhas
Como você já sabe, o cross-media coloca em prática campanhas, que são veiculadas nos mais diferentes canais.
Para que isso ocorra sem erros e com a máxima sincronia, é preciso um planejamento bem alinhado, ainda mais com a equipe de comunicação.
Dessa forma, você poderá disponibilizar para seu público ações complementares, e ao mesmo tempo que se comuniquem de uma forma eficaz com diferentes nichos de plataformas, entregando a mesma mensagem, mas com variações pertinentes.
Proporcionar o melhor engajamento possível
Sem engajamento é bem provável que sua comunicação não se torne interessante, ou nem ao menos seja de fato consumida da maneira que deveria.
Por essas e outras, o melhor a se fazer em conjunto é o fortalecimento do interesse do consumidor.
Isso é possível por meio de conversas constantes nas redes, campanhas televisivas que vão além de uma mensagem a ser passada, mas que perguntam e tocam as pessoas.
Considerações finais
Portanto, não restam dúvidas de que o cross-media é uma excelente estratégia de conexão entre marcas e clientes.
Disposto em comunicações que vão além dos meios tradicionais, e que se tornam complementares por meio de uma concepção de campanha bem-feita.
Ainda assim, a base de tudo isso segue sendo o público-alvo, que vai direcionar sua empresa a escolher os canais para comunicar e a melhor linguagem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.