O engajamento de clientes e/ ou consumidores é um ponto que deve sempre ser idealizado e colocado em ação pelas marcas.
De modo que essas consigam criar um relacionamento real, duradouro e ideal para que seus objetivos possam se tornar reais, tendo o mínimo de custos.
De modo geral, podemos entender essa prática como um fortalecimento de comunicação entre os dois lados, dentro de um viés onde o cliente é a prioridade para a empresa.
Afinal, não basta colocar uma campanha no ar sem possibilitar o mínimo de interação com usuários, onde quer que eles estejam.
Além de não trazer os resultados esperados pode causar uma diminuição da atenção que a marca tem, além do valor dela no mercado.
Mas, de que forma colocar isso em prática? Em primeiro lugar, empresas de medalhas de acrílico devem estar atentas às múltiplas formas de comunicação existentes.
Por exemplo, nas redes sociais, ferramentas próprias para isso podem elevar a participação do público nas campanhas.
Já em uma campanha televisiva, o ideal para evocar os sentimentos e ações do público pode ser a partir de um storytelling bem feito.
Essas e outras questões determinantes para um melhor engajamento serão discutidas no texto a seguir, onde além de entendermos mais sobre o estímulo do consumidores, vamos ver de que forma marcas de adesivação de carros podem concretizar essas ações.
Qual a importância do estímulo dos consumidores?
Para entendermos inicialmente sobre o que são os estímulos em consumidores, é preciso entendermos mais sobre como uma marca pode ir além de uma empresa que deseja vender, entrando em um viés mais próximo do cliente possível, independente do meio.
Vamos entender a partir do exemplo de uma bebê. Geralmente, crianças tendem a ter alguns tipos de ações no começo da vida, mas ainda assim precisam ser estimuladas.
Por exemplo, um pai ou uma mãe pode brincar com eles, falar palavras para que eles comecem a repetí-las, explicar que ações e atitudes devem ou não ser feitas.
Tudo isso torna a criança muito mais engajada entre suas relações com terceiros. Ao falarmos em um contexto mercadológico, tudo acontece da mesma forma.
Mesmo que uma empresa coloque em ação uma campanha de venda de cabeamento estruturado de redes ela precisa se preocupar em modos de despertar atitudes e ações no cliente.
Isso porque um cliente engajado, em comparação com aquele que não é, se torna muito mais conectado com a marca, e muitas vezes põe em prática escolhas interessantes.
Ainda que o foco de muitos negócios seja estritamente vendas, é bem possível que o engajamento vá além dessa questão, trazendo-a, mas também despertando vontade de conhecer mais uma empresa, de comentar e puxar outras pessoas para a marca.
Nas redes sociais, por exemplo, essa é uma forma de chamar atenção de um cliente, mas ao mesmo tempo fazer com que ele se torne participativo dentro de uma ação.
É o caso de uma campanha de uma empresa de licenciamento ambiental CETESB, que não apenas está vendendo um produto, mas também consegue mexer com os sentimentos de uma pessoa a partir da colocação de atualizações sobre o ambiente em que ela vive.
O ideal da importância do engajamento é justamente não deixar de tocar o cliente em pontos onde ele de fato sinta a fortaleza da empresa e daquilo que ela oferece.
Se isso não se tornasse uma prioridade, seria bem possível que empresas conversassem sozinhas nas redes, colocassem em prática campanhas em mídias tradicionais que não seriam absorvidas, e que todo o investimento em volta disso se tornasse ineficaz.
De que forma uma empresa pode trabalhar isso?
Em primeiro lugar, para começar o engajamento de um cliente, a empresa precisa entender de fato qual é seu objetivo dentro da comunicação que será feita com ele.
É o caso de uma loja de papel filtro qualitativo, que quer trazer mais seguidores para suas redes.
Dentro desse propósito, o negócio vai começar a pensar em formas de fazer com que usuários estejam mais conectados com a marca, mas que também se sintam atraídos por ela e possam ajudar na interação com pessoas de fora de sua audiência.
É um exemplo que vemos bastante nas redes sociais, nos sorteios que empresas fazem, fazendo com que seus clientes se tornem engajados e tragam novas pessoas para o canal.
Mas, para de fato começar a entrar dentro de uma ideia de engajamento de cliente, é preciso de fato conhecê-lo melhor, estando a par de todas as formas de comunicação possíveis para esse público em específico, que podem ser guiadas por informações de:
- Gênero;
- Profissão;
- Localidade;
- Idade.
Com essas questões em mãos, e em meio ao conhecimento pleno das equipes de comunicação de uma empresa de restaurar piso de madeira, as ações funcionam muito melhor, e trarão resultados muito mais plenos e dispostos com o objetivo principal.
Outro ponto para o início desse relacionamento próximo entre empresas e clientes é a possibilidade de levantar o engajamento por meio de pontos que de fato chamam atenção daquele público, pois sem isso é bem possível que eles não sejam tocados.
Pense sempre em formas de gatilhos mentais, estratégias que levam às comunicações pontos que vão induzir a um sentimento, um pensamento, uma ação e até mesmo a conexão tão desejada pela empresa de açaí de copo.
Só assim a empresa vai conseguir tocar o usuário ou o espectador em um ponto que o faça ter uma reação à altura da esperada pela empresa.
Caso contrário, seria quase impossível fazer com que o próprio cliente tivesse uma reação a partir de seu próprio querer.
Também é mais do que essencial entender bem os canais de comunicação com o consumidor, para que as ações sejam bem integradas e utilizem ferramentas corretamente.
Um bom exemplo é o instagram de marcas, que conseguem dispor inúmeras formas de conexão e engajamento.
Em especial, por meio da participação em comentários e respostas dentro dos stories, podendo ser a prioridade para empresas que querem uma boa relação.
A melhor forma de entender os resultados da empresa a partir dessas ações é entendendo, principalmente, as métricas desejadas, e se de fato elas foram alcançadas.
Por isso, nada melhor do que analisar constantemente o crescimento de uma empresa, a partir de dados que são relevantes, como aumento de seguidores, comentários, menções em redes sociais e interesse por produtos, como um e-book de aula de violão
Quais os impactos dessa atividade em um negócio?
Dito isso, abaixo vamos trazer alguns pontos essenciais de impacto dentro dos negócios a partir do engajamento do cliente.
Menos custos em marketing
Se sua empresa já consegue alcançar uma comunicação plena com seu cliente, entendendo que ele está interagindo bem com a marca, é bem provável que a marca acabe investindo menos em formas pagas de engajamento, como campanhas de marketing.
Isso pode trazer uma redução drástica de custos, o que pode ser bem-vindo para empresas em início de carreira, que ainda não possuem tantas entradas financeiras.
Fidelização dos clientes
Clientes muito engajados se tornam fiéis da marca, estando sempre presentes nas principais ações da empresa, e de fato colocando prioridade em acompanhar suas atualizações e até mesmo trazer conhecidos para consumirem.
Esse ponto é de extrema importância, não apenas por esse aumento de público, mas também pela certeza dos clientes que a empresa consegue ter.
Diminuição do tempo de compra
O tempo de compra dentro de uma empresa varia de acordo com o engajamento entre marca e público, e pode ser maior quando essa ação não é priorizada.
Porém, em casos de alta conectividade com o consumidor empresas conseguem resultados mais rápidos.
Saber que essa é uma possibilidade pode fazer com que marcas consigam ter acesso a retornos financeiros em muito menos tempo, e também colocar investimentos em outros pontos de necessidade, como o aumento de pontos de venda.
Popularização da marca
Marcas que têm um bom engajamento com o cliente sempre estão em evidência, seja nos seus canais de comunicação quanto em conversas pessoais dentro de uma bolha.
Basta olhar para redes sociais de empresas que estão sempre se conectando com seu público, e entender que a participação delas acaba invocando uma popularização não apenas dentro do nicho, mas em todo o mercado.
Considerações finais
Portanto, o engajamento do cliente é essencial dentro de empresas que querem formar públicos mais conectados com seus produtos e serviços.
Além de ser uma forma prática de diminuição de custos com publicidades e também da conquistas de consumidores fiéis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.