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Você sabe o que é rich media?

27 de agosto de 202123 de fevereiro de 2022Gentileza
Você sabe o que é rich media?

Rich media é um conceito de marketing muito importante e que tem ajudado muitas empresas a se renovarem.

Por isso, se você ainda não investe neste formato, saiba que existem muitas razões para fazer isso.

Os anúncios publicitários pela internet são provas de um avanço que estimulam as marcas cada vez mais a atuarem nesse meio.

Isso se deve tanto às suas vantagens e por todas as possibilidades que esse formato traz.

Só que para que a marca tenha uma boa exposição é necessário que as ações tenham assertividade. Hoje em dia, existem muitas opções de publicidade, principalmente, na internet.

Diante de tanta variedade, pode ser difícil para a companhia escolher a opção mais adequada às suas necessidades, e é por isso que o rich media vem ganhando destaque.

Mesmo diante de uma simples propaganda é necessário garantir um bom conteúdo para ela.

E é exatamente isso que tem se tornado uma tendência a nível mundial, levando em conta o poder influência das plataformas online no cotidiano.

Dentre as principais características de um bom modelo de anúncio, temos a precisão, a interatividade e a facilidade de mensuração.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é rich media, por que você deve investir nessa prática e quais são as suas vantagens. Confira o texto conosco.

Entendendo o conceito de rich media

Para formar um anúncio de rich media, podemos usar diferentes recursos e elementos avançados, tais como:

  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Jogos;
  • Imagens.

O objetivo do uso desses elementos é estimular o espectador, de modo que ele se engaje com o conteúdo que está sendo apresentado.

Com base nas diversas métricas disponíveis, tais como quantidade de expansão do anúncio e a visualização de vídeo ou downloads, as organizações, como uma empresa de manutenção de autoclave hospitalar, conhecem melhor seu perfil de público.

Se você investe em rich media, o foco deve ser no retorno, na interatividade e nas taxas de clique e conversão, é dessa forma que a companhia foge dos padrões e consegue criar algo mais complexo que garante o engajamento do usuário.

Um exemplo disso é a tecnologia HTML5, usada para veiculação de atributos multimídia, capazes de ampliar as alternativas disponíveis, no que diz respeito à publicidade online.

É nesse cenário, que o rich media se encaixa, trazendo uma ampla variedade de formatos, nos quais vale a pena investir.

Portanto, agora que você já sabe o que é rich media, no próximo tópico, vamos falar um pouco mais sobre a sua importância. Acompanhe a leitura.

Por qual motivo investir em rich media?

Toda empresa, como uma especializada em fachada de loja moderna, deve investir nessa estratégia por diversas razões.

Uma de suas principais qualidades é que esse formato é totalmente pautado e focado na experiência do usuário.

Podemos observar isso nos anúncios de carregamento recatado, em que a imagem aparece depois que o dispositivo recebe o conteúdo.

Geralmente sim só aparece para o usuário que optar por vê-la, assim sendo, é algo fundamental, que ajuda a gerar oportunidades.

Além de alcançar os objetivos principais do marketing digital, dentre eles encantaram o público.

Esse trabalho pode ser feito por meio de diversos tipos de conteúdo, dentre eles os banners, que é o mais característico desse formato.

Ele pode ser definido dentro do contexto da campanha, e pode ter tamanho e posição fixos na página.

Isso também se aplica aos vídeos e ao chamado download polido, uma tecnologia que só carrega o material depois que a página estiver carregada.

Outro tipo bastante usado são os criativos com dinamismo, sendo bastante usual no formato estático, o banner pode se configurar em um anúncio expansivo, o que garante um dinamismo mais atraente para o consumidor.

Todas as alterações feitas nesse material são rápidas e eficazes, com base em um perfil de gestão. Uma joalheria que vende anel de casamento também pode optar pelos expansíveis.

Esse modelo possibilita a expansão além do tamanho inicial, aparecendo na parte superior das páginas.

Isso é feito a partir das ações de engajamento do usuário, quando este clica ou passa o mouse em cima do banner.

Um modelo que tem muita eficiência dentro desse tipo de estratégia é o intersticial.

Por meio dele, o conteúdo flutua ou aparece em tela cheia, a partir de pontos naturais de transição nos dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Esse tipo também pode ser fixado na tela, rolando de acordo com a ação do usuário. Por exemplo, se o visitante leu o texto, o conteúdo vai junto, mantendo uma posição fixa.

Outro modelo bastante usado pelas empresas, como no caso de uma empresa especializada em fachada de loja moderna, é o lightbox.

Essa opção é mais recomendada para os banners destinados a desktop, entretanto pode ser perfeitamente usado para aqueles destinados aos dispositivos móveis.

Ele pertence a rede de display do Google, sendo uma funcionalidade expansível por meio da passagem do mouse no computador e do toque no celular.

Quando se expande, o anúncio ocupa uma parte significativa da tela, mostrando o conteúdo da marca em diferentes formatos, tais como vídeos, mapas e jogos.

Outra opção é o MDE, uma sigla em inglês para Multi Direction Expandable, que em português pode ser traduzido como expansivo multidirecional.

Como o próprio nome sugere, esse conteúdo se expande para qualquer direção. Seu movimento varia de acordo com o posicionamento dele na página, assim sendo, se estiver mais para direita, vai sair para o canto oposto.

Dito isso, agora que você já conhece alguns formatos de rich media, no próximo tópico, vamos mostrar quais são as vantagens dele para um fabricante de bobina térmica para impressora fiscal.

Vantagens do rich media

É natural que, à primeira vista, pareça ser um pouco caro investir neste tipo de anúncio.

Mas, as suas vantagens transformam os valores investidos em um excelente custo-benefício.

Mesmo assim, se você comparar o investimento necessário em um anúncio comum com o investimento em rich media, vai perceber que a diferença não é tão grande.

sendo assim um custo não tão grande, considerando as mídias tradicionais, a empresa aproveita inúmeras vantagens que só esse tipo de anúncio pode trazer. e dentre as principais estão:

Formato personalizado

O maior diferencial do marketing digital é que ele permite que você alcance a pessoa certa, na hora certa.

Quando nos referimos à mídia interativa, podemos multiplicar esse potencial, uma vez que as métricas são extremamente detalhadas e trazem uma segmentação ainda maior.

Simplicidade na execução

Para trabalhar com rich media, uma assistênciatécnica TV só precisa do HTML5, por meio dele, organização de criar campanhas e anúncios em mídia interativa.

Para usar essa linguagem de baixar o Google Web Designer, trata-se de um editor intuitivo que possui comandos muito parecidos com as ferramentas mais conhecidas do mercado.

Monitoramento preciso dos anúncios

Saber quantas pessoas passaram mouse ou clicaram em um anúncio em sua versão expandida é completamente diferente de saber a quantidade de usuários que visualizaram o seu banner.

Por meio do rich media, é possível utilizar métricas mais fiéis e que mostram os resultados de maneira muito mais precisa.

Vários formatos disponíveis

Por meio dele, a organização pode explorar, em uma única campanha, diferentes moldes de mídia paga, de maneira simultânea.

Pense bem, as chances de obter retorno com vídeos, jogos e perguntas ao mesmo tempo são muito maiores do que quando você utiliza apenas um banner.

Não é um formato invasivo

Um fabricante de máquina de café expresso automática está sempre preocupado com a privacidade de sua audiência.

É muito desagradável para a experiência do usuário aquele anúncio que ocupa toda a tela, sem que ele espere eu concorde.

Quando isso acontece, a mídia interativa acaba sendo prejudicada, levando em conta que o usuário só visualiza a publicidade se ele quiser e da maneira que achar melhor.

 

Aumento da interatividade

Se você entrega uma experiência positiva para o usuário, é de se esperar que ele se engaje com o seu conteúdo.

Pois, quando isso acontece, a relação entre a marca e o consumidor melhora consideravelmente, tendo em vista um mercado cada vez mais concorrido, conquistar a confiança do consumidor é essencial para fazer bons negócios.

Mas visibilidade para a marca

Uma das principais características desse formato de conteúdo é que ele é dinâmico e original.

Isso faz com que as suas campanhas se destaquem em meio a uma enorme concorrência publicitária.

Assim, um fabricante de embalagem para comida delivery consegue fazer com que o seu conteúdo seja muito mais atrativo, mesmo que se trate apenas de um banner.

Conclusão

Portanto, não é necessário ser uma empresa de grande porte para investir em rich media, muito menos para fazer com que elas atraiam e convertam os usuários.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o assunto e agora já sabe por que é tão importante investir seus esforços nesse tipo de anúncio na web.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner, campanha, estratégia, Experiência do Usuário, Gestão, Interatividade, Jogos, Lightbox, marca, marketing, MDE, Rich Media, Tecnologia
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About author

Gentileza (Gentileza)

Administrador de formação, atuo no mercado de comunicação há quase 16 anos com foco no desenvolvimento de soluções digitais e comunicação digital e mídia performance voltado para vendas e Branding no Google Ads e Facebook Ads, Também como Designer Gráfico e criação de vídeos usando Motion Graphics.

Com conhecimento de diversos setores de uma agência, assim como habilidade em gestão de conteúdo digital, planejamento e mídia online com clientes de vários portes, níveis e estilos.

https://agenciagentileza.com.br/

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