Para que você se saia bem em 2020, é importante que você tenha mais conhecimento do que tinha em 2019, não concorda? Então, pensando nisso, elaboramos nesse post as principais tendências de Marketing Digital para 2020.
Continue a leitura e acompanhe!
Tendências
1) Streaming:
Todos querem o seu! A distribuição digital de conteúdo não para de crescer no mundo, e o Streaming só vem conquistando mais espaço. Além do Netflix, outras empresas já estão explorando a oportunidade, a Apple lançou Apple TV+ no Brasil e a Disney também já se inseriu no mercado.
2) Deepfake:
Nada mais é do que a versão das fake News em vídeo. Através de inteligência artificial, reproduzem a aparência, as expressões e até a voz de alguém do mundo real. E como estamos em ano de eleição municipal, é bom ficar de olho. A técnica pode ter espaço na criação de memes.
Além disso, também pode possibilitar a distorção de informações através do vídeo. Não caia nessa!
3) TikTok:
O TikTok é uma rede social que vem batendo recordes de downloads em todo o mundo. A rede explora mais o humor, mas várias empresas já estão explorando o potencial dessa ferramenta para conquistar o público e gerar uma maior aproximação.
Então, se você almeja engajamento não fique de fora do tiktok.
4) Influenciadores x mídia tradicional:
Antes a mídia tradicional era a maior influência, hoje o cenário vem se modificando com a expansão dos usuários nas redes sociais. A pesquisa #Hashtag informou que 43% dos internautas dizem ter vício em seguir influenciadores. Você segue algum? Essas pessoas se parecem ser mais “reais” que as que vemos na mídia tradicional, pois geralmente nos mostram como é o dia a dia delas.
Assim, fica mais fácil influenciar não concorda?
5) Telegram:
O aplicativo Telegram promete crescer ainda mais em 2020. Ele possui a vantagem da criação de canais que servem para transmitir mensagens à um número ilimitado de usuários inscritos.
Por isso, muitas pessoas migram do whatsapp para lá! Eu mesmo já fiz isso e você?
6) Instagram:
A tendência é termos várias novidades dentro da rede. Como o aumento de Filtros de Interatividade AR, novos formatos de navegação pelo IGTV, inserção de novos recursos para shopping/ social commerce.
7) Podcasting:
O Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet no qual o conteúdo pode ser variado e, geralmente, o seu objetivo é transmitir informações. É uma das mídias que tem mais crescido nos últimos anos e um levantamento feito pela plataforma Deezer mostra isso em números. A pesquisa indica que os programas de áudio sob demanda cresceram 67% no país durante este ano.
Além disso, o recurso é uma ótima oportunidade para atingir o seu consumidor, também durante o horário de trabalho, já que permite ao ouvinte desempenhar outras atividades enquanto ouve um podcast.
8) Autoridade Digital x Google:
O seu site precisa ser citado por outros sites para o Google vê-lo como relevante. É dessa forma que ele está fazendo para ranquear empresas nos primeiros lugares das pesquisas. A Tendência é que a produção de conteúdo relevante seja cada vez mais importante e necessária para as estratégias de marketing digital, pois permite que a Autoridade Digital seja desenvolvida.
Além disso, o Google se preocupa com a experiência dos seus usuários cada vez mais e exige que você busque construir essa autoridade.
9) Agradar pessoas além de algoritimos:
Entender o algoritimo de cada plataforma é essencial. Mas, além desse conhecimento, é preciso atingir as pessoas de forma real. Crie posts que gerem comentários, posts com conteúdos que as pessoas salvem. Nos stories, faça as pessoas reagirem a seu conteúdo.
Engaje e cative as pessoas, pois o nível de satisfação delas com o seu negócio é o termômetro no sucesso do seu reconhecimento no mercado.
10) Linkedin:
O Linkedln está ganhando cada vez mais espaço lançando recursos semelhantes à de outras redes, além de se consolidar por ser uma rede com credibilidade de caráter profissional.
Por essa razão, se você ainda não está no Linkedln, está na hora de repensar isso, pois ele possui um alcance orgânico fantástico.
11) Copywriting x Tráfego:
Para obter bons resultados de visibilidade e até mesmo a venda na web ser bem sucedida no marketing digital, é necessário tanto um bom desenvolvimento do copywriter quanto do seu tráfego. O copywriter tem uma finalidade bem específica: persuadir o leitor a uma ação. Já o tráfego ocorre quando uma série de variáveis, incluindo o copywriter, foi bem desenvolvida e promoveu visitas no seu site. O tráfego pago são os anúncios realizados no Google adwords bem como em outas mídias como Facebook e Intagram Ads.
Para que você obtenha tráfego no seu site, é necessário que o visitante se interesse pelo que tem no anúncio e, para isso ocorrer, as técnicas de copywriting são essenciais. Não concorda?
Por isso, o tráfego depende da Copywriting.
12) Facebook como plataforma de anúncios:
O alcance orgânico dessa plataforma está cada vez mais baixo.
Por isso, se você deseja que as pessoas te encontrem por lá, você precisará começar a investir nos anúncios patrocinados no Facebook Ads. Lá existem os dados e informações valiosas das pessoas e diversos públicos.
Razão pela qual é uma boa estratégia de investimento para o seu negócio.
13) Curadoria de conteúdo por chatbots:
É uma tendência a integração de chatbots em blogs. A ferramenta otimiza a comunicação e avisa sobre conteúdos semelhantes ao que você lê.
Já se deparou com chatbots?
14) Whatsapp:
O aplicativo liberou uma funcionalidade que permite a lojas e empresas que usam o WhatsApp Business apresentar seus catálogos de produtos e serviços diretamente no aplicativo. Outra novidade serão os anúncios nos status.
15) Aposte da exibição dos preços:
Marcas como a Dior já estão colocando todos os preços em suas postagens.
16) Close Friends e Grupos do Facebook:
O grande trunfo do recurso foi possibilitar a criação de conteúdos diferenciados dos que vão para toda a base de seguidores dos usuários. Com essas funcionalidades, é possível nichar a comunicação.
17) Storytelling para Stories:
Os stories é uma ferramenta bastante utilizada pelos brasileiros e permite otimizar a interação com os usuários. O interessante é que não trabalhe somente com card ou fotos, mas aposte em vídeos e rosto aparecendo. Explore bastante essa funcionalidade, ela é um ótimo recurso.
18) Blogs com áudio:
A tendência são blogs com áudio, oferecendo a opção de escutar o texto. Ótima maneira de ampliar a acessibilidade. Existem sites como o OffsBrasil que geram o áudio.
19) Twitter x Facebook:
2020 é ano de eleição como já falamos. Por isso, o Twitter limitará anúncios políticos. A rede quer ser uma alternativa ao Facebook. Fazendo frente aos últimos acontecimentos sobre dados vazados na rede de Mark.
20) Listas e Abordagem multicanal:
E-mail marketing ainda está mais vivo que nunca. Desenvolva uma lista contento os e-mails ou de celulares de clientes. Mas não fique preso a somente uma plataforma, explore suas opções.
Então me conta, você curtiu essas Tendências de Marketing Digital para 2020? Quer receber mais conteúdos comos esses?
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