Usar o storyboard no processo de criação de mídias visuais e audiovisuais é essencial para qualquer negócio existente nos dias de hoje.
Com ele, uma narração mais completa surge e a ideia de como o produto final ficará fica mais clara na mente de todos os envolvidos.
Porém, essa técnica ainda é desconhecida por milhares de empresas e empreendedores, que acabam perdendo as duas várias vantagens.
Com isso em mente, este artigo explicará o que é storyboard, o que ele contém, quais são seus tipos e para que ele serve em empresas que vendem rastreador veicular com bloqueador via celular, por exemplo.
Além disso, explicará onde o marketing digital entra nessa estratégia, quais são as ferramentas para criação de um storyboard e como fazer um.
Entendendo o que é storyboard
Um storyboard nada mais é do que um tipo de esboço visual da sequência de um vídeo que se divide em quatro painéis distintos.
Cada um desses painéis conta com questões visuais como as direções da câmera, diálogos específicos e demais detalhes relevantes para o storyboard.
Em outras palavras, um storyboard se parece muito com uma história em quadrinhos que fala sobre caixa de papelao alta, por exemplo, isso porque contém cenas e personagens que fazem parte dos painéis.
Eles podem ser desenhados por um especialista em storyboards ou até mesmo serem genros em computadores com a ajuda de aplicativos e modelos distintos.
Muitos cineastas e criadores de vídeos usam essa técnica para fazer a pré-produção e ter uma ideia melhor sobre as sequências, levando-as para o plano visual antes de iniciarem a filmagem.
O que ele contém e quais seus tipos?
Um storyboard sempre contém esboços, imagens ou até mesmo fotografias que representam cada um dos quadros da sequência do vídeo. A descrição permite criar um contexto extra com a ajuda:
- Dos ângulos da câmera;
- Da iluminação em cada quadro;
- Do diálogo e linguagem usados;
- Da ação realizada pelos personagens.
Ela também pode ser muito útil para mostrar como cada tomada pode ser passada e se conecta ao próximo quadro apresentado.
Criar um storyboard levando isso em conta ajuda no planejamento dos vídeos, levando a história que deseja contar a ter uma forma mais completa.
Isso porque ele permite organizar os pensamentos com anotações e uma visualização completa antes dos vídeos serem gravados realmente.
Também vale ressaltar que o storyboard conta com três tipos principais que podem ajudar até uma empresa que faz propaganda de lar residencial para idosos, sendo eles: o tradicional, o digital e em miniatura.
Para que o storyboard serve?
Um storyboard serve justamente para que todos os envolvidos no processo de criação entendam bem a intenção da produção daquele vídeo.
Quanto mais escrito você for o roteiro e as ideias nele, mais fiel o storyboard pode ser em cada um dos seus aspectos e funcionalidades.
Com o enquadramento de cena e o posicionamento específico dos personagens juntos dos objetivos dentro do quadro, o ângulo e ponto de vista podem ser melhor visualizados.
Storyboard que falam sobre a gráfica mais próxima de mim, por exemplo, mostram bem o movimento de câmeras e as transações necessárias.
No roteiro, eles são descritos como zooms apenas, mas o storyboard mostra exatamente o quanto a câmera deve se mexer e o momento exato que deve parar.
Sendo assim, a etapa permite saber melhor sobre custos no processo de produção de um vídeo, ajudando os investidores a não tomarem um susto quanto a isso.
Onde o marketing digital entra nessa estratégia?
Nos últimos anos, o marketing digital se tornou essencial para uma loja conserto celular Samsung ser bem reconhecida no seu mercado de atuação.
Com ele, é possível usar várias técnicas que ajudam a cativar leads, clientes e colaboradores, tornando o storyboard muito mais interessante visualmente.
Os vídeos curtos criados com a ajuda do marketing digital tendem a ser muito mal eficientes do que eles já são normalmente.
O trabalho com vídeos já faz parte das estratégias de marketing digital da maioria das empresas no país e no mundo todo.
Mais de 85% das empresas usam vídeos em suas campanhas, isso porque as pessoas consomem muito mais vídeos todos os dias do que antigamente.
O retorno sobre os investimentos em campanhas de vídeos tendem a ser muito mais altos já que a estratégia chama a atenção de várias plataformas digitais diferentes.
Mas a criação de um bom storyboard, com a ajuda das estratégias de marketing digital, vai muito além de ter um roteiro e gravar vídeos esperando ter um bom retorno.
O vídeo deve passar uma mensagem que seja clara e direta para o público, pois se ela for confusa causará o sentimento contrário nos expectadores.
Ferramentas para criação de um storyboard
A criação de storyboards envolve algumas ferramentas de qualidade essenciais, e algumas delas são:
Papel e caneta
Algumas pessoas acham que a etapa de criação do storyboard deve ser feita no digital pela necessidade de ser bem formatada e bem desejada, porém elas estão enganadas.
Muitas empresas famosas, ainda nos dias de hoje, usam papéis, lápis e canetas para rabiscar ideias e criar esboços no processo chamado de brainstorm (tempestade de ideias).
Softwares
Existem excelentes softwares nos dias de hoje que podem ajudar a criar os melhores storyboards para a empresa que vende caneta com logo.
Alguns são pagos, mas são bem acessíveis, já outros são 100% gratuitos e possuem tantas funcionalidades quanto qualquer outro.
Sites com ferramentas online
Por último, existem sites que disponibilizam ferramentas que agilizam a etapa e otimizam todo o processo de trabalho da equipe.
A maioria desses sites se mostram limpos e intuitivos para tornar mais fácil o processo da criação de animações explicando sobre plotagem valor, por exemplo.
Como fazer um storyboard?
Assim como em qualquer processo, a criação de um storyboard exige um planejamento que seja completo e feito por etapas, mesmo que seja um rápido esboço.
Tendo isso em vista, existem alguns passos que podem ajudar na visualização e na transformação de narrativas através do storyboard, são eles:
1. Criar um roteiro completo
Contar com um bom roteiro que detalhe informações e questões técnicas é fundamental para que o processo criativo leve a um mapeamento completo da história.
Visualizando a narrativa, do começo até o final, qualquer problema que ela tenha pode ser encontrado e corrigido antes que cause danos graves.
2. iniciar a criação dos esboços
Depois de ter o roteiro completo, é hora de começar a criar os esboços das ideias usando lápis e papel ou ferramentas como já mencionado.
Os quadros devem ter uma sequência que faça sentido e leve a narrativa ao objetivo final que é conectar o público à narrativa que o vídeo faz.
3. Se atentar aos detalhes
No processo de criação do esboço, o nível dos detalhes é fundamental para que a mensagem passada seja clara e bem entendida.
O storyboard é conhecido por simplificar as coisas, por isso ele deve ser de fácil entendimento, desde os personagens, o ambiente, a linguagem, a ação reação e tudo o que envolve a narrativa.
4. Descrever bem as cenas
Com o roteiro pronto e minuciosamente detalhado, é o momento de descrever bem as cenas para que elas sejam de fácil entendimento.
Assim, a equipe da criação do vídeo saberá quais objetos usar, a ação exata do personagem, o momento de surgir uma pessoa ou um novo local, entre outras possibilidades.
5. Revisar o projeto inteiro
A revisão de todo o processo é a última e mais importante etapa, isso porque ela ajuda a garantir que a apresentação não terá erros ou demais problemas.
A missão do storyboard é mostrar se o esboço e a pré-produção do conteúdo poderão seguir em frente e se condizem com a ideia no papel.
Dessa forma, a equipe envolvida deve estudar cada um dos quadros e se atentar a sequência deles, assim alguém pode encontrar um erro que é imperceptível para outro é corrigi-lo antes.
Considerações finais
Os storyboards são ferramentas essenciais nos dias de hoje para um negócio que faz a divulgação do balcão caixa para lanchonete que a fábrica constrói, por exemplo.
Além das empresas, fazem parte da criação e da produção de inúmeros filmes feitos por grandes nomes da indústria do cinema.
Eles ajudam as equipes a terem uma visão mais completa de cada uma das cenas que podem e que serão criadas em seus filmes ou vídeos.
Além desses, o storyboard pode levar uma série de benefícios para as áreas de marketing e de vendas de qualquer organização, eliminando a necessidade do suporte técnico.
Muitos usuários podem aprender a montar e a usar os seus produtos com a ajuda de vídeos criativos feitos exatamente com o intuito de ensiná-los. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.