Existem várias formas de uma empresa colocar em prática ferramentas que melhoram o seu posicionamento no mercado, ou seja, a forma que é vista pelo seu público, e que também geram maior engajamento, o marketing sustentável é uma delas.
Incentivando o desenvolvimento de um olhar ambiental, esse tipo de marketing trabalha com o desenvolvimento de estratégias que geram maior participação do empreendimento com assuntos relacionados não apenas com a natureza, mas com a sociedade em geral.
Por exemplo, uma clínica de fisioterapia para idosos a domicílio trabalha com um grande público que busca por melhor qualidade de vida, assim, é importante que ela saiba construir a sua imagem a partir desse desejo para que conquiste mais clientes.
O que é marketing sustentável e a sua importância
Quando se fala sobre marketing sustentável muitas vezes as pessoas pensam que é uma área que lida apenas com o meio ambiente. Porém, apesar de estar certo, esse campo é extremamente abrangente e direciona suas visões para outros tópicos também.
Ligado com a ideia que só é possível ter crescimento do negócio quando se há um cuidado com o planeta terra, essa área busca não apenas desenvolver a consciência verde nos empresários, mas captar públicos que já possuem essa preocupação.
Assim, faz com que as mais diversas empresas, como vendedoras de carro, clínicas especializadas em microfisioterapia para enxaqueca e muitas outras tenham um compromisso com a natureza, incentivando a reciclagem e redução de carbono.
Além disso, o marketing sustentável ainda promove uma grande melhoria na imagem dos negócios, especialmente em uma época em que se engajar por causas sociais e sustentáveis tem gerado importantes debates e alterações nos tipos de consumo.
Considerando como essencial criar estratégias que trabalhem com a melhoria do espaço comunitário, a sustentabilidade está presente em todas as ações do marketing, desde o atendimento ao cliente, desenvolvimento de embalagens e outras atividades.
Por exemplo, uma empresa que faz laudo de aterramento elétrico de máquinas precisa trabalhar com o marketing sustentável para desenvolver ações que mostrem para o público como o seu trabalho não impacta negativamente o meio ambiente.
Essas ações podem ser por meio de uso de papel reciclado, promoção de corridas, uso de reciclados em outras atividades e muito mais.
É assim que o marketing sustentável age, ele não apenas faz a divulgação do comprometimento da empresa com as causas sociais, mas promove internamente essa nova visão dentro do ambiente organizacional.
Dessa forma, os negócios que passam a utilizar esse tipo de marketing começam a ter práticas sustentáveis em todas as suas áreas, mais especificamente, em todos os 4Ps do marketing, como:
- Preço;
- Produto;
- Ponto de venda;
- Promoção.
Colocando em prática a consciência verde dentro desses tópicos, automaticamente o empreendimento passa a ter um comprometimento social.
- Preço
O primeiro passo é se atentar como os produtos que são vendidos pela empresa chegarão ao consumidor final.
Neste caso, a sustentabilidade está presente nos acordos comerciais que são realizados com outras empresas que também são sustentáveis, de forma que os lucros venham por meio da redução do preço final.
- Produto
Nesse segundo ponto a sustentabilidade se faz presente em todo o processo criativo do produto e na sua execução, como o uso de embalagens recicláveis, matéria-prima extraída de forma consciente, mão de obra paga corretamente e muito mais.
Por exemplo, se uma empresa que fabrica armário suspenso escritório e deseja colocar em prática o marketing sustentável, então ela irá escolher uma matéria-prima de procedência correta, que tenha selo socioambiental.
- Ponto de venda
O ponto de venda também precisa de atenção, afinal, é lá que os produtos da marca são expostos.
Dessa forma, o empreendimento deve se atentar para os seguintes pontos: consumo de energia, diminuição do gás carbônico, matérias que divulguem o seu pacto social e pontos bônus, como entrega flex com taxa revertida para causas sociais, por exemplo.
- Promoção
Por fim, se atentar para como irá ocorrer a publicidade do negócio é um ponto crucial. Para isso, o indicado é apostar na digitalização dos materiais, como uso de postagens na internet em vez de folhetos, painéis eletrônicos, mensagens via WhatsApp e muito mais.
Os princípios do marketing sustentável
Para que o seu desenvolvimento seja assertivo, o marketing sustentável possui alguns princípios que não podem ficar de fora na hora do desenvolvimento de estratégias para os negócios. Esses princípios são:
- Inovação;
- Foco no consumidor;
- Responsabilidade social;
- Agregar valor.
Esses quatro conceitos estão intrinsecamente ligados com essa área, sendo a essência dos seus ideais.
- Inovação
A inovação não é apenas criar um produto ou serviço nunca visto, mas sim melhorá-lo a partir dos recursos que aparecem recorrentemente no mercado.
Por exemplo, uma empresa de cuidador de idoso 24 horas pode inovar utilizando materiais recicláveis ou até mesmo doando quantias para asilos.
- Foco no consumidor
Depois, é importante que o negócio tenha atenção para a experiência do consumidor com a marca, ou seja, como a relação entre ambos será desenvolvida.
Essa atenção está em todos os processos, desde a qualidade do produto até os meios que são utilizados para a divulgação da marca. É preciso estar sempre comunicando os valores sustentáveis do empreendimento.
- Responsabilidade social
Como dito anteriormente, um dos principais objetivos do marketing sustentável é estimular a consciência social dos outros indivíduos. Por isso, o empreendimento deve estar sempre desenvolvendo ações voltadas para isso.
Essas ações devem promover não apenas o cuidado do meio ambiente, mas também o bem-estar social, como dia de beleza para auxiliar de serviços gerais terceirização, limpeza coletiva de praias e muitos outros exemplos.
- Agregar valor
O foco no consumidor, que foi citado anteriormente, está ligado com esse tópico, que tem como intuito agregar valor na experiência do consumidor, seja no ponto físico ou no meio virtual.
Manter o cliente engajado é essencial para que a empresa continue a ser referência quando se fala sobre sustentabilidade, é por isso que as ações não podem ficar de fora da lista de estratégias.
Empresas que praticam o marketing sustentável
Há diversas marcas no mercado que já colocam em prática estratégias do marketing sustentável, criando não apenas uma imagem de quem está comprometida com as causas sociais, mas que se preocupa com o futuro dos seus consumidores.
Esse fato pode ser detectado, por exemplo, na Natura, empresa voltada para cosméticos, que utiliza embalagens recicláveis, matérias-primas naturais e ações de incentivo para diversas comunidades.
Outro empreendimento que segue a mesma linha é a Suzano, que produz papel e celulose, estando sempre em contato com elementos da natureza.
Para extrair os materiais que precisam e ainda sim ser conhecida pelo seu papel sustentável, o empreendimento possui projetos de reflorestamento e também projetos sociais que visam tirar pessoas de situações críticas.
Como colocar o marketing sustentável em prática
Para que a empresa se torne sustentável e estabeleça o seu papel de apoiadora de causas sociais e ambientais, ela precisa seguir algumas ações que farão uma transformação interna, sendo refletida externamente para o seu público final. São elas:
- Marketing verde;
- Processo produtivo;
- Distribuição;
- Divulgação consciente.
Esses pontos fazem com que os processos internos tornem-se mais verdes, ou seja, que respeitem os limites da sustentabilidade.
- Marketing verde
Aqui, o principal objetivo é mostrar para o público que a empresa está engajada na transformação do meio ambiente. Essa comunicação pode ocorrer das mais diversas formas, seja por meio de ações ou de publicidade.
O importante é estar sempre reforçando o papel da marca com as questões ambientais e sociais, de forma que o seu público quando pense nela já pense nesses dois quesitos que são essenciais para a sociedade.
- Processo produtivo
O processo produtivo é tudo aquilo que está ligado com o desenvolvimento do produto ou do serviço, desde a sua embalagem, os materiais que serão utilizados, os fornecedores, a mão de obra e outros.
Assim, quando a marca estiver desenvolvendo um produto, ela pode contar com ajuda de instituições sociais e ambientais para que o processo seja o mais sustentável possível.
- Distribuição
Como o produto irá chegar ao cliente não pode ser deixado de fora. Se for por meio de lojas físicas, é sempre bom mudar a estrutura do espaço, como utilizar energia renovável, luz natural, papéis reciclados, controlador de acesso noturno e o que mais for necessário.
Caso seja por meio de entregas, o uso de transportes alternativos podem ser uma opção, assim como transportes com baixa emissão de carbono.
- Divulgação consciente
Para finalizar, a publicidade tem que transmitir todos os passos anteriores, afinal, será por meio dela que os consumidores irão saber do compromisso do empreendimento.
Diminuir o uso de papel e apostar no mundo virtual ou outras tecnologias digitais é o melhor caminho para isso.
Considerações finais
Para que uma empresa se destaque da concorrência atualmente é necessário que ela busque criar conexão com o público, tornando-se cada vez mais humanizada, é por isso que o marketing sustentável é tão essencial para o posicionamento da sua imagem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.