Todo o produto deve seguir uma fórmula de lançamento diferente, isso ocorre pois dependendo do que é oferecido, é recebido de maneira diferente pelos consumidores, por isso existem muitos produtos que precisam de um lançamento relâmpago.
O lançamento relâmpago é aquela oferta que balança o coração do consumidor. Todos nós já passamos por uma situação de ver a oportunidade de adquirir algum produto e cogitamos comprá-lo devido a o medo de perder essa grande oportunidade.
Isto posto, neste artigo veremos um pouco sobre o lançamento relâmpago, umas das estratégias de vendas mais utilizadas no mercado mundial.
Portanto, prepare o seu caderno de anotações personalizado e vamos ao artigo.
Definindo o termo lançamento relâmpago
O lançamento relâmpago é uma estratégia utilizada quando o objetivo da empresa é realizar um levantamento de caixa sobre um determinado produto.
Geralmente, toda lista de e-mails é utilizada com o objetivo de tentar levantar dinheiro em um curto espaço de tempo.
A estratégia assume que a empresa tenha total conhecimento de todos os processos que envolvem a venda dos produtos escolhidos.
As empresas também costumam escolher por produtos que vendem bastante e são de conhecimento geral dos clientes.
Uma campanha de lançamento relâmpago costuma durar no máximo duas semanas e é comum que algumas delas durem até menos que isso.
No ramo da realização de serviços é comum que sejam trabalhos rápidos e fáceis de serem realizados.
Serviços esporádicos como o conserto de fechadura de carros não acabam entrando nesse tipo de estratégia, pois se tratam de um serviço que necessita da busca do cliente e não da oferta da empresa.
Por isso, é bem comum vermos empresas como de transporte por aplicativo ou até mesmo entrega por aplicativo fazendo campanhas relâmpagos com uma certa frequência. Isso porque é o cliente que vai em busca da empresa.
Produtos diversos que o consumidor pode querer comprar, principalmente, perto de datas importantes são muito bem recebidos pelos consumidores.
Portanto, se faz necessário para uma bem sucedida campanha de lançamento relâmpago um bom banco de dados.
Banco de dados: aplicação
O banco de dados é um dos principais utilizáveis para que a campanha de marketing relâmpago possa ser feita com sucesso.
Lembre-se de que se trata de uma campanha onde os acessos ao site da empresa e a demanda de todos os setores da empresa.
Especificamente falando da apuração de dados que serão utilizados, podemos dizer que será por meio da lista de informações criada sob todos os clientes que a campanha será divulgada.
Uma empresa entrega encomendas para inúmeros clientes no país todo, para a realização desse trabalho é preciso ter a informação bem organizada de todos os dados dos clientes.
Assim será possível que todos os produtos possam ser entregues aos compradores.
Toda campanha de lançamento relâmpago presume por um ou mais produtos e serviços que são ofertados por uma determinada empresa e precisam que todos os clientes sejam avisados de todas as promoções.
Sendo assim, todos os métodos de divulgação, seja por e-mail marketing ou por estratégias dentro do site da empresa, o cliente precisa ter acesso.
Sabe-se que o e-mail deles estarão bombardeados de promoções e ofertas, mas tenha em mente que eles estão acostumados.
Pré-lançamento e o lançamento
O Pré-lançamento e o lançamento definitivo devem ser pensados para tentar atingir o máximo de consumidores dentro do objetivo principal de toda campanha de lançamento relâmpago, a geração rápida de caixa.
O pré-lançamento consiste em impactar o consumidor com gatilhos pré-estabelecidos para que no momento do lançamento oficial eles já tenham se preparado para realizar a compra do produto.
Esses consumidores podem ser clientes recorrentes da empresa ou até leads (clientes em potencial), a empresa precisa dar os gatilhos corretos para que os consumidores possam adquirir todos os produtos de maneira rápida sem pensar ou olhar muita coisa.
Por isso, existem especialistas que são grandes defensores de campanhas de pré-lançamento em diversas esferas dentro do marketing, mas existe um certo consenso de que dependendo do tempo hábil para realização da campanha, não são necessários.
Existe uma expressão de que bons produtos vendem-se sozinhos, pensando nesse quesito saiba que muitos consumidores estão apenas esperando uma promoção para comprar o produto que tanto desejam como uma bateria estacionaria 150.
A oferta
Existem diversos tipos de ofertas e será ela o principal destaque a ser olhado para o consumidor.
Em tempos sazonais é comum que as pessoas vejam diferentes tipos de ofertas e lojas.
A diferença da campanha relâmpago é que ela ocorre em momentos diferentes dos sazonais, ou seja, não tem dia fixo, por isso a oferta deve ser pensada para adquirir melhores resultados em curto prazo e até queimar estoque acumulado.
- Qual o diferencial da sua oferta?
- Por que você conseguiu ofertar esses produtos?
- Qual o diferencial deles?
- Por que o consumidor irá comprá-los?
Esses questionamentos devem ser realizados para que possam ser respondidos rapidamente pelo cliente no momento de realizar a compra. Isso tudo fará a diferença no momento da compra.
Integridade da oferta
A expressão: tudo que é barato sai mais caro. Precisa ser colocada em desuso pelo vocabulário popular.
A empresa que realiza uma campanha relâmpago precisa ter a responsabilidade de fazer campanhas com produtos bem vistos no mercado.
Quando o consumidor vê uma oferta de um produto ou consegue algum desconto é a oportunidade que ele estava esperando para fazer sua tão desejada compra.
Imagine a decepção quando ver que o produto é de péssima qualidade ou está danificado.
Se isso acontecer todo o prestígio que sua marca terá perante esses consumidores será totalmente danificado. E confiança é igual fazer a aplicação de epóxi em parede é preciso ser feito e preservado com todo o cuidado se não podem estragar.
Os reconhecidos gatilhos mentais
Toda campanha de marketing, mas em especial a de lançamento relâmpago precisa explorar os gatilhos mentais dos consumidores e leads para a realização da compra.
Essas campanhas são curtas e oferecem preços únicos. O consumidor precisa entender que é uma oportunidade única e se ele não comprar, jamais terá essa possibilidade.
Portanto, o trabalho de gatilhos deve ser feito em horários específicos onde seu produto atua melhor.
Por exemplo, é comum recebermos promoções de restaurante perto do horário do almoço, jantar ou naquele finzinho de tarde quando a fome aperta.
Tudo o que recebemos em nossos e-mails e celulares é devidamente pensado para gerar gatilhos.
É preciso fazer o consumidor parar para olhar a sua oferta, feito com sabedoria, você verá como esses gatilhos são positivos e geram resultados incríveis.
Uma boa oferta, aliada a uma campanha de divulgação correta que garanta a integridade do produto e da empresa, tudo isso aliado a uma empresa de entrega motoboy que fará o produto chegar rapidamente ao consumidor é uma excelente forma de gerar receita.
Benefícios do lançamento relâmpago
Agora que já sabemos como uma campanha de lançamento relâmpago funciona, vejamos quais são os principais benefícios de aplicar essa estratégia dentro de sua empresa.
- Conversão de leads em clientes;
- Campanhas rápidas de baixo custo;
- Aumento do tráfego orgânico da empresa;
- Aumento da visibilidade da marca;
- Aumento rápido de receita.
Note que a maioria dos benefícios é focado em um aumento rápido de receita com um esforço necessário, mas em um curto espaço de tempo.
O fato de converter leads em clientes mostra que não é uma visão simplesmente imediatista.
O lançamento relâmpago é capaz de fazer mais pessoas conhecerem sua marca. Isso ocorre porque as pessoas conversam entre si e costumam compartilhar suas compras e conquistas pessoais.
Tornou-se muito comum os vídeos em que as pessoas mostram um produto sendo aberto.
Além disso, o aumento do acesso e a permanência das pessoas no site da empresa faz com que a empresa melhore de ranque nos mecanismos de pesquisa.
Isso significa que você aumenta o tráfego orgânico no site e consequentemente gera mais leads para sua empresa e o ciclo continua.
Isso trouxe diversos setores como um distribuidor de óleo automotivo a atuarem com essas campanhas.
Por fim, podemos citar que os custos de divulgação são mais assertivos, pois o foco da empresa é alcançar todo o público da empresa, na maioria das vezes, sem fazer uma espécie de afunilamento, ou seja, buscar clientes específicos.
A empresa oferece seu produto de maneira direta e clara e dá a opção a qualquer consumidor de acessar as ofertas.
Todo esse esforço por consequência aumentará de maneira rápida a receita da empresa nesses períodos de necessidade.
Basto ônus e alto bônus é tudo o que uma empresa busca para crescer cada vez mais.
Considerações finais
Saber diversas estratégias é essencial para qualquer empresa saber lidar com épocas em que as compras estão altas, médias e baixas. A administração de um negócio passa pelo conhecimento de suas forças e fraquezas.
Algum setores como uma empresa que vende catraca cadeirante para prédios que lida mais com setores industriais ou empresariais e existem setores que lidam mais com o povão como uma empresa que fabrica camisas e artesanatos personalizados.
A estratégia de lançamento relâmpago pode ajudar todos eles, agindo de maneira rápida e direta para conquistar os consumidores e aumentar a receita. Portanto, é preciso saber fazer, por isso as dicas foram dadas nesse artigo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.