Pode-se dizer que um infoproduto é uma das maiores oportunidades do momento, embora este termo pareça estranho para muitos. Esse tipo de produto é de fácil distribuição, além de se tratar de um estoque limitado.
A internet se tornou uma importante plataforma de vendas, o que fez surgir muitos produtos digitais. Com isso em vista, diversas pessoas começaram a criar infoprodutos de sucesso para vender nos canais da web.
O conhecimento que cada um possui pode se transformar em uma fonte de renda, assumindo formatos de materiais como livros digitais, webinars e cursos online. São capazes de esclarecer dúvidas e necessidades, tudo de maneira simples.
Só que assim como no caso de qualquer outro produto ou serviço, é necessário estudar o mercado, seu público e o tipo de infoproduto que mais vende. Também é crucial conhecer algumas estratégias de marketing.
É isso que vai ajudar a criar uma fonte de renda, com excelente margem de lucro, que tenha demanda de mercado e que seja de fácil produção.
Para esclarecer melhor sobre o assunto e possibilitar que você também trabalhe com esse tipo de solução no mercado, leia este artigo.
Vamos explicar o que é infoproduto, como ele pode ser divulgado e quais são as vantagens de usar o marketing nessa prática. Confira!
Infoproduto: do que se trata?
O infoproduto nada mais é do que um produto digital distribuído mediante pagamento ou de forma gratuita na internet. Pode ser em formato de texto, vídeo ou áudio, e seu propósito é oferecer informação relevante para as pessoas.
Quando compramos um curso pela internet adquirimos um infoproduto, e o mesmo acontece quando baixamos um e-book ou assinamos uma revista eletrônica. Ou seja, existem diferentes formatos de infoproduto.
Um curso de manicure pela internet que ensina, dentre outras coisas, a usar corretamente um alicate de cortar unha, é um infoproduto que mais tarde vai oferecer respaldo para que essa pessoa trabalhe.
Apesar do nome, a maioria do que é vendido pela internet é um serviço, ou seja, um bem intangível, e muitos estão disponíveis apenas na web e dependem de uma conexão para ser utilizado, como:
- Cursos;
- Palestras;
- Apresentações;
- Conferências.
Ao observar esse tipo de solução, também se nota que uma oferta é usada para vender outra, como no caso de um e-book, disponibilizado gratuitamente e que funciona como uma ferramenta de vendas.
É justamente por isso que é tão importante dominar esse conceito e seus formatos, que também são os whitepapers, webinars, cursos online, screencasts, audiobook, podcasts, sites e revistas eletrônicas.
Ainda vale ressaltar que existem várias estratégias que podem ajudar a divulgar essa solução, independentemente de seu formato.
Dicas para divulgar infoprodutos
Se uma empresa de limpeza e zeladoria criou um curso online para pessoas que querem ingressar no ramo, pode divulgar o seu produto em vários canais, como:
1 – E-mail
O e-mail é uma excelente alternativa para divulgar o infoproduto e conquistar compradores de maneira eficaz.
Tudo o que você precisa fazer é possuir uma lista bem segmentada e compreender com qual desses contatos o material mais combina, para efetuar os disparos.
Também é possível criar uma landing page (página de captura) para captar leads e estruturar uma campanha de e-mail marketing.
2 – Marketing de afiliados
Negócios novos não possuem uma grande quantidade de afiliados, nesse sentido, uma boa opção é investir em blogs e influenciadores digitais compatíveis com a área do material.
Essa alternativa é benéfica porque ela funciona como o marketing boca a boca, que sem dúvidas é um dos mais eficientes da atualidade. Ou, então, pode pesquisar em plataformas específicas para fazer contato com afiliados.
3 – Construir um domínio próprio
Outra alternativa bastante comum é criar um site próprio para vender o infoproduto, o que facilita ainda mais sua divulgação.
Uma dica é usar um domínio com o nome do produto digital no lugar de uma página agregada. Só que isso exige o mesmo cuidado necessário na hora de criar uma landing page.
Ou seja, se for vender um webinar sobre gerenciamento de frota carros, o ideal é que a página de vendas tenha o mínimo de recurso possível para não desviar a atenção do visitante, além de um bom CTA (chamada para ação).
4 – Redes sociais
Criar um perfil nas redes sociais para divulgar o produto é uma opção muito eficiente e gratuita. Tudo o que o criador precisa fazer é descobrir onde está a sua persona e trabalhar neste canal.
No Facebook, é possível criar campanhas, integrar as estratégias de marketing de conteúdo, nutrir um relacionamento positivo com o público, usar bons CTAs e fazer com que as pessoas tenham interesse pelo negócio.
Quanto ao Twitter, esta é uma excelente opção para compartilhar citações, principalmente se o material vendido for um curso de costura de agasalho esportivo forrado ou qualquer outro assunto.
Também é possível divulgar imagens, datas e interagir de maneira imediata com determinado nicho. Por outro lado, se o foco da solução está nas imagens, vale a pena trabalhar com o Instagram e o Pinterest.
Independentemente do canal usado, é crucial chamar a atenção da persona para conquistar um público engajado.
5 – Plataformas apropriadas
Existem algumas plataformas mais apropriadas para a divulgação de infoprodutos, elas são especializadas e criam o ambiente ideal para trocar esse tipo de mercadoria.
Essa alternativa é vantajosa porque sua solução estará em uma área específica, com estrutura amigável e que pode ser usada tanto para quem vende quanto para quem compra.
Do mesmo modo, é uma boa saída para quem não consegue gerenciar as vendas e distribuir o material online, além de ser uma oportunidade de trocar contatos e informações com outros produtores desse tipo de conteúdo.
6 – Fóruns online
Se você quiser falar sobre um curso para empresa de recepcionista, pode usar os fóruns online para divulgar este infoproduto.
A internet está cheia dessas plataformas que possuem um grande potencial para divulgar a solução digital. Para acertar, basta encontrar um link com a mesma temática abordada em seu material e participar das threads.
Trata-se de um espaço onde as pessoas podem tirar dúvidas e pedir indicações de material, sendo um ótimo momento para inserir o infoproduto como uma solução. Mas, antes disso, é necessário se mostrar interessado no problema dos participantes.
7 – Investir em marketing de conteúdo
Para nutrir a presença de seu infoproduto na internet, uma das melhores estratégias é o marketing de conteúdo.
Trata-se de uma ação que ajuda a conquistar a persona e a trazer mais autoridade para o negócio, além de ser uma alternativa menos agressiva do que aquelas oferecidas pelo marketing tradicional.
Só que para que essa estratégia funcione, primeiro é necessário mapear o público, entender como funciona a jornada de compra, e a partir disso produzir um conteúdo que esteja relacionado ao infoproduto e às dores da persona.
Vantagens de utilizar o marketing no infoproduto
Uma empresa de banda larga fibra óptica pode obter uma série de vantagens ao utilizar o marketing para divulgar sua solução digital.
Uma delas é o baixo custo na produção, ou seja, não é necessário gastar muito para produzir e distribuir o material em questão.
Para os consumidores, isto também é muito vantajoso, uma vez que eles podem saber sobre o lançamento da solução e até adquiri-la sem precisar pagar pelo frete, recebendo o produto na hora.
Ao mesmo tempo, a empresa passa a ser vista como uma referência naquilo que faz, principalmente se o material em questão realmente tiver boa qualidade.
Nesse contexto, um fabricante de carimbo datador hot stamping pode divulgar seu infoproduto diretamente para empresas e pessoas que realmente se interessam pelo tema, o que leva a marca a um patamar elevado.
Quando a organização ou o empreendedor decide lançar um produto, o propósito é fazer com que ele alcance bons resultados.
Até que isso se concretize, existem muitos desafios pela frente, o que exige muita dedicação e persistência. Mas, independentemente disso, a grande vantagem é que o material online consegue crescer mais porque nunca falta no estoque.
Ademais, não importa se você produziu o manual de instruções sobre acessórios de cama de hospital ou um audiobook sobre cuidados com a pele, é necessário se lembrar que não é porque o produto está na internet que ele será visto pelas pessoas.
Para conquistar audiência, é necessário investir nas ferramentas certas de divulgação, criar um bom projeto e ter paciência com os processos de execução e edição.
Nada acontece do dia para a noite, sendo necessário obter conhecimento sobre as estratégias de divulgação para que seu infoproduto realmente se torne conhecido e traga os resultados esperados.
Considerações finais
Existe uma variedade de infoprodutos de valor disponíveis na internet, pois além de ser uma forma de ganhar dinheiro, também é uma maneira de obter conhecimento e informação.
Seguindo nossas dicas, você certamente vai divulgar seu material com mais facilidade e obter os retornos almejados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.