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O que é estudo de mercado?

21 de abril de 202220 de abril de 2022Gentileza
O que é estudo de mercado

O estudo de mercado é uma ferramenta importante para os negócios, independentemente do porte e ramo de atuação, mas que ainda assim não é muito aplicada entre os empreendedores.

Todo gestor ou empreendedor precisa explorar as oportunidades e ameaças do segmento em que atuam ou pretendem atuar, e isso é razão de sobra para se interessar em realizar esse estudo.

Conhecer o nicho em que se atua é essencial para o sucesso de qualquer empresa, independentemente de seu nicho ou de seus objetivos.

Por meio do estudo de mercado, é possível compreender fatores quantitativos e qualitativos em relação ao segmento em que o negócio atua. É como se fosse um guia que ajuda a definir as estratégias empresariais que devem ser usadas.

Ele também se aplica na hora de definir as estratégias de marketing e publicidade mais eficientes. Com esse recurso, o gestor obtém uma visão total da esfera mercadológica e investe em ações que fazem a companhia crescer.

Só que para aplicar a pesquisa de mercado, é necessário conhecer um pouco mais sobre esse assunto.

Pensando nisso, neste artigo, você vai entender qual o conceito do estudo de mercado e quais são os benefícios trazidos por essa metodologia. Confira!

Entenda o que é estudo de mercado

Estudo de mercado nada mais é do que uma pesquisa que ajuda a coletar informações importantes sobre o segmento de atuação da empresa, considerando fatores quantitativos e qualitativos. Ela faz um levantamento sobre:

  • Tendências;
  • Público-alvo;
  • Ameaças e oportunidades;
  • Hábitos de compra.

Esse estudo também diz respeito às tendências, e pelo fato de oferecer uma visão completa sobre o segmento em que a companhia atua, é capaz de orientar a tomada de decisões.

Quanto mais uma empresa de caminhão baú frete conhece seu segmento de mercado, melhores serão suas estratégias, tornando-as mais assertivas e eficientes.

Tipos de pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado é um esforço organizado, que ajuda a coletar informações sobre nichos e consumidores. É realizada por meio de métodos e técnicas estatísticas, que mostram as informações obtidas e auxiliam nas tomadas de decisão estratégicas.

Essa pesquisa é dividida em dois tipos, sendo a pesquisa de oportunidade, focada na venda, produto ou mercado, e a pesquisa de esforço de vendas, que ajuda a organizar as vendas, propaganda e vias de distribuição.

Também existem outros três subtipos, sendo a pesquisa exploratória, que ajuda a descobrir novas tendências; a pesquisa descritiva, que ajuda a descrever características de uma situação; e a pesquisa experimental, que aborda hipóteses específicas sobre o mercado.

As empresas podem optar pela pesquisa de mercado de NPS (Net Promoter Score), em que os consumidores oferecem uma nota de zero a 10 sobre o quanto indicariam a empresa para outras pessoas.

Aqueles que oferecem notas 9 e 10 para uma empresa de conserto de gesso rebaixado com led são considerados promotores da marca.

Já os que oferecem notas entre 7 e 8 são considerados neutros, e aqueles que oferecem notas igual ou menor do que 6 são conhecidos como detratores.

Outra possibilidade é fazer um teste de nome para novos produtos e serviços, tendo em vista que atribuir um nome a um novo empreendimento é uma tarefa complexa e que gera uma série de impactos.

Essa pesquisa tem como foco descobrir se as pessoas gostam ou não do nome escolhido, além de saber se ele transmite a ideia de um produto mais barato ou mais caro, além de ajudar a fazer uma avaliação da intenção de compra.

As pesquisas exploratórias, por sua vez, geram insights em relação aos hábitos de consumo, tendo como foco as redes sociais.

É uma pesquisa que ajuda a empresa a descobrir qual rede social é mais adequada, considerando os hábitos e o perfil do público.

Assim sendo, uma empresa de aluguel da betoneira pode trabalhar com diferentes tipos de pesquisas e formatos compatíveis com suas demandas.

Por que fazer um estudo de mercado?

Existem diversas razões pelas quais gestores e empreendedores precisam investir em pesquisa de mercado. Isso porque ela traz várias vantagens competitivas para os negócios, e dentre as que mais se destacam, estão:

1 – Ajuda a conhecer a persona

Muitos se perguntam como deveriam fazer a comunicação da empresa, em quais redes sociais ela deve estar presente, onde o divulgar os produtos e serviços ou até mesmo como se posicionar bem no Google.

Para responder a todas essas perguntas de maneira assertiva, é necessário saber com quem o negócio está falando.

Nesse sentido, é crucial conhecer a persona, que nada mais é do que um personagem semi-fictício que representa o cliente ideal da marca, como no caso de uma barbearia clube.

Ao saber quais são as características da persona, fica mais fácil planejar ações e estratégias eficientes. Ela mostra de que maneira os clientes pensam, como pesquisam produtos e serviços, seus hábitos de consumo, entre outras informações.

2 – Conhecer mais a concorrência

A pesquisa de mercado também é uma excelente ferramenta para conhecer um pouco mais seus concorrentes e identificar seus pontos fortes e fracos.

Ela pode ser usada para fazer benchmarking, analisar o mercado como um todo, além de descobrir quais são as vantagens competitivas do seu negócio em relação aos concorrentes.

Tendo essas informações em mãos, os gestores identificam o que precisa ser melhorado e quais são as oportunidades existentes para a organização.

3 – Eleva a imagem da marca

Uma crise na imagem da marca pode devastá-la de um dia para outro, e constantemente vemos exemplos disso com empresas que foram consideradas homofóbicas, retrógradas, dentre outras qualificações negativas.

Por meio de uma boa pesquisa de mercado, é possível evitar crises de imagem, mas, antes disso, é necessário saber de que maneira o público interno e externo enxerga a organização.

Além disso, toda vez que um fabricante de borracha expandida em mantas lançar uma nova campanha, deve fazer um teste antes.

É dessa forma que ele identifica se a campanha está transmitindo valores e mensagens adequadamente, além de evitar problemas e desinformações.

4 – Melhora a tomada de decisão

Antes de tomar qualquer decisão, é fundamental buscar informações para que ela seja segura para o negócio. Aliás, este é um hábito que deve ser aplicado tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

As decisões impactam o dia a dia da empresa, assim sendo, é crucial reunir dados que ajudam nesse processo, sem se basear apenas na intuição ou em achismos.

Por meio da pesquisa de mercado, o gestor tem acesso a informações sobre os consumidores, como o que eles pensam sobre a marca, seus produtos e serviços, como está a concorrência e a situação do setor.

Com base nessas informações, um fabricante de carimbo datador personalizado consegue tomar decisões mais assertivas e seguras.

5 – Ajuda a identificar erros

No dia a dia da empresa, não é raro persistir no erro, uma vez que ele não é identificado. Contudo, a falta de conhecimento pode trazer muitos problemas.

Sabemos que o empreendedor e o gestor lidam com processos, pessoas e departamentos, portanto, esse acúmulo de informações podem ocultar dados importantes.

Isso leva a erros pequenos que podem se transformar em problemas maiores relacionados ao caixa, receita e até à imagem da marca.

Para evitar dor de cabeça, a melhor forma é fazer um estudo de mercado para identificar os erros o quanto antes.

Assim, uma gráfica de cartão de visita engenheiro civil pode ouvir a opinião de seu consumidor e de seu público interno, por meio de pesquisas com os clientes e com os colaboradores.

Se algo está indo mal para a sua empresa, uma pesquisa de satisfação pode ajudar a identificar o problema e resolvê-lo o quanto antes.

6 – Identifica as tendências de mercado

Empresas que ouvem seus consumidores frequentemente têm mais facilidade para identificar tendências de mercado e mudanças no comportamento de consumo, com isso, a marca se antecipa e aproveita as mudanças de maneira positiva.

Tenha em mente que estamos em um mundo que passa por constantes transformações, e saber prever tendências nesse cenário é fundamental.

7 – Retém talentos

As organizações são feitas por pessoas, por essa razão, uma loja de cortina de persiana para sala deve cuidar bem de seus funcionários.

Reter talentos não é uma atividade simples, mas é a solução para muitos problemas, e uma das formas de fazer isso é por meio de uma pesquisa de clima organizacional.

Ela ajuda a identificar o que causa a insatisfação dos colaboradores, sinais de desmotivação e outros problemas que podem impactar o clima organizacional.

 

Considerações finais

A pesquisa ou estudo de mercado é uma ferramenta a favor das empresas, e utilizá-la é a melhor forma de conquistar vantagem competitiva, fazer o negócio crescer e alcançar o sucesso.

Ela pode ser trabalhada de várias maneiras, conforme abordamos neste conteúdo. Independentemente do tipo escolhido, traz respostas para as dúvidas dos gestores e empreendedores, melhorando as tomadas de decisão.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Benchmarcking, marca, persona, Pesquisa, Público-Alvo, Tendência de mercado
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Gentileza (Gentileza)

Administrador de formação, atuo no mercado de comunicação há quase 16 anos com foco no desenvolvimento de soluções digitais e comunicação digital e mídia performance voltado para vendas e Branding no Google Ads e Facebook Ads, Também como Designer Gráfico e criação de vídeos usando Motion Graphics.

Com conhecimento de diversos setores de uma agência, assim como habilidade em gestão de conteúdo digital, planejamento e mídia online com clientes de vários portes, níveis e estilos.

https://agenciagentileza.com.br/

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