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O que é estudo de mercado?

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O que é estudo de mercado?
Agência Gentileza
BusinessEstratégiaGentilezaMarketing de RelacionamentoMarketing DigitalPlanejamentoRedes SociaisTendências
21 de abril de 2022

O estudo de mercado é uma ferramenta importante para os negócios, independentemente do porte e ramo de atuação, mas que ainda assim não é muito aplicada entre os empreendedores.

Todo gestor ou empreendedor precisa explorar as oportunidades e ameaças do segmento em que atuam ou pretendem atuar, e isso é razão de sobra para se interessar em realizar esse estudo.

Conhecer o nicho em que se atua é essencial para o sucesso de qualquer empresa, independentemente de seu nicho ou de seus objetivos.

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Por meio do estudo de mercado, é possível compreender fatores quantitativos e qualitativos em relação ao segmento em que o negócio atua. É como se fosse um guia que ajuda a definir as estratégias empresariais que devem ser usadas.

Ele também se aplica na hora de definir as estratégias de marketing e publicidade mais eficientes. Com esse recurso, o gestor obtém uma visão total da esfera mercadológica e investe em ações que fazem a companhia crescer.

Só que para aplicar a pesquisa de mercado, é necessário conhecer um pouco mais sobre esse assunto.

Pensando nisso, neste artigo, você vai entender qual o conceito do estudo de mercado e quais são os benefícios trazidos por essa metodologia. Confira!

Entenda o que é estudo de mercado

Estudo de mercado nada mais é do que uma pesquisa que ajuda a coletar informações importantes sobre o segmento de atuação da empresa, considerando fatores quantitativos e qualitativos. Ela faz um levantamento sobre:

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  • Tendências;
  • Público-alvo;
  • Ameaças e oportunidades;
  • Hábitos de compra.

Esse estudo também diz respeito às tendências, e pelo fato de oferecer uma visão completa sobre o segmento em que a companhia atua, é capaz de orientar a tomada de decisões.

Quanto mais uma empresa de caminhão baú frete conhece seu segmento de mercado, melhores serão suas estratégias, tornando-as mais assertivas e eficientes.

Tipos de pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado é um esforço organizado, que ajuda a coletar informações sobre nichos e consumidores. É realizada por meio de métodos e técnicas estatísticas, que mostram as informações obtidas e auxiliam nas tomadas de decisão estratégicas.

Essa pesquisa é dividida em dois tipos, sendo a pesquisa de oportunidade, focada na venda, produto ou mercado, e a pesquisa de esforço de vendas, que ajuda a organizar as vendas, propaganda e vias de distribuição.

Também existem outros três subtipos, sendo a pesquisa exploratória, que ajuda a descobrir novas tendências; a pesquisa descritiva, que ajuda a descrever características de uma situação; e a pesquisa experimental, que aborda hipóteses específicas sobre o mercado.

As empresas podem optar pela pesquisa de mercado de NPS (Net Promoter Score), em que os consumidores oferecem uma nota de zero a 10 sobre o quanto indicariam a empresa para outras pessoas.

Aqueles que oferecem notas 9 e 10 para uma empresa de conserto de gesso rebaixado com led são considerados promotores da marca.

Já os que oferecem notas entre 7 e 8 são considerados neutros, e aqueles que oferecem notas igual ou menor do que 6 são conhecidos como detratores.

Outra possibilidade é fazer um teste de nome para novos produtos e serviços, tendo em vista que atribuir um nome a um novo empreendimento é uma tarefa complexa e que gera uma série de impactos.

Essa pesquisa tem como foco descobrir se as pessoas gostam ou não do nome escolhido, além de saber se ele transmite a ideia de um produto mais barato ou mais caro, além de ajudar a fazer uma avaliação da intenção de compra.

As pesquisas exploratórias, por sua vez, geram insights em relação aos hábitos de consumo, tendo como foco as redes sociais.

É uma pesquisa que ajuda a empresa a descobrir qual rede social é mais adequada, considerando os hábitos e o perfil do público.

Assim sendo, uma empresa de aluguel da betoneira pode trabalhar com diferentes tipos de pesquisas e formatos compatíveis com suas demandas.

Por que fazer um estudo de mercado?

Existem diversas razões pelas quais gestores e empreendedores precisam investir em pesquisa de mercado. Isso porque ela traz várias vantagens competitivas para os negócios, e dentre as que mais se destacam, estão:

1 – Ajuda a conhecer a persona

Muitos se perguntam como deveriam fazer a comunicação da empresa, em quais redes sociais ela deve estar presente, onde o divulgar os produtos e serviços ou até mesmo como se posicionar bem no Google.

Para responder a todas essas perguntas de maneira assertiva, é necessário saber com quem o negócio está falando.

Nesse sentido, é crucial conhecer a persona, que nada mais é do que um personagem semi-fictício que representa o cliente ideal da marca, como no caso de uma barbearia clube.

Ao saber quais são as características da persona, fica mais fácil planejar ações e estratégias eficientes. Ela mostra de que maneira os clientes pensam, como pesquisam produtos e serviços, seus hábitos de consumo, entre outras informações.

2 – Conhecer mais a concorrência

A pesquisa de mercado também é uma excelente ferramenta para conhecer um pouco mais seus concorrentes e identificar seus pontos fortes e fracos.

Ela pode ser usada para fazer benchmarking, analisar o mercado como um todo, além de descobrir quais são as vantagens competitivas do seu negócio em relação aos concorrentes.

Tendo essas informações em mãos, os gestores identificam o que precisa ser melhorado e quais são as oportunidades existentes para a organização.

3 – Eleva a imagem da marca

Uma crise na imagem da marca pode devastá-la de um dia para outro, e constantemente vemos exemplos disso com empresas que foram consideradas homofóbicas, retrógradas, dentre outras qualificações negativas.

Por meio de uma boa pesquisa de mercado, é possível evitar crises de imagem, mas, antes disso, é necessário saber de que maneira o público interno e externo enxerga a organização.

Além disso, toda vez que um fabricante de borracha expandida em mantas lançar uma nova campanha, deve fazer um teste antes.

É dessa forma que ele identifica se a campanha está transmitindo valores e mensagens adequadamente, além de evitar problemas e desinformações.

4 – Melhora a tomada de decisão

Antes de tomar qualquer decisão, é fundamental buscar informações para que ela seja segura para o negócio. Aliás, este é um hábito que deve ser aplicado tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

As decisões impactam o dia a dia da empresa, assim sendo, é crucial reunir dados que ajudam nesse processo, sem se basear apenas na intuição ou em achismos.

Por meio da pesquisa de mercado, o gestor tem acesso a informações sobre os consumidores, como o que eles pensam sobre a marca, seus produtos e serviços, como está a concorrência e a situação do setor.

Com base nessas informações, um fabricante de carimbo datador personalizado consegue tomar decisões mais assertivas e seguras.

5 – Ajuda a identificar erros

No dia a dia da empresa, não é raro persistir no erro, uma vez que ele não é identificado. Contudo, a falta de conhecimento pode trazer muitos problemas.

Sabemos que o empreendedor e o gestor lidam com processos, pessoas e departamentos, portanto, esse acúmulo de informações podem ocultar dados importantes.

Isso leva a erros pequenos que podem se transformar em problemas maiores relacionados ao caixa, receita e até à imagem da marca.

Para evitar dor de cabeça, a melhor forma é fazer um estudo de mercado para identificar os erros o quanto antes.

Assim, uma gráfica de cartão de visita engenheiro civil pode ouvir a opinião de seu consumidor e de seu público interno, por meio de pesquisas com os clientes e com os colaboradores.

Se algo está indo mal para a sua empresa, uma pesquisa de satisfação pode ajudar a identificar o problema e resolvê-lo o quanto antes.

6 – Identifica as tendências de mercado

Empresas que ouvem seus consumidores frequentemente têm mais facilidade para identificar tendências de mercado e mudanças no comportamento de consumo, com isso, a marca se antecipa e aproveita as mudanças de maneira positiva.

Tenha em mente que estamos em um mundo que passa por constantes transformações, e saber prever tendências nesse cenário é fundamental.

7 – Retém talentos

As organizações são feitas por pessoas, por essa razão, uma loja de cortina de persiana para sala deve cuidar bem de seus funcionários.

Reter talentos não é uma atividade simples, mas é a solução para muitos problemas, e uma das formas de fazer isso é por meio de uma pesquisa de clima organizacional.

Ela ajuda a identificar o que causa a insatisfação dos colaboradores, sinais de desmotivação e outros problemas que podem impactar o clima organizacional.

 

Considerações finais

A pesquisa ou estudo de mercado é uma ferramenta a favor das empresas, e utilizá-la é a melhor forma de conquistar vantagem competitiva, fazer o negócio crescer e alcançar o sucesso.

Ela pode ser trabalhada de várias maneiras, conforme abordamos neste conteúdo. Independentemente do tipo escolhido, traz respostas para as dúvidas dos gestores e empreendedores, melhorando as tomadas de decisão.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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