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ROI: O que é e como calcular?

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ROI: O que é e como calcular?
Agência Gentileza
AtraçãoAudiênciaBusinessEstratégiaGentilezaMarketing DigitalVendas
27 de agosto de 2022

Existe uma série de indicadores financeiros que demonstram aos empreendedores como está o estado da sua empresa, sendo que um dos mais utilizados é o ROI, também conhecido como retorno sobre investimento.

Os indicadores financeiros são os parâmetros importantes para qualquer empresa se manter competitiva no mercado, pois, a partir deles, o empreendedor tem uma visão do que está acontecendo em seu negócio em termos econômicos.

Sem esses indicadores, é difícil mensurar a evolução financeira da empresa, o que acaba impactando de maneira negativa nas tomadas de decisões.

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As tomadas de decisões são todas aquelas escolhas importantes, que vão gerar o declínio ou o aumento da lucratividade da empresa.

Sem uma base de dados que fomente uma tomada de decisões consciente, o empreendedor e sua equipe podem fracassar e acabar fazendo as escolhas erradas.

Esses indicadores mostram com clareza o desempenho passado de uma empresa, funcionando como métricas, dessa forma, o empreendedor compreende onde estão os erros e como melhorá-los.

Para quem está começando seu negócio agora, seja ele de venda de portão basculante de ferro ou qualquer outro produto, é importante ter conhecimento sobre esses indicadores financeiros, que são vastos, destacando-se os seguintes:

  • ROI;
  • Margem de custos;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Margem de lucro bruto;
  • Margem do lucro líquido;
  • Capital de giro.

Existe uma série de outros indicadores, porém, neste artigo, o enfoque será para o ROI, pois esse é um dos indicadores que mais impactam em uma empresa.

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Portanto, o objetivo principal é apresentar o que é ROI, para que ele serve, qual a sua importância, destacar vantagens e como calculá-lo.

O que é ROI e qual sua finalidade?

ROI é uma sigla para o termo em inglês Return On Investment, que ao ser traduzida para o português significa retorno sobre o investimento.

O ROI é uma ferramenta de contabilidade que irá calcular a probabilidade que a empresa possui de gerar lucros através de certas decisões com seus ativos disponíveis.

Por exemplo, se uma empresa pensa em começar a vender uma caixa de direção hidráulica recondicionada, ela deve fazer o cálculo do ROI para avaliar a probabilidade deste investimento ser rentável.

A principal função do ROI é avaliar se um projeto ou investimento vai trazer retorno para a empresa, dessa forma, garantindo que as melhores decisões sejam tomadas.

O ROI é a ferramenta que vai permitir que o empreendedor compreenda se os investimentos passados, e que serão realizados, irão trazer efetivamente lucro para a empresa.

Um exemplo da aplicabilidade do ROI é durante as campanhas de marketing, onde existe um determinado investimento para que ocorram de forma adequada, e esse investimento deve ser menor que o retorno da venda.

Os resultados ficam mais tangíveis, assim como escrever seus planos e projetos em um bloco de anotações atacado.

Ou seja, as prospecções se tornam mais realistas e o empreendedor tem uma consciência mais clara sobre o que esperar dos investimentos.

A importância do ROI e seus benefícios

Todos os indicadores de desempenho empresarial merecem serem estudados e aplicados, entretanto, o ROI é um dos que mais impactam em uma empresa, sendo importante para auxiliar os gestores a decidirem sobre projetos.

Se o gestor calcular um valor de ROI pequeno para um projeto, seja de lançamento de um novo produto, campanha de marketing, produção de brindes, ou qualquer outro processo passível de investimento, ele pode tomar medidas para reduzir os custos e aumentar o ROI.

Dessa forma, os lucros serão mais condizentes com o valor e o tempo investido, funcionando como uma espécie de bebedouro para escola, onde o lucro pode ser comparado com a água, não parando de jorrar.

Inclusive, às vezes, um projeto tem uma boa margem de lucro, mas o tempo investido para o seu desenvolvimento pode ser longo e atrapalhar a evolução de outros projetos.

Além desse suporte aos gestores nas tomadas de decisões, o ROI pode proporcionar para as empresas os seguintes benefícios:

  • Melhor controle de investimentos;
  • Melhor compreensão do destino dos investimentos;
  • Funciona para múltiplos canais;
  • Maior confiabilidade;
  • Melhor planejamento.

O cálculo do ROI não é algo que fica apenas restrito entre os funcionários da empresa e o gestor, mas também pode ser utilizado como métrica para os investidores avaliarem se a empresa é confiável e traz lucratividade.

Além disso, os investimentos e o planejamento financeiro da empresa terão um controle maior, pois todos os participantes do processo de planejamento irão ter uma visão ampla, mas também detalhada sobre o destino dos investimentos.

Até mesmo o tempo que leva para um investimento trazer retorno, por exemplo, da compra de um filtro de inox industrial para a empresa é demonstrado com uma análise utilizando ROI.

A aplicabilidade da fórmula é também grande, pois é possível utilizá-la em múltiplos canais de comunicação, sendo útil principalmente para o marketing, que utiliza uma série de plataformas online e offline.

Como calcular o ROI?

O valor de ROI é calculado a partir de uma fórmula matemática simples, onde o custo é subtraído da receita e dividido pelo custo.

Por exemplo, uma empresa investiu 10 mil reais para o lançamento de um projeto de marketing que busca alavancar as vendas de areia para obras, tendo um lucro de 150 mil reais, o valor de ROI resultante é 14.

Nesse exemplo apresentado, o retorno sobre o investimento foi 14 vezes mais que o valor de investimento inicial, ou seja, é um projeto muito lucrativo para a empresa e que deve ser continuado.

Custos

Compreender todos os valores que são considerados custos, às vezes, não é uma tarefa tão simples para as pessoas.

Principalmente, porque esses termos se referem a área de contabilidade, onde uma série de elementos são considerados custos, como:

  • Matéria-prima;
  • Mão de obra;
  • Energia elétrica;
  • Máquinas;
  • Água.

De forma geral, os custos são todos os itens materiais, financeiros e relacionados à mão de obra que estão diretamente ligados à produção final de um bem. Por exemplo, o salário dos funcionários é considerado um custo.

Tudo aquilo calculado no custo é o que vai garantir o funcionamento da empresa, portanto, toda empresa possui custos de produção, até mesmo aquelas que realizam a cristalização automotiva tira risco.

Porém, é possível reduzir os custos, através de uma série de metodologias, como economia de água, luz, procurar uma matéria prima melhor e mais em conta, dentre outros exemplos.

Receita

Receita é tudo aquilo que entra dentro do capital positivo da empresa através do desempenho das atividades de produção, como:

  • Venda de produtos;
  • Contratação de serviços;
  • Rendimento de aplicações financeiras;
  • Cobranças de royalties.

É importante ressaltar que existem dois tipos de receita, a receita bruta e a receita líquida. A receita bruta é tudo aquilo que a empresa faturou, porém sem subtrair os custos, enquanto a receita líquida é apenas o faturamento, com os custos já subtraídos.

Dessa forma, a primeira parte da equação (receita e custos) é realizada para determinar qual a receita líquida, ou seja, o lucro sem os gastos produtivos.

Para, em seguida, dividir novamente pelo valor dos custos, deduzindo quantas vezes o valor da receita foi superior ou inferior ao dos custos.

A receita líquida é conhecida como linha superior, sendo o alvo dos investidores quando o assunto é compreender se uma empresa possui um crescimento promissor.

Dicas para otimizar o ROI

Para otimizar um ROI é necessário investir em uma série de outras estratégias que possam atingir um número maior de clientes e que gerem um impacto positivo neles, fazendo com que passem pelo funil de vendas até a última etapa.

O marketing é uma das ferramentas que mais vão garantir um ROI alto, pois determinadas táticas não precisam de grandes investimentos.

Como o Inbound Marketing, que foca na produção de conteúdos originais e criativos, aumenta o tráfego orgânico das mídias sociais, principalmente os sites de uma empresa.

Existe uma série de outras ferramentas que otimizam o ROI, uma delas que merece destaque são as pesquisas de mercado e de pós-venda.

Quando um valor de ROI está baixo, é interessante fazer pesquisas para entender o que o público deseja consumir, quais são as suas necessidades e como solucioná-las.

O pós-vendas é outro ponto que deve receber atenção dos empresários, através de pesquisas é possível compreender o que público gostou e não gostou do serviço que contratou ou do item que adquiriu, direcionando a empresa para melhorias.

 

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Considerações finais

Todo empresário deve ter conhecimentos sobre indicadores econômicos, até mesmo aqueles que possuem empresas de manutenção de portão automático,principalmente o ROI.

Com as informações apresentadas neste texto, certamente os empreendedores ou qualquer pessoa interessada no assunto, vão conseguir calcular seu ROI facilmente.

Toda corporação pode contratar um contador, mas buscar informações para compreender alguns conceitos simples, como o ROI, é uma maneira econômica de facilitar a tomada de decisões.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

empresa Investimento ROI
-
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