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O que é PDV e como ele funciona?

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O que é PDV e como ele funciona?
Agência Gentileza
AtraçãoAutomação de marketingBusinessDigitalEstratégiaGentilezaTendênciasVendas
26 de agosto de 2022

Qualquer empresa pode ter um alto fluxo de clientes visitando o seu espaço diariamente. Para garantir que eles sejam atendidos rapidamente e de forma completa, contar com um sistema PDV é essencial.

Muitas pessoas já tiveram a experiência de entrar em um determinado estabelecimento e, após esperar alguns momentos na longa fila, acabam desistindo de realizar o seu pedido. Dessa forma, quanto mais rápido esse problema for resolvido pela empresa, melhor.

Justamente para atender a esse tipo de demanda dos empresários, existe um sistema disponível no mercado, que promete resolver o tipo de questão abordada no parágrafo anterior.

Sendo assim, não importa qual seja o segmento de atuação da companhia, que pode ser desde uma indústria de maquiagem, até uma fabricante de comida congelada para bebês. O PDV pode ser a ferramenta ideal para esse tipo de empresa.

De fato, contar com esse tipo de sistema pode ser o melhor modo de garantir que a companhia esteja preparada para alcançar um novo crescimento, sem que isso impacte nos seus resultados de forma negativa.

Não há dúvidas de que, para que uma companhia possa crescer, ela deve fazer investimentos. Assim, para garantir que o atendimento ao público, que é uma das frentes mais essenciais dentro de um negócio, esteja cada vez melhor, o PDV é necessário.

O PDV é um sistema que pode ser utilizado tanto por empresas que atuam de maneira presencial em um estabelecimento físico quanto na internet, em seus e-commerces. Por isso, se trata de um recurso que ajuda nas mais diversas necessidades.

Para entender melhor o que é um PDV, como ele funciona, quais são os tipos existentes desse sistema e as suas funções, as vantagens, como utilizá-lo e o que o sistema pode fazer por uma empresa, basta seguir na leitura deste artigo.

Conceito de sistema PDV e sua finalidade

Todo estabelecimento que atua no mercado, seja um cabeleireiro profissional feminino ou uma loja de venda de utensílios domésticos, em algum momento, pode ter o seu espaço cheio de clientes.

Gerenciar uma ampla quantidade de pessoas no local pode acabar sendo um desafio. Por isso, contar com as ferramentas certas para esses momentos é indispensável. Um sistema PDV (Ponto de Venda) é um desses recursos que ajudam no dia a dia das empresas.

Isso acontece porque ele é capaz de realizar diferentes funções, que são importantes para tornar a dinâmica da rotina dentro da companhia muito mais simples e eficaz. Algumas delas, são:

  • Abertura e fechamento de caixa;
  • Controle e baixa de estoque;
  • Vendas;
  • Recebimentos;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Cadastro de clientes e de produtos;
  • Trocas e devoluções.

De fato, essas funções são necessárias para qualquer tipo de loja, seja ela especializada na venda de lavadora de piso tripulada ou doces para festas. Dessa maneira, ter um software PDV deve ser um dos principais investimentos da companhia.

Tipos de sistema PDV

Anteriormente, os sistemas PDV só podiam ser utilizados em loja física e em um único ponto, pois dependiam de um servidor local. Além disso, ficavam limitados ao equipamento com impressora e leitor de código de barras.

Atualmente, é possível encontrar dois tipos principais de sistemas PDV: o fixo, que é instalado em um estabelecimento físico e o móvel, que pode ser acessado em diferentes locais.

Hoje, há versões online, que são mais práticas, mais leves e de fácil atualização. Essas versões não exigem nem mesmo o download do software para a máquina, permitindo um acesso rápido e seguro.

Além disso, existem sistemas PDV na nuvem que permitem o acesso remoto de qualquer local que se esteja, ajudando a manter o controle sobre o caixa da empresa com poucos cliques.

O que um PDV pode fazer por uma empresa?

Ter um sistema PDV para otimizar a rotina da companhia é uma ótima maneira de gerenciar o dia a dia, seja no momento de vender uma capa de violão acolchoada ou um automóvel.

A partir do uso dessa ferramenta, torna-se possível fazer fechamentos de vendas em um único sistema, pois faz permite que o operador selecione o produto, verifique preço e realize os trâmites para o pagamento.

Ao mesmo tempo, por oferecer uma ampla quantidade de funcionalidades, ele permite que a administração seja muito mais rápida, o que ajuda na gestão da empresa como um todo, já que diminui o tempo empregado no caixa.

Em paralelo, o PDV também é uma maneira de ajudar no desempenho dos funcionários, que, ao aprender a utilizar os recursos do software, conseguem realizar várias atividades pertinentes ao seu cargo.

Isso sem deixar de ajudar em necessidades básicas, como troca de produtos, sangria de caixa e vários outros pontos, tudo isso registrando as movimentações de modo prático e dinâmico para o dia a dia da companhia.

As vantagens do sistema PDV

Da mesma forma que um estabelecimento que trabalha com refeições vai precisar de uma vitrine expositora de salgados para acomodar os alimentos, ela também pode otimizar a rotina do local ao investir em um sistema PDV.

De fato, há vários motivos que mostram que contar com um PDV é importante, uma vez que traz várias vantagens para o estabelecimento, em diferentes aspectos.

O primeiro benefício que pode ser citado é o da gestão de estoque. Quem já precisou realizar essa tarefa sabe que ela é bastante exigente e que se não houver um cuidado especial o resultado pode ser um prejuízo para a empresa.

No entanto, com o uso de um sistema PDV no dia a dia, administrar a quantidade de produtos no estoque é muito mais simples e prática.

Outra vantagem do PDV é facilitar pagamentos, tornando o processo mais rápido. Principalmente, quando há integração com maquininhas de cartão. Mais um efeito disso é o de agilizar o atendimento no balcão do estabelecimento, o que faz toda a diferença.

Há ainda a vantagem de evitar muitos erros comuns no dia a dia. Isso porque o sistema permite uma melhor gestão de dados, o que é ótimo para estabelecimentos que vendem marmitas prontas congeladas quanto para livrarias.

Além desses, vale a pena mencionar que um sistema PDV permite que a empresa crie a sua base de clientes e que gerencie informações importantes que vão ajudar no relacionamento com essas pessoas.

Dessa forma, ao mesmo tempo em que torna a relação mais próxima com o público, também otimiza de forma especial as vendas, seja de materiais para teto de vidro garagem ou de alimentos, pois é possível visualizar dados dos clientes com poucos cliques.

Diante de vantagens como essas, fica inegável que um sistema PDV se torna uma ferramenta necessária e urgente para vários estabelecimentos, que podem tornar sua empresa muito melhor em diferentes aspectos.

Como utilizar um sistema PDV?

É verdade que existem vários tipos de sistema PDV, principalmente no que diz respeito à interface e funcionalidades que vão ser aplicadas no software específico de cada estabelecimento.

Isso é necessário, uma vez que cada empresa atua em um segmento e possui diferentes demandas, de acordo com o seu funcionamento e o seu público.

Para entender isso de forma prática, uma clínica veterinária que faz exames precisa ter entre as opções de procedimentos uma endoscopia gato, de modo que seja possível agendar o exame para um cliente por meio do sistema PDV.

Já para um restaurante, essa não é uma necessidade. Afinal, a sua base de produtos é totalmente diferente, assim como o seu sistema de cobrança e de lançamentos que precisam ser feitos no sistema.

Então, depois de devidamente instalado o novo software PDV para a empresa, ela precisará personalizar o sistema para que consiga utilizá-lo de modo eficaz no dia a dia.

Ao receber um cliente para realizar o pagamento no caixa, ela poderá utilizar o leitor de código de barras ou digitar a numeração do produto para encontrá-lo no sistema. Depois, seguirá o processo até o momento do pagamento para, então, receber o valor do cliente.

A mesma lógica segue para a gestão de estoque, que demanda o cadastramento de produtos e a inclusão de novos itens. A saída, em geral, já está atrelada às vendas, de modo que a baixa ocorre de modo automático.

Diante de tudo isso, é possível perceber o quanto um PDV é um sistema de fácil utilização e que pode garantir muito mais eficiência para as empresas que já implementaram essa ferramenta no seu dia a dia.

 

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Considerações finais

Ter um sistema PDV é hoje uma necessidade que precisa ser suprida pelas empresas, uma vez que esse recurso torna a sua rotina muito mais completa e organizada.

Por isso, depois de conhecer melhor como ele funciona e vários aspectos relacionados, não deixe de buscar a melhor opção para a sua empresa, conquistando, assim, vantagens expressivas para o dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Clientes PDV Sistema vendas
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