A pesquisa de mercado é uma ferramenta usada para o planejamento, coleta e análise de dados referentes à uma empresa.
O objetivo é trazer mais conhecimento sobre o mercado e seu público, reduzir os riscos durante as tomadas de decisão e identificar oportunidades.
Com o avanço da tecnologia, todas as nossas estratégias de marketing passaram a ser orientadas e os gestores podem prever os resultados de maneira mais precisa.
Mesmo assim, as decisões relacionadas a um negócio podem ter um pouco de incerteza envolvida.
As pesquisas e análises prévias ajudam a entender como o mercado funciona, reduzindo, assim, as chances de erros em ações determinadas pelo empreendedor ou gestor.
Essa pesquisa é fundamental para minimizar os riscos e encontrar oportunidades em qualquer fase de um negócio.
Mas, a verdade é que mesmo sendo uma prática muito importante, para alguns, seus propósitos, métodos e potenciais não são claros.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de pesquisa de mercado, como ela pode ser feita e quais são as suas vantagens.
Portanto, se tem alguma dúvida sobre esse assunto, não deixe de ler este artigo até o final para saber mais e potencializar o seu negócio no mercado.
Entendendo o conceito de pesquisa de mercado
Essa pesquisa é utilizada para entender a realidade de um mercado e melhorar a efetividade das ações em relação a um negócio.
Por meio dela, coletamos todas as informações que podem auxiliar a empresa a melhorar suas decisões, de maneira mais assertiva.
Uma empresa especializada no tratamento de água de reuso para lava rápido, ao realizar essa pesquisa, benchmarking de empresas de outros setores, hábitos de consumo, dentre outras informações.
Esses dados podem ser obtidos por meio da pesquisa primária, realizada pela própria empresa ou por um profissional contratado.
Também é possível trabalhar com uma pesquisa secundária, que são dados coletados e analisados por uma empresa especializada nesse tipo de pesquisa. Elas oferecem relatórios, artigos e guias durante o processo.
Dito isso, agora já se sabe o que é pesquisa de mercado, portanto, no próximo tópico vamos te ensinar a fazer.
Como trabalhar em uma pesquisa de mercado
Primeiro, é importante dizer que existem diferentes tipos de pesquisas de mercado, precisamos analisar a complexidade do projeto, para utilizar as técnicas de pesquisa corretas, além de profissionais de diferentes áreas, como psicólogos.
Esse é o tipo de caso que demanda uma empresa especializada, pois ela vai selecionar o método mais adequado.
Os tipos dependem dos seus objetivos do perfil das pessoas que serão entrevistadas.
De qualquer forma, um fabricante de sacola de papel branca, por exemplo, pode descobrir o que as pessoas pensam sobre sua marca e como ela está posicionada no mercado.
Depois que você definir qual é o seu objetivo com a pesquisa, é possível escolher entre os seguintes tipos:
Pesquisa interna
Sabe-se que essa estratégia é ótima para conhecermos melhor nossos clientes, mas também precisamos saber quem são nossos colaboradores.
A equipe é muito importante para existência do produto ou serviço, da própria marca e do sucesso de suas estratégias.
Toda empresa precisa se preocupar com a satisfação de seus funcionários, sabendo, dentre outras coisas:
- Atributos do local de trabalho;
- Como se encontra o clima da organização;
- Nível de satisfação dos colaboradores;
- Nível de produtividade;
- Motivação.
Essas informações ajudam a aumentar o engajamento da equipe e o interesse dos colaboradores em buscar os objetivos da empresa.
Os funcionários têm um contato mais próximo com os clientes do que à diretoria ou sócios, eles também potencializam a marca e são fontes ricas de informação.
São pessoas que conseguem identificar falhas, sugerir melhorias, mostrar as oportunidades, dentre outras importâncias. Mesmo assim, são poucas as empresas que param para ouvir o que a equipe tem a dizer.
Um fabricante de chaveiro personalizado pode fazer uma pesquisa de clima organizacional, para entender o nível de satisfação e motivação de seus funcionários.
Também é uma forma de identificar se existem problemas de relacionamento mais preocupantes no relacionamento entre as áreas e entre os postos hierárquicos.
Pesquisar hábitos de consumo
Toda empresa precisa conhecer seus consumidores e saber quais são os seus hábitos e suas preferências.
Isso é importante para definir ações, estratégias e processos relacionados aos interesses do público.
Você pode descobrir quais são as redes sociais que essas pessoas utilizam, para que possam aprimorar suas estratégias de marketing digital nessas plataformas.
Também é interessante descobrir se o seu público prefere as compras online ou offline, se você pretende abrir um e-commerce.
Assim como, é importante saber quais são os veículos de comunicação utilizados para planejar suas campanhas de mídia.
Um fabricante de ribbon para impressora argox pode entender quais são as formas de pagamento mais utilizadas, como seu público pesquisa informações antes de comprar, a frequência de compra, fatores de peso da decisão, dentre outros dados.
São perguntas que podem ser respondidas durante uma pesquisa sobre hábitos de consumo.
Além disso, a partir do momento em que você conhece as preferências do seu cliente, consegue se planejar e saber quais ações devem utilizar.
Pesquisas de satisfação
Toda empresa precisa medir a satisfação de seus clientes para implantar estratégias de excelência.
Se sabemos que os clientes estão satisfeitos, podemos minimizar erros, encontrar pontos de melhoria, gerir melhor os recursos, dentre outras possibilidades.
Essa pesquisa depende da forma de contato que você possui com seus clientes.
O ideal é que você tenha uma lista de e-mails para enviar o questionário, tendo em vista que essa prática é mais acessível financeiramente do que ligações telefônicas.
Também é mais fácil para os consumidores analisar o questionário por e-mail do que por outros meios.
Para trabalhar com esse tipo de pesquisa, uma loja de computador semi novo pode estabelecer uma escala e pedir para os clientes darem notas para diferentes processos.
Você pode pedir para que eles escolham uma nota de 1 a 5 em relação ao atendimento, tenho que de espera, qualidade, preço, navegabilidade do site, ambiente da loja, localização do estabelecimento, dentre outros.
Para definir o que será pontuado você precisa saber quais são os aspectos mais relevantes para a sua empresa.
Não se esqueça de perguntar quais são as chances de os entrevistados indicarem o seu negócio para as pessoas.
Veja quais itens foram bem avaliados e investigue o que motivou as notas negativas e de que forma você pode agir em relação a isso.
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Bonanças da pesquisa de mercado
Quando um fabricante de caixa de papelão personalizada para presente investe em uma pesquisa de mercado, tem acesso a muitos benefícios que auxiliam suas tomadas de decisão.
É por meio dessa pesquisa que você vai conseguir extrair uma série de informações que ajudam a entender e a dimensionar o mercado.
A empresa identifica novas tendências, oportunidades, define um segmento mais lucrativo para atuar, avalia a performance de seu produto, prevê qual será o retorno sobre investimentos, dentre outras possibilidades.
Esse trabalho também ajuda a determinar quem é o seu público e conhecer as pessoas que pertencem a ele.
Isso é determinante para o sucesso do negócio, tendo em vista que essas informações são essenciais na construção da persona, que vai direcionar suas estratégias de marketing.
Isso também facilita a tomada de decisões e faz com que elas se tornem mais assertivas.
Para um fabricante de módulo injeção eletrônica é uma maneira de analisar melhor a própria concorrência.
Nesse sentido, precisamos conhecer quem são nossos concorrentes, de que forma eles estão posicionados e como se comportam.
Essa análise é fundamental para gerar ideias e saber quais são os pontos de melhoria que precisam ser trabalhados.
Por fim, é por meio da pesquisa de mercado que identificamos oportunidades com antecedência.
Uma vez que você sabe quais são os pontos fortes, aqueles que precisam ser melhorados e os processos negativos do mercado em que está, pode pensar em novas estratégias de ação.
Para um fabricante de faixas banners, por exemplo, a pesquisa de mercado traz a oportunidade de descobrir quais são as novas tendências, algo importante para mudar totalmente o rumo da companhia.
Conclusão
Toda organização precisa entender qual é o contexto do mercado em que está inserida, para que assim possa adotar práticas e estratégias que estejam de acordo com sua realidade.
Com isso, conseguimos melhorar os processos internos, elevar a qualidade dos produtos, aumentar a satisfação dos colaboradores e atender às necessidades dos consumidores.
Quando uma empresa consegue fazer tudo isso, ela passa a ser vista com mais credibilidade por seu público interno e externo e potencializa seu próprio crescimento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.