Dentro do marketing a análise dos 8 Ps se faz necessária, sendo por muitos considerada como a mais alta forma de compreensão de um negócio e tudo o que ocorre ao seu redor.
Para alguns especialistas, a verificação dos 4 Ps se faz suficiente, incluindo os pontos básicos que precisam ser entendidos dentro de uma empresa de encadernação de livros, por exemplo.
Entretanto, mais outros Ps surgiram para modernizar e voltar atuações para o futuro do mercado.
Afinal, com essa atualização empresas que fazem essa análise conseguem acessar pontos de importância dentro de um cenário voltado à atuação em relação ao cliente.
Portanto, no texto a seguir vamos trazer uma explicação consistente sobre o que são os 8 Ps do marketing, agregando não apenas os benefícios de utilizá-los dentro das empresas.
Além de algumas situações principais onde devem ser compreendidos e analisados.
O que são os 8 Ps?
Os 8 Ps do marketing são pontos de análise propostos para que empresas possam fazer um reconhecimento geral do que produzem, para quem vende e de que forma conseguem viabilizar seus serviços da melhor maneira, atentas sempre ao presente e ao mercado.
O surgimento primário dessas verificações partiram dos 4 Ps, uma fórmula criada dentre os primeiros estudos do marketing, onde as análises contavam apenas com os pontos:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção.
O produto diz respeito ao que é produzido pela empresa, seja de fato um produto ou um serviço vendido.
O ponto principal nesse entendimento é trazer tudo o que pode ajudar a tornar significante o que é vendido, de forma que a empresa entenda suas qualidades.
Além disso, é importante procurar o diferencial, as dores que são resolvidas com o uso desses produtos e qual a sua finalidade para um negócio de banner personalizado.
Em seguida, podemos entender o preço, que vem alinhado ao que de fato foi entendido pelo produto da empresa.
Como o próprio nome sugere, esse é um momento em que são abordados os valores a serem cobrados, agregando diferentes pontos de significado.
Por exemplo, é possível colocar o valor dentro de um serviço a partir de todo o processo que ocorre por trás de um atendimento, pensando nos colaboradores responsáveis.
Ainda assim, o preço pode variar a partir da valorização da empresa de aluguel de maquina de criolipolise no mercado, com a média de preços de concorrentes, e também pela forma como o consumidor está disposto a pagar, o que também agrega variação.
A praça determina todo o espaço onde ocorre a venda de um produto ou serviço, o que pode ser tanto presencial quanto online. Neste caso, é importante entender o cenário.
Por exemplo, para uma empresa de etiqueta térmica adesiva a venda presencial é mais interessante, ainda que de forma online possam haver grandes oportunidades.
No entanto, para além do lugar onde ocorre o contato com o consumidor, outros pontos também se fazem importantes.
Como o caso do atendimento, dos mecanismos utilizados para a venda, como o caso de anúncios e comunicação visual em lojas, dentre outros aspectos do nicho.
Já a promoção, afirma tudo o que é feito para promover um produto ou serviço, pensando principalmente na maneira como ocorre uma oferta, seja na comunicação ou na praça.
O importante dentro desse sentido é compreender tudo o que a empresa faz ou deixa de fazer para se comunicar com seu cliente, e quais as principais oportunidades para melhorar as vendas em flyer de festa a partir das necessidades que o negócio possui.
Até aqui, entendemos que os 4 Ps, tradicionais dentro do estudo de marketing em empresas, conseguem nos trazer um entendimento básico sobre uma empresa.
No entanto, com tamanha evolução nos últimos tempos, se fez necessário incluir outros pontos de análise, que pudessem de fato trabalhar com mais afinco em pontos mais humanizados, centralizando o cliente dentro de um negócio de gráfica plotagem.
Assim, foram incluídos mais 4 pontos:
- Pessoas;
- Processos;
- Posicionamento;
- Performance.
As pessoas, como o próprio nome sugere, são aquelas que moldam um negócio. Os clientes podem ser compreendidos como representantes, que devem ser sempre ouvidos.
Para começar, o princípio de pessoas é entender o que envolve um produto e serviço com o consumidor, quais são as necessidades dele, como ele se comporta, quais suas características que podem ser utilizadas para definição de uma persona, dentre outros.
Isso ajuda o negócio a promover uma ideia de venda mas também de produto muito mais adequado ao que o mercado necessita, sobretudo o seu público-alvo ou cliente ideal.
Os processos surgem para agregar identificação sobre toda a organização, planejamento, métodos, ações e qualquer outra forma de trabalho dentro de uma companhia.
Isso acontece para que haja uma adequação plena a partir dos pontos levantados nos 8 Ps.
O posicionamento de uma empresa se faz extremamente importante nos dias de hoje, visto que a forma como a identidade de um negócio fala por si é decisiva para o consumidor.
Em meio a isso, é comum que haja uma verificação e transformação nas formas de posição da empresa, baseando-se em seus propósitos e visões dentro de um negócio de colar comprido feminino, sempre comunicando da melhor maneira com os seus clientes.
Por fim, temos como novidade nas análises de marketing dentro de empresas a performance, algo visto como a máxima evolução, tendo em vista que recorre à tecnologia.
Esse ponto traz como mudança o apego dentro das empresas em um trabalho e modificação guiados a partir de dados e informações sólidas, que podem providenciar tanto um acompanhamento dentro da empresa, quanto decisões vindas de lideranças.
Dentro de uma campanha de vendas em redes sociais, por exemplo, a performance pode ser conquistada a partir da leitura de resultados vindos de análise de dados na plataforma.
Isso acaba trazendo uma forte identificação de pontos positivos e negativos em meio a uma ação empresarial, o que agrega, pela primeira vez dentro do marketing, o acompanhamento praticamente em tempo real das ideias e ações que são pensadas e criadas no negócio.
Por que eles são importantes?
A verificação e análise de todos os 8 Ps concedem maior compreensão sobre um negócio de folder promocional, desde os pontos que consideram o seu cliente, aquilo que é oferecido, o mercado, a comunicação e a pontuação sobre ações corretas ou não.
Nenhuma outra estratégia de marketing ou até mesmo corporativa consegue chegar a tantos resultados e compreensões, diante de um formato prático e rápido como este.
Logo, a primeira grande importância de sua utilização é a forma como a empresa consegue acessar de maneira fácil dados e informações que podem tanto melhorar um negócio como piorar seus resultados, escolhendo então os melhores caminhos.
Assim, as decisões passam a ser cada vez mais fundadas, criando ações e estratégias que entreguem o que é necessário para que a companhia alcance seus resultados.
Outro quesito básico de importância é a produtividade das equipes de trabalho, que passam a ter em mãos formas de entendimento de um processo mais sucinto e ágil, deixando de perder tempo com questões e serviços que não trazem nenhuma melhoria.
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Em quais situações podem ser utilizados?
Existem algumas situações onde a utilização dos 8 Ps são essenciais e podem direcionar as melhores descobertas e também caminhos de trabalho pelas empresas.
A primeira situação é em meio às estratégias que envolvem o marketing digital, ou seja, pontos de conexão com o cliente através dos principais canais de comunicação, promovendo a marca mas sobretudo aumentando as chances de vendas.
Outro ponto que costuma a utilizar os resultados de análises dos 8 Ps é em meio à criação de uma companhia, afinal, é possível ter contato com tudo o que é importante.
Para empreendedores em início de carreira não existe melhor escolha de análise.
De forma geral, é altamente rica, a análise dos 8 Ps consegue permitir aos empreendedores uma maior resolução de ações cabíveis e decisórias dentro das empresas.
Por fim, podemos dizer que os 8 Ps podem ser dispostos dentro das mais diferentes estratégias, ficando à critério dos utilizadores.
Seus resultados se mostram tão completos e seguros que de fato essa utilização pode ser colocada em diferentes sentidos em propostas, principalmente, a partir de uma análise robusta de dados e informações provenientes de empresas.
Considerações finais
Os 8 Ps são pontos de análise dentro de empresas que mostram um viés totalmente específico, porém, conjuntivo de tudo o que envolve uma companhia, desde seu produto, passando por seu cliente, até às estratégias e ações feitas pelos colaboradores.
Contar com essa verificação antes, durante e depois de ter um empreendimento em funcionamento é essencial, e agrega maior certeza às ideias de mudanças.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.