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Por que engajar os seguidores de uma marca?

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Por que engajar os seguidores de uma marca?
Agência Gentileza
AtraçãoBrandingDigitalEngajamentoEstratégiaGentilezaMarketing de RelacionamentoPlanejamentoRedes Sociais
15 de dezembro de 2021

Ainda que estar presente nas redes sociais seja importante, é preciso saber que apenas essa ação não traz resultados. Toda marca que quer colher frutos com o relacionamento com seus seguidores precisa pensar constantemente em como se engajar.

O engajamento nada mais é do que tudo o que remete a uma movimentação em uma página online, geralmente feita pelo usuário, o que pode ser visto em:

  • Comentários;
  • Curtidas;
  • Compartilhamentos;
  • Acompanhamento contínuo.

Essa ação se trata de um resultado de estratégias trabalhadas pela própria empresa, que passa a investir em pontos específicos de contato com seu público, que é responsável pelos principais resultados.

De modo geral, o engajamento de uma marca, quando bem trabalhado, pode trazer muitas qualidades para ela mesma em relação à sua imagem e valor de mercado.

Por isso é tão importante aprender de que maneira investir no engajamento, utilizando dicas e soluções quase sempre usadas por empresas de grande porte, como uma multinacional de sistema de ventilação industrial. Acompanhe a leitura deste artigo.

Por que o engajamento é importante para marcas?

O engajamento pode ser evidenciado a partir de uma movimentação feita nos principais canais de comunicação de uma companhia, mostrando a maneira como seus usuários interagem com os conteúdos e comunicações feitas naquele local.

É fácil observarmos um engajamento, por exemplo, a partir dos comentários de uma publicação, da qual os seguidores curtem, comentam e compartilham o conteúdo proposto.

Essa movimentação acontece justamente pelo interesse no assunto, bem como no formato que foi apresentado por aquela empresa de copo para casamento personalizado. Neste sentido, o engajamento surge como uma resposta daquilo que foi produzido.

Mas, por que isso é importante para uma marca? O primeiro ponto que levanta a necessidade constante do engajamento nas plataformas de um negócio é a forma como ele consegue dar importância ao que é oferecido por ele nesses canais.

Por exemplo, é o caso de uma loja que faz uma postagem mostrando produtos que acabaram de chegar em seu estoque.

A partir desse trabalho feito nos canais, estrategicamente pensado para o tipo de público que consome seus conteúdos, um interesse é formado, principalmente naquelas pessoas que já pediam pelo produto, já que a postagem foi mais direcionada para elas.

Em outro caso, podemos ver que o engajamento de uma grande campanha online, feita por uma empresa de salgados para festas de aniversário consegue trazer novos seguidores para o canal da marca, o que aumenta as chances de vendas.

Por esses e tantos outros motivos, se faz essencial trabalhar o engajamento nos espaços onde uma empresa atua, visto que essa prática pode ter influência direta em vantagens essenciais para o crescimento do negócio, em sentido de audiência e até financeiramente.

No entanto, o ideal não é deixar apenas o funcionamento das redes sociais ou site da marca como a prioridade dessa ação. É preciso também ampliar os horizontes e trabalhar alguns meios de começar esse engajamento de maneira estratégica.

De que forma colocar em prática?

A seguir, vamos ver algumas das principais formas utilizadas por empresas em todo o universo online para trabalhar o engajamento de seus canais de comunicação com o público, focando sempre em melhorar ainda mais os resultados e benefícios:

1 – Identificar a persona da marca

O ponto de partida para uma estratégia de engajamento de sucesso está relacionado à identificação do público da marca, em especial a persona, que é uma caracterização do alvo, cuja representação semifictícia é o cliente ideal da marca.

É nesse contexto que uma empresa de instalação gnv consegue encontrar uma forma eficaz de conversar com seu público, trazendo um conteúdo que eles queiram.

Além disso, o alinhamento com a persona da marca traz uma garantia de que o conteúdo trabalhado seja de fato entregue e consumido, ponto este que nem sempre se torna comum nos canais de comunicação, principalmente quando não há um planejamento.

2 – Trabalhar a criatividade e inovação

Tudo o que gera engajamento está relacionado à maneira como os materiais são entregues, sobretudo no que tange o tipo de conteúdo apresentado.

Ou seja, uma postagem em uma rede social de uma distribuidora de espetinho de frango para festa deve permanecer interessante e inovar, do contrário, ela não vai ter o mesmo engajamento de uma outra postagem que remete a algo novo e criativo.

A lógica funciona da seguinte maneira: se não chamar atenção do público, não for interessante e digno de um clique ou de atenção, nem mesmo por segundos, o conteúdo vai ser insuficiente em relação ao engajamento que tem de conduzir.

Por esse motivo, o ideal é sempre estar alinhado com a inovação, atento ao que já é produzido, o que pode ser uma novidade ou não para os seguidores, que possuem características mais exigentes.

3 – Reconhecer as melhores estratégias digitais

Nenhum conteúdo consegue ser bem potencializado e colocado em prática sem uma boa estratégia, que envolve não apenas o conhecimento do público e dos canais de comunicação, mas também pontos sobre tecnologias, tendências e comportamentos.

É nesse sentido que diversas contas e perfis na internet, como de uma empresa de habilitação carro e moto, conseguem trabalhar corretamente as várias nuances com seus seguidores.

Isso significa que tanto a parte textual quanto o design do que é postado são importantes, abrindo espaço para uma boa estratégia online, baseada no marketing digital, que faz com que a empresa apareça e se torne uma das mais comentadas entre a audiência.

4 – Nunca desapareça ou deixe de responder

Um dos maiores inimigos do bom engajamento é o sumiço e a falta de respostas para comentários e conversas nas redes. O social não está apenas no nome da plataforma, mas também na maneira como ela funciona na prática, o que demanda muita responsabilidade.

Dessa forma, se você estiver fazendo um engajamento dar certo nos espaços de comunicação de sua clínica de tratamento flacidez barriga, certifique-se de levar ao público as respostas e a atenção necessária.

Quanto mais o usuário ou o seguidor é colocado em um ponto de atenção por parte da marca, mais as conexões passam a acontecer, e dessa forma, faz surgir o engajamento. Ou seja, deixar de lado e esquecer esse contato só pode piorar a situação.

5 – Foque sempre na humanização

A dica de ouro de qualquer conta na rede social ou em qualquer espaço de comunicação bem engajado é a humanização, tanto na forma de tratar as pessoas quanto de colocar os conteúdos, focados em evidência para aquela pessoa.

Isso diz respeito à maneira como uma marca trabalha as ações trazidas nos canais de comunicação, o que é necessário para iniciar um bom engajamento.

Sem essa preocupação, fica difícil ter sucesso e de fato alcançar o patamar que outras marcas chegam com seus seguidores. Na dúvida, coloque sempre as pessoas como personagens de seu conteúdo.

Principais benefícios para os seguidores

Como dito ao longo do texto, o engajamento é um dos principais precursores da popularidade da marca, tendo em vista que o lugar se torna uma referência tanto para consumo de bom conteúdo, como para gerar conversas.

Dessa maneira, podemos dizer que um dos principais benefícios trazidos com o trabalho do conteúdo para os principais espaços de uma empresa é o aumento do valor da marca.

Isso impacta não apenas o preço dos produtos e serviços dela, mas também a forma como ela é vista e colocada em um espaço privilegiado dentro do mercado.

Outra questão que gera atenção de quem trabalha para aumentar o engajamento são os próprios resultados da empresa, que acabam aumentando pela potencialização da conexão entre marca e público, principalmente pelas ações feitas por estes.

As oportunidades são pontos que também ficam dentro daquilo visto como resultado de um trabalho de engajamento nestes espaços de comunicação da empresa.

É em meio a uma maior visibilidade que surgem as parcerias, as condições para uma marca entrar em mercados nunca desbravados, de entregar um novo conteúdo que possa trazer identificação, e até mesmo colaboração com demais marcas.

Por fim, é interessante sempre investir ao máximo no engajamento, considerando que, dessa forma, até mesmo uma fabricante de brindes para empresas pode aparecer mais, ao mesmo tempo em que cria um bom nome no mercado.

 

Considerações finais

Para qualquer marca ativa no mercado, engajar o seu público faz parte de um meio de sobrevivência, tendo em vista que essa ação permite uma maior conexão com o público, sobretudo no nicho em que o negócio atua.

O ideal é entender bem o funcionamento dos principais canais de comunicação, para assim trabalhar os conteúdos de acordo com a demanda de cada persona.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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