As microempresas enfrentam uma desvantagem no competitivo universo das operações comerciais expostas à tecnologia, neste blog veremos mais sobre o marketing para microempresas.
Enquanto grandes marcas dispõem de robustas equipes de marketing, os empreendimentos de pequeno porte batalham com o orçamento.
Aplicar técnicas sofisticadas de pesquisa de mercado e planejamento estratégico parece distante para muitos empreendedores.
Representando cerca de 30% da força de trabalho nacional, são marcados pelo investimento familiar e baixa maturidade digital.
As microempresas reúnem, em média, os sintomas mais notórios de negócios com pouca resistência às oscilações do mercado, como a má organização de cargos, a falta de planejamento nos investimentos e a mistura entre patrimônio pessoal e corporativo.
Muitas empresas de pequeno porte não desenvolvem estratégias de marketing ou de criação de marca, recorrendo a sorteios ou promoções pouco efetivas, além da presença, em muitos casos, de práticas proibidas de publicidade em plataformas online.
Nesses empreendimentos, o comportamento do gestor tem grande impacto sobre o funcionamento do negócio, um efeito provocado pela pequena estrutura física e de colaboradores, bem como a inserção de muitos vícios de hábito do empreendedor.
Tornar as microempresas mais profissionais no dia a dia, através da inserção de metodologias objetivas em marketing e produção, é um passo importante na direção do sucesso do negócio de locação caminhão munck.
Uma gestão qualificada prepara o ambiente organizacional para cenários de incerteza, reduz desperdícios, melhorar os produtos e serviços prestados, retém e aproveitar talentos, fenômenos que se revelam no aumento de receita.
O que caracteriza uma microempresa?
O fenômeno das microempresas já foi regularizado oficialmente em projeto de legislativo, com um regime tributário específico, critérios de adesão e regras para emissão e validação de documentos. É o que consta na Lei 9.841, de 5 de outubro de 1999.
A legislação surgiu como um modo de separá-las das grandes corporações, aplicando cargas tributárias mais justas e incentivando a regularização de comércios informais ao simplificar a administração, oferecendo segurança em troca de maior cobertura.
O empreendedorismo é uma forte marca da população nacional, acontecendo, sobretudo, dentro da esfera familiar.
Muitas microempresas são regionais, com baixo aporte de capital inicial e poucos funcionários. Os critérios que caracterizam o modelo, são:
- Receita bruta anual com teto de 360 mil;
- Empresário individual ou com número limitado de sócios;
- Capital inicial mínimo de 100 salários mínimos para empresário individual;
- São sempre sociedades fechadas.
Uma pequena loja de óleo para compressor de ar pode optar pelo regime de microempresa como meio de contratar mais funcionários.
Uma vez que os regimes de microempreendedor individual impõem restrições nesta área.
Na legislação nacional, as microempresas são tributadas no regime Simples Nacional, que se destaca por sua forma simplificada de organização nos balanços contábeis, com taxas fixas ao invés de deduzidas a partir do lucro de vendas de kit GNV completo.
A prática segue o objetivo de atrair comerciantes informais e trabalhadores liberais, como advogados, engenheiros e profissionais da saúde, expandindo o raio de arrecadação.
Os tributos obrigatórios para uma microempresa, são:
- Imposto de Renda (IRPJ);
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- INSS, PIS e Pasep;
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
Os impostos vinculados à atividade empresarial, especificamente, mudam de acordo com o setor da economia ao qual o negócio está registrado.
São três os segmentos: comércio, indústria e serviços, com seus respectivos tributos: ICMS, IPI e ISS.
A esfera de arrecadação pode mudar a maneira como se emite documentos voltados para operações de vendas, como a nota fiscal, por exemplo.
O ICMS, Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias, financia os estados e, portanto, é arrecadado por ele.
Uma clínica que oferece exame toxicológico admissional, por exemplo, é um empreendimento do setor de serviços, pagador do ISS, tributo empregado para financiar municípios e arrecadado pelas Prefeituras.
O diferencial de uma estratégia de marketing
Uma estratégia de marketing é um item de extrema importância para as empresas, uma bússola que sintetiza a identidade do negócio, seus objetivos e como alcançá-los.
Derivada da administração, a área ganha importância especial com a tecnologia digital.
Com cerca de 60% das empresas integradas, em algum nível, nas plataformas digitais, é inegável a importância desses espaços na sobrevivência dos negócios.
Contudo, a rede é formada por múltiplos agentes, assim, destacar-se é uma tarefa que requer trabalho.
Um plano de venda de hot stamping dourado deve considerar a existência de múltiplos concorrentes oferecendo a mesma coisa, muitas vezes com nomes já consolidados no mercado. Como uma microempresa se destaca em ambiente tão hostil?
Nisto se revela o diferencial de uma estratégia de marketing acertada. O primeiro passo na implementação desta área, no entanto, é a diferenciação entre marketing e um de seus derivados, a publicidade.
A confusão entre ambos os setores pode ser apontada como a raiz de muitas campanhas fracassadas em microempresas.
A publicidade cuida daquilo que é externo, se ocupa com a comunicação, com atrair o consumidor através de táticas sofisticadas de persuasão.
A publicidade aplicada a um desengraxante biodegradável busca convencer o cliente das qualidades do produto, bem como de sua urgência na vida diária. Aplicar marketing vai além; é uma análise de dentro para fora.
As técnicas de marketing se iniciam no planejamento estratégico, com as chamadas pesquisas de mercado.
É uma série de práticas de coleta de informações referentes a concorrentes, consumidores, tecnologia e outros interessados no negócio.
O primeiro passo para vender um produto é conhecer o valor real deste e da empresa que o oferece.
Por essa razão, a pesquisa de mercado ajuda a detectar falhas e oportunidades que podem ser usadas pela gestão, a fim de melhorar o potencial de lucro.
A boa notícia é que realizar essas pesquisas e outras medidas referentes a marketing são operações completamente gratuitas, com pouca exigência de infraestrutura e fácil implementação, desde que o empreendedor entenda o objetivo da medida.
Implantando marketing: do plano à ação
Como mencionado, tudo começa pelo planejamento estratégico. Dentro da teoria de estrutura organizacional, ou seja, a disposição de cargos e funções em qualquer empresa, este é o nível mais elevado, onde proprietários e diretores se encontram.
Em uma microempresa, o planejamento estratégico está nas mãos do dono do negócio, o indivíduo ou grupo fundador do empreendimento.
Neste nível, aspectos como o tipo de produto, a identidade da marca e a modalidade de trabalho são definidas.
Uma vez delimitados, esses fatores vão influenciar as decisões e tarefas dos demais níveis organizacionais, como o tático, formado por gerentes e supervisores, e operacional, formado pelas equipes e líderes desta, responsáveis pela ação direta.
Benchmarking
Benchmarking é uma prática difundida em marketing como pesquisa de mercado aplicada à concorrência na produção de guardanapo personalizado papel, por exemplo.
A partir de uma série de etiquetas, a gestão compara o desempenho de seu negócio em termos de:
- Satisfação do cliente;
- Intervalo entre prospecção e fechamento da venda;
- Maturidade digital media;
- Presença e engajamento nas redes sociais;
- Precificação do produto.
Um exemplo muito simples é a análise de engajamento de marcas nas redes sociais. Considerando a média.
Isto é, as limitações e o comportamento de base daquele setor, é possível medir o potencial máximo de ganho nesses canais e o que fazer para atingi-lo.
SEO e motores de busca
Um clássico do marketing digital, as ferramentas de otimização para motores de busca são úteis não apenas na produção de conteúdo, como também no desenvolvimento de pesquisas de mercado voltadas aos interesses do consumidor.
Os motores de busca são maioria absoluta no fluxo de tráfego em qualquer site, aplicativo ou mídia social.
Cada pesquisa é rastreada e catalogada em estatísticas abertas ao público, viabilizando seu uso pelo empreendedor de uma microempresa.
Um empreendimento com o objetivo de fabricar e disponibilizar régua de energia para rack, precisa conhecer o perfil de consumidor mais inclinado a procurar por esse produto. Isso significa conhecer suas preferências, interesse e comportamento.
Jornada do usuário
A jornada do usuário é uma estratégia de marketing que visa traçar o caminho que o visitante vai percorrer a partir do primeiro contato com a empresa, por seus múltiplos canais, seja por telefone, e-mail, site, aplicativos e redes sociais.
Trata-se de uma estruturação das práticas de atendimento que visa reduzir o percentual de desistência do potencial cliente. Suas bases estão nas técnicas de funil de vendas e fidelização do consumidor.
É fundamental estabelecer jornadas distintas para cada canal do negócio, se por telefone, oferece serviços gratuitos vinculados à marca; se por e-mail, direcione o usuário para conteúdos da empresa; se por redes sociais, divulgue promoções e eventos.
Conclusão
Portanto, as ações de marketing são democráticas, atingindo todos os grupos, de modo a facilitar a inserção de novos nomes no mercado de bens e serviços.
Com muitas de suas metodologias de simples assimilação, o microempreendedor pode organizar seu negócio.
Investir no conhecimento desta e de muitas outras técnicas é importante para o bom controle de gastos, receitas e atividades, uma qualidade essencial para a qualidade de mercearias a grandes conglomerados de tecnologia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.