Bem, ninguém nasce sabendo sobre tudo. E planejamento de marketing digital talvez nem seja algo que estava nas suas prioridades de aprender. Mas já que você está aqui, vamos te dar as melhores dicas sobre a importância de se articular para produzir um bom planejamento. Seja de forma autônoma, ou cooperando com sua equipe de Marketing.
O Planejamento de Marketing Digital
Quase sempre, ações bem sucedidas seguem um plano bem construído. Pode ser que algo dê certo sem planejamento, no entanto, você nem saberá o porquê.
O Plano de Marketing é um documento feito por um planejador contendo informações valiosas sobre o seu negócio conquistadas através de pesquisa. Desse modo, aqui estão algumas perguntas que o seu plano de marketing deve responder:
- Quem é o seu público alvo? Identifique-o e crie a sua persona
- Quem são seus concorrentes?
- Quais são as palavras chaves do seu negócio?
- Quais são as forças, fraquezas, desafios e oportunidades?
- Qual nossa meta?
- Quanto tempo temos?
- Que veículos usaremos?
- Quanto podemos gastar?
Com todas as informações, podemos definir objetivos claros e traçar estratégias reais que serão aplicadas durante um período planejado. E é assim que podemos entender o percurso do seu sucesso e alinhá-lo se preciso no seu planejamento de marketing digital.
Entenda onde você está pisando – A pesquisa
Saber onde você está pisando é a melhor forma de se ter segurança para evitar tombos, não é? Assim também será com o seu Marketing Inbound. Construindo um planejamento estruturado, o seu time se sentirá mais confiante ao trabalhar com metas objetivas e dados concretos.
Dados esses, como o ROI (Retorno sobre o investimento) serão decisivos para que você consiga enxergar resultados.
Você sabe onde quer chegar?
Então, caro leitor, você já sabe onde quer chegar? Te digo que essa é uma pergunta muito importante para o seu planejamento de marketing digital!
Por isso, seus objetivos devem estar sempre traçados e devem ter um tempo definido para que possam se concretizar.
Ah, aqui vai uma dica valiosa: esteja sempre aberto a todos os resultados e não omita os que não sejam tão bons. Todo dado é importante para o seu crescimento e deve ser catalogado como qualquer resultado.
Um bom planejamento precisa de resultados – Entenda sobre os KPIs
Como já introduzi no último tópico: Um bom planejamento de marketing digital requer acompanhamento de resultados. Ou seja, os resultados em Marketing Digital precisam ser dados metrificados que traduzam e exemplificam os motivos do seu sucesso.
Os KPIs são indicadores de desempenho de uma ação de marketing e estão diretamente ligados a um objetivo. Desse modo, os Key Performance Indicators são indispensáveis para as suas estratégias de marketing digital já que permitem que você acompanhe o sucesso ou não das suas ações e, assim, possa tomar uma descisão rumo ao alcance do seu objetivo.
Então, para te ajudar, seguem alguns dos KPIs mais comuns como exemplo:
- Leads;
- Visitantes;
- Custo de aquisição por lead;
- Taxa de conversão;
- Receita total;
- Receita por compra.
Lembre-se: Um investimento racional em ações de marketing devem estar ajustados a realidade do seu negócio. A nossa dica é planejar os gastos das campanhas de pay per click (ppc), com o auxílio do Google AdWords ou do Facebook Ads.
Agora é a sua vez!