O onboarding de usuários trata-se de uma técnica de boas-vindas, que permite ao usuário uma maior compreensão do que ele pode fazer, afinal, é um processo que permite que a pessoa obtenha sucesso em sua primeira utilização de um determinado software na rede.
Esse primeiro contato acontece em apenas alguns minutos, uma vez que o tempo de abandono de um usuário que não vê valor em um software ou programa é de no máximo cinco minutos.
Muitas vezes, um profissional de manutenção de jardim não é especialista para compreender um software especializado, e precisa de suporte para dar os primeiros passos.
Por isso, é importante apresentar todas as funcionalidades e o potencial de sua ferramenta logo no começo, para impressionar o cliente e fazê-lo continuar consumindo seu material.
Existem três pontos fundamentais para o onboarding de usuários: O primeiro é o benefício, identificando quais são as vantagens que um cliente obterá ao usar sua plataforma.
Esse tipo de ação deve ser clara e direta, para que não restem dúvidas junto ao cliente.
O segundo ponto importante é identificar o “como”, isto é, entender como você conseguirá fazer o cliente compreender todos os benefícios que seu software tem a oferecer em apenas alguns instantes.
Assim, uma empresa de sacola ecologica personalizada poderá escolher com muito mais autoridade os elementos principais de seu software de apoio.
Por fim, é preciso saber “onde”. Este é o ponto do qual estarão todas as informações necessárias para que o usuário conheça e entenda o software, e como controlá-lo corretamente e, como consequência, consiga explorar toda a sua capacidade.
Além disso, existem dois momentos importantes no onboarding de usuários: o momento “aha” e o momento “wow”.
O primeiro diz respeito a capacidade de o usuário compreender as funcionalidades do software, e por isso recebe a onomatopéia “aha”, representando a descoberta. Um usuário deve entender facilmente as bases de aplicação de sua ferramenta.
Ainda que seja necessário uma curva de aprendizado para utilizá-lo em sua plenitude, o ideal é que pelo menos você consiga descobrir o básico logo na primeira utilização.
Já o momento “wow” refere-se a uma onomatopeia de espanto e satisfação, e representa o momento em que o usuário fica convencido de que sua ferramenta é a ideal para resolver qualquer problema que ele pretendia arrumar ao procurar uma solução.
Para que estes momentos sejam ativados corretamente, é preciso tomar muito cuidado e atenção para conseguir passar os pontos do onboarding de usuários, também conhecidos como BCO.
Para que sua empresa de aluguel de banheiro químico seja capaz de utilizar esta técnica com sabedoria, é necessário compreender algumas de suas bases.
Mas, principalmente, os motivos para você aplicar esse tipo de estrutura em suas estratégias de marketing, garantindo assim uma aceitação maior de seu produto.
Por que usar o onboarding?
Existem inúmeras vantagens na utilização dessa técnica para apresentar a seus novos clientes todas as funcionalidades de sua ferramenta.
Para compreender um pouco melhor os porquês de se utilizar o onboarding de usuários, acompanhe seus benefícios:
1 – Atentar-se às necessidades de seu público
O user onboarding é um processo que liga profundamente o consumidor e a marca. Através do aprendizado com as primeiras utilizações que seus clientes tiverem, você consegue identificar de forma mais inteligente quais são as necessidades dos consumidores.
Dessa forma, quando você criar atualizações e novas ferramentas e funcionalidades para seu software, acabará indo de encontro com aquilo que seus clientes estavam esperando, conquistando ainda mais aqueles que já consomem seu produto.
Isso também acaba atraindo muitos novos clientes para sua ferramenta, que cada vez mais se mostra completa para a função que se propõe a realizar. Quanto mais soluções você apresentar, mais atrativo será seu software no mercado.
Quanto mais você facilitar a usabilidade da ferramenta e ajuda em momentos importantes como a tomada de decisão, mais satisfeitos estarão aqueles que consumirem seu produto. Dessa forma, estas pessoas acabam servindo como vetores.
Isso porque a satisfação os fará comentar sobre sua ferramenta com outras pessoas, que podem se interessar e iniciar um processo de relacionamento que pode gerar a venda de pintura para carros, que é o objetivo final de sua empresa para conseguir se manter ativa.
2 – Fidelização de clientes
A experiência de onboarding de usuários pode ser muito benéfica para os clientes, mas também é para sua empresa, uma vez que um cliente que passa por todo este processo de uma maneira positiva acaba se acostumando com a utilização de seu produto.
Esta pessoa acabará se fidelizando com sua marca, procurando também outras soluções que você oferece e buscando uma experiência similar a que ela teve anteriormente.
Dessa forma, você acaba estreitando o relacionamento entre consumidor e marca e consegue atrair muito mais nome para sua empresa, seja ela uma loja de boia elétrica de nível ou uma indústria alimentícia.
Financeiramente falando, qualquer técnica que reduza o custo de aquisição de clientes (CAC) e permita que você tenha uma margem maior de lucro é extremamente satisfatória, e pode acabar gerando muitos benefícios a longo prazo.
3 – Compreender a utilização do software
Quando você apresenta os conceitos de sua ferramenta para o usuário, já faz parte de um processo de ensino e aprendizado. Logo nos primeiros momentos, o cliente já conseguirá entender algumas bases do que você está aplicando.
Muitas pessoas desistem de consumir softwares e aplicações por sentir dificuldade em utilizá-lo. Com o conceito de user onboarding, você guia todo o processo junto do cliente, fazendo-o compreender as funcionalidades básicas da aplicação.
Assim, ele ficará capacitado para utilizar o software desde o primeiro momento, gerando muito mais conforto para aprender novas e importantes técnicas.
Isso ajuda não só a utilização por parte do usuário. Afinal, um profissional que esteja usando seu software para agendamentos de banho e tosa delivery precisa compreender todas as suas funcionalidades.
Quanto melhor as pessoas souberem manusear sua ferramenta, menor será a necessidade de solicitar ajuda ao suporte técnico, diminuindo a necessidade de uma equipe de suporte e podendo melhorar o atendimento.
Isso porque quanto menos dúvidas básicas surgirem para a equipe de apoio, mais eles poderão se empenhar em resolver problemas e falhas mais complexas, que de fato exigem mais atenção.
Como utilizar o onboarding?
As técnicas de user onboarding podem ser muito vantajosas, como identificamos anteriormente. Entretanto, é preciso saber como aplicá-las para obter o melhor resultado possível e conseguir conquistar mais espaço no mercado.
Conheça seu público
O grande segredo do onboarding está na experiência que você apresentará ao cliente. Para obter sucesso nesta etapa, é importante conhecer exatamente o público que está tentando alcançar. Logo, é fundamental identificar:
- Os pontos de dificuldade de uso;
- Os motivos de precisarem do software;
- Como eles serão beneficiados;
- Qual a frequência de utilização.
Com estas perguntas, você conseguirá criar um padrão de atendimento que acabará facilitando a utilização da ferramenta, para que o usuário se sinta satisfeito desde o primeiro momento.
Entenda o que é sucesso
As pessoas têm conceitos diferentes do que é sucesso, e seus clientes não são uma exceção.
Quando sua companhia de serviços de demolição compreende as definições de sucesso, pode transmitir esta mensagem com clareza para que seu público consiga encontrar identificação.
Dessa forma, sua empresa acaba encontrando pessoas que tenham um pensamento similar ao de sua companhia e compreenderão as mensagens que você está tentando passar. Para estas pessoas, o onboarding pode ser a peça final para fidelizá-las.
Por isso, é fundamental que você sempre tenha suas definições de forma clara e específica, para evitar que qualquer atitude ou situação tire o foco de sua empresa como um todo.
Faça seus clientes interagirem
O onboarding de usuários pode ser uma forma de ensinar, mas é preciso que haja ação da parte do consumidor para que a ação seja efetiva. É importante fazer ele utilizar o software e buscar entender seus detalhes por conta própria também.
Esse tipo de ação deve funcionar de forma fluida entre cliente e marca, com cada um ciente de seu papel e de como promover uma melhor experiência de utilização da aplicação.
Quanto mais um cliente utilizar sua ferramenta, maiores serão as chances de que ele comece a tomar hábitos das ações escolhidas, o que permite um conhecimento muito mais profundo da aplicação e faz com que ele consiga utilizá-la da forma mais adequada.
Com o tempo, ele estará criando modelos de placa de sinalização vertical muito mais rapidamente com o auxílio de seu software.
Considerações finais
A utilização de onboarding de usuários é uma importante ferramenta para ensinar e atrair novos clientes para sua empresa, uma vez que a utilização auxiliada de um software é capaz de tirar dúvidas e questionamentos que garantem a continuidade neste local.
Por isso, é fundamental pensar em soluções adequadas para atrair novos clientes, e no caso de empresas que produzem softwares, apresentá-los de forma interessante e cativante para que novos usuários sigam consumindo seu material é a chave.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.