O Google PageSpeed é uma das ferramentas do universo digital consideradas mais importantes na hora de montar uma página na web, principalmente no que diz respeito à sua velocidade e melhor ranqueamento nos buscadores.
É a partir dessa utilização que muitos sites na internet, como páginas de venda de auto elétrica 24 horas, conseguem melhorar suas plataformas, pensando sempre na experiência do usuário, que nada mais é do que um consumidor daquela empresa.
Além de determinar pontos que podem ser modificados na estrutura da página, trazendo melhores resultados no carregamento, é possível receber, por meio dessa ferramenta, a comparação com outros sites, o que leva a uma compreensão mais próxima.
Ainda que o Google PageSpeed tenha uma relevante atuação para a melhoria de tráfego, conversões e até para as vendas de uma marca, muitas vezes ele é deixado de lado na construção de um site.
Para entendermos melhor por que inserir essa ferramenta no dia a dia da sua organização, em especial para equipes de marketing e desenvolvimento e gerenciamento de páginas, acompanhe o conceito e aplicações do PageSpeed neste artigo.
O que é o Google PageSpeed, afinal?
O PageSpeed é uma ferramenta gratuita criada pelo Google, que possibilita às empresas e qualquer pessoa que tenha uma página na internet a análise da velocidade de carregamento de todos os itens que compreendem a plataforma como um todo.
Ou seja, a partir dessa verificação é possível encontrar uma pontuação, de 0 a 1.000, que possa representar com propriedade as potências ou falhas existentes em um site.
De modo geral, podemos entender que a velocidade de carregamento é parte essencial para bons resultados, tendo em vista que o tempo de espera por uma informação ou até mesmo pela compra de emissão de avcb para edifícios residenciais deve ser rápido.
Isso toca em um ponto que diz respeito à própria disponibilidade de espera de um usuário sobre a demora, algo cada vez mais aguçado pelas redes sociais e tecnologias de um modo geral.
Por exemplo, certamente em poucos segundos você consegue pegar seu celular e entrar em uma rede social sem muita demora, com rápido carregamento, no caso de sua internet estar funcionando perfeitamente para permitir essa conexão.
Um site opera quase da mesma forma. Tudo deve ser ao máximo veloz, fazendo com que o usuário que está ali pesquisando sobre higienização de estofados tenha as informações que deseja de forma rápida e eficaz, sem ter que esperar além da conta.
Considerando essa realidade, vemos que o Google PageSpeed traz uma atenção especial às páginas, entendendo de que forma elas podem melhorar, sobretudo em sua estrutura.
Neste caso, a velocidade de uma página está envolvida com uma série de elementos que fazem parte de quase todas as plataformas:
- Mídias;
- Informações;
- Plugins;
- Códigos.
Todos esses pontos unidos são necessários para fazer com que o site de uma loja de scanner para caminhões possa funcionar devidamente, sem nenhuma falha e até mesmo com a presença de pontos que são importantes para o público.
Porém, ainda assim, podem ser esses pontos que ajudam a diminuir a velocidade das plataformas, algo que é entendido pela ferramenta e mostrado em análises.
Um quesito que é necessário no Google PageSpeed é a ajuda que ele traz aos criadores de conteúdo e gerenciadores de página em melhorarem pontos específicos de velocidade, mas sem de fato trazerem algo a mais, como no caso de uma melhoria instantânea.
Isso mostra como entender o funcionamento da ferramenta e entender sobre construção de sites é necessário para qualquer pessoa que trabalhe com móveis para escritório.
Por que ele é tão necessário?
Como vimos acima, ter o PageSpeed em funcionamento juntamente com a construção e gerenciamento da sua plataforma online é uma excelente maneira de aprimorar a velocidade de carregamento, sabendo dessa forma como melhorar as conversões.
A velocidade é necessária para manter o usuário dentro de uma página, o que tem um aspecto infalível na busca pela melhor experiência do possível cliente.
Mas, além disso, é possível atingir outros pontos a partir do uso desse recurso, que podem ser interessantes para o crescimento da sua empresa de troca de óleo delivery. Veja mais a seguir:
1 – Tráfego
O tráfego é um ponto importante para uma marca, tendo em vista que representa a quantidade de pessoas que estão entrando em uma página, seja de forma paga, a partir de anúncios e publicidades, como de maneira orgânica, por meio das pesquisas.
A partir de um trabalho bem feito com a velocidade da página no PageSpeed, é possível garantir um tráfego cada vez maior, tendo em vista que o usuário permanecerá na página.
Isso é essencial para que ele complete a experiência e retorne mais vezes. Quanto mais isso se torna uma realidade, melhor o site de uma empresa fabricação de portões se torna reconhecida e bem avaliada pelos buscadores, como o Google.
2 – Conversões
As conversões dizem respeito aos fechamentos de ações desejadas por uma empresa por parte do seu cliente. O que envolve desde uma compra até a assinatura de uma newsletter, tudo dependendo da estratégia que é colocada na página.
Quando se tem uma boa experiência com uma página na internet, em especial com sua velocidade, esse número cresce ainda mais, trazendo boas conquistas às marcas.
Dessa maneira, para que haja uma boa sincronia em relação ao planejamento de estratégia, é preciso utilizar o Google PageSpeed para implementar mudanças que venham a fazer com que o usuário tenha vontade de ter uma ação esperada pela empresa.
3 – Mais compras
Da mesma forma que as conversões são fundamentais para uma marca, podemos dizer que as compras também são a concretização de uma série de estratégias feitas por uma empresa de laudo ppra e pcmso, e que podem ter a ver com a experiência de usuário.
Isso fica melhor descrito quando pensamos na boa navegação em um site organizado, otimizado e rápido, que reflete uma sensação de satisfação no usuário.
É a partir desse ponto que se inicia a vontade de concretizar qualquer que seja a finalidade da página, e no caso das compras, existe o ganho financeiro para a empresa, bem como o aumento de valor da marca no interior do mercado em que atua.
4 – Menos abandonos
O abandono nada mais é do que a ação de um usuário abandonar uma página, algo que pode ser verificado a partir de sites e ferramentas específicas e análise, que geralmente colocam esse resultado em forma de taxa.
Quanto maior for essa taxa, maior é a perda de investimento que uma marca faz, sobretudo em relação à construção de uma página que tenha sido feita previamente.
Entender melhor como anda a taxa de abandono do seu site pode dizer respeito às mudanças que devem ser feitas na velocidade, ponto que faz com que muitas pessoas deixem uma plataforma logo depois de entrar nelas, o que quebra uma experiência.
Quais ferramentas ele oferece?
Agora que você entendeu um pouco mais sobre o Google PageSpeed, é hora de saber um pouco mais sobre aquilo que a ferramenta oferece, sobretudo como forma de auxílio para tantas empresas e marcas pessoais na hora de melhorar páginas.
Até aqui você já sabe que a PageSpeed consegue determinar uma pontuação que evidencia a qualidade da velocidade da sua página, sendo informada de 0 a 1.000.
Porém, outra grande e importante funcionalidade dessa plataforma é gerar esse número a partir de um comparativo com outras páginas na internet, como o caso daquelas que evidenciam um mesmo nicho de trabalho que o seu.
Dessa forma, é possível entender como anda a média de muitas páginas na internet, sabendo adequadamente se a sua se encaixa dentro do parâmetro ou não.
Outro ponto essencial diz respeito às dicas que a ferramenta traz, como se estivesse de fato pensando em uma melhoria evidente da página.
Por exemplo, para uma empresa de moda feminina, o Google PageSpeed traz algumas formas de melhorar a velocidade, a partir da melhoria de mídias, diminuição de códigos, atualizações de plugins no interior das páginas, entre outros pontos cabíveis.
A partir desse auxílio, torna-se mais simples entender de que forma começar a aplicar mudanças úteis para uma página na internet e, com isso, implementar uma boa velocidade.
Considerações finais
A velocidade de carregamento de um site pode ser, de longe, algo passável dentro de uma análise e até mesmo prioridade para empresas donas de plataformas na internet.
No entanto, a realidade é que esse ponto tem total vínculo com o sucesso das ações dispostas em uma página, sobretudo se elas envolvem vendas e conversões.
Por isso é tão importante trabalhar com o Google PageSpeed, que mostra com exatidão como está a velocidade da sua página e de que maneira ela pode melhorar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.