Uma das palavras-chave que norteiam o ambiente empresarial no meio digital hoje é: experiência do cliente. Essa relação é fundamentada através de uma série de posturas. Uma das mais importantes é o marketing de recompensas.
Diante de um acirradamente cada vez mais proeminente das dinâmicas de consumo, não pode haver espaços para falhas.
Isso porque se uma marca não adotar um recurso de mercado, a sua concorrente vai e isso pode representar uma perda grande de mercado.
Lembrar, portanto, que não basta apenas praticar boas relações com as plataformas de marketing é importante.
Não há como uma autoescola apostar tudo na contratação de seu serviço de CNH especial moto, mas não saber vender o seu produto.
Nesse sentido, conta mais a maneira com que as empresas interagem com o ambiente digital do que, necessariamente, as suas ofertas.
Fazendo essa transposição para o mundo analógico, isso continua sendo verdade, mas em um ambiente que a limitação geográfica pode garantir uma concorrência menor ampliada.
Entretanto, uma experiência negativa pode significar que, por mais longe que esteja a concorrência, o cliente mude sua rota. Por isso, uma das normas mais antigas do relacionamento com o público é o marketing de recompensas.
Pode ser que ao ouvir, em primeiro momento, as pessoas não consigam identificar o que isso pode representar.
Mas uma coisa é fato: todos já receberam algum brinde. Essa pode ser a grande materialização desse tipo de conceito.
Há, nesse sentido, uma estratégia muito bem delineada e de grande garantia de bons frutos frente ao mercado.
Afinal de contas, se uma empresa de materiais de construção oferecer alguns brindes para quem comprar anel de vedação industrial, pode ser que isso represente uma fidelização.
Por isso, torna-se imprescindível a compreensão das vantagens que um bom marketing de relacionamento pode trazer para a empresa:
- Reconhecimento da marca;
- Maior competitividade;
- Fidelização;
- Redução de custos.
Além dos itens citados acima, há uma grande variedade de benefícios que esse tipo de estratégia pode trazer. No entanto, é importante explicar essas escolhas.
Um dos pontos mais importantes que esse tipo de estratégia pode trazer é o reconhecimento de uma marca diante de seu público. Isso se dá porque alguns gatilhos podem ser adotados para que o cliente sempre pense naquela marca.
Se ao comprar uma bateria de empilhadeiras a empresa fornecer algum EPI com o seu logo, sempre que aquele usuário utilizá-lo haverá algum tipo de referência à marca.
Outro aspecto que se pode alcançar a partir do marketing de recompensa é, em grande medida, uma maior competitividade.
Uma empresa que possui um plano desses pode sair da frente de uma que não tem e, por isso mesmo, garantir que uma parcela do mercado a reconheça e passe a comprar dela.
Por exemplo, uma companhia que presta o atendimento home care nutricionista pode fornecer para os seus clientes alguns equipamentos de saúde como brinde.
Nesse sentido, campanha como “contrate nosso serviço e ganhe um aparelho de medição de glicemia” pode ajudar demais na hora da decisão.
Afinal de contas, um consumidor que está procurando por esse tipo de serviço pode estar com algumas empresas no seu radar. Esse tipo de fator, por menor que seja, pode garantir que haja uma escolha entre as opções possíveis daquele universo.
Além desses aspectos, outro que pode ser levantado é justamente a capacidade que esse tipo de estratégia tem de fidelizar um público.
Um cliente que procura por “pet shop perto de mim” pode voltar a consumir mais vezes naquele local se, por exemplo, ele adotar algum tipo de cartão fidelidade.
Ou seja, mecanismos que podem garantir um banho e tosa para quem preencher uma cartela de vendas pode garantir que aquele público sempre volte.
Isso, por sua vez, acaba incidindo na redução de custos, uma vez que não precisará ter tantos esforços comunicacionais para trazer novos clientes, afinal, os que chegaram acabaram permanecendo.
Marketing de recompensa em dinâmicas analógicas
Como dito anteriormente, esse tipo de perspectiva tem um caráter muito antigo dentro do mercado. Por isso mesmo, acaba facilitando a compreensão desse tipo de mecanismos de modo mais analógico.
Afinal de contas, basta puxar da memória um dos exemplos mais clássicos desse tipo de relação: o palitinho premiado do picolé.
Antigamente, não havia um indivíduo que, ao comer um picolé, não olhasse para o palito a fim de encontrar alguma premiação. Isso foi tão marcante que até mesmo depois que essa promoção saiu de circulação, as pessoas ainda faziam essa checagem.
Sendo assim, desde a mais tenra infância as pessoas estão sujeitas a esse tipo de relação com as empresas. Contudo, essa dinâmica pode ser obtida em qualquer idade e sob qualquer circunstâncias que o mercado importe.
Uma clínica que faz implante capilar para homem pode, por exemplo, oferecer alguns retoques como cortesia.
Esse tipo de relação pode acabar fundamentando um consumo de longo prazo, além, claro, da indicação desse serviço para amigos e familiares.
Possíveis aplicações
Levando em consideração que essa é uma estratégia que visa influenciar o cliente a continuar tomando alguma atitude mediante os produtos da empresa, é possível entender como isso funciona na prática a partir de alguns exemplos.
Cartão fidelidade
Os cartões fidelidades consistem em pequenas impressões que vão receber algum selo ou carimbo a cada compra. Eles são responsáveis por garantir que, quando completados, o cliente ganha um prêmio ou alguma vantagem.
Compre um e leve dois
Essa é uma das estratégias mais famosas dentro do mercado. Afinal de contas, todo mundo já viu alguma propaganda como essa.
Por exemplo, uma corporação que faz salgados para buffet para festa de fim de ano pode fazer alguma promoção como “na compra de cem salgados, leve mais cinquenta”.
Marketing de recompensa no ambiente digital
A consolidação do ambiente digital como um dos grandes mecanismos de relação entre as empresas e seus clientes criou algumas novas possibilidades, além, claro, de transpor outras.
Nesse sentido, o marketing de recompensas acaba se relacionado com o segundo modo citado. Apesar de ser um antigo conhecido do público, essa modalidade acabou ganhando novas orientações dentro dessas dinâmicas.
Torna-se necessário, portanto, entender como as empresas passaram a se comportar com a união dessas possibilidades.
Possíveis aplicações
Há, nesse sentido, uma série de exemplos que o mercado passou a utilizar para manter esse tipo de dinâmica também no ambiente digital.
Conteúdos para assinantes
A manutenção de conteúdos exclusivos para quem assina algum tipo de serviço pode determinar os rumos de um relacionamento com o cliente.
Uma clínica veterinária pode, por exemplo, garantir desconto para ozonioterapia animal ao identificar um cliente mais antigo. Essa é uma forma de fidelizar, além, claro, de elaborar uma política que beneficia um público.
Sistema de pontuações
Outro fator que pode ser utilizado como um mecanismo de recompensa são os sistemas de pontuação.
Um marketplace, por exemplo, pode garantir alguma política de descontos ou, em outra medida, de frete grátis para quem atingir um número X de pontos.
O que analisar na hora de implementar?
Uma série de fatores deve nortear qualquer tipo de estratégia de marketing, com os sistemas de recompensas não são diferentes.
Ater-se, portanto, a alguns pontos essenciais acaba sendo uma questão de sobrevivência desse tipo de estratégia.
Considerar o público
Esse é um dos pontos mais importantes e que não basta apenas ser uma prática de consultoria, mas, sim, uma relação aprofundada.
Ou seja, além de entender quem é o público a ser comunicado, a empresa precisa saber quais são suas dores e, sobretudo, o que ela pode oferecer para que eles permaneçam com ela.
Essa proximidade pode gerar diversos insights que irão fomentar novas ferramentas para atrair ainda mais essas pessoas.
Tirar dúvidas
No curso da implementação do marketing de recompensas, há a possibilidade de que ele proporcione algumas dúvidas.
Se há uma promoção ou sistema de pontos, é preciso que tudo seja esclarecido. Porém, nem sempre um texto publicitário conseguirá abarcar todos os questionamentos do público.
Manter um canal de relacionamento aberto acaba sendo imprescindível na hora desse tipo de implementação.
Criatividade
Esse é um dos pontos que pode parecer mais óbvio, mas não é. Ser criativo, nesse sentido, não é apenas considerar premiações diferenciadas, mas, sobretudo, surpreender um público.
Isso significa dizer que é fundamental reconhecer quais são as aspirações do público para que, assim, seja possível surpreendê-lo de forma criativa.
Considerações finais
Estabelecer uma série de conexões com o público através do marketing não é nenhuma novidade.
Na verdade, como dizem os mais antigos, isso é mais velho do que andar pra frente. No entanto, isso não significa que novas dinâmicas não sejam consideradas.
A implementação do marketing de recompensa, nesse sentido, acaba sendo uma dessas tradições que passaram a compor o mercado digital.
Considerar, portanto, todo o mix de ferramentas que esse tipo de estratégia possui pode ser a garantia de um bom relacionamento com o público.
Em um cenário onde a fidelização é imperativa, criar conexões com o mercado pode ser a salvação de toda empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.